Você já ouviu falar em estagflação?

É um daqueles palavrões inventados pelos economistas e que geralmente não indicam coisa boa. Estagflação é inflação em alta combinada com recessão. Hoje o jornal econômico inglês Finantial Times noticia que analistas temem que o Brasil esteja escorregando para uma estagflação.

A inflação teima em não cair. Os resultados mostram que ela está há dois anos acima da meta de 4,5% ao ano. Nos últimos doze meses ela bateu em 6,15%, portanto acima da meta. Há um paradigma que os analistas não conseguem resolver, diz o jornal.

O consumo interno brasileiro está aquecido e o desemprego nunca esteve tão baixo, o que é bom. O que é ruim é que a atividade industrial vem caindo , os investimentos estão baixos e a inflação está em alta. É um enigma para os economistas.

O governo está fazendo um esforço, reconhecido internacionalmente, para aquecer a economia com os juros mais baixos, corte de impostos, redução no preço da eletricidade, incentivo ao consumo e à indústria.

Inflação é um fantasma que a sociedade brasileira combateu no passado, mas como todo fantasma e vampiro que se preze, eles sempre saem dos túmulos para nos assombrar. Na sua opinião, inflação é mesmo esse dragão da maldade que os santos guerreiros combatem ou é um exagero dos economistas radicais.

Mande a sua opinião para o novo twitter.com/herodotobarbeiro, que sou eu.

Veja mais:
+ R7 BANDA LARGA: provedor grátis!

+ Curta o R7 no Facebook

+ Siga o R7 no Twitter

+ Veja os destaques do dia

+ Todos os blogs do R7