distrito federal

Vale a pena testar

A nova febre entre os adeptos de dietas é a dieta do zero glúten. A substância está presente em quase tudo que é industrializado ou refinado, como farinhas, massas , pães e biscoitos. E a retirada desses produtos representa muito mais do que a perda de medidas ou peso, quem faz garante: mais vitalidade, qualidade de vida e disposição.

Há tempos a farinha branca é considerada a vilã da perda de peso. De rápida absorção e digestão, ela mata a fome com a mesma velocidade que é digerida pelo organismo, o que significa que logo você terá fome de novo. Aí entram a farinha e os grãos integrais: demoram mais tempo para serem digeridos e tem mais fibras (o que dá mais saciedade). O grande problema é que mesmo as farinhas integrais, contém o tal glúten, daí a dificuldade.

Pra quem, como eu, não consegue ficar só no leite ou na frutinha de manhã, uma boa opção de lanche é a tapioca. Uma infinidade de recheios nutritivos e saudáveis dão sabor à farinha que não tem muito gosto. E o lanche acaba funcionando pra quem quer perder peso e ficar livre do glúten.

Essa ilustração mostra bem os benefícios da dieta:
gluten 300x300 Vale a pena testar

Os 10 piores pra saúde

Por mais gostosos e práticos que sejam, eles fazem realmente um mal danado... os alimentos que lideram o ranking dos mais consumidos em fast foods, se consumidos em excesso, podem também apressar a perda da qualidade da saúde de qualquer um de nós.

Farinha branca, gordura, açúcar e sódio, tudo isso contém em excessos nos alimentos industrializados, e são justamente os vilões de uma vida saudável.

Obvio que a gente não precisa, nem consegue, eliminar completamente tudo isso da nossa dieta. Por isso a orientação de qualquer profissional é sempre manter o equilíbrio e comer moderadamente. Assim você não sente falta, nem destrói seu organismo.

alimentos ruins 300x233 Os 10 piores pra saúde

Aposte na cor

Já é tradição passar o réveillon de roupa branca, né? O que significa paz pra muita gente. Só que tem muitos por aí que não querem seguir essa linha, não. Se você é daqueles que preferem um look colorido, olha só essa tabela... ela vai te ajudar a escolher a cor perfeita para entrar 2014 com o pé direito!

significado das cores 300x240 Aposte na cor

Não deixe tudo pra última hora

Semana que vem é Natal, na outra, Réveillon. Em cima da hora, já está, mas ainda dá tempo de fazer tudo com um pouquinho de antecedência para não enlouquecer no final.

- Presentes: os shoppings já estão lotados. A saída é procurar horários alternativos. Saia um pouquinho mais cedo pro almoço, chegue para a abertura do comércio. Isso evita lojas lotadas e tumulto para escolher o que você precisa. Outra dica é ir com tudo anotado. Nome dos presenteados e o que você pensou como presente praquela pessoa;

- Ceia: muitos produtos da ceia podem ser comprados com antecedência: aves congeladas, peixes, frutas secas, castanhas. Então corre pro mercado e se abasteça disso. Deixe pro último dia apenas o que tem que ser servido fresco: legumes, folhas para salada, frutas. Se for encomendar algum produto pronto, faça isso o quanto antes. E não deixe a encomenda para ser pega na tarde da véspera. Pegue durante a manhã, pra não correr o risco de não dar tempo.

- Dias 25 e 01 - por maior que seja a cidade, não é fácil encontrar mercados abertos nesses dias. Nem são todos os restaurantes que funcionam nessas datas. Então, inclua os itens que você vai precisar nesses dias na lista do mercado e se antecipe.

Orgânicos e naturais

Há algum tempo eles deixaram de ser uma partezinha escondida no canto do supermercado e ganharam mais espaço e visibilidade. Os orgânicos também deixaram de ser coisa de natureba e se tornaram sinônimo de alimento de qualidade e saúde. Com preços cada vez mais acessíveis, as frutas, legumes e verduras cultivadas sem agrotóxicos estão caindo no gosto do brasileiro e se tornando mais acessíveis a todos.

O politicamente correto do alimento orgânico passa por todo o processo de produção, do cultivo à colheita. E isso influencia não só na qualidade da nossa saúde como também na saúde do meio ambiente, já que os produtos são livres daqueles venenos que também destroem o planeta. O cultivo dos orgânicos usa apenas inseticidas naturais para combater pragas e para fertilizar o solo. Os alimentos orgânicos e inorgânicos têm praticamente os mesmos nutrientes, mas os orgânicos são mais saudáveis e tem mais sabor, já que são menores.

Mesmo com preços um pouco mais salgados, muitas vezes a troca vale a pena. Principalmente quando se tratam de verduras: alface, rúcula, brócolis e frutas, como o tomate, já que esses vegetais costumam ser cultivados com muito agrotóxico.
Faça a troca e sinta a diferença...

Correndo por aí…

Basta colocar um tênis no pé, uma roupa leve e sair pelas ruas da cidade. Simples assim mesmo. Essa é a nova moda que ganhou o Brasil e o mundo: a febre das corridas de rua. Claro que, como tudo que vira moda, surge uma indústria por trás. Hoje tem clube de corrida, grupo de corrida, escola de corrida. Mas pra correr de verdade, a gente só precisa da orientação de um profissional (de educação física) e um pouquinho de disposição.

Aqui na TV a corrida de rua virou moda. Ganhou o coração dos nossos jornalistas e mudou completamente a vida, o corpo e a saúde deles. A Francy Rodrigues, repórter do Df no Ar e do Balanço me contou tudinho.

Ela diz que começou devagar, caminhando. Foi ganhando velocidade, fôlego, aumentou a resistência e agora vive correndo Brasil afora. Em um ano e dez meses, sem dieta, emagreceu 6 quilos. Os treinos são orientados por um profissional que coordena uma equipe de corrida e acontecem 3 vezes por semana, quase sempre no Parque da Cidade. Nesse período ela já reuniu muitas conquistas, como a meia maratona do Rio de Janeiro. Segundo a nossa corredora, ela consegue correr até duas horas sem parar!

A vida da Francy mudou. Tem mais ânimo, disposição, saúde. Só o que tem a menos são os quilos na balança e a preguiça!

Taí um excelente exemplo de que, gastando pouco, e tendo perseverança, é possível alcançar uma boa forma física e mais alegria de viver!

franbraços 199x300 Correndo por aí...
Franzinha comemorando mais uma conquista!

franusain 300x300 Correndo por aí...
Reproduzindo a comemoração que ficou famosa graças ao homem mais rápido do mundo, Usain Bolt.

Fim de ano vem aí…

Uns correndo atrás para não falhar no projeto verão enquanto outros se preparam para os deleites das festas de fim de ano. Seja qual for o seu caso: cuidado. Os exageros desse período do ano são um perigo para a saúde.

Quem está numa toada de dietas e exercícios querendo um corpo perfeito na próxima estação, sabe que tem que manter o ritmo e a disciplina. Mas se esse não é o seu caso, vá com calma. Falta pouco mais de um mês pro verão, então nem adianta sair por aí desesperada para entrar em forma, fazer 3 horas de academia, dietas mirabolantes que prometem milagres, por que pode é causar problemas para sua saúde. Quer entrar em forma pro calor? Procure profissionais competentes (médico, professor de educação física, nutricionista) e não exagere nem faça nada por conta própria. Se a idéia é só manter a forma, vale dar uma reforçada nas atividades e uma maneirada na dieta, mas sempre sob orientação.

Contra todo o universo fitness e verão tem aqueles que só pensam nas festinhas e nas comidas de natal e ano novo. Difícil resistir, já que é impossível não amar uma rabanada, né? E mesmo que você não tenha problema com peso: cuidado. Não vale enfiar o pé na jaca em todos os eventos... lembre-se que tem festa de confraternização de muitos grupos. Do trabalho, dos amigos da faculdade, do prédio, da aula de inglês. Multiplique as calorias extras de cada um desses eventos e some tudo no final. Se você não ganhar uns quilos, pode adquirir problemas mais graves, como colesterol alto e diabetes.

Lembre-se que a comida vai te dar prazer por apenas alguns minutos na boca, mas o exagero pode demorar anos para sair do seu corpo!

Uma força pro seu olhar

Quem tem sobrancelha clarinha, falhada ou quer dar aquele retoque para valorizar o olhar sempre sabe de alguma diquinha pra fazer isso sem parecer muito artificial. A minha é tudo isso, falhada e clara, então vivo dando uma reforçada com lápis para realçar. Achei esse tutorial sensacional. Testei e aprovei:

sobrancelha 300x292 Uma força pro seu olhar

Energizado como o sol

Tem gente que funciona mais à noite, outros de manhã e alguns só depois do meio-dia. Fato é que cada organismo reage melhor em um determinado horário. Eu sou diurna, totalmente movida a sol. E ele interfere tanto nos meus dias que quando o tempo fica ruim me sinto até meio pra baixo. Existem vários tipos de depressão, inclusive uma que atinge muito quem mora no norte na Europa, e que é causada justamente, pela ausência de sol, pelo excesso de dias nublados e chuvosos. Bom, meu caso não é patológico, mas que eu me animo muito mais num dia ensolarado, isso é fato.

E é por essa horinha a mais de sol no fim da tarde que eu amo tanto o polêmico horário de verão. Sou da seguinte teoria: o que não tem remédio, remediado está. O horário não vai mudar, gostando eu ou não. Já acordo durante a noite mesmo, se for uma hora a menos, tanto faz. Quanto mais se reclama de alguma coisa sem solução, pior fica o problema. E tudo na vida tem o lado bom e o ruim, então, vamos usufruir do lado bom da coisa;

Se você chega em casa com o dia ainda claro aproveite esse tempinho a mais de claridade para fazer alguma coisa que te dê prazer. Uma caminhada ao ar livre, uma brincadeira com as crianças do lado de fora, ou só mesmo a contemplação do pôr do sol. Se nada disso for possível lembre-se que o dia continua tendo 24 horas (isso ainda não mudou) então pare de reclamar e trate logo de se adaptar. Sofrer não vai resolver nada.
por do sol 300x225 Energizado como o sol
na foto: o pôr do sol lindo visto da minha janela no último domingo. Somos ou não privilegiados por essa paisagem incrível?!

O sucesso Grego

Antes só conhecia quem viajava para o exterior, mas agora quem chega numa gôndola de mercado é assolado com uma enxurrada de marcas e tipos variados do tal iogurte grego. Confesso que não conhecia e nem tinha ouvido falar, mas de tanto meus colegas de madrugada trazerem para o lanche, resolvi experimentar. Pra que, né? Amei. No começo eu só encontrava o natural (que já é mega cremoso e doce) mas depois foram surgindo outros, de sabores de frutas, com calda, cereal.

Como o iogurte grego é muito, infinitamente mais saboroso que um iogurte comum, desconfiei que ele também teria muito mais açúcar e gordura que os outros. Em parte, eu estava certa. Enquanto 100 gramas de um iogurte comum tem, em média, 2,4 g de gordura, o grego pode chegar a 4g. Para compensar tem menos açúcar (não consegui a quantidade exata, pois essa informação não é fornecida pelos fabricantes).

Fato é que hoje, graças à imensa variedade, já existe o produto na versão light. Eu provei. Achei praticamente igual, tão saboroso quanto, mas tem menos açúcar e menos gordura, já as proteínas, ainda vem em proporção maior que a dos iogurtes fermentados comuns.

Pra quem faz dieta, ginástica e precisa de mais proteína, o grego é um trunfo. Já que além de saciar a vontade de comer doce, ele tem o dobro da quantidade de proteína do comum. 4,6g contra 2,9. Pode parecer pouco, mas ao final de um mês consumindo freqüentemente, faz diferença.

Uma bandejinha com 4 unidades custa, em média, R$ 4,50. Pra não enjoar, eu vivo misturando com alguma coisa. Fruta picadinha, aveia, cereal. Além de agregar mais sabor, ainda fica bem mais nutritivo! Faça o teste!

Ir para a home do site
Todos os direitos reservados - 2009- Rádio e Televisão Record S/A
exceda.com