9788535253351 2 MUITA INFORMAÇÃO

Sou um jornalista que participa diariamente de um jornal transmídia, as 21 hs. Sou o editor chefe e âncora do Jornal da Record News, que é exibido simultaneamente no portal R7.com , Facebook e Youtube. A construção do jornal começa pela manhã com reuniões virtuais da equipe, troca de e-mails e análise dos assuntos mais importantes do dia divulgados pelos sites. Assim, dou uma geral logo cedo, no R7, Uol, G1, BBC, BBC Brasil, Drudge Report e os blogs do Richard, Nassif, Nirlando, Mirian Leitão, Kotcho, PHAmorim e Augusto Nunes. O trabalho é em equipe e na medida que identificamos os assuntos mais importantes do dia, via internet, pautamos os comentaristas e os convidados que podem aprofundar os temas e provocar reflexão nos nossos internautas/telespectadores. A reunião de pauta as 16hs é transmitida pelo facebook.

Tenho vários endereços de e-mails, um deles o herodoto@r7.com, que divulgo no ar, para receber críticas, sugestões de pautas, vídeos, fotos, que podem ser aproveitadas no noticiário, uma vez que mesmo com o jornal no ar, uso um lap top que recebe mensagens do twitter, facebook e e-mail, e que pode por no ar as páginas por mim selecionadas. Leio um único jornal de papel e tinta, O Valor Econômico, os demais, vejo na internet. Respondo aos e-mails pela manhã, uma vez que minhas 4 caixas sempre estão cheias. Minha agenda é gerenciada pela Walkiria dos Santos, que a considera um exercício diário de loucura. Nos intervalos de pesquisa do hard news leio artigos de interesse na The Economist ou no Le Monde Diplomatic Brasil, onde faço parte do conselho editorial. A riqueza atual de fontes, de plataformas informativas, e de artigos de jornalistas dão um dinamismo ao jornalismo brasileiro atual, como nunca vi.

Quando me desloco de metro ou taxi, vendi a kombi, vou ouvindo no celular o Milton Jung, o Boechat, o Haissem, o Sardenberg, e o Joseval Peixoto e os noticiários que resumem os últimos acontecimentos . Durante o meu período de trabalho na redação da Record News, que começa as 15hs, acompanho as notícias nos sites. Escrevo diariamente uma reflexão no Blog , são as aventuras do Faísca meu gato preto que abre o jornal. Junto com um editor do R7, redigimos o mural e a enquete do dia, postados no portal. Escrevo para o blog semanalmente, a Coluna do Heródoto e o Jornal de Taiaçupeba, que são postados no meu site pessoal, herodoto.com.br e publicados em vários sites, e jornais de papel e tinta. Tenho grupos que recebem o Jornal de Taiaçupeba via e-mail, uma vez que trata de assuntos da ONG no distrito onde tenho uma reserva ambiental. No início da noite, acompanho as manchetes do Jornal das Seis de Globo News, Jornal da Gazeta, Jornal da Band, Jornal do SBT e do Jornal Nacional. Enfim, busco informação que é a matéria prima do meu trabalho para dar uma contribuição para a equipe do jornal. Estou lendo o livro da Magali Prado sobre Webjornalismo e o Marat do Olivier Coquard. Acabei de ler Sociedade com Custo Marginal Zero do Jeremy Rifkin. Excelente.

Heródoto Barbeiro escritor e jornalista da Record News, autor, com Paulo Rodolfo, do Manual de Jornalismo, ed Campus