Herodoto 1024x684 Jornal de Taiaçupeba

SHOW DE TONY CARREIRO E BETINHO
Grande festa sertaneja na SAT. Dia 19 de agosto, sábado, às 21hs no Salão Juçara. Uma equipe de voluntários vai servir churrasquinho de frango, carne e linguiça, mandioca e quibe. A renda vai ser revertida para a reforma da biblioteca da SAT. Muita música, alegria, oportunidade de relacionamento com a comunidade. Surpresa especial à meia noite. Mais informações na secretaria da SAT, com a Rani no 47244248.Venha e traga a sua família, estacionamento no Centro Integrado de Sustentabilidade Um Fio de Esperança.

COMUNIDADES QUILOMBOLAS
Neste sábado o Mercado de Pinheiros reúne produtos vindos das comunidades quilombolas do Vale do Ribeira (SP), dos índios do Rio Negro, de Roraima, e do Xingu (MT), e dos extrativistas da Terra do Meio . Entre os itens, a pimenta dos Baniwa, o óleo de pequi dos índios Kisêdjê, o mel do Xingu e cogumelos Yanomami. O evento é organizado pelo Instituto Socioambiental e Instituto ATÁ.

NOVOS CURSOS
Há novos cursos de capacitação e extensão cultural na SAT. Novas turmas são formadas e para tanto os interessados devem entrar em contato com a secretaria. O curso de inglês continua com aulas semanais.

PARQUE ESTADUAL
Quem sente falta de verde em São Paulo pode matar a sede de natureza na região noroeste da capital, onde se encontra o Parque Estadual Jaraguá. Próximo aos bairros Pirituba e Perus, com seus 492,98 hectares, a Unidade de Conservação de Proteção Integral a Rodovia Anhanguera. é reduto de um dos poucos remanescentes de Mata Atlântica da cidade. O local, que oferece o “respiro” necessário a quem precisa de silêncio e biodiversidade anda carecendo, no entanto, de um pouco mais de atenção e cuidado. O Parque Estadual do Jaraguá pode ser acessado pelo km 18.

A VOLTA DO PICA PAU
Um pica-pau-de-cabeça-amarela foi visto no dia 25 de abril de 2016 no Parque do Ibirapuera. Não só visto, como fotografado e catalogado no site iNaturalist, comunidade virtual colaborativa que reúne exploradores amadores e cientistas. O site, também disponível como aplicativo para Android e iOS, funciona como uma rede social da biodiversidade. Ao fazer o upload de uma foto de um animal, planta ou outro ser vivo, ela é postada informando a localização do espécime.

SAMARCO NÃO PAGA
A punição dos responsáveis pelo maior desastre ambiental do Brasil está ameaçada. Após executivos da mineradora Samarco alegarem uso ilegal de provas, a Justiça Federal em Minas suspendeu o processo criminal contra os responsáveis pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, que matou 19 pessoas em novembro de 2015. A decisão beneficia a Samarco, além das empresas Vale, BHP Billiton e VogBR, e 22 pessoas físicas.

AQUECIMENTO BANDIDO
O aquecimento da Terra trará mais problemas que a inundação de áreas costeiras, a savanização de florestas, a destruição de ecossistemas e o esforço hercúleo de adaptação da raça humana às novas temperaturas. A mudança climática em curso atingirá também populações inteiras de abelhas e, com elas, a possibilidade de polinização natural de diversas culturas agrícolas cuja existência depende inteiramente desses insetos.

* Heródoto Barbeiro – âncora do Jornal da Record News e professor emérito da ESPM