O PLANETA DOS ETs

planetas O PLANETA DOS ETs

Astronomos norte americanos descobriram um planeta muito semelhante ao nosso, com todas as condições para a existência de extraterrestres. A 20 anos-luz da Terra, o Gliese 581g fica na constelação de Libra.  Todos os outros planetas descobertos até agora, ou são quentes demais, ou gelados. Esse não, a distância entre ele e sua estrela é ideal para manter a temperatura em um nível suportável.

Ao jornal americano New York Times, o diretor de astrobiologia da Universidade Columbia, disse que está arrepiado com a notícia. Não só ele, a comunidade astronômica está empolgadíssima. O responsável pela descoberta, Steven Vogt, da Universidade da Califórnia, afirma que este é o primeiro exoplaneta com condições certas para a água em estado líquido. O Gliese tem 3 ou 4 vezes o tamanho da Terra, o que indica que também tem gravidade suficiente para segurar uma atmosfera ao seu redor.

Então, cadê os ETs? Calma, uma descoberta por vez. Se realmente eles existirem, só poderiam sobreviver em uma área específica. Isso por causa de um detalhe importante, nosso planeta-irmão não gira em torno de si, ou seja, não faz a rotação. E aí o que acontece? Em uma parte só é dia, com muito calor e na oposta, só noite, com muito frio. Conclusão: a vida lá só seria possível numa faixa intermediária, onde a luz e a temperatura são moderadas.

Qual a sua opinião, estamos sozinhos ou acompanhados no espaço?