RANKING DAS UNIVERSIDADES

Ranking1 300x225 RANKING DAS UNIVERSIDADES

O caminho está traçado para projetar internacionalmente universidades brasileiras.

Olá.

O Ranking Times Higher Education (THE), da publicação britânica Thomson Reuters, a mais importante lista internacional de universidades, revela em sua última pesquisa que o Brasil não tem nenhuma universidade entre os top 200.

Para o editor da revista, Phil Baty, um país com o tamanho e importância econômica do Brasil deveria ter pelo menos uma universidade no top 200, aconselhando a obtenção de financiamentos de instituições privadas. Pesquisa requer verbas para segurar no Brasil talentos e contratar profissionais estrangeiros.

A USP voltou a ser a universidade mais bem classificada da América latina mas não é mais top 200, como já foi. Está classificada entre as posições 201 e 225. A UNICAMP está em segundo lugar no Brasil, mas não está está no top 300.

O vice-reitor da USP, Vahan Agopyan, justifica afirmando que a sua universidade não molda as atividades às classificações internacionais, mas às necessidades sociais (aumento do número de alunos, cotas, bônus etc.).

Para melhorar, além de obter financiamentos para pesquisas, é preciso aumentar o intercâmbio internacional e publicação de trabalhos em inglês. Para atrair talentos estrangeiros é preciso oferecer cursos em inglês.

Enfim, o caminho para projetar internacionalmente as universidades brasileiras é conhecido. Agora, é só trabalhar.

Abraço.

O FUTURO DO ENSINO BÁSICO

 O FUTURO DO ENSINO BÁSICO

Melhorar o Ensino Básico deve ser a prioridade do governo federal na área de Educação.

Olá.

Se pensarmos em qualidade o próximo governo da presidente Dilma terá tudo por fazer para que tenhamos um ensino básico eficiente.

Não faz muito tempo que iniciamos o processo de colocar as crianças na escola. Sob esse aspecto quantitativo estamos bem mas como consequência dessa providência tardia detemos o recorde de adultos analfabetos na América do Sul. No mundo, estamos em oitavo lugar.

Especialistas têm apresentado excelentes sugestões para melhora a Educação brasileira. O governo federal pode, a partir dessas sugestões, encontrar o caminho mas não basta um planejamento correto, é preciso gestão eficiente. Para isso será preciso reorganizar todos os setores administrativos da área de Educação e fiscalizar a distribuição de verbas para os Estados e Prefeituras.

Depositamos nossas esperanças no novo velho governo.

Abraço.

FUNDEB

CORRUPÇÃO Brasil 300x230 FUNDEB

Fraude nas aplicações das verbas destinadas ao Ensino Básico.

Olá.

O governo federal repassa as verbas destinadas ao Ensino Básico para os Estados e Municípios por meio do FUNDEB (Fundo da Educação Básica).

Foi constatado o desvio de verbas por meio de fraudes em licitações.

A Controladoria Geral da União (CGU) recomenda que o governo eleja um órgão nacional para monitorar os recursos do FUNDEB.

Consultado, responde o ministro da Educação José Henrique Paim: "nós não temos competência para fiscalizar as verbas estaduais e municipais. Quem tem competência são os tribunais estaduais".

Reconhece o ministro que é preciso melhorar a gestão, problema que afeta a maioria dos setores administrados pelo governo federal. No entanto, promete instalar um sistema on-line para monitorar a aplicação das verbas da União identificando fornecedores dos Estados e Municípios.

O desvio de verbas do FUNDEB é uma das causas do mal desempenho do nosso Ensino Básico. Existem muitas outras causas apontadas pelos especialistas em Educação.

A nossa esperança está depositada no próximo governo.

Abraço.

ANGLO, FELIZ ANIVERSÁRIO!

 ANGLO, FELIZ ANIVERSÁRIO!

O cursinho do Anglo tem a idade da USP: 80 anos.

Olá.

Os atuais proprietários do cursinho do Anglo já demonstraram que não têm nenhum interesse em conhecer a história da instituição de ensino que compraram.

Eu vivi boa parte dessa história e pesquisei junto aos professores Eduardo Celestino Rodrigues e Simão Faiguenboim o período anterior a mim e não poderia deixar passar em branco: o cursinho do Anglo completa em 2014, 80 anos de idade. Tem a idade da USP.

Como tudo começou? Em 1894, o educador português Antônio Guerreiro, estabeleceu sua escolinha na Avenida Liberdade - São Paulo. Era conhecida como Ginásio do Professor Guerreiro. Em 1918 passou a se chamar Ginásio Anglo Latino.

No início da década de 30, Léo Bonfim, politécnico, preparava candidatos para o vestibular da POLI (a USP ainda não existia). Seu aluno Eduardo Celestino Rodrigues ingressou em primeiro lugar. Em 1934, Celestino e Léo Bonfim instalaram um cursinho em sociedade no Ginásio Anglo Latino. Assim nasceu o Curso Anglo Latino, que mais tarde passou a se chamar Anglo Vestibulares ou simplesmente Anglo. Teve sucesso imediato. Na década de 40 chegou a aprovar os 11 primeiros classificados na POLI, entre eles o futuro prefeito de São Paulo Olavo Egídio. Em 1951, a direção passou para o professor Simão Faiguenboim que teve a colaboração dos professores Abram Bloch, Emílio Gabriades e Carlos Marmo. Bateu todos os recordes de aprovação. Chegou a aprovar 80% no ITA! Aprovava na POLI mais do que o conjunto dos concorrentes.

Em 1972, com o advento da apostila caderno, a metodologia de ensino do Anglo tomou forma definitiva, sendo utilizada até hoje.

Feliz aniversário, Anglo!

Abraço.

 

8 E 9 DE NOVEMBRO

enem 300x200 8 E 9 DE NOVEMBRO

O ENEM é um dos mais importantes vestibulares do País.

Olá.

Seguem alguma recomendações para os estudantes que realizarão as provas do ENEM em 8 e 9 de novembro:

- No dia 7 de novembro

Reconheça o local das provas e, se possível, o seu nome na lista de candidatos. Procure dormir cedo, com o tempo de sono adequado para você.

- No dia 8 de novembro, pela manhã

Alimente-se bem, sem inovações, lembrando-se de que poderá permanecer na sala de provas até o final da tarde. Organize o material (lápis, borracha, esferográfica, pequena régua, bolachas, água etc) para a prova. A prova terá início às 13h. Procure chegar ao local às 12h.

Na sala de provas, quando for autorizado o início, respire profundamente 10 vezes e leia com atenção a primeira questão. A natural ansiedade aos poucos desaparecerá.

Procure resolver numa primeira leitura da prova todas as questões fáceis para você. Numa segunda leitura, as trabalhosas e, finalmente, procure cercar a alternativa correta das questões difíceis.

Tempo de prova: 4h30min, aproximadamente 3 min/teste.

- No dia 9 de novembro

Vale tudo o que dissemos para o dia 8, com exceção do tempo de prova que será de 5h30min.

- O que fazer nos dias que precedem as provas?

Dar uma boa espiada nas provas do ano passado.

- Não se afobe

Nada de afobação de última hora, não dá para assimilar todo o programa em poucos dias, mas sim para dar alguns retoques em matéria já estudada.

Aí vai um conselho:

Valorize o que sabe,

você sabe muito.

Não supervalorize o que não sabe,

ninguém sabe tudo.

Boas provas.

Abraço.

 

 

 

ENSINO MÉDIO: AOS PAIS

escolhas 300x300 ENSINO MÉDIO: AOS PAIS

Escolha a escola adequada para seu filho em função do tempo que ele dedica para o estudo.

Olá.

O estudante está terminando o nono ano do Fundamental e é natural que os pais se preocupem em escolher a melhor escola de Ensino Médio para ele prosseguir os seus estudos.

Qual a melhor escola para o seu filho? É preciso inicialmente saber que tipo de estudante é o seu filho. Ele é estudioso, estuda diariamente as aulas dadas? Ou estuda somente em véspera de prova? Ou simplesmente não estuda? Se ele for do terceiro tipo, é mais indicado matriculá-lo numa escola técnica. O "fazer"do ensino profissionalizante poderá motivá-lo, porém se o desejo dos pais é encaminhar o filho para uma universidade, vamos observar que também existem três tipos de escola: exigente, reprova os alunos que não estudam; dificuldade média, para aluno que estuda pelo menos na véspera de prova e finalmente, as que pouco exigem do aluno: trabalhos para casa compensam as más notas das provas.

Convém colocar o aluno na escola adequada, para que ele não repita de ano. Terminado o Ensino Médio ele poderá adquirir motivação, fazer cursinho e recuperar o tempo perdido.

Qual a escola adequada? Só tem um jeito de saber: conversar com alunos, professores e com o coordenador da escola.

Feliz escolha!

Abraço.

 

SOMOS VÍTIMAS DE RANKINGS

Ranking 300x225 SOMOS VÍTIMAS DE RANKINGS

Somos as maiores vítimas dos rankings educacionais.

Olá.

Caro leitor, não param de estabelecer rankings que resultam de pesquisas internacionais na área de Educação e nós, sempre lá, na rabeira.

Desta vez, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) realizou pesquisa envolvendo 32 países sobre ensino e aprendizagem. Os dados do Brasil foram coletados em 2013, em 1070 escolas, aproximadamente 14 mil professores e cerca de 1,1 mil diretores.

A pesquisa revelou que controlar a bagunça e pedir silêncio aos alunos consomem 20% das horas dos professores em sala de aula. Esse desperdício é o maior entre as 32 nações pesquisadas. A média internacional é de 13%.

Para resolver tarefas administrativas os docentes gastam 12% do tempo de aula. Somando 20% + 12%, sobra apenas 68% do tempo para atividades de ensino.

Mais uma rabeira para o Brasil em pesquisas sobre Educação.

Caro leitor, que falta faz um diretor competente!

Perdemos de novo.

Somos as maiores vítimas dos rankings sobre Educação.

Abraço.

 

 

EDUCAÇÃO INFANTIL

creche1 300x205 EDUCAÇÃO INFANTIL

É muito importante que os pais opinem sobre o ensino que a escola oferece aos seus filhos.

Olá.

Certo o MEC ao se preocupar com a Educação Infantil, os alicerces do Edifício Educação, ouvindo os pais para avaliação de creches e jardins de infância da cidade de São Paulo.

Indicadores da avaliação:

- Disponibilidade da direção com a família

Verificar se os professores e os representantes da escola estão abertos ao diálogo sobre a qualidade de ensino;

- Organização do espaço escolar

Constatar se a escola tem espaços para recreação, leitura e aulas, além do cuidado com a saúde e higiene dos alunos;

- Brincadeiras

Identificar se a escola propõe atividades extra-curriculares que ajudam no desenvolvimento dos alunos;

- Formação dos Professores

Informar-se a respeito e verificar se a escola colabora na formação de seus professores;

- Planejamento Pedagógico

Procurar conhecer as diretrizes educacionais e as propostas de ensino da escola.

No próximo dia 17 de outubro realizar-se-a o Seminário Nacional de Avaliação da Educação Infantil, onde será debatida a política nacional para o setor.

Parabéns, MEC.

Abraço.

 

 

 

5 DE OUTUBRO

Eleições 2014 300x261 5 DE OUTUBRO

Para o bem do Brasil votaremos em representantes honestos, competentes e empreendedores.

Olá.

As próximas eleições renovam nossas esperanças por um País mais justo. Esperamos menos corrupção, menos desigualdade, menos burocracia, menos custo Brasil. Queremos mais infraestrutura, mais segurança, mais saúde e educação, mais transporte. Não queremos ter tudo isso de um dia para o outro, temos paciência, mas queremos observar progressos.

Felizmente vivemos num País democrático: teremos oportunidade de eleger novos representantes no próximo 5 de outubro.

Que Deus nos oriente para escolhermos gente honesta, competente e empreendedora.

Abraço.

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Surge uma nova profissão: lidar com bancos de dados.

Olá.

Não está fácil para um estudante que pretende estudar em escola superior escolher entre centenas de carreiras oferecidas aquela que melhor se adapta à sua personalidade. Agora surge mais uma, Tecnologia da Informação (TI).

A Gardner, empresa de consultoria em TI prevê que até 2015 o tráfego de pessoas na Internet será intenso, cerca de 3 bilhões de pessoas. Imagine-se a quantidade de informações que esse tráfego vai gerar.

Mais do que nunca, será importante saber lidar com bancos de dados e, especialmente, interpretá-los.

Várias instituições se propõem a oferecer cursos de Tecnologia da Informação voltados para interpretação dos dados  disponíveis para a resolução de determinados problemas. São elas: ESPM, FGV, Mackenzie, Universidade de Taubaté, Faculdade Band Tec.

É cada vez mais fácil acessar a informação. Tornam-se necessários profissionais que saibam lidar com isso.

Abraço.

Ir para a home do site
Todos os direitos reservados - 2009- Rádio e Televisão Record S/A
exceda.com