27
fevereiro
06h00

Aprenda a lidar com o colega duas caras

No ambiente de trabalho, é preciso ter cuidado com alguns tipos de profissionais que podem atrapalhar sua carreira. Se você é sincero, acredita em todo mundo e gosta de se abrir com as pessoas, muito cuidado. Não saia confiando em qualquer um.

Preste atenção

1
Lembre-se que confiança se adquire com o tempo.
2
Cuidado com profissionais que tiram informações para crescer na carreira.
3
Seja discreto, não participe de rodinhas de fofocas e ouça mais e fale menos.

R7 Mentira perna curta 300x200 Aprenda a lidar com o colega duas caras

O ambiente de trabalho está cada vez mais competitivo e é preciso ficar alerta. Tem sempre aquele que é puxa-saco do chefe e faz de tudo pra crescer. O duas caras é dissimulado e joga de todos os lados. Se faz de amiguinho pela frente e pelas costas sai falando mal de você.

Está sempre de olho nos erros dos outros e se aproveita pra ganhar pontos contando ao chefe. Por isso, se desconfiar de alguém assim corte da sua lista de confidente. Nunca conte seus segredos e muito menos fale mal de alguém da empresa pra ele.

Fique esperto!

 

Dicas bacanas sobre carreira e planejamento de vida em  http://www.facebook.com/OMelhorVemDepoisOficial e no http://twitter.com/juliocardozo

Espalhe por aí:
  • RSS
  • Live
  • del.icio.us
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google Bookmarks
25
fevereiro
06h00

Não se queime na entrevista de emprego

Você acaba de receber uma ligação para participar do processo de seleção em uma empresa e está ansioso para a entrevista de emprego? Acalme-se. Eu sei que esse é um momento de nervosismo, mas quanto menor for a ansiedade, melhor será o desempenho. Por isso, ao receber o primeiro telefone seja claro e objetivo.

Preste atenção

1
Ser chamado para entrevista pode causar muita ansiedade
2
Controle-se, fale com calma e seja bem objetivo.
3
Não se desespere caso não acerte com a vaga. Sempre há outra oportunidade.

R7 Medo Entrevista 300x300 Não se queime na entrevista de empregoDiga o que se pretende e conte um pouco sobre sua experiência profissional para atrair o recrutador a convidá-lo para uma conversa. Se possível, tente descobrir durante a ligação algumas pistas relacionadas à vaga, como, por exemplo, qual é a empresa que está selecionando, o cargo oferecido e um breve resumo do escopo de atividades da vaga.

Seja gentil e simpático nesse primeiro contato. Foi chamado para fazer uma entrevista pessoalmente? Procure ser direto e nada de rodeios. Mostre-se confiante e deixe sua marca. Às vezes, você não tem o perfil ou habilidades para aquela vaga, mas pode se encaixar em outro tipo de oportunidade.

Ao criar um bom relacionamento com o recrutador, você pode ser chamado outras vezes e encontrar o emprego certo. Não esqueça de se vender, sem parecer arrogante ou humilde demais. Evite falar de salário no início da conversa. Deixe que o recrutador toque no assunto. Se ele não mencionar valores, aí sim, no final da conversa o questione.

 

Dicas bacanas sobre carreira e planejamento de vida em  http://www.facebook.com/OMelhorVemDepoisOficial e no http://twitter.com/juliocardozo

Espalhe por aí:
  • RSS
  • Live
  • del.icio.us
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google Bookmarks
23
fevereiro
06h00

Em dúvida sobre que profissão escolher?

Não é tão fácil assim decidir a profissão que se pretende seguir. A indecisão é natural quando o jovem está perto de prestar vestibular e há uma pressão da família, principalmente na hora da escolha. Muitos pais só olham para a carreira que dá mais dinheiro e nem sempre é aquilo que o filho deseja.

Preste atenção

1
Não se desespere, você não é o único indeciso na escolha de carreira.
2
Converse com profissionais, tente visitar indústrias e se oriente com professores.
3
Faça teste de aptidão e analise tudo antes de escolher o melhor pra você.

R7 Escolher o caminho 300x188 Em dúvida sobre que profissão escolher?Por isso, procure descobrir o que lhe dá satisfação. Não se escolhe uma profissão pensando na grana ou porque algum parente se deu bem nessa ou naquela profissão, muito menos por ser uma carreira que está na moda. É preciso ter foco no que você realmente quer. Pense bem no que te espera no futuro.

Faça as seguintes perguntas: Você gosta de “ralar” e de estudar? Você gosta de ficar preso em uma sala trabalhando sozinho? Ou você gosta de trabalhar com bastante gente ao lado? Essas são indagações que vão te levar ao lugar certo.

Ainda não deu pra escolher? Bem, aí talvez fosse melhor fazer um teste de aptidão profissional para identificar a profissão compatível com o seu perfil. Existem sites bacanas que podem ajudar, alguns até gratuitos como esse: www.maquinadeprofissoes.com.br.

Boa sorte!

 

Dicas bacanas sobre carreira e planejamento de vida em  http://www.facebook.com/OMelhorVemDepoisOficial e no http://twitter.com/juliocardozo

Espalhe por aí:
  • RSS
  • Live
  • del.icio.us
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google Bookmarks
18
fevereiro
06h00

Após a folia de momo, vamos encarar a realidade?

Para você que busca sucesso na empresa em que trabalha ou um novo emprego, agora não tem desculpas. O Carnaval acabou e a economia brasileira volta ao normal. As oportunidades começam a despontar e que tal avaliar se está no caminho certo?  Veja se o que falta é desenvolver novas habilidades para batalhar por aquela promoção tão desejada.

Preste atenção

1
Pare e analise seus talentos. Será que não é necessário ficar mais atualizado?
2
Está a procura de um novo emprego? Aja com dinamismo.
3
Reveja seus contatos, facebook, linkedin, enfim atualize o famoso networking.

R7 Dez habilidades 206x300 Após a folia de momo, vamos encarar a realidade?Ah, na verdade você procura um emprego novo? Então, arregace as mangas e retome sua rede de contatos. Mostre que você está disponível no mercado, converse com os amigos. Envie seu currículo para pessoas do seu convívio e mantenha-os próximos de si. Lembre-se de que não adianta ter ali esquecido os milhares de contatos no Linkedin. Alimentar sempre que puder seu networking evitará que o outro pense que você só o procura quando precisa.

E mais do que tudo, reaja, vá a luta! As pessoas costumam ficar reclamando que nada acontece, mas não se mexem, acham que as coisas cairão do céu. Se você se sente estagnado no emprego atual, descubra o que está te impedindo de crescer. Muitas vezes, você se acomodou nas funções que exerce, sem sugerir algo novo, levando o chefe a não te ver como um potencial talento.

Não esqueça que a carreira é sua e o seu sucesso está em suas mãos!

 

Dicas bacanas sobre carreira e planejamento de vida em  http://www.facebook.com/OMelhorVemDepoisOficial e no http://twitter.com/juliocardozo

Espalhe por aí:
  • RSS
  • Live
  • del.icio.us
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google Bookmarks
13
fevereiro
06h00

Demissão não é motivo de constrangimento

Chegar em casa e encarar a família não é algo fácil quando se é demitido. Da mesma maneira que explicar o motivo de ter saído do último emprego ao recrutador. Mas encarar a realidade com maturidade é a melhor saída. Nada de inventar desculpas ou justificativas. Trate a questão com naturalidade e nada de se sentir culpado.

Preste atenção

1
Ser demitido não é coisa do outro mundo.
2
Encare sua demissão com naturalidade, não fique deprimido.
3
Comece a atualizar seu CV rapidamente,   e avise seus amigos, ex-colegas que está procurando uma nova oportunidade.

R7 Vestir camisa 300x200 Demissão não é motivo de constrangimentoAntes de entrar em depressão, tente enxergar a verdadeira razão de sua demissão. Muitas vezes, o problema está no relacionamento com o chefe e demissões dessa natureza são muitos comuns hoje em dia. Neste caso, fique tranquilo. Os recrutadores sabem que conflitos entre chefes e subordinados são a principal causa de demissões. Se for por culpa sua ou um grave erro cometido por você, deixe claro que aprendeu com a situação.

Lembre-se que todo mundo está sujeito a passar por uma ou mais demissões na vida. A diferença é como você lida com a questão. Quando se tira lições importantes de situações adversas, o recomeço sempre é enriquecedor e fortalece o profissional. Agora, quando a pessoa não aceita o que aconteceu e tenta enganar aos outros, a demissão pode se tornar um problema. Mentira tem perna curta e a chance de dar um novo passo na direção certa vai por água abaixo.

Ser demitido não é uma mancha no currículo irreversível. Muitas vezes você hiperdimensiona uma situação que é vista com naturalidade por quem está ao se redor. Por isso, não esmoreça. Vá à luta e aproveite que o mercado está aquecido para alguns setores da economia. Prepare-se para a entrevista de emprego, seguro de que com sinceridade você chegará lá.

 

Dicas bacanas sobre carreira e  planejamento de vida em  http://www.facebook.com/OMelhorVemDepoisOficial e no http://twitter.com/juliocardozo

Espalhe por aí:
  • RSS
  • Live
  • del.icio.us
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google Bookmarks
11
fevereiro
06h00

É possível ter uma segunda chance no emprego?

É claro que ninguém gosta de errar, muito menos o chefe aceita que o subordinado cometa erros. Quando o deslize é frequente, você pode ser visto como incapaz. Mas situações como essas fazem parte do nosso dia a dia. O importante é encarar os problemas de frente e driblar as frustrações. Ninguém é bom o tempo inteiro. Por isso, procure aprender com os erros e fracassos.

Preste atenção

1
Cuidado com erros que podem prejudicar sua carreira.
2
Preste mais atenção e procure conversar com seu chefe.
3
Pense em soluções para erros cometidos e fale claramente sem rodeios com seu líder.

R7 Assedio moral 300x200 É possível ter uma segunda chance no emprego?Pense em como agir para evitar que novos fracassos aconteçam. Todo mundo tem uma segunda chance. Por isso, errou? Examine todas as possibilidades de consertar a situação e evitar a falha. Assuma o erro e não fique inventando mentiras. A transparência gera confiança e seu chefe sempre vai acreditar em você.

Quando questionado pelo chefe, diga que ele tem razão e que você vai procurar não cometer o mesmo erro novamente. Além disso, seja proativo. Na hora que estourar a bomba, em vez de sair buscando desculpas ou culpados já encontre uma solução. Ao mostrar possíveis saídas, você demonstra comprometimento com o trabalho e proatividade.

Não se deixe abater e vá em busca de oportunidades que o faça se reerguer e consertar o problema. Assuma o problema e não esconda sua responsabilidade. Atitudes maduras só o fazem crescer e levá-lo a seguir em frente

 

Dicas bacanas sobre carreira e planejamento de vida em  http://www.facebook.com/OMelhorVemDepoisOficial e no http://twitter.com/juliocardozo

Espalhe por aí:
  • RSS
  • Live
  • del.icio.us
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google Bookmarks
9
fevereiro
06h00

Quando o chefe pede para fazer mais

O comportamento no ambiente de trabalho vai definir seu futuro na empresa. Dizer não a um pedido do chefe é uma atitude que causa má impressão e vai parecer que você nunca é solícito. Não estou dizendo pra fazer mais do que você dá conta, mas não responda simplesmente que não vai fazer aquela tarefa porque não faz parte das suas funções. Muito menos diga que você está cheio de coisas pra fazer e pronto.

Preste atenção

1
Analise as possibilidades antes de dizer “Não” para seu chefe.
2
Converse com o seu chefe e mostre que está sobrecarregado.
3
Não há problema em dizer que não está preparado para uma tarefa. Peça ajuda e uma boa explicação.

R7 Trabalho pressão 246x300 Quando o chefe pede para fazer maisSe você está sobrecarregado, mostre ao chefe que acabará não dando conta da maneira que deveria e o resultado ficará bem aquém do esperado. Deixe claro seu limite, sem dizer não de cara. É preciso ter argumentos convincentes de que fazer tudo ao mesmo tempo vai levar a resultados indesejados, comprometendo o sucesso daquele projeto ou tarefa. Dizer simplesmente não a um pedido do chefe, sempre passará a imagem de que você nunca está disposto a fazer nada além do seu escopo de atuação.

Agora, se você foi incumbido de uma tarefa que não sabe fazer, diga que você não é a pessoa mais preparada. Se você conhecer alguém que faça melhor a tarefa, sugira nomes ou deixe claro que se ficar responsável por aquela tarefa, precisará de ajuda. Lembre-se que a melhor maneira de dizer não a algo que você não dá conta ou não está preparado é levantar argumentos que leve o chefe a refletir sobre seu discurso. Em casos como esses, vale a pena ter muita habilidade em negociar com o chefe.

 

Dicas bacanas sobre carreira e planejamento de vida em  http://www.facebook.com/OMelhorVemDepoisOficial e no http://twitter.com/juliocardozo

Espalhe por aí:
  • RSS
  • Live
  • del.icio.us
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google Bookmarks
6
fevereiro
06h00

Sorrir traz felicidade

Quantas e quantas vezes você já se pegou resmungando porque precisa acordar e ir ao trabalho? Parece um martírio não é mesmo? Agora, que tal mudar de atitude?  Em vez de chegar com aquela cara amarrada, como se a vida tivesse conspirando contra e você não vê a hora do tempo passar mais rápido, estampe um largo sorriso no rosto.

Preste atenção

1
Sorria e dê bom dia a todos!
2
Contamine o ambiente do seu trabalho com bom humor.
3
Sempre haverá um lado positivo em tudo que acontece, até mesmo em notícias desagradáveis.

R7 Emprego Novo Sorrir traz felicidade  Sim, rir faz muito bem. O bom humor levanta o moral do grupo, permitindo sua coesão. Você já percebeu o quanto pessoas bem humoradas contaminam o ambiente e melhoram o astral? Não há nada pior do que pessoas pessimistas, que em tudo enxergam problemas e estão sempre pra baixo.

Por isso, comece já. Abandone velhos hábitos, pare de reclamar, enxergue o lado positivo das coisas, encare as dificuldades sob a ótica dos desafios que te impulsionarão ao sucesso. Sorria e seja feliz! Garanto que sua vida e a de todos ao seu redor terá um colorido diferente.

 

Dicas bacanas sobre carreira e planejamento de vida em  http://www.facebook.com/OMelhorVemDepoisOficial e no http://twitter.com/juliocardozo

Espalhe por aí:
  • RSS
  • Live
  • del.icio.us
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google Bookmarks
4
fevereiro
06h00

Por que ser competitivo pode garantir um bom emprego

Cada um tem um estilo e ambições profissionais diferentes. Mas engana-se quem acha que ser um eterno acomodado vai levá-lo a algum lugar. Quando há um estímulo a competição saudável, as pessoas estão sempre querendo crescer e, por essa razão, tornam-se mais produtivas.  Isso não quer dizer que existe algo errado em não ser ambicioso.

Preste atenção

1
Competir ou concorrer com um colega de trabalho pode ser saudável.
2
Não fique estagnado, procure melhorar sempre.
3
Use o seu talento, descubra novas opções e ofereça diferentes soluções no seu trabalho.

R7 Zona conforto 199x300 Por que ser competitivo pode garantir um bom empregoO problema é que a falta de ambição faz o profissional ficar estagnado até o momento em que esse tipo de atitude pode representar o fim de uma carreira na empresa. Atualmente, as organizações buscam profissionais competitivos porque querem resultado. Só quem vai atrás de resultados, aquele profissional que está constantemente em busca de superar a si mesmo, bater metas e dar sempre o melhor de si.

Quem fica mais acomodado, não vê muito sentido em descobrir o novo, trazer uma solução diferente para determinada situação e acha que o melhor é tudo continuar do jeito que está. Mas volto a dizer que a competição deve ser saudável e não aquela em que o sujeito vai atrás do que quer por meios escusos, puxando o tapete do amigo e trapaceando. O bom profissional é aquele que vai atrás dos sonhos usando suas habilidades e todo seu potencial.

 

Dicas bacanas sobre carreira e planejamento de vida em  http://www.facebook.com/OMelhorVemDepoisOficial e no http://twitter.com/juliocardozo

Espalhe por aí:
  • RSS
  • Live
  • del.icio.us
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google Bookmarks
2
fevereiro
06h00

Você tem medo de faltar ao trabalho quando fica doente?

O medo de perder o emprego leva as pessoas a trabalhar doentes. Essa é uma triste realidade que atinge milhares de pessoas e um grande erro que não deve ser cometido em qualquer circunstância.

Preste atenção

1
Respeite os seus limites.
2
Vá ao médico, peça atestado e justifique seu atraso ou falta.
3
Lembre-se: saúde não tem preço. Cuide-se e não espere a última hora para ir ao médico.

R7 Trabalhar doente 200x300 Você tem medo de faltar ao trabalho quando fica doente?Seu desempenho não será melhor se você estiver passando mal ou com algum problema grave. Pelo contrário, vai chegar um ponto em que você chegará no limite e o obrigará a se afastar. Aí, inevitavelmente a empresa o substituirá temporariamente.

Assim é a vida. As pessoas com medo de perder seus empregos não respeitam seus limites físicos e esquecem que isso não vai mantê-las empregadas. Se a situação complica, o único prejudicado será você que terá dificuldades de continuar trabalhando.

Quando se compromete a própria saúde, a coisa fica feia pra você e não pra empresa que sugou o seu sangue e não terá problema algum em trocá-lo. Por isso, fique atento e não se prejudique. A legislação trabalhista brasileira prevê que a falta por motivos de doença será abonada, desde que o trabalhador apresente um atestado médico.

 

Dicas bacanas sobre carreira e planejamento de vida em  http://www.facebook.com/OMelhorVemDepoisOficial e no http://twitter.com/juliocardozo

Espalhe por aí:
  • RSS
  • Live
  • del.icio.us
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google Bookmarks
Ir para a home do site
Todos os direitos reservados - 2009- Rádio e Televisão Record S/A
exceda.com