14
janeiro
09h30

Não tenho carteira assinada. O que vou receber?

Roberta pergunta:



Trabalho há quatro anos numa empresa e gostaria de saber quanto terei a receber se pedir para sair? Não tenho carteira assinada


 

Não ter carteira assinada é um problema grave e um desrespeito ao trabalhador. Há alguns patrões que, mesmo sem assinar a carteira do funcionário, pagam os direitos trabalhistas. No seu caso Roberta, considerando que o patrão vá respeitar seus direitos, você deverá receber o salário relativo ao mês trabalhado (até o dia que você sair), férias vencidas e não gozadas, 13º e férias proporcionais.


Nem pensar em fundo de garantia. Como você não está registrada seu patrão não recolheu nenhum tostão. Agora, como acontece em boa parte das situações, a pessoa sai com uma mão na frente e outra atrás. Bem, se isso te acontecer Roberta, você sempre terá o recurso de buscar o que você tem direito na Justiça do Trabalho.

R7 Justiça 150x150 Não tenho carteira assinada. O que vou receber?

O trabalho informal, sem carteira assinada, reflete muito mais o caráter do patrão do que os elevados custos de fichar um empregado. É preciso uma reforma trabalhista urgente para reduzir os elevados custos que existem hoje em manter os empregados na folha. A CLT brasileira é do século passado, data de 1940, e as leis não foram modernizadas.


Se o Brasil quer avançar ainda mais em direção a um lugar mais próspero e justo, a flexibilização das leis do trabalho é inevitável, além de indispensável. Enquanto nada disso acontece, resta ao trabalhador brasileiro optar pelo emprego com carteira assinada, mesmo que ganhe menos.   

Espalhe por aí:
  • RSS
  • Live
  • del.icio.us
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google Bookmarks

busca

drops

" A verdadeira dificuldade não está em aceitar ideias novas, mas em escapar às ideias antigas "

linha_direta

Envie suas perguntas e tire as dúvidas sobre carreira:

Nome:

E-mail:

Pergunta:

fique_atento

Falar língua estrangeira ajuda pra caramba arranjar aquele emprego bacana. Todos são capazes de aprender novo idioma independentemente da idade

arquivos

Janeiro 2011
S T Q Q S S D
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Ir para a home do site
Todos os direitos reservados - 2009- Rádio e Televisão Record S/A
exceda.com