PARABÉNS UNICAMP!

 PARABÉNS UNICAMP!

A Unicamp passou a USP e lidera o ranking da revista THE.

Olá.

As nossas universidades também sofrem as consequências da grave crise que tomou o País. Greves de professores e demais funcionários, verbas deficientes, queda no número de alunos, instalações com problemas e assim por diante.

Apesar disso, cinco universidades brasileiras comparecem entre as dez primeiras da América Latina no ranking de grande reputação realizado pela revista Times Higher Education (THE), que avalia as universidades nos quesitos ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectivas internacionais. No total, 81 instituições entraram na lista. Segue as lista com as 10 primeiras:

  1. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Brasil
  2. Universidade de São Paulo (USP) – Brasil
  3. Pontifícia Universidade Católica do Chile – Chile
  4. Universidade do Chile – Chile
  5. Universidade dos Andes – Colômbia
  6. Instituto de Tecnologia e Ensino Superior de Monterrey México
  7. Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) – Brasil
  8. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Brasil
  9. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) – Brasil
  10. Universidade Nacional Autônoma do México – México

O reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, afirmou que "é sempre um orgulho para a universidade estar bem posicionada nos rankings internacionais, pois é um reconhecimento do árduo trabalho que aqui realizamos para ter uma escola de excelência em todas as áreas em que atua. Temos agora um esforço extra para, apesar da grave crise que estamos atravessando, conseguir manter essa posição no cenário internacional".

Nem todas as universidades brasileiras podem almejar uma posição de excelência global. A missão principal de algumas é servir na comunidade local, as prioridades são diferentes. O fato é: imagine, caro leitor, se não estivéssemos em crise, se não existisse a corrupção, poderíamos estar classificados entre os melhores do mundo!

Parabéns Unicamp, pela primeira vez, passou a USP e ocupa a primeira colocação.

Abraço.

http://r7.com/fld6

ÉTICA

Ética 150x150 ÉTICA

Podemos escolher o nosso caminho.

Olá.

O que entendo por Ética?

Fazer a coisa certa, mesmo correndo o risco de eventual prejuízo. Temos a capacidade de escolher os nossos caminhos. Sou a favor do certo mesmo quando me prejudica e contra o errado, mesmo quando me favorece. Nem tudo que eu quero, eu posso. Nem tudo que eu posso, eu devo e nem tudo que eu devo, eu quero.

Competência e eficiência podem derrubar muralhas, desde que estejam envolvidas em muito esforço e abraçadas pela ética. Não existe moleza, nada é fácil, apesar de muitas vezes ser simples.

Lembro aqui um pensamento de Gandhi: "Um homem não pode fazer o certo em uma área da vida, enquanto está ocupado em fazer o errado na outra. A vida é um todo indivisível.".

Recentemente, vários acontecimentos têm levado brasileiros à indignação. Nossos líderes, e até a Justiça, que deveria ser igualitária, redentora e salvadora, fazem com que as pessoas sintam-se  injustiçadas e aí, se inicia em cada um de nós um perigoso julgamento para atenuar medos. Todos passam a querer a razão e a provar para si mesmos e para os outros, a tal da verdade, como se fosse única. Em momentos assim, cada um fica com a sua verdade e a ética, corre o risco de ficar fora das jogadas.

Todos nós deveríamos lembrar sempre de Martin Luther King: " Eu não sou quem eu gostaria de ser, eu não sou quem eu poderia ser, ainda, eu não sou quem eu deveria ser. Mas graças a Deus eu não sou mais quem eu era!".

Dias melhores virão.

Abraço.

http://r7.com/SA9Z

EDUCAÇÃO: FUTURO SUSTENTÁVEL

Brasil Brasileiro 150x150 EDUCAÇÃO: FUTURO SUSTENTÁVEL

A Educação para o desenvolvimento sustentável é uma dimensão particularmente importante da Educação de qualidade.

Olá.

Não é de hoje que os especialistas em desenvolvimento econômico apontam alguns caminhos que podem impulsionar o Brasil a crescer de maneira mais sustentável e eficiente: Educação de qualidade, desburocratização e juros mais baixos.

Uma sociedade educada em suas dimensões alavanca os níveis de saúde e de nutrição, de renda e dos meios de subsistência, conseguindo a erradicação da pobreza, a equidade e a inclusão. Vale observar que a qualidade da Educação, ou seja, a combinação do conteúdo da Educação e a excelência dos professores com as realizações reais e com o sucesso acadêmico dos estudantes, é muito importante. Apenas os anos de escolaridade não garantem uma Educação relevante para as vidas e carreiras dos cidadãos.

O ministro da Educação, Mendonça Filho, participou em Foz do Iguaçu do 16º Fórum do LIDE – evento que reúne líderes empresariais nacionais e estrangeiros. Destacou os pontos principais da agenda do MEC para as mudanças na área educacional: alfabetização de qualidade, em parceria com os municípios, formação e valorização dos professores, implantação da Base Nacional Comum Curricular e reformulação do Ensino Médio. De acordo com o ministro, será possível investir melhor no ensino de qualidade, uma vez que o problema não está na falta de recursos pois nos últimos anos o orçamento para o setor triplicou.

O fato é: a coisa toda não vai bem. As pessoas, de modo geral, sentem medo mas tentam ter esperança. O Brasil precisa crescer e buscar na Educação o futuro sustentável, com o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade das futuras gerações.

Abraço.

http://r7.com/2wWS

ALERTA: SUICÍDIO ENTRE JOVENS E ADOLESCENTES

ALERTA 150x150 ALERTA: SUICÍDIO ENTRE JOVENS E ADOLESCENTES

Suicídio entre jovens e adolescentes: é preciso falar sobre o tema.

Olá.

O tema Suicídio entre jovens e adolescentes tem estado em pauta, ou por conta do Jogo da Baleia Azul ( disputado nas redes sociais e que propõe desafios aos adolescentes tais como bater fotos ao assistir filmes de terror, automutilação, provocar doença e, na etapa final, cometer suicídio) ou mesmo pela apresentação da série de TV americana 13 Reasons Why (gira em torno de uma estudante que se mata após eventos provocados por indivíduos selecionados dentro de sua escola).

O índice cresce no país nas mais distintas faixas etárias.  A Organização Mundial da Saúde (OMS)  aponta que as causas mais frequentes que influenciam na retirada da própria vida são uso de álcool e drogas, perda ou luto e transtornos mentais, como a esquizofrenia. Na maior parte dos casos, as pessoas apresentam indícios de Depressão, independente de sexo, faixa etária ou qualquer outra característica.

Experiências de vida humilhantes (tais como fracasso na escola ou conflitos interpessoais, exacerbados por bullying ou até mesmo, cyberbullying, que é o bullying feito pelas redes sociais e internet), despontam como causas importantes relacionados às tentativas de Suicídio entre jovens e adolescentes.

Fica o alerta: jovens e adolescentes têm dificuldade de pedir ajuda. Pais e amigos devem estar constantemente atentos. A Depressão não diagnosticada pode ser confundida com agressividade por conta de uma fase difícil e as vezes, como não parece com os casos clássicos que levam as pessoas a ficarem na cama, pode passar sem ser percebida. Depressão é uma doença e pode ser tratada e curada. Ao perceber sinais de mudança de comportamento nos filhos e/ou amigos é preciso buscar ajuda de profissionais.

Abraço.

 

 

 

http://r7.com/nzYN

Novo Reitor na UNICAMP

UNICAMP 150x150 Novo Reitor na UNICAMP

Que bons ventos guiem a jornada do novo reitor.

Olá.

No próximo dia 19 a UNICAMP terá oficialmente um novo reitor: Marcelo Knobel, físico de 48 anos.

Ficará no cargo até 2021, pretende eliminar  o duplo salário recebido pela cúpula da universidade (incluindo o dele), equilibrar as contas em meio à crise econômica nacional e ampliar o diálogo com os professores e alunos.

Sabe da dificuldade financeira enfrentada pela UNICAMP ( encerrou o ano passado com um déficit orçamentário de R$ 253,9 milhões, contra o saldo negativo de R$ 99,6 no fim de 2015) e  defende a revisão dos mecanismos de inclusão étnico-racial na graduação.

Para ser efetivamente nomeado reitor da Unicamp, aguarda a avaliação final do governador Geraldo Alckmin. Com 52,6% dos votos válidos, ficou à frente de Rachel Meneguello (28,7%) e de Luís Alberto Magna (13,3%).

Vale destacar que, em 2016, a UNICAMP foi relacionada como a segunda  melhor universidade da América Latina no ranking específico da publicação britânica Times Higher Education (THE).

Desejo excelente trabalho ao novo reitor!

Abraço.

http://r7.com/EmEl

ENFIM SERÁ DADA A LARGADA PARA 2017

Carmen Miranda resize 21 282x300 ENFIM SERÁ DADA A LARGADA PARA 2017

Após o Carnaval será dada a largada para 2017!

Olá.

Na maioria das escolas o ano letivo teve início no final de janeiro. E as aulas? Ficaram em compasso de espera, aguardando o Carnaval, claro. Por isso, a frequência às aulas foi tão reduzida, as famílias se preparavam para comemorar a grande festa do povo brasileiro.

O Carnaval está terminando,  ainda teremos a quarta-feira de cinzas, tudo bem, mas por que alguns irão cabular quinta e sexta-feira? A ressaca do Carnaval, naturalmente.

Ano após ano, não há decreto federal que resista à vontade popular. O País somente começa a funcionar a pleno vapor após o Carnaval e a data base agora é segunda-feira, 6 de março.

O marasmo não é só nas escolas, na Educação... O efeito é geral!

Enquanto isso, vale lembrar que:

- O presidente Michel Temer sancionou a Reforma do Ensino Médio, um conjunto de novas diretrizes implementadas via Medida Provisória. A reforma flexibiliza o conteúdo que será ensinado aos alunos, muda a distribuição do conteúdo das 13 disciplinas tradicionais ao longo dos três anos do ciclo, dá novo peso ao Ensino Técnico e incentiva a ampliação de escolas de tempo integral;

- Os brasileiros aplaudem o combate à corrupção simbolizado pela Operação Lava Jato e o Poder Judiciário na figura do juiz Sérgio Moro mas repudiam tanto o Executivo quanto o Legislativo, os responsáveis diretos pela governabilidade do País;

- No Congresso, Senadores e Deputados insistem em desmerecer a confiança daqueles que deveriam representar. Cerca de dois terços dos brasileiros estão insatisfeitos com seus representantes políticos. Espero que se lembrem em quem votaram nas últimas eleições e tratem de fazer escolhas mais assertivas da próxima vez que forem convocados às urnas.

E lá vamos nós, com muita esperança, participar com os brasileiros da luta pelo sucesso do nosso País. Agora, gente, o ano começará pra valer!

Abraço.

http://r7.com/IM_t

SER VITORIOSO NO ESTUDO

Brasil SER VITORIOSO NO ESTUDO

Sendo vitorioso no estudo você pode mudar o País.

Olá.

O estudo está diretamente relacionado com aprendizagem.

A aprendizagem é um processo contínuo, como se fosse uma enorme escadaria. O estudante deverá subir degrau por degrau. No final, encontrará o seu diploma. Vitória!

Em cada degrau, os conhecimentos são adquiridos e servirão de base para subir ao degrau seguinte.

A aprendizagem se processa em dois tempos:

- Primeiro Tempo - na escola

O estudante deve chegar na escola com disposição para aprender, alimentado e descansado. O professor pergunta, ele responde. Tendo dúvidas ele pergunta e o professor responde. Assim procede um aluno participativo.

Meta: entender todas as aulas do dia.

- Segundo tempo - em casa

Para cada aula do dia, o estudante deve ler no material didático o assunto da aula e refletir sobre ele. Ainda deve resolver as tarefas propostas e anotar as dúvidas para que sejam tiradas no dia seguinte, com o professor ou colegas.

Meta: Fixar o conhecimento e concluir a aprendizagem. Aula dada, aula estudada.

Ocorre que não é fácil transformar esse procedimento em rotina. O estudante que conseguir será um vitorioso no estudo.

Por que ser vitorioso no estudo? No mínimo, para aumentar as chances de, com o desenvolvimento pessoal, mudar o País, melhorar o mundo! A importância é maior do que apenas buscar rendimentos pessoais ou empregos qualificados.

Abraço.

http://r7.com/KKoR

SAIU A LISTA DA FUVEST, E AGORA?

Escolha SAIU A LISTA DA FUVEST, E AGORA?

Capriche nas suas escolhas. Delas depende o seu futuro!

Olá.

A FUVEST divulgou hoje, quinta-feira (02/02), a lista de aprovados na primeira chamada do vestibular 2017. Foram convocados 8.845 candidatos para os cursos da USP e para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa e ainda, foi divulgada lista com 900 treineiros.

Para a primeira chamada a matrícula deverá ser feita em duas etapas obrigatórias: não presencial e presencial. A matrícula não presencial será realizada pelo site www.fuvest.com.br a partir das 9h do dia 6 de fevereiro até às 15h 45min do dia 7 de fevereiro, sem prorrogação do prazo. A etapa presencial ocorrerá nos dias 13 e 14 de fevereiro, nas próprias unidades onde os futuros alunos estudarão. Entre os dias 09/02 e 10/03 estão programadas divulgações de outras 5 listas de convocados, de modo a preencher as vagas eventualmente restantes.

Você está na lista?

Ótimo, parabéns, conseguiu uma vaga no disputadíssimo vestibular da FUVEST. Parabéns extensivos a seus pais e professores de Educação Infantil, Fundamental, Ensino Médio e eventual Cursinho. Faço votos para que mantenha o ritmo e consiga sucesso.

Nas aulas da faculdade, a didática característica dos cursinho cederá espaço para seus novos professores indicarem o caminho que deverão seguir. Você aprenderá a aprender cada vez mais por sua conta... E assim será em toda a sua vida profissional, sempre estudando para se atualizar e enfrentando novos desafios.

Você não está na lista?

Pena! Ocorre que se você é uma pessoa determinada, sabe bem o que quer. É jovem com 17, 18, 19, 20, 21... anos. Que diferença faz? Você adquiriu uma excelente base de conhecimento. Sobre essa base, com garra e perseverança, conseguirá atingir o nível necessário para conquistar a vaga desejada. Vale tentar novamente.

Cuidado para não cair no conto de se contentar com pouco, buscar encurtar caminhos e não pensar no seu futuro! Capriche nas suas escolhas, afinal, delas depende o seu futuro.

Decidir tentar de novo faz de você um vencedor. Você vai conseguir.

Abraço.

http://r7.com/KTmp

VOLTA ÀS AULAS

 VOLTA ÀS AULAS

Volta às aulas: momento de reflexão para a construção adequada do conhecimento.

Olá.

As férias passaram rapidamente e as aulas estão aí. Ano novo, vida nova, outros desafios! Momento para refletir...

Se você atravessou o ano passado ileso, sem nenhuma recuperação, com notas boas, prossiga agora no mesmo ritmo. Não se mexe em time que está ganhando. No entanto, se você não conseguiu ultrapassar certos obstáculos pelo caminho tais como recuperações e notas baixas, é preciso promover mudanças. Em ambos os casos, vale ficar atento às observações seguintes.

A aprendizagem se processa em dois tempos:

Primeiro tempo - Entender todas as aulas.

Chegue na escola no mínimo dez minutos antes do início das aulas, disposto a aprender, bem dormido e bem alimentado.

Participe ativamente das aulas. O professor pergunta, você responde. Se tiver dúvida pergunte e o professor responderá.

A meta é: completado o período de aulas você deverá ter entendido todas as aulas.

Segundo tempo - Completar a aprendizagem.

Após a refeição, descanse uma hora e comece a estudar. Aula dada, aula estudada.

Como se estuda uma aula? Leia no material didático e reflita sobre os assuntos dados em aula. Resolva as questões propostas, anote as dúvidas para tirar no dia seguinte com seu professor e ou colegas. Se você não conseguir se concentrar para o estudo, procure orientação com seus professores, coordenadores e/ou com um psicólogo.

Supondo que você entendeu as aulas dadas, estimo que possa estudá-las em até 3 horas. Faça uma pausa no meio do estudo.

Eu já repeti tudo isso várias vezes: água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.

No começo vai ser difícil, mas se você insistir adquirirá hábito de estudo. Lembre-se de que na vida há tempo para tudo. A sabedoria está em conseguir distribuí-lo entre a escola, estudo em casa, esporte, família, amigos e lazer.

Seja feliz e que 2017 seja um ano muito produtivo na construção adequada do seu conhecimento..

Abraço.

http://r7.com/uewP

COMO VAI A EDUCAÇÃO NO PAÍS?

fazer a diferença 1 COMO VAI A EDUCAÇÃO NO PAÍS?

A Educação deve ser encarada como eixo central de desenvolvimento do Brasil.

Olá.

Pergunto: como vai a Educação no País?

De acordo com o movimento Todos pela Educação, que avaliou os dados obtidos na prova Brasil e Saeb 2015, temos:

(I) No quinto ano do Ensino Fundamental, 54,7% das crianças aprenderam o considerado adequado em Língua Portuguesa e 42,9%, em Matemática;

(II) No nono ano do Ensino Fundamental, 33,9% % das crianças aprenderam o considerado adequado em Língua Portuguesa e 18,2%, em Matemática. Oito em cada dez municípios brasileiros têm menos de 25% dos alunos do nono ano do Ensino Fundamental aprendendo o adequado à sua série em Matemática. Nos últimos dez anos de pesquisa, nenhum município brasileiro teve mais de  75% dos alunos do nono ano do Ensino Fundamental aprendendo o suficiente em Matemática;

(III) No terceiro ano do Ensino Médio, 27,5% dos alunos tiveram aprendizado adequado em Língua Portuguesa e 7,3%, em Matemática;

Ainda, considere que:

(IV) Apenas 7,7% dos participantes do ENEM 2016 que fizeram o exame com o objetivo de conseguir o diploma do Ensino Médio foram bem sucedidos. E mais, no mesmo exame, apenas 77 alunos conseguiram tirar a nota máxima na redação (diminuição em relação aos anos anteriores) e 84.236 ficaram com nota zero (aumento em relação aos anos anteriores);

(V) O novo piso salarial dos professores será de R$2.298,80, a ser pago para docentes com formação de nível médio com atuação em escolas públicas com 40 horas de trabalho semanais;

(VI) De modo geral, as condições de infraestrutura das escolas são ruins. Existem pelo País problemas como  inexistência de energia elétrica, rede de esgoto e abastecimento de água, ausência de biblioteca e internet, salas de aulas em más condições, problemas com merendas, falta de espaço para prática de esportes etc, não apenas em zonas rurais;

(VII)  Mesmo com recursos do Fundeb,  o  fluxo de caixa de estados e municípios está prejudicado. O Governo Federal está buscando fugir da crise.

Respondo: de (I), (II), (III), (IV), (V), (VI) e (VII), podemos concluir que nosso modelo atual de gestão educacional está esgotado e que é urgente que a Educação seja eixo central de desenvolvimento no País.

Tenho esperança!

Abraço.

 

 

http://r7.com/zkWE