Posso confessar ao meu chefe que estou com medo de tomar uma decisão???

Não há nada de errado em um profissional reconhecer suas fraquezas. Isso efetivamente é visto na maioria das organizações como um sinal de franqueza, de transparência, além de ser um forte indicador da existência de autocrítica na pessoa. Logo, quando um profissional confessa ao seu chefe que está tendo medo de tomar uma decisão, via de regra, ele está demonstrando cautela. Ele está demonstrando para o chefe que prefere demonstrar uma falsa fraqueza a colocar em risco algo que a empresa poderá pagar.

confessionariorommer2 300x225 Posso confessar ao meu chefe que estou com medo de tomar uma decisão???Como disse, há uma maioria que pensa assim, porém existe também a minoria, empresários e gestores que acham que se um funcionário tem medo de tomar decisão e pede ajuda é porque esse funcionário, na verdade, está tentando fazer com que o chefe assuma a responsabilidade. É quando o funcionário não quer assumir para si o ônus da sua decisão e fica se fazendo de bobo, dando uma de inseguro para que a alta gestão tome decisões em seu lugar. Para que isso não aconteça, basta que o profissional tenha duas regras em mente.

A primeira é revelar para o chefe que ele vai tomar a decisão. A segunda é que ele apenas quer dividir com o chefe a opinião, um ângulo de análise, ou seja, quer partilhar com o chefe o raciocínio sobre aquela situação e não efetivamente qual é a melhor decisão a tomar. Assim, amigo, preste atenção. Você pode confessar ao seu chefe sempre que estiver com medo de tomar uma decisão, mas não esqueça de que quem vai ter de tomar a decisão continua sendo você. Portanto, o principal é dividir raciocínios e não decisões.

Como dosar o medo e a coragem na hora de tomar uma decisão na empresa???

Para algumas pessoas, principalmente para aqueles que estão iniciando no processo de gestão, dosar o medo e a coragem passa a

medo1 150x150 Como dosar o medo e a coragem na hora de tomar uma decisão na empresa???

ser um dos critérios mais complicados de se exercer. O primeiro porque quando a pessoa não era gestor, não era chefe, era muito mais fácil sugerir ao seu superior que tomasse atitudes mais corajosas ou que utilizasse mais cautela numa determinada decisão. Já, na medida em que é você quem está assumindo riscos, as coisas não parecem tão simples assim.

Um dos motivos é porque quem está envolvido no problema nem sempre tem a mesma clareza de análise, de raciocínio, de interpretação como aquela pessoa que tem o seu cargo envolvido diretamente na decisão. Por isso uma das primeiras dicas para quem acaba de assumir um cargo de chefia, de liderança e está tendo problemas para dosar o seu medo, ou então, para dosar a sua coragem é justamente buscar se apoiar, buscar se aconselhar com pessoas que já exerçam cargos de chefia ou liderança e que podem lhe auxiliar a entender a situação.

ousadia 300x176 Como dosar o medo e a coragem na hora de tomar uma decisão na empresa???Perceba que é importante você se aconselhar com pessoas que já exercem esse cargo, pois assim como você, quando não era chefe, tinha uma interpretação diferente sobre a realidade, também os seus funcionários deverão ter o mesmo tipo de visão. Já, as pessoas que tomam decisões todos os dias, que são obrigadas a colocar o seu emprego em jogo, a cada ousadia ou a cada temor que utilizam para tomar uma decisão podem se auxiliar a desenvolver critérios para tomada de decisão.

 

Para quem quer começar a trabalhar com consultoria segue a dica!!!

Amigos

eis um vídeo que mostra a realidade de muitos consultores

Consultoria

abs

Apple ou Samsung????

Um excelente estudo de caso sobre a guerra das marcas de celular e suas estratégias para conquistar clientes

Assista o vídeo no link abaixo e tire suas próprias conclusões

Eu quero um IPHONE 5s

abs

Luciano Salamacha

Como estimular o uso da criatividade para melhorar os resultados na empresa???

Ser um gestor é antes de tudo saber gerenciar os recursos que a equipe disponibiliza para a empresa. Portanto, ser gestor também significa saber fazer estímulos para que essa equipe ofereça a melhor performance, o melhor resultado. Um gestor inteligente sabe estimular a criatividade da sua equipe para fazer com que os profissionais consigam mostrar e também desempenhar todo o seu potencial. Uma dessas maneiras é estimular o uso da criatividade para a solução de problemas no dia-a-dia.

criatividade 630 300x200 Como estimular o uso da criatividade para melhorar os resultados na empresa???É comum gestores preferirem dar respostas a fazer perguntas por que o fundamento é muito simples. É muito mais rápido, muito mais prático, dizer à equipe o que deve ser feito, encontrar a melhor solução e dar à equipe do que propriamente estimular as pessoas a pensar diferente. Seria mais ou menos como aquela situação em que o funcionário leva para a chefia um problema e o chefe imediatamente orienta sobre qual é a melhor solução.

Gestores que estimulam a criatividade, em vez de darem respostas oferecem outras perguntas para as pessoas. Exemplos de uso da criatividade são muitos, agora exemplos da falta de criatividade nas organizações são maiores e mais comuns ainda. Assim, amigo, estimule a sua equipe fazendo mais perguntas do que dando respostas. Com isso, a criatividade aos poucos se torna hábito. E como todo hábito, depois de ser incorporado, basta apenas ser aprimorado para atingir os melhores resultados.
Luciano Salamacha

Quando se pede ajuda para a chefia é um sinal de estar despreparado???

O uso do bom senso é a grande saída em situações em que não se pode utilizar uma regra única de conclusão, de conduta. São aquelas situações onde a pessoa não tem certeza sobre o que deve ser feito porque são tantas as variáveis envolvidas que a pessoa tem apenas uma experiência parecida, um conhecimento mais ou menos próximo sobre o que deve fazer.desespero Quando se pede ajuda para a chefia é um sinal de estar despreparado???

A verdade é que aquele profissional nunca enfrentou esse tipo de desafio, pelo menos dessa maneira na sua vida.E, se esse tipo de situação já é relativamente comum para profissionais experientes, imagine para alguém que está começando a desenvolver a sua carreira.

É por isso que todo profissional, independente da sua experiência e, principalmente os jovens que ainda não tem uma experiência acumulada, devem agir com humildade e pedir ajuda, sem medo de ser repreendido, de ser considerado não qualificado cada vez que estiver em uma situação onde não tenha certeza de como agir.

É importante sempre lembrar que o mundo empresarial não é estático, não é matematicamente exato.Ao contrário, coisas que ontem eram resolvidas de uma maneira, agora são resolvidas de uma maneira completamente oposta muitas vezes. É necessário agir com bom senso sempre, para não querer entender que todas as situações um dia se repetem. A única garantia que um profissional tem no mundo corporativo é que nem um dia será igual ao outro.

Logo, é muito melhor você perguntar e receber ajuda do que errar convictamente sozinho.

O que dizer para sua equipe logo nos primeiros dias do ano???

Todo início de ano é o momento em que a empresa deve fazer uma reflexão sobre seus acertos e erros do ano anterior. Depois disso é muito importante que a alta gestão comunique à sua equipe a sua intenção para o novo ano. Comunique seus objetivos, suas metas e principalmente quais as mudanças que ela pretende realizar para que a empresa continue saudável, continue garantindo o emprego de todos que dela dependem.

2014 Numbers Happy 2014 New Year Image 300x300 O que dizer para sua equipe logo nos primeiros dias do ano???

É muito importante também que o empresário comece a determinar quai s serão as pessoas e pelo que serão responsáveis na empresa. Funcionários, profissionais que não sabem o que é esperado deles tendem a apresentar um resultado abaixo do que a empresa deseja e por um motivo simples.

A ausência de informação abre espaço para que as pessoas presumam o que deve ser feito. Assim meu amigo, a cada início de ano é importante que a empresa renove um pacto de relacionamento com sua equipe.

É importante determinar quais as funções que cada um deverá exercer, quais as competências, quais os conhecimentos que deverão ser adquiridos pela equipe, ou seja, o que a equipe deverá estar pronta para desenvolver naquele ano que se inicia.

Quando a alta gestão faz isso, ela também alinha as expectativas, tanto por part e da empresa quanto por parte da equipe, fazendo com que todos trabalhem menos para conseguir maiores resultados.

 

O bom atendimento é o principal fator de decisão de compra de um cliente???

Para quem acha que o atendimento é o grande e principal fator de decisão de um cliente, a notícia que tenho pode não ser muito boa.

Nem sempre bom atendimento determina decisão do cliente e, em alguns casos, o bom atendimento é colocado em quarto lugar na hora do cliente decidir onde irá comprar. Tem setores onde o produto é comoditizado, ou seja, onde o produto pode ser comparado entre os diversos fornecedores como o caso das televisões, dos aparelhos celulares e de outros produtos que tem uma marca específica, um bom atendimento do estabelecimento pode até ficar em quarto lugar.

cliente feliz 300x180 O bom atendimento é o principal fator de decisão de compra de um cliente???

Normalmente nessas situações o cliente acaba se apegando na seguinte ordem.

Segundo, é a qualidade do produto.Primeiro o que interessa é o preço.

Terceiro, são as condições de pagamento e, em quarto lugar, o bom atendimento.

Então, por que tantas pessoas insistem em que o bom atendimento é fundamental para a sobrevivência de uma empresa? A resposta é muito simples. Qual é, em primeiro lugar, disparado na frente do segundo lugar, o item que faz com que o consumidor, o cliente, nunca mais volte a uma determinada empresa? É o mau atendimento.

Esta é a explicação do porque tantos falam que o atendimento é importante. Não porque ele decide a compra, mas porque ele influencia violentamente na rejeição do consumidor. Assim, se a sua empresa comercializa produtos comoditizados, o bom atendimento, o excelente atendimento, pode se traduzir mais em custos do que em resultados. Já, o mau atendimento, esse sim, pode se traduzir em prejuízos significativos para sua organização.

O dia em que Salamacha foi demitido!!!

Ola amigos

neste video inédito voce vai ver como foi minha experiência de ser demitido. Acesse o link:

http://bit.ly/1ckV7Va

abs

Luciano Salamacha

Mau atendimento em hotel é pra acabar!!!!

Quer conhecer uma historia de mau atendimento em hoteis?

veja http://facebook.com/lucianosalamacha … e confira. É o fim!!

palhaco triste Mau atendimento em hotel é pra acabar!!!!

Página 1 de 1012345...Último