distrito federal

Comece o ano organizando

Natal já passou, o ano já virou e o carnaval acabou... agora sim, 2013 começou! E nada melhor que começar o ano organizando.

Comece pela casa.

Um cômodo de cada vez, sem correria. Vá eliminando papéis que não são mais úteis, objetos que você não usa mais, coisas velhas que só juntam poeira. Guardar coisa antiga e sem utilidade não deixa a energia circular...

A maioria das pessoas tem muita dificuldade na hora da limpeza do guarda-roupa. Pena de se desfazer daquela peça que o namorado deu no começo do relacionamento ou medo de voltar a moda daquele vestido trapézio que ninguém usa mais há 15 anos. O conselho que eu dou: desapegue. Se o namorado deu uma roupa e você já não usa mais, doe pra alguém que precisa, por que eu aposto que ele vai te dar outra roupa novinha e muito mais atual. Quanto às roupas que podem voltar à moda, não esquente: a moda, de fato, sempre volta, mas volta mais moderna, atualizada. E todo mundo vai sacar que aquela peça era da sua mãe.

Então, se não usa há mais de um ano, certamente não vai usar nunca mais. Doe.
Depois de organizada a bagunça física, não deixe de olhar a bagunça financeira. Se você adora comprar, gastar mais do que ganha, se meter em empréstimos ou crediários a perder de vista, é essa a hora de entrar nos eixos.

Faça uma planilha de custos. Ponha no papel quanto ganha, quanto gasta. Anote tudo que comprar e prefira apenas uma fonte. Por exemplo, se você costuma usar cartão de crédito, esqueça o débito. Se a fonte de entrada é uma só, o ideal é que a de saída também seja. Isso facilita a visualização do que sai e a conta fecha mais fácil no fim do mês.

E tente guardar, nem que seja um pouquinho, todo mês. Se isso for impossível, guarde ao menos, os extras. 13º salário, abono, férias. Entrou além do que você esperava, coloque o dinheiro numa poupança ou em outro investimento e use quando quiser investir em algo útil ou numa emergência.

Organizando esses dois lados da vida a rotina fica muito mais leve, pode apostar!

Ir para a home do site
Todos os direitos reservados - 2009- Rádio e Televisão Record S/A
exceda.com