post-icon

19 junho 2010

comentarios-icon2 Comentários »

Costa do Marfim tem uma cultura muito rica

Olá pessoal,

Como estou no clima da Copa do Mundo e vi alguns comentários aqui no blog, hoje vou escrever sobre a Costa do Marfim, então, vamos lá!

Costa do Marfim ou Côte d'Ivoire (em francês, idioma oficial do país) foi colônia francesa. Na época os europeus buscavam mercado consumidor e matéria-prima para suas fábricas e para seus produtos manufaturados. Então foi feita a "Partilha da África", onde alguns países europeus ficaram com partes da continente.

A Costa do Marfim é o maior produtor e exportador de cacau do mundo. Entre os principais produtos de exportação estão: banana, abacaxi, café e, até a segunda metade do século XX, era o maior explorador de marfim, daí o nome do país.

O país conta com paisagens e lugares bem diferenciados no seu território. O norte montanhoso com cidades como Odienne, Korhogo e o Parque Nacional da Komoe deixa passo à savana arbórea com localidades como Man, Daloa e Yamoussoukro (capital) até chegar à costa com Abidjan e Grand Bassam.

A capital é um centro universitário de grande importância, além de ser o lugar de nascimento do atual presidente da República. Destacam o Palácio Presidencial, a monumental Mesquita, o Parque Nacional de Marahoué, a Basílica de Nossa Senhora da Paz e o Lago dos crocodilos, chamado assim porque lá moram estes répteis considerados sagrados.

Não preciso nem comentar que a cultura marfinês é riquíssima, né?! São mais de sessenta grupos étnicos, é um inesgotável tesouro de tradições, com várias danças, máscaras, cores, sons e músicas... Os espetáculos mais importantes do país são: festa das gerações nas aldeias Ebrié, Goli e Zaouli, no centro do país; festa das máscaras a Guiglo, o Niyogu a Boundiali, Koman a Odienné, o Homem de Perna de Pau ou a Dança da Faca a Man, os ritos e cerimônias dos reinados Indénié e Abron, cuidadosamente seguidos.torcedores abidja costa marfim reuters 20100618 HG Costa do Marfim tem uma cultura muito ricaEstas manifestações são únicas. Elas só podem ser vistas em Côte d'Ivoire e mostram plenamente tanto o folclore quanto o artesanato, nas estátuas e máscaras.Se você for visitar alguma cidade deste país, vai se deparar com aldeias cheias de charme e hotelzinhos perdidos na natureza, propícios para relaxar e esquecer da vida. Agora se o que você quer é estar em contato com a natureza visite todo o continente africano, pois por lá é fácil ver elefantes, búfalos, girafas, macacos, leões...todos em reservas ambientais. Existem no país florestas primárias únicas, registradas no patrimônio mundial.

Outra característica de lá são as dezenas de quilômetros de oceano de águas mornas o ano inteiro localizada na região sul. Destaque para Sassandra, mais conhecida por suas praias paradisíacas, é na verdade uma idílica vila de pescadores da etnia Fanti, onde se pode degustar o melhor Bangui, um vinho feito de uma palmeira local. E, falando em degustar...na culinária marfinês o destaque é para a yassa, uma espécie de manjar à base de frango com molho de cebola, limão e pimentões e servido com arroz fervido. Parece bom, né?

Quem souber mais alguma curiosidade sobre este país, compartilhe conosco aqui no blog. E, Viva a Costa do Marfim, ops, desculpe, Viva ao nosso Brasil! Vai ganhar de 3 x 0, hein?

Veja mais:

+ Veja a cobertura da Copa no R7
+ Leia os principais destaques do dia
+ Todos os blogs do R7

Espalhe por aí:
  • RSS
  • Live
  • del.icio.us
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google Bookmarks

tags-icon Tags: , , , ,
Ir para a home do site
Todos os direitos reservados - 2009- Rádio e Televisão Record S/A
exceda.com