UNESP: VESTIBULAR DE INVERNO 2014

Unesp 300x145 UNESP: VESTIBULAR DE INVERNO 2014

As aulas somente terão início após o fim da greve.

Olá.

A UNESP é uma das três universidades do Governo do Estado de São Paulo. Oferece 130 cursos de graduação localizados em 21 cidades do Estado de São Paulo, em seu vestibular de final de ano. Possui 50 mil alunos e 3,7 mil professores.

Em seu vestibular de meio de ano, denominado vestibular de inverno, oferece 420 vagas em 8 cursos distribuídos em 5 Câmpus do interior de São Paulo.

A relação dos candidatos aprovados foi publicada. Estão previstas 3 chamadas (ver site da UNESP).

Cursos oferecidos neste vestibular de inverno: Agronomia em Ilha Solteira e Registro, Zootecnia em Dracena e Ilha Solteira, Engenharia Ambiental e de Controle e Automação em Sorocaba, Engenharia de Produção em Bauru e Engenharia Civil, Mecânica e Elétrica, em Ilha Solteira.

A carreira mais procurada foi Engenharia Civil, com 52,8 candidatos/vaga.

Dados sobre matrículas podem ser encontrados no site da UNESP. Sobre o início das aulas é preciso esperar como será resolvida a greve de alunos, professores e servidores por causa do congelamento de salários.

O período de inscrições para o vestibular de fim de ano UNESP 2015 está fixado entre 15 de setembro e 10 de outubro.

Abraço.

 

AINDA A GREVE

Geraldo Alckmin 300x200 AINDA A GREVE

Caro governador, abra os cofres e acabe com a greve.

Olá.

Continua a greve de professores e servidores das três universidades do Governo do Estado de São Paulo, USP, UNESP e UNICAMP.

Por que a greve? Porque os salários foram congelados.

Por que os três reitores gastam praticamente toda a verba de que dispõe para pagamento de salários? De quem é a culpa? Do governo estadual que incentivou a ampliação do número de vagas das três universidades sem reforço de verba. É evidente que o aumento do número de alunos tem como consequência o aumento de instalações, de professores e de funcionários.

Os reitores que se arranjem, diz o governo. Na UNICAMP e na UNESP os reitores oferecem melhorias nos benefícios e na jornada de trabalho. A USP apenas observa.

Caro leitor, qual a categoria profissional que aceitaria congelamento de salário?

Senhor governador, estamos perdendo tempo e prejudicando as três universidades com a greve. Abra os cofres e reforce as verbas das três universidades. É o que já deveria ter sido feito.

Abraço.

MÃO DE OBRA QUALIFICADA

Pronatec 300x168 MÃO DE OBRA QUALIFICADA

Mão de obra qualificada: garantia para o desenvolvimento do País.

Olá.

O governo federal anunciou o segunda etapa do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC): 12 milhões de vagas serão distribuídas em 220 cursos técnicos e em 646 cursos de qualificação, de 2015 a 2018.

O foco é qualificar mão de obra para o mercado de trabalho, aumentando o número de vagas de educação profissional oferecidas pelos institutos federais, escolas técnicas vinculadas a universidades e redes estaduais.

Aproximadamente 40% das matrículas do PRONATEC são de pessoas de baixa renda registradas no cadastro único de programas sociais do governo federal.

Parabéns ao governo federal que está no rumo certo: produção de mão de obra qualificada para garantir o desenvolvimento do País.

Abraço.

A COPA QUE SERIA NOSSA

Seleção 2014 300x179 A COPA QUE SERIA NOSSA

Procuram-se atacantes para a seleção brasileira.

Olá.

Caro leitor, Pelé avisou antes do início da Copa: pela primeira vez a seleção brasileira tem excelente defesa mas não tem bons atacantes, só Neymar é muito pouco.

Em sua história a seleção brasileira sempre teve ótimos atacantes: Friedenreich, Leônidas da Silva, Ademir de Menezes, Garrincha, Pelé, Tostão, Jairzinho, Julinho, Zico, Sócrates, Romário, Bebeto, Rivaldo, Ronaldo Fenômeno, Ronaldinho Gaúcho e muitos outros. Agora temos somente Neymar.

Possuímos a melhor zaga do mundo: David Luiz e Thiago Silva. Excelentes volantes: Hernanes, Fernandinho, Paulinho e Luiz Gustavo. Bons meias armadores: Oscar e William. Já tivemos Gerson, Didi, Zizinho, Rivelino, Jair da Rosa Pinto e Ademir da Guia.

Nosso fora de série é Neymar mas os nossos outros atacantes não tem nível para jogar numa seleção brasileira: Fred, Jô, Hulk e Bernard.

Os colombianos tiraram Neymar da Copa. Não sobrou ninguém no ataque brasileiro.

O Brasil enfrentaria a Alemanha numa semifinal. A Alemanha tem um time completo: boa defesa, bom meio de campo e bom ataque. Dizem os especialistas que é o melhor meio de campo da Copa.

Como enfrentar a Alemanha? Reforçando o meio de campo com os nossos bons volantes. Como atacante, apenas Hulk. Em vez disso, Felipão colocou os três atacantes inoperantes e enfraqueceu o meio de campo. Enfrentou os alemães de peito aberto como se tivesse um ataque formado por Pelé e Garrincha. Deu no que deu. O meio de campo enfraquecido sobrecarregou a defesa e sobraram vaias até para o nosso herói David Luiz.

Felipão aprendeu uma lição: time sem bons atacantes joga com humildade, na retranca, fortalecendo o meio de campo e a defesa. Justo o Felipão...

Deveríamos ter jogado contra a Alemanha com o meio de campo reforçado, três zagueiros e um único atacante aproveitável que temos: Hulk. Para sermos justos, futebol é um jogo coletivo que depende de entrosamento entre os jogadores. Esse time alemão tem cerca de 10 anos de existência, 6 de seus jogadores são do Bayern de Munique. O time brasileiro tem 1 ano e meio de existência, não participou das eliminatórias, portanto, jogou um número pequeno de partidas, insuficiente para um bom entrosamento.

Se a Copa do Mundo fosse uma competição contabilizada por pontos perdidos, venceria o melhor, mas não é. Entra o fator sorte no sorteio das chaves. O Brasil, por duas vezes, 1950 e 1982, teve o melhor time da Copa e perdeu. A Hungria perdeu com o melhor time em 1954 e a Holanda em 1974.

Na minha opinião, a classificação final deveria ser: Alemanha, Holanda, Argentina, França e Brasil.

Parabéns Alemanha, campeã com méritos. Parabéns Argentina pelo vice. Ensinou ao Brasil como se deve enfrentar a Alemanha, com os 11 jogadores atrás da linha da bola, jogando em contra ataques.

Agora a Copa América e as eliminatórias para a Copa de 2018 na Russia.

Procuram-se atacantes para a seleção brasileira.

Abraço.

NOSSO PRÓXIMO PRESIDENTE

BRASAO REPUBLICA 150x150 NOSSO PRÓXIMO PRESIDENTE

Nas próximas eleições, cabe a nós escolher o presidente com muito critério.

Olá.

Seja lá quem for o nosso próximo presidente, o que esperamos dele?

- Que respeite a vocação democrática do povo brasileiro;

- Que zele pela independência dos três poderes da República, Executivo, Legislativo e Judiciário;

- Que não interfira nos poderes dos nossos guardiões da democracia: a mídia livre e o Ministério Público;

- Que crie Conselhos Populares, mas somente para consultas, nunca com poder decisório. O que é bom para a ditadura de Lenin é ruim para a democracia brasileira;

- Que não seja corrupto e combata com veemência a corrupção no País;

- Que promova a Educação e Saúde brasileiras a padrões normais de civilização;

- Que seja orientado pelo nosso Deus misericordioso;

Cidadão brasileiro, vote consciente.

Abraço.

A COPA DO MUNDO SERÁ NOSSA!

Bandeira Nacional 150x150 A COPA DO MUNDO SERÁ NOSSA!

Seria sensacional um final Brasil X Argentina.

Olá.

Nossos dois zagueiros bons de bola, David Luiz e Thiago Silva, se encarregaram de liquidar a Colômbia. A truculência colombiana afastou Neymar da Copa. Recorramos ao passado:

- Pelé tinha 8 anos quando presenciou o choro de seu pai ao assistir a derrota do Brasil na Copa de 1950 e prometeu a ele presente-á-lo com uma Copa do Mundo. Cumpriu a promessa em 1958 mas Pelé não estava sozinho. Entre outros craques, contava com Garrincha;

- Em 1962 Pelé contundiu-se logo na primeira partida e ficou fora da Copa. Vencemos sem Pelé mas tínhamos Garrincha, Amarildo e Didi;

Agora estamos classificados entre os 4 melhores do mundo. Vamos enfrentar a Alemanha. Seria difícil vencê-la, mesmo com Pelé e Garrincha, mas não temos nem mesmo Neymar.

Eu acredito que o talento de Neymar será assimilado por 11 jogadores de caráter, competência e determinação e venceremos a Alemanha para, em seguida, vencer a Argentina ou Holanda.

Um final Brasil X Argentina seria sensacional! Pra frente Brasil.

Abraço.

A COPA DO MUNDO SERÁ NOSSA?

copa do mundo loja oficial da fifa 150x150 A COPA DO MUNDO SERÁ NOSSA?

Desta vez precisaremos de muita sorte para vencer a Copa.

Olá.

Frequentemente comparamos a Copa de 1950 com a Copa de 2014. São duas situações bem distintas. Em 1950 tínhamos, por todos reconhecido, a melhor equipe do torneio. Um trio atacante genial, Zizinho, Ademir e Jair da Rosa Pinto, liquidavam facilmente com os seus adversários. Deram de 7 na Espanha.

Perdemos do Uruguai, por quê? Os jogadores comemoraram o título no dia anterior ao jogo final. Deu no que deu.

Pelé tinha 8 anos quando presenciou o choro de seu pai ao assistir a derrota do Brasil diante do Uruguai e prometeu a ele que ganharia uma Copa para presenteá-lo. E cumpriu a promessa em 1958, mais Pelé não estava sozinho, entre outros grandes jogadores, contava com Garrincha e Didi.

Hoje a situação é bem outra. Não existe, como em 1950, uma equipe nitidamente superior às demais. Pelo menos 6 equipes, entre elas o Brasil, são candidatas ao título. Não temos um trio de atacantes geniais e nem Pelé. Temos apenas Neymar.

Com o Chile, pudemos observar o equilíbrio técnico entre as duas equipes. Na cabeça do técnico chileno: "anulem Neymar que venceremos". Anularam mesmo, a violência chilena contundiu seriamente Neymar. Jogou machucado durante a maior parte dos 120 minutos de partida. Chutou o penalti contundido e fez o gol.

O juiz anulou um gol perfeito de Hulk e deixou de apitar uma penalidade máxima a favor do Brasil. Finalmente, Júlio César nos salvou defendendo duas penalidades máximas e desviando uma, com o olhar, para a trave.

Desta vez vencemos sem ter a sorte do nosso lado (um gol anulado e uma penalidade máxima não concedida).

Amanhã enfrentaremos a excelente Colômbia. O que se espera da equipe brasileira? Que consiga o entrosamento tão esperado por todos nós, que jogue o excelente futebol que tem condições para exibir e que a sorte nos proteja desta vez.

Pra frente, Brasil!

Abraço.

O MEC EM AÇÃO

MEC 150x150 O MEC EM AÇÃO

79 faculdades brasileiras não poderão participar do PROUNI, do FIES e do PRONATEC.

Olá.

O MEC está desempenhando com eficiência a sua função fiscalizadora das faculdades brasileiras, abrindo processo contra 79 instituições de ensino superior. Tiveram péssima avaliação no Índice Geral de Cursos (IGC). Essas instituições nem ao menos tentaram sanar as deficiências apontadas.

As escolas penalizadas não poderão participar do processos eletivo do PROUNI nem participar do financiamento do FIES e nem mesmo fazer parte do PRONATEC. Elas serão chamadas pelo MEC para assinar um Termo de Saneamento de Deficiências.

Na lista das instituições penalizadas não há nenhum centro Universitário ou Universidade, apenas faculdades isoladas.

Agora é para valer. O MEC decidiu acabar com as fábricas de diplomas.

Abraço.

 

ENSINO BÁSICO: UM PROBLEMA COMPLEXO

 ENSINO BÁSICO: UM PROBLEMA COMPLEXO

Desafio para o próximo governo!

Olá.

O Senso da Educação Básica do IBGE nos informa que em 2013, pelo menos 3 milhões de crianças e jovens estavam fora das escolas, principalmente pela falta de infraestrutura e de sua localização.

A respeito do assunto, o jornal O Globo entrevistou pedagogos, gestores públicos e dirigentes de ONGs e chegou à seguinte conclusão informada na coluna notas e Informações de 02/05, no Jornal O Estado de São Paulo: das 278.049 escolas públicas e privadas do País apenas 195.656 funcionam efetivamente. As restantes ou estão com as atividades suspensas temporariamente ou estão desativadas por causa da reestruturação da rede. Por que isso? Devido à urbanização, escolas rurais foram se esvaziando e os alunos remanejados. A operação do remanejamento não está sendo realizada de modo eficiente gerando perda de alunos.

De acordo com a ONG Todos pela Educação, 30% das escolas de ensino básico não têm abastecimento de água da rede pública, 59,2% não têm acesso a Internet e apenas 9,15% funcionam de acordo com as normas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE).

O Ensino Básico é um complexo problema a ser resolvido pelo próximo governo.

Abraço.

UM RANKING A MAIS E…TUDO NA MESMA

Ranking 150x150 UM RANKING A MAIS E...TUDO NA MESMA

Entre 40 países avaliados o Brasil ficou em 38o
lugar.

Olá.

Caro leitor, mais um ranking de Educação, desta vez elaborado pela The Economist Intelligence Unit e Pearson Internacional. É o mais complexo dos rankings, leva em conta o PISA e diferentes avaliações ligadas a produtividade do País.

No planeta quase 200 países. Foram avaliados apenas 40, suponho que sejam os mais desenvolvidos na área da Educação. O Brasil, como sempre, está na rabeira, 38lugar. Não está tão mal, afinal são 200 países. Como sempre, a Coréia do Sul encabeça a lista.

Há muito por fazer para melhorar a nossa Educação. O Brasil tem priorizado a quantidade em detrimento da qualidademarginalizado o mérito.

É preciso começar...pelo começo: escolas bem instaladas e professores concursados bem remunerados. É obra para o próximo governo.

Abraço.

Ir para a home do site
Todos os direitos reservados - 2009- Rádio e Televisão Record S/A
exceda.com