Cara JORNAL DE TAIAÇUPEBA

Nova ação da Polícia Ambiental em Taiaçupeba. O proprietário da área situada na SP 102 fez um boletim de ocorrência para atestar uma invasão de posseiro. Uma quantidade de blocos e outros materiais de construção foram apreendidos. Moradores tem à disposição um e-mail sem identificação para denunciar invasões de propriedades em todo o distrito, sat@sat.org.br. Autoridades policiais, Cetesb, Polícia Ambiental, Ministério Público são alcançados pela denúncia.

RODHIA/COSIPA/BUNGE

Em uma ação que levou 31 anos para ser julgada, 24 empresas do polo petroquímico e siderúrgico de Cubatão - como Petrobrás, Rhodia, Cosipa e unidades que hoje fazem parte da Bunge e da Votorantim - foram condenadas pela Justiça na semana passada pela poluição ambiental e danos à Serra do Mar provocados ao longo das décadas de 1970 e 1980 por atividades exercidas sem cuidado com o ambiente. As 24 empresas terão de pagar uma "indenização correspondente ao custo integral para a completa recomposição do complexo atingido a fim de que este readquira os atributos que possuía antes do processo de poluição". O valor, porém, não foi estabelecido. Ao longo da tramitação, pesquisadores da USP chegaram a estimar que a recomposição poderia custar algo em torno de US$ 800 milhões.

CONSEG NOVA DATA

Pela terceira vez este ano o conselho de segurança pública, o CONSEG, vai se reunir em Taiaçupeba. É uma iniciativa da SAT. A reunião mudou para 26 de OUTUBRO no salão comunitário Manacá, no Centro Integrado de Sustentabilidade Um Fio de Esperança, uma parceria com a SABESP. A continuidade da segurança em todo distrito depende da participação de todos na reunião. Venha e convide os amigos.

S.O.S JUBARTES

Impulsionadas pelas mudanças climáticas e pelo crescimento na população, o total de baleias jubartes encalhadas na costa brasileira bateu recorde neste ano. Dados do Instituto Baleia Jubarte, em Caravelas (BA), apontam que o número de encalhes em 2017 já é de 97, superando o recorde anterior, de 2010, com 96. Os encalhes são normalmente observados no período de julho a novembro, quando as jubartes chegam ao atlântico sul para atividades reprodutivas. Entre as causas apontadas, segundo pesquisadores, a mais importante tem sido a influência das mudanças climáticas e o impacto disso na produção do krill (um pequeno crustáceo que é o alimento da espécie), na Antártica.

SHOW DE TONY CARREIRO E BETINHO

Grande festa sertaneja na SAT. Dia 11 de novembro, sábado, às 21hs no Salão Juçara. Uma equipe de voluntários vai servir pizzas à vontade. A renda vai ser revertida para a reforma da biblioteca da SAT. Muita música com a banda do JORGE, alegria, oportunidade de relacionamento com a comunidade. Surpresa especial à meia noite. Mais informações na secretaria da SAT, com a Rani no 47244248.Venha e traga a sua família, estacionamento no Centro Integrado de Sustentabilidade Um Fio de Esperança.

GRUMIXAMA

As frutas conhecidas como bacupari-mirim, araçá-piranga, cereja-do-rio-grande, grumixama e ubajaí ainda não ganharam fama, nem espaço nos supermercados. Se depender de suas propriedades bioativas, em questão de tempo elas poderão estar não só disputando espaço nas gôndolas como ganhando posição no ranking dos alimentos da moda. Além dos valores nutricionais, as cinco frutas nativas da Mata Atlântica têm elevadas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Foi o que verificou uma pesquisa desenvolvida na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo.

BIODIESEL E ÁLCOÓL

Em busca de apoio para barrar a segunda denúncia na Câmara dos Deputados, o presidente Michel Temer prometeu para integrantes das frentes parlamentares do biodiesel e do setor sucroenergético anunciar em outubro a antecipação do aumento da mistura obrigatória do biodiesel no diesel comum vendido ao consumidor. Juntas, as duas frentes reúnem mais de 130 dos 513 deputados da Casa, que serão responsáveis por votar pela aceitação ou não do pedido de investigação contra o presidente. Temer também prometeu ao setor editar uma medida provisória (MP) criando o RenovaBio.

IMPACTO HUMANO

Pesquisadores da Universidade de Leicester, no Reino Unido, alertaram ontem, na revista on-line Anthropocene, que existem indicadores suficientes demonstrando que o impacto humano mudou o curso do planeta, iniciando um novo período geológico, o Antropoceno. "Nossas descobertas sugerem que o Antropoceno deve substituir a era do Holoceno, que foi marcada por 11,7 mil anos de relativa estabilidade ambiental, desde o recuo da última Idade do Gelo".

AMEAÇA A SANTOS

Na cidade de Santos, no litoral paulista, os estudos projetam que as mudanças climáticas provocarão a subida do nível do mar em pelo menos 18 centímetros até 2050, podendo chegar até 45 centímetros em 2100. Essa elevação do nível do mar poderá chegar a dois metros, durante a ocorrência de marés altas, tempestades e as ressacas. “As adaptações serão necessárias, não há como escapar. E não estamos falando sobre mudanças do clima em um futuro distante – é preciso entrar em ação agora”, afirmou o pesquisador Marengo.

BOLSA PESCADOR

Dois a cada três beneficiários do seguro-defeso não teriam direito a receber o recurso pelas regras do programa - que atende pescadores -, mas acabam custando R$ 1,5 bilhão ao ano aos cofres do governo, segundo resultado de auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU). O órgão defende a reformulação completa do programa. O seguro-defeso é o benefício de um salário mínimo pago a pescadores artesanais profissionais no período de proibição da pesca (em média quatro meses) para proteger as espécies em períodos críticos, como de reprodução. Mas as fragilidades no cadastro abrem brechas para que o recurso seja usado até como moeda de troca em período eleitoral.