BULLYING

 BULLYING

Bullying é a ação maldosa de um grupo de estudantes sobre um colega.

Olá.

É preciso reconhecer que uma boa parte de nossos estudantes só se preocupa com aquilo que lhe possa dar prazer. Sofrerão as consequências na idade adulta. Levam para a escola uma agressividade que trouxeram de casa. Essa agressividade leva ao bullying.

O que é bullying? É a ação maldosa de um grupo de estudantes sobre um colega. De início, só com palavras, culminado com agressão física.

Quais são as vítimas do bullying? Estudantes homossexuais, gordinhos, magricelas, baixinhos, tímidos, nerds, garotas muito bonitas ou muito feias, etc.

É tão grave o problema que grandes escolas recorrem a seguros contra bullying, uma vez que pais começam a recorrer à Justiça em defesa de seus filhos vitimados.

Bullying dentro da escola é responsabilidade da mesma! Os coordenadores devem ficar atentos cortando o mal pela raiz, assim que aparecerem as primeiras manifestações.

Caro leitor, quanta maldade existe em corações humanos!

Abraço.

 

 

 

FESTAS DOS UNIVERSITÁRIOS

Balada USP 300x225 FESTAS DOS UNIVERSITÁRIOS

Para evitar estupros em festas de estudantes, somente controlando a venda de bebidas alcoólicas, segurança eficiente e muita reza.

Olá.

Estupro de estudantes universitárias é um problema mundial. Em universidades americanas uma em cada cinco estudantes sofreu estupro ou tentativa.

Em geral, o estupro acontece em festas dos alunos. A Universidade de Virgínia resolveu cancelar as festas.

As vítimas se calam por vergonha ou por medo. Uma estudante de 18 anos da Universidade de Virgínia foi estuprada e espancada por 7 colegas. Veio a público e causou espanto na população.

Estudantes da Faculdade de medicina da USP romperam o silêncio, embora tardiamente. A justiça está processando os culpados e, certamente, vai penalizá-los.

A bebida alcoólica, quando tomada em excesso, transforma os seres humanos em animais irracionais. Tudo pode acontecer, estupros e assassinatos.

Tolerar o crime de estupro significa permitir que ele se alastre por toda a sociedade.

Festa de alunos, somente com controle na venda de bebidas alcoólicas, câmeras instaladas nos pontos estratégicos e um grupo de profissionais de segurança cadastrados na direção do evento. E rezar!

Abraço.

MAIS DINHEIRO, MENOR EFICIÊNCIA?

dinheiro voando 300x187 MAIS DINHEIRO, MENOR EFICIÊNCIA?

Causas: falta de fiscalização, má gestão e corrupção.

Olá.

O Fundo de Manutenção e desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) foi criado com a finalidade de repassar as verbas federais de Educação para Estados e Municípios.

De oito anos para cá o FUNDEB tem aumentado os recursos repassados. Esperava-se com isso um aumento na eficiência do ensino ministrado pelas escolas de Ensino Básico da rede pública. Não aconteceu, ao contrário, houve retrocesso no ensino de muitas escolas do Norte e Nordeste, de acordo com as avaliações do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

Como se explica? Mais dinheiro, menos eficiência no ensino? Falta de fiscalização na aplicação das verbas, má gestão e corrupção em 73% das 120 prefeituras, constatada pela Controladoria Geral da União (CGU).

Assim não dá!

Abraço.

CURSOS SEMIPRESENCIAIS NA UNESP

Unesp 300x145 CURSOS SEMIPRESENCIAIS NA UNESP

Somente os cursos de Licenciatura da UNESP terão aulas semipresenciais.

Olá.

Sabemos das dificuldades financeiras das três universidades do Governo do Estado de São Paulo.

A UNESP resolveu reformular os seus cursos de Licenciatura que formam professores para o Ensino Básico. A principal mudança consiste em reservar 30% da carga horária para atividades didático-pedagógicas, ou seja, práticas de sala de aula.

A UNESP não tem dinheiro para contratar novos professores. Não havendo professores para eventuais ampliações de carga horária, serão adotadas aulas semipresenciais.

A utilização de aulas semipresenciais em cursos de Licenciatura não será estendida para cursos considerados mais importantes. Por isso é criticada por alguns professores. Enfim, o Magistério continua em baixa.

Abraço.

VAMOS APRENDER INGLÊS?

Tio Sam VAMOS APRENDER INGLÊS?

O Inglês é a língua mais falada pela comunidade científica.

Olá.

O estudante brasileiro tem que se convencer: se quiser exercer uma profissão em alto nível, a fluência em Inglês poderá lhe abrir portas.

O Inglês é a língua mais utilizada pela comunidade científica. As mais importantes universidades do mundo são americanas e inglesas. Russos e chineses procuram falar Inglês. Obama não fala Russo mas Putin fala Inglês.

Os candidatos ao Programa Ciência sem Fronteiras precisam ter fluência em Inglês para aproveitar estágios em universidades americanas, inglesas e canadenses.

A pesquisa científica em universidades brasileiras está em franco progresso, principalmente na USP que é responsável por 22,4% da produção científica brasileira, mas é preciso partir rumo à internacionalização. Para isso, é preciso acabar com a burocracia e facilitar a entrada no País de professores estrangeiros. É preciso oferecer cursos em Inglês, publicar pesquisas brasileiras em Inglês. Os estudantes de graduação e pós-graduação precisam de fluência em Inglês para acompanhar as aulas oferecidas nesse idioma e para acompanhar as publicações de universidades estrangeiras.

Vamos aprender Inglês?

Abraço.

FUVEST 2015

 FUVEST 2015

Candidatos, essa foi apenas uma batalha, haverá outras. Vamos prosseguir com determinação.

Olá.

Como era de se esperar a prova de primeira fase da FUVEST 2015 foi muito bem elaborada, avaliando assuntos fundamentais do programa e, certamente, selecionará para a segunda fase os alunos mais bem preparados.

10,2% dos candidatos inscritos não compareceram, provavelmente os menos competitivos.

As notas de corte somente vão surgir após a correção da prova. A natural ansiedade dos candidatos leva à comparação desta prova com a do ano passado. Deixando de lado que no ano passado havia um número maior de candidatos, isso pode interferir, tenho a impressão de que Matemática, Física e Literatura deste ano apresentaram maior dificuldade do que no ano passado. Se essa impressão se confirmar, as notas de corta vão diminuir.

Bem, esta batalha terminou. Alguns venceram, outros perderam. Há muitas outras batalhas pela frente.

Candidatos, vamos fazer como os grandes campeões de tênis: esquecer do ponto disputado e concentração no ponto seguinte. Espero que tenham conseguido transformar o seu conhecimento adquirido em acertos de questões. Se for suficiente para prosseguir no concurso, ótimo. Se não for, ótimo também. A experiência adquirida lhes proporcionará condições para prosseguir na luta. Sucesso. Sejam felizes!

Abraço.

 

A ETERNA FALTA DE CRECHES EM SÃO PAULO

 A ETERNA FALTA DE CRECHES EM SÃO PAULO

Será que a falta de vagas em creches e pré-escolas estará resolvida até 2016?

Olá.

A Prefeitura da Cidade de São Paulo é responsável pela oferta de vagas em creches para crianças até 3 anos de idade e na pré-escola para crianças de 4 e 5 anos.

A fila de espera por uma vaga é enorme. Apoiadas pela Defensoria Pública, 17.836 crianças, até agosto último, conseguiram vaga na Justiça. A fila de espera começa a ser desmoralizada perante as famílias porque crianças com liminar conseguem passar na frente. O que fazer?

Em dezembro último a Justiça determinou que a Prefeitura de São Paulo criasse 150 mil vagas na Educação Infantil até 2016, sendo 105 mil em creches e o restante na pré-escola.

Será que a falta de vagas em creches e pré-escolas estará resolvida até 2016? Aguardaremos.

Abraço.

UNICAMP 2015: PRIMEIRA FASE

UNICAMP 300x288 UNICAMP 2015: PRIMEIRA FASE

As modificações introduzidas na prova tornaram-na mais eficiente.

Olá.

No último Domingo a UNICAMP realizou a prova de primeira fase de seu vestibular de 2015. Com base nos resultados dessa prova serão selecionados alunos para a segunda fase, na forma de questões discursivas.

A prova de primeira fase - UNICAMP 2015 apresentou modificações em relação à prova de 2014:

- O número de questões passou de 48 para 90;

- Os testes foram elaborados com 4 alternativas em vez de 5;

- Redação ficou para a segunda fase.

Mais de 70 mil estudantes fizeram a prova de primeira fase de 2015. Como era de se esperar os testes foram muito bem elaborados, com enunciados curtos. A prova foi elogiada por professores de cursinhos.

As modificações introduzidas na prova tornaram-na mais eficiente.

Parabéns UNICAMP!

Abraço.

TEMPOS MODERNOS

Tempos Modernos 300x174 TEMPOS MODERNOS

Continua sendo importante a presença dos pais nas reuniões com os professores.

Olá.

À medida que as mães dos alunos começaram a trabalhar fora de casa, foi aumentando o número de escolas de tempo integral.

Inicialmente, as escolas promoviam reuniões semestrais com os pais. Excepcionalmente eram chamados pela direção para resolver algum problema disciplinar.

Com o advento da Internet, a troca de mensagens com o diretor, coordenador ou professores possibilitou aos pais que trabalham controlarem a vida de seus filhos em tempo integral na escola. Algumas escolas utilizam o sistema de vídeoconferência para que pais se comuniquem com professores. O acesso pela internet aos relatórios de notas, frequência, comportamento etc, facilita bastante a vida dos pais. No entanto, apesar das facilidades proporcionadas pela tecnologia, continua sendo muito importante a presença dos pais nas reuniões convocadas pela escola.

Tempos modernos.

Abraço.

VAMOS DAR O PRIMEIRO PASSO?

Primeiro passo 300x181 VAMOS DAR O PRIMEIRO PASSO?

Para aperfeiçoar o Ensino Básico é fundamental que se pague dignamente o professor.

Olá.

A formação de professores para o Ensino Básico é realizada pelos tradicionais cursos superiores de Licenciatura.

Por que a relação candidatos/vaga é tão baixa nos cursos de Licenciatura? Porque o Magistério é uma profissão desvalorizada.

Os estudantes inscrevem-se nos vestibulares de Matemática, Física, Química e Biologia porque têm afinidade com essas disciplinas. Depois de formados, procuram trabalhar em bancos, laboratórios e na indústria. Em último caso prestam concurso na rede pública recebendo o salário equivalente ao de uma diarista que presta serviços domésticos.

De um novo governo, esperam-se ideias novas. O primeiro passo para sair da rabeira nas avaliações internacionais do Ensino Básico é pagar dignamente o professor.

Abraço.

Ir para a home do site
Todos os direitos reservados - 2009- Rádio e Televisão Record S/A
exceda.com