CRIANÇAS FORA DAS ESCOLAS

 CRIANÇAS FORA DAS ESCOLAS

O perigo reside nas ruas, onde o aprendizado é da pior qualidade, uma verdadeira fábrica de bandidos.

Olá.

Em 2013, 2,8 milhões de brasileiros de 4 a 17 anos estavam excluídos dos sistemas de ensino. A maior parte trabalha, o restante pertence à geração nem-nem, nem estudo e nem trabalho. Aí reside o perigo. Nas ruas o aprendizado é da pior qualidade: roubo e drogas.

Para se pensar em ensino, antes se deve acomodar todas essas crianças em salas de aula de escolas que funcionem com os requisitos mínimos: professores que recebam pelo menos o piso do magistério, que é uma vergonha (R$1918,00), política de carreira, professores concursados com formação continuada, número adequado de alunos na sala de aula, laboratórios, biblioteca, quadra esportiva e direção competente.

Para construir e equipar escolas para 12,8 milhões de alunos o governo deveria investir em torno de 13 bilhões de reais. Uma vez prontas, seria preciso manter essas escolas. Para isso, 13 bilhões por ano.

Caro leitor, tudo isso para instalar os jovens que não frequentam escolas. Imagine o investimento necessário para manter em funcionamento as escolas já existentes.

O atual governo vai ter muito o que fazer na área de Educação. Espere que comece logo. O novo ministro da Educação não é da área mas talvez seja um bom administrador. Veremos!

Abraço.

 

 

1918!

 1918!

A primeira providência para aperfeiçoar o ensino brasileiro está na valorização do magistério.

Olá.

O novo ministro da Educação, Cid Gomes, informou que o piso salarial dos professores que atuam nas escolas públicas federais passará para 1918 reais. Além disso informou que o MEC publicou as notas do ENEM. Assim os alunos que se inscreveram no SISU poderão, se aprovados, fazer matrícula em escolas federais ou pleitear bolsas de estudo no PROUNI ou ainda, recorrer ao FIES para financiamento.

O ministro prometeu, ainda, que em dois anos reformará o Ensino Médio.

Na verdade, para colocar o nosso Ensino Básico em condições razoáveis de funcionamento será necessário trabalhar com afinco durante pelo menos dez anos.

Caro leitor, veja só o trabalho que está esperando pelo senhor ministro:

- Readequar o currículo das escolas existentes que formam professores;

- Uma diarista que realiza serviços domésticos recebe em torno de 2400 reais, por mês. Como convencer um jovem estudante a frequentar uma escola de formação de professores para ganhar 1918 reais por mês?

- Em torno de 13 milhões de crianças de 4 a 17 anos não frequentam escola atualmente. Será preciso construir prédios escolares com boas e completas instalações. Habitá-los com professores, diretor, funcionários... É tarefa gigantesca;

- Reformar e equipar todos os prédios escolares em funcionamento;

- Trabalhar só com professores concursados e oferecer a eles formação continuada;

- Em paralelo, aos poucos, deve-se introduzir tecnologia no ensino.

Bem, sejamos otimistas, o reajuste do piso salarial foi de 13%. De 13% em 13% chegaremos lá, se a inflação permanecer nos níveis atuais.

Parabéns pelo cargo senhor ministro. Seja feliz!

Abraço.

O PRONATEC NA BERLINDA

 O PRONATEC NA BERLINDA

Excelente programa mal administrado.

Olá.

Ao concluírem o Fundamental II muitos estudantes interrompem os seus estudos. Outros iniciam o Ensino Médio e desistem. Para esses estudantes o caminho que conduz a um diploma em escola superior é muito longo. O seu potencial poderia ser aproveitado em escolas técnicas.

O governo mantém excelentes escolas técnicas mas suas vagas são muito disputadas. Para cobrir essa lacuna o governo criou o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). São metas ambiciosas: de 2015 a 2018, abertura de 12 milhões de novas vagas.

Os auditores da Controladoria Geral da União (CGU) encontraram muitas falhas na aplicação do programa, entre elas a falta de exigência do MEC para prestação de contas. Foi observado a falta de professores e condições mínimas de funcionamento em algumas escolas. Isso não é novidade, nosso governo tem-se caracterizado pela má administração dos recursos empregados. Ótimos programas são mal executados. Assim acontece com a aplicação de verbas no Ensino Básico, com o Ciência sem Fronteiras, com o Mais Médicos e com a expansão das universidades federais.

Deposito as minhas esperanças na nova equipe de governo, que ela consiga realizar o PRONATEC, excelente programa.

Abraço.

TODOS PELA EDUCAÇÃO

 TODOS PELA EDUCAÇÃO

A Educação dos jovens não é de responsabilidade exclusiva da escola, mas da família também.

Olá.

O Movimento Todos pela Educação (TPE) preocupa-se com o acesso às escolas e com a qualidade do ensino brasileiro. Segundo Mozart Neves Ramos, que faz parte da direção do TPE, a Educação dos jovens não é de responsabilidade exclusiva da escola, mas da família também.

É preciso mobilizar diretores, coordenadores, funcionários em geral, professores, alunos e pais para se obter bons resultados no ensino.

O TPE lançou uma agenda de 5 atitudes a serem tomadas pelos pais em prol do sucesso de seus filhos:

- Valorizar os professores, a aprendizagem e o conhecimento;

- Promover habilidades importantes para a vida e para a escola;

- Colocar a educação escolar no dia a dia;

- Apoiar o projeto de vida e o protagonismo dos alunos;

- Ampliar o repertório cultural e esportivo.

Parabéns, TPE, excelente contribuição.

Abraço.

 

USP TOP 10

USP 300x127 USP TOP 10

A USP é TOP 10 entre as 100 primeiras universidades de países emergentes.

Olá.

A Times Higher Education (THE) publicou o novo ranking das universidades de países emergentes. Aleluia! A USP é TOP 10! Quatro universidades brasileiras estão classificadas entre as 100 melhores: USP - décimo lugar, UNICAMP - vigésimo sétimo lugar, Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - sexagésimo primeiro lugar e UNESP - nonagésimo sétimo lugar.

O índice é baseado em cinco indicadores: trabalhos em inovação, qualidade de ensino, impacto das citações e pesquisa e alcance internacional.

Aí estão as 10 primeiras: PEQUIM (China), TSINGHUA (China), TÉCNICA DO ORIENTE MÉDIO (Turquia), CIDADE DO CABO (África do Sul), ESTATAL DE MOSCOU (Russia), NACIONAL (Taiwan), BOGAZICI (Turquia), TÉCNICA DE ISTAMBUL (Turquia), FUDAN (China) e USP (Brasil).

China e Turquia têm três cada país entre as dez primeiras. O Brasil tem quatro entre as cem primeiras, enquanto a China tem vinte e sete.

Bem, o caminho já conhecemos para valorizar nossas universidades: a internacionalização. Vamos aguardar progressos.

Abraço.

ENEM 2013

 ENEM 2013

Percebendo distorção na classificação publicada o MEC resolveu fazer uma nova classificação contabilizando o mesmo número de alunos por escola.

Olá.

O MEC publicou os resultados do ENEM 2013 por escolas.

Observações:

- Entre as 100 maiores notas na parte objetiva, 28 são de escolas paulistas;

- A rede particular teve média 563,48 enquanto a pública, 499;

- O Colégio OBJETIVO é a escola campeã com média 741,94, na parte objetiva, tendo participado com 44 alunos. A seguinte colocada, Colégio Bernoulli obteve média 722,64, na parte objetiva, tendo participado com 300 alunos.

Para uma comparação justa entre essas duas escolas (primeira e segunda colocadas) deveríamos verificar a média dos primeiros 44 do Colégio Bernoulli e comparar essa média com a obtida pelo Colégio OBJETIVO;

- O MEC percebendo a distorção existente na classificação resolveu fazer uma nova considerando as médias dos 30 primeiros alunos de cada escola. O Colégio OBJETIVO, de primeiro passou para o décimo quinto lugar e o Bernoulli, que estava em segundo, passou para o primeiro. O Colégio Bandeirantes, que estava em vigésimo primeiro lugar, passou para o segundo.

Caro leitor, cabe aqui uma sugestão, impor um número mínimo de participantes por escola, por exemplo, 30! Classificar pela média dos trinta primeiros de cada escola;

- A Escola Técnica Estadual de São Paulo (ETESP) é a escola pública em melhor colocação no Estado de São Paulo.

Espera-se que as escolas recebam do MEC um relatório detalhado para possíveis correções de rumo.

Abraço.

 

2015

Ano 2015 300x168 2015

Votamos em 2014 para termos em 2015 um governo honesto e eficiente.

Olá.

A vida é um processo contínuo que não se interrompe só porque termina um ano e começa outro, mas tudo se passa como se cada novo ano fosse um recomeço de nossas vidas.

O novo ano renova a esperança em dias melhores. O povo brasileiro é otimista, acredita que um governo que se caracterizou pela má gestão e corrupção poderá se transformar num governo eficiente e honesto. Por isso, reelegeu a presidente Dilma.

Estamos juntos, eu também acredito na recuperação técnica, ética e moral do governo reeleito.

Desejo um bom recomeço a todos os brasileiros.

Por um Brasil melhor!

Abraço.

BOM 2015!

fogos 300x225 BOM 2015!

Saúde e sucesso para a família R7.

Olá.

Amigos do R7, leitores e blogueiros, desejo a vocês saúde e sucesso em 2015.

Para o nosso País, desejo: governo eficiente e honesto.

Sejam felizes.

Fiquem com Deus.

Abraço.

 

FELIZ NATAL

 FELIZ NATAL

Ho Ho Ho, Feliz Natal.

Olá.

Desejo à família R7, leitores, blogueiros, funcionários e demais integrantes, um Feliz Natal com seus familiares e amigos, na Paz do Senhor.

Sejam felizes.

Abraço.

 

 

ENEM NA USP?

USP 300x127 ENEM NA USP?

É possível que o ENEM seja aproveitado no vestibular USP 2016.

Olá.

O Jornal Folha de São Paulo noticiou que o reitor da USP, Marco Antônio Zago, reuniu-se com diretores da instituição para analisar o aproveitamento do ENEM no processo seletivo da universidade que dirige. A ideia me parece boa porque a USP seleciona para a segunda fase com uma prova de 90 testes enquanto o ENEM é constituído de 180 testes. Evidentemente com 180 testes é possível selecionar com maior precisão do que com 90.

Seria possível que a USP adotasse o ENEM como prova de primeira fase? Sim, seria, mas retardaria o seu processo seletivo, porque milhões de Redações deveriam ser corrigidas.

Seria possível a USP aproveitar como prova de primeira fase os 180 testes do ENEM sem considerar as notas das Redações? Creio que seria.

Os diretores falam em aproveitar o ENEM como processo alternativo. O que significa isso? Talvez que as notas do ENEM sejam aproveitadas apenas para algumas carreiras.

Enfim, a ideia é boa. Até hoje, a USP sempre procurou selecionar os candidatos mais aptos a ocupar as vagas oferecidas. Se aproveitar as notas do ENEM não será diferente.

Abraço.

Ir para a home do site
Todos os direitos reservados - 2009- Rádio e Televisão Record S/A
exceda.com