gggg JORNAL DE TAIAÇUPEBA

PROFESSORES DE TAIÇAUPEBA

A ong TODOS PELA EDUCAÇÃO  faz uma reunião para  debater com professores os rumos da educação.  O encontro é aberto a todos e se realiza em sua sede na Avenida Paulista. Mais detalhes podem ser vistos no todospelaeducacao@todospelaeducacao.org.br.

PARQUES PARTICULARES

O prefeito de São Paulo, João Doria, anunciou ontem a relação dos primeiros 14 parques municipais que devem ser concedidos à iniciativa privada dentro do programa de desestatização da Prefeitura. A lista concentra os parques mais caros para a administração, como Ibirapuera, Aclimação, Anhanguera, Buenos Aires, Carmo e Trianon. Segundo Doria, o modelo de concessão e as contrapartidas ao gestor privado ainda serão definidos após recebimento de estudos que serão feitos e apresentados à Prefeitura por empresas e instituições interessados em assumir os parques da capital.

 

EDUCAÇÃO E TALENTO

O Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos, projeto que escolhe alunos da rede pública de ensino para bolsas de estudos em escolas particulares de excelência, está com inscrições abertas e gratuitas para o processo seletivo, até 3 de julho de 2017, no site www.ismart.org.br. Neste ano, serão oferecidas cerca de 280 bolsas integrais nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São José dos Campos, Cotia e Sorocaba.

 

NOTA DE REPÚDIO

O Ministério Público Federal emitiu uma nota de repúdio à proposta da nova Lei Geral do Licenciamento, que está em análise pela Comissão de Finanças e Tributação da Câmara, com previsão de ser votada nesta quarta-feira, 10. Análise feita pela Câmara de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural do MPF afirma que as mudanças poderão trazer “prejuízos irreversíveis à proteção e à gestão ambiental”, por conta do excesso de flexibilização das regras.

 

ENGLISH NA SAT

Graças ao apoio do Taia Golf Club e do dr. Castro, a SAT oferece curso grátis de inglês. As inscrições para o Enem 2017 já estão abertas e agora a corrida é contra o tempo. Ligue para a secretaria da SAT e fale com a Rani. Uma das preocupações dos vestibulandos, a prova de língua estrangeira exige uma preparação especial. Dicas :Leia jornais e revistas no idioma. Tem na biblioteca da SAT. Resolva as provas de anos anteriores. BBC Learning English , com reprodução na Caramelo 87,5 FM. Ela também toca as músicas em inglês que você gosta, fale com a Lu na secretaria.

MICOS ESTÃO DE VOLTA

Após mais de um século sem dar sinal de vida no Rio, três micos-leões-dourados, que estão ameaçados de extinção, foram vistos em solo carioca, mais precisamente na Estação Biológica Fiocruz Mata Atlântica, em Jacarepaguá. Segundo estudiosos da fundação, o desafio agora é capturar um animal para tentar descobrir a origem do trio - eles podem ter sido trazidos de outra região e soltos na área, ou serem remanescentes de uma população.

MATA ATLÂNTICA

A recomendação da Constituição Federal, de que o Pantanal siga a trilha da Mata Atlântica e tenha legislação específica, nunca se concretizou. Na Câmara há uma proposta de lei do atual ministro do Meio Ambiente José Sarney Filho; no Senado, outra, do ministro da Agricultura Blairo Maggi. Há muitas dúvidas sobre se a proposta do Senado daria conta de proteger os 11 pantanais que existem dentro do Pantanal, se a cultura pantaneira seria preservada, se modelos econômicos sustentáveis seriam promovidos.

 

MAIS CULTURA NA SAT

O salão Juçara no Centro Integrado de Sustentabilidade Um Fio de Esperança, uma parceria com a SABESP, reabriu suas portas com uma apresentação de teatro para as alunos da escola estadual Benedito Souza Lima. Com o palco remodelado e uma reorganização do sistema de som o espaço está à disposição da comunidade para palestras, shows musicais, rodas de leitura e outros eventos.

 

JUÇARA SOBREVIDA

Há um conjunto de fatores que parecem afetar a sobrevivência da palmeira juçara, da qual se extrai o palmito de melhor qualidade – e por isto mesmo o mais valorizado. Além da forte pressão do corte ilegal da juçara e a destruição da Mata Atlântica, a extinção de aves e as mudanças no clima podem levar a espécie à extinção na natureza. O palmito pode ser extraído do caule de diversas espécies de palmeiras, mas as comumente encontradas para consumo são as da juçara, da pupunha e do açaizeiro (ou açaí). A palmeira juçara é nativa da Mata Atlântica, enquanto que as outras espécies são da Amazônia.

JUÇARA MORRE

Uma diferença entre as três espécies é que a juçara possui um único tronco, enquanto as demais formam touceiras. Assim, ao se extrair o palmito, a palmeira juçara morre, enquanto a pupunha e o açaí rebrotam do tronco principal, a exemplo do que ocorre com as bananeiras.Outra diferença importante é que a juçara demora de 8 a 12 anos para produzir um palmito de qualidade, enquanto o da pupunha pode ser extraído decorridos apenas 18 meses do plantio .Logo, a extração do palmito juçara incorre necessariamente na derrubada dos indivíduos adultos, preferencialmente aqueles de maior porte . Quando se derrubam os indivíduos adultos, há menos plantas para produzir sementes a ser dispersadas para germinar. A população declina e pode até se extinguir localmente.

 

JUÇARA VERMELHA

É por todos esses motivos que a palmeira juçara está incluída na Lista Vermelha das espécies da flora do Brasil sob risco de extinção, elaborada pelo Centro Nacional de Conservação da Flora .A preservação da juçara está diretamente ligada à manutenção da biodiversidade da Mata Atlântica. Sua semente e seu fruto servem de alimento para mais de 48 espécies de aves e 20 de mamíferos. Tucanos, jacutingas, jacus, sabiás e arapongas são os principais responsáveis pela dispersão das sementes, enquanto cotias, antas, catetos, esquilos e muitos outros animais se beneficiam das suas sementes ou frutos. Os frutos são ricos em gordura e antioxidantes, por isso são tão procurados pelos animais.