EAD É UM CAMINHO A SEGUIR

EAD 150x150 EAD É UM CAMINHO A SEGUIR

O estudante de Ensino à Distância deve ser organizado e disciplinado.

Olá.

Claro que todos nós queremos progredir na vida e um caminho é, sem dúvida, o nosso progresso profissional.

Progredir profissionalmente implica em ampliar os nossos conhecimentos na área em que atuamos. Como fazer isso, trabalhando de 8 a 10 horas por dia? É preciso habilidade para administrar o tempo, além de coragem, determinação, organização e disciplina. Um caminho é conhecido e cada vez mais trilhado por milhares de pessoas: Ensino à Distância (EAD).

Há inúmeros cursos à distância credenciados pelo MEC. Garantem os mesmos professores, as mesmas aulas e os mesmos diplomas dos cursos presenciais. A diferença é que você pode escolher o local e o horário para assistir às aulas.

O mercado oferece cursos de graduação e pós-graduação. A legislação exige que as instituições que oferecem EAD tenham sede ou polos presenciais de apoio para atividades administrativas e pedagógicas obrigatórias. Devem ser seguidos os parâmetros curriculares para cada área.

É fundamental que o aluno de EAD estabeleça uma rotina de estudos e tarefas. Um diploma de EAD traz implícita a informação de que o seu portador possui qualidades fundamentais para o desenvolvimento da empresa que o contratou.

EAD é um caminho a seguir.

Abraço.

ATENÇÃO EDUCADORES

Fórum 150x150 ATENÇÃO EDUCADORES

Sem dúvida será um trabalho sério. Vamos acompanhar.

Olá.

O jornal O Estado de São Paulo em parceria com o Insper, vai promover Fóruns Estadão Brasil 2018, encontros para estimular discussões analíticas sobre problemas que afetam diretamente a vida das pessoas. Será uma contribuição para a gestão de governantes que serão eleitos em outubro próximo.

Serão publicados cadernos especiais com reportagens e estudos inéditos. Até o fim do ano 6 temas serão discutidos. O primeiro encontro, no próximo dia 23, às 9h, vai tratar de Educação com debates transmitidos ao vivo pela TV Estadão e cobertura da Rádio Estadão.

Sem dúvida, caro leitor, trata-se de um trabalho sério. Vamos acompanhar.

Abraço.

 

OCDE: VAMOS MELHORAR!

 OCDE: VAMOS MELHORAR!

Muitos alunos brasileiros enfrentaram uma prova no formato eletrônico sem nunca, antes, terem manipulado um computador.

Olá.

Desta vez o PISA, prova elaborada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), incluiu apenas Matemática. Habitualmente avalia também leitura e Ciências.

As questões foram elaboradas com a finalidade de resolver problemas de raciocínio lógico contextualizados na vivência dos alunos e foram apresentadas em computadores.

A OCDE foi criada inicialmente para avaliação internacional de alunos com 15 anos de idade de países do primeiro mundo. O Brasil, país em desenvolvimento, foi convidado.

Se a amostragem foi bem feita, muitos estudantes brasileiros que participaram da avaliação não possuem computadores e nem MP3 Players. Nesses casos, a avaliação do raciocínio fica prejudicada por desconhecimento da tecnologia digital, o que inclui o uso da Internet.

A nota máxima foi obtida por Cingapura (562). Em seguida vieram Coréia do Sul, Japão, e várias Chinas (Hong Kong, Macao...).

Entre 44 países avaliados o Brasil ficou em 38o lugar com nota 428. A média geral é 500. A região Sudeste teve a maior nota (447). A região Norte a menor (383).

Que as coisas na Educação brasileira não vão bem, todos sabemos. No entanto, é preciso reconhecer que os governos federal, estaduais e municipais estão desenvolvendo esforços para melhorar.

Vamos acreditar!

Abraço.

 

PRIMEIRO BIMESTRE ENCERRADO

Aluno Estudando 300x221 PRIMEIRO BIMESTRE ENCERRADO

Encerramento do primeiro bimestre: momento certo para revisão da conduta escolar.

Olá.

Encerrado o primeiro bimestre, provas feitas, notas atribuídas. É o momento certo para o estudante fazer uma revisão de conduta no que se refere a seus estudos.

Eu não me preocupo com estudante do Fundamental I. Ele adquire hábito de estudo porque seu professor passa tarefa para casa diariamente e corrige no dia seguinte.

O estudante começa a perder o hábito de estudo no Fundamental II. Por quê? Agora são vários professores, cada um com sua disciplina. Acabou a mordomia de passar tarefa para casa e correção no dia seguinte. Alguns professores passam tarefa de vez em quando, outros nem isso. Os alunos se acostuma a estudar em véspera de prova.

O encerramento do primeiro bimestre é ocasião oportuna para rever comportamento diante dos estudos. Assim, eu me dirijo agora aos alunos do Fundamental II e Ensino Médio. A aprendizagem se completa em dois tempos:

- Primeiro Tempo - na escola

O aluno deve chegar na escola diariamente com o sono em ordem, bem alimentado e disposto a aprender. Deve participar ativamente das aulas, respondendo às perguntas do professor e perguntando quando tiver dúvidas.

Meta: entender todas as aulas do dia.

- Segundo Tempo - em casa

Após a refeição, descanse 1 hora e comece a estudar. Como se estuda uma aula?

Leia no material didático os assuntos que o professor desenvolveu em aula. Leia e reflita sobre eles. Resolva as tarefas propostas no material didático. Anote as dúvidas. No dia seguinte, tire as dúvidas com seus professores e/ou colegas.

Meta: aula dada, aula estudada, para completar a aprendizagem.

Caro estudante, passamos a vida estudando. Quanto antes você adquirir hábito de estudo, tanto melhor para o seu futuro profissional.

Abraço.

 

USP LESTE X MINISTÉRIO PÚBLICO

 USP LESTE X MINISTÉRIO PÚBLICO

Mais vale acender uma vela do que reclamar da escuridão.

Olá.

A USP prossegue o diálogo com o Ministério Público para a liberação do Câmpus USP Leste. Por que o Ministério Público interditou o Câmpus? Porque este foi construído sobre um terreno contaminado por gás metano e com presença de óleos minerais cancerígenos, causada pelo depósito de terra de origem desconhecida.

A USP alega que os problemas ambientais não causam riscos à saúde. Será?

E as aulas, como ficam? As demais unidades da USP iniciaram as suas aulas no dia 17 de fevereiro mas a USP Leste talvez inicie no dia 24 de março. Onde? Se o Câmpus está interditado? São 5 mil alunos! Várias escolas cederão provisoriamente espaços para os alunos da USP Leste: FATEC Itaquera, UNICID, Quadrilátero de Saúde da USP (na zona Oeste) e Escola Politécnica (Câmpus Butantã).

Infelizmente não deu para abrigar adequadamente a infraestrutura para aulas prática e para atividades de pesquisa.

Mas vale acender uma vela do que reclamar da escuridão. Em breve, espero, tudo estará normalizado.

Abraço.

A INDEPENDÊNCIA DOS TRÊS PODERES DA REPÚBLICA

Tês Poderes A INDEPENDÊNCIA DOS TRÊS PODERES DA REPÚBLICA

Não deveria ser de responsabilidade do presidente da República nomear ministros do STF.

Olá.

Numa verdadeira democracia, os três poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário, são independentes. Não é isso que vemos no Brasil. Recentemente terminou o julgamento do Mensalão que puniu políticos por compra de votos de deputados. Aí está o Executivo interferindo, de modo criminoso, nas decisões do Legislativo.

O Mensalão foi julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O presidente do Tribunal, o ministro Joaquim Barbosa, transformou-se em herói nacional. Finalmente o Brasil puniu criminosos de colarinho branco. A alegria do povo não durou muito: recursos apresentados pelos advogados de defesa levaram o STF a rever o julgamento de políticos acusados de crimes de lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

Será possível que o STF modifique o julgamento criterioso que durou aproximadamente 6 anos? Modificou! Como? Dois ministros que participavam do primeiro julgamento se aposentaram e a presidente Dilma nomeou dois ministros novos. Pesa sobre ela a suspeita de que nomeou os dois ministros com a finalidade de aliviar as penas impostas aos condenados, aliados do governo. E assim aconteceu, as penas dos condenados aliados do governo foram aliviadas. Gratidão? Lealdade? Falta de ética, sem dúvida, discordar dos colegas aposentados.

Enfim, penas suavizadas, mas punições executadas. Aí está mais uma interferência do Executivo, agora no Judiciário. Poderes independentes? No Brasil, não!

Incrível como um erro primário permanece na nossa legislação: o presidente da República nomeia ministros do STF que, hipoteticamente, poderiam julgá-lo num processo de improbidade administrativa. Parece claro que os ministros do STF deveriam ser eleitos, talvez por desembargadores, a pensar, mas jamais nomeados pelo presidente da República.É preciso manter a independência dos três poderes.

Abraço.

 

DEFICIT DE PROFESSORES NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO

 DEFICIT DE PROFESSORES NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO

A escola pública brasileira necessita de professores concursados bem remunerados.

Olá.

O Tribunal de Contas da União (TCU), em auditoria especial, nos informa que o Ensino Médio do País necessita de 32,7 mil professores. O deficit está concentrado especialmente nas disciplinas da área de exatas, Matemática, Física e Química. 9 mil é o deficit de professores de Física.

Foram analisados todos os Estados da União com exceção de São Paulo e Roraima, que não aceitaram participar do levantamento de dados.

A auditoria constatou que 30% dos professores de Ensino Médio do País têm contratação precária o que certamente reduz o rendimento escolar.

Caro leitor, a coisa só tende a piorar. Quem quer ser professor de escola pública hoje em dia? Para conseguir o cargo de professor de Ensino Médio de uma escola pública, qual a trajetória que o estudante deve trilhar? Educação Infantil, Fundamental I, Fundamental II, Ensino Médio, eventualmente Cursinho, Faculdade e Concurso. Uma vez aprovado no Concurso, receberá um salário equivalente ao de uma diarista que presta serviços domésticos. Cá entre nós, até a diarista ganha mal neste País.

O governo dispõe de recursos suficientes para a Educação. Com a promessa de dobrá-los dentro de alguns anos. É preciso saber gerir esses recursos.

Para começar bem a gestão, deve valorizar o magistério. Não adianta elaborar planos de Educação sem contar com professores concursados bem remunerados.

Abraço.

A REPUTAÇÃO DA USP

USP 300x127 A REPUTAÇÃO DA USP

A USP está classificada entre as 100 universidades de maior reputação no mundo.

Olá.

536 especialistas em Educação escolhidos em 133 países elegeram as 100 instituições de ensino superior com maior reputação no mundo.

Esses especialistas foram escolhidos entre professores, pesquisadores, cientistas e intelectuais dos vários países participantes da pesquisa. Responderem a questionário elaborado pelo Times Higher Education (THE).

A USP foi a única universidade da América Latina a classificar-se entre as 100 primeiras. As instituições foram selecionadas em grupos de 10. A USP está no grupo 81 - 90.

Dois fatores pesam contra a USP: é pouco conhecida dos países do leste asiático e possui um número muito grande de alunos (90 mil).

Parabéns USP.

Abraço.

PRA FRENTE BRASIL!

Pra Frente Brasil1 300x297 PRA FRENTE BRASIL!

Se antes éramos contra a Copa no Brasil agora devemos torcer para que o Brasil seja campeão.

Olá.

Em 2007, o presidente Lula conseguiu convencer a FIFA a realizar a Copa do Mundo no Brasil. Não foi fácil, sempre pesou sobre o nosso País a desconfiança de que não costuma levar as coisas muito a sério.

Lula pensou nos benefícios que a Copa poderia trazer para o País. Imagine, caro leitor, todos os olhares do mundo observando um Brasil campeão. Quanto prestígio, hein! Pensou Lula: depois da Copa haverá eleições e certamente o PT se manterá no poder por mais 4 anos.

Lula é um bom estrategista mas desta vez o tiro pode sair pela culatra. Por quê?

Em 2007, alguns poucos manifestantes se posicionaram contra a Copa, achando ser um absurdo gastar bilhões em estádios de futebol enquanto a Saúde e a Educação do povo brasileiro são precárias e o País carece de infraestrutura. Convém lembrar que no SUB 15 da Educação, o PISA, o Brasil está na rabeira das avaliações. Acho até, caro leitor, que concordamos com eles.

O atraso nas obras dos estádios certamente causou arrependimento nos dirigentes da FIFA por realizarem a Copa no Brasil. Na cabeça deles, o Brasil não é mesmo um País sério. Pior do que isso, há ameaça de grandes perturbações nas entradas dos estádios por ocasião da realização dos jogos: terrorismo internacional, crime organizado, traficantes, arrastões, organizações radicais, greves de sindicatos e manifestações contrárias à Copa.

Eu fui contra a realização da Copa no Brasil mas agora torço para que os turistas seja bem tratados, que gastem muitos dólares no País, que todos se alegrem com os excelentes jogos de futebol que assistirão e finalmente, que o Brasil seja campeão.

Pra frente Brasil!

Abraço.

CEARÁ: ESTADO DE EXTREMOS

CEARÁ CEARÁ: ESTADO DE EXTREMOS

O Ceará, abaixo da média brasileira no PISA, está na vanguarda das aprovações do ITA.

Olá.

O PISA é uma avaliação internacional dos conhecimentos adquiridos por estudantes de aproximadamente 15 anos pertencentes a 65 países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Três disciplinas são avaliadas: Matemática, Leitura e Ciências. A avaliação é feita de 3 em 3 anos. Na última avaliação (2012), o Brasil ocupou o 58 lugar .

O governo está preocupado com o fraco desempenho dos estudantes brasileiros porque os índices que avaliam a Educação estão associados ao desenvolvimento do País. De imediato, incluiu Ciências nas provas de avaliação brasileiras que examinavam apenas Matemática e Português.

A nota média brasileira no PISA é 402. Estado primeiro colocado, Espírito Santo, com nota 423,2. Em último lugar está Alagoas com nota 347,8. São Paulo está em 7 lugar com nota 414,2, portanto, acima da média brasileira.

Assim como qualquer classificação essa do PISA é alvo de críticas pelo fato de que toda amostragem contém imprecisões, mas nos dá uma boa ideia do nível de aquisição de conhecimentos dos estudantes dos países integrados à OCDE.

Todos sabemos que o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) está entre as melhores escolas de Engenharia da América Latina com vagas muito disputadas. O Ceará, abaixo da média brasileira no PISA, com nota 387,  está na vanguarda das aprovações no ITA! Explicação: a partir de 1980 várias escolas do Estado do Ceará fazem preparação focada no vestibular do ITA, valorizando as disciplinas de Exatas.

Como se vê caro leitor, o Ceará é um estado de extremos na área de Educação.

Abraço.

Ir para a home do site
Todos os direitos reservados - 2009- Rádio e Televisão Record S/A
exceda.com