TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Surge uma nova profissão: lidar com bancos de dados.

Olá.

Não está fácil para um estudante que pretende estudar em escola superior escolher entre centenas de carreiras oferecidas aquela que melhor se adapta à sua personalidade. Agora surge mais uma, Tecnologia da Informação (TI).

A Gardner, empresa de consultoria em TI prevê que até 2015 o tráfego de pessoas na Internet será intenso, cerca de 3 bilhões de pessoas. Imagine-se a quantidade de informações que esse tráfego vai gerar.

Mais do que nunca, será importante saber lidar com bancos de dados e, especialmente, interpretá-los.

Várias instituições se propõem a oferecer cursos de Tecnologia da Informação voltados para interpretação dos dados  disponíveis para a resolução de determinados problemas. São elas: ESPM, FGV, Mackenzie, Universidade de Taubaté, Faculdade Band Tec.

É cada vez mais fácil acessar a informação. Tornam-se necessários profissionais que saibam lidar com isso.

Abraço.

ENEM 2014 – COMENTÁRIO SOBRE A PROVA DE REDAÇÃO ENEM 2013 – PARTE IV

Olá.

A prova de Redação ENEM 2013 será comentada, a seguir, pela professora Thalita Serra de Castro, mestranda em Literatura Inglesa pela FFLCH-USP.

O ponto de partida desta orientação é convidá-los a ler a proposta de redação da última prova do ENEM:

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo (de até 30 linhas) na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Qual o objetivo da “Lei Seca ao volante”?

De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), a utilização de bebidas alcoólicas é responsável por 30% dos acidentes de transito. E metade das mortes, segundo o Ministério da Saúde, está relacionada ao uso do álcool por motoristas. Diante deste cenário preocupante, a Lei 11.705/2008 surgiu com uma enorme missão: alertar a sociedade para os perigos do álcool associado à direção. Para estancar a tendência de crescimento de mortes no trânsito, era necessária uma ação enérgica. E coube ao Governo Federal o primeiro passo, desde a proposta da nova legislação à aquisição de milhares de etilômetros. Mas para que todos ganhem, é indispensável a participação de estados, municípios e sociedade em geral. Porque para atingir o bem comum, o desafio deve ser de todos.         

Disponível em: www.dprf.gov.br. Acesso em: 20 jun. 2013.

ENEM 2013 1 300x167 ENEM 2014   COMENTÁRIO SOBRE A PROVA DE REDAÇÃO ENEM 2013   PARTE IV

Disponível em: www.brasil.gov.br. Acesso em: 20 jun. 2013.

ENEM 2013 2 300x216 ENEM 2014   COMENTÁRIO SOBRE A PROVA DE REDAÇÃO ENEM 2013   PARTE IV

Disponível em: www.operacaoleisecarj.rj.gov.br. Acesso em: 20 jun. 2013 (adaptado).

Repulsão magnética a beber e dirigir

A lei da física que comprova que dois polos opostos se atraem em um campo magnético é um dos conceitos mais populares desse ramo do conhecimento. Tulipas de chope e bolachas de papelão não servem, em condições normais, como objetos de experimento para confirmar essa proposta. A ideia de uma agência de comunicação em Belo Horizonte foi bem simples. Ímãs foram inseridos em bolachas utilizadas para descansar os copos, de forma imperceptível para o consumidor. Em cada lado, há uma opção para o cliente: dirigir ou chamar um táxi depois de beber. Ao mesmo tempo, tulipas de chope também receberam pequenos pedaços de metal mascarados com uma pequena rodela de papel na base do copo. Durante um fim de semana, todas as bebidas servidas passaram a pregar uma pega no cliente. Ao tentar descansar seu copo com a opção dirigir virada para cima, os ímãs apresentavam a mesma polaridade e, portanto, causando repulsão, fazendo com que o descanso fugisse do copo; se estivesse virada mostrando o lado com o desenho de um táxi, ela rapidamente grudava na base do copo. A ideia surgiu da necessidade de passar a mensagem de uma forma leve e no exato momento do consumo.

Disponível em: www.operacaoleisecarj.gov.br. Acesso em: 20 jun. 2013.

INSTRUÇÕES:

• O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.

• O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.

• A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.

Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:

• tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “insuficiente”.

• fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.

• apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos.

• apresentar parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto.

Fonte: INEP.

Comentário

A proposta de redação da prova do ENEM realizada no ano de 2013 teve como tema os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil. A partir da leitura da coletânea, pedia-se que o candidato redigisse um texto dissertativo-argumentativo, na modalidade escrita formal da língua portuguesa, sobre o assunto. O texto deveria ter no mínimo sete linhas e, no máximo, trinta. Deveria oferecer uma proposta de intervenção que respeitasse os direitos humanos. É preciso atentar ao fato de que a redação que apresentasse cópia dos textos da proposta ou do caderno de questões teria o número de linhas copiadas desconsiderado. Além disso, aquele que apresentasse parte do texto desconectada do tema proposto zeraria a redação.

O Texto I apresentou dados acerca dos acidentes no trânsito associados à ingestão de bebidas alcóolicas, e salientou que a Lei n. 11.705/2008 surgiu para alertar a sociedade acerca desse problema. Tal lei teria sido o primeiro passo dado pelo Governo Federal, acompanhado da aquisição de milhares de etilômetros, para estancar o crescimento de mortes no trânsito. No entanto, para surtir o efeito desejado, a ação precisaria contar com a participação de estados, municípios e da sociedade em geral.

O Texto II é um anúncio publicitário com os dizeres “Não deixe a bebida mudar o seu destino. Dirigir alcoolizado é crime e pode dar cadeia.” A imagem do anúncio é de um carro batendo de frente em um copo de cerveja, mostrando, com isso, que a combinação pode ser perigosa.

Os efeitos positivos da legislação no Rio de Janeiro foram evidenciados pelo Texto III: uma redução de 13% no atendimento hospitalar, uma diminuição de 27% das vítimas de acidente e também uma redução na média nacional de vítimas fatais. Outra informação interessante apresentada pelo infográfico é a de que 97% das pessoas entrevistadas aprovava o uso de bafômetros.

O Texto IV comenta uma medida criativa para incentivar a população a chamar um táxi depois de beber. Em um bar de Belo Horizonte, foram colocados ímãs nos copos e nos seus descansos: na face da bolacha em que havia a opção de dirigir desenhada, o ímã era de mesma polaridade que o do copo, causando repulsão imediata. Na face em que havia um táxi desenhado, o ímã era de polaridade contrária, causando atração entre o copo e o descanso e, consequentemente, entre ingerir bebida alcóolica e chamar um táxi. Segundo os organizadores, a ideia teria surgido da necessidade de transmitir a mensagem de uma forma leve e no momento do consumo, ou seja, enquanto ainda se pode reverter a situação.

Era fundamental que o candidato se concentrasse nos efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil. Ele poderia comentar que, com a lei, dirigir alcoolizado tornou-se um crime. O que era antes uma questão de preferência ou de habilidade do condutor, transforma-se numa questão de cidadania e de respeito ao próximo. O efeito mais imediato é a diminuição de mortes e do número de pacientes hospitalizados, como indica o quadro da coletânea.

O candidato poderia comentar ainda as campanhas publicitárias que, diferentemente da descrita no Texto IV, tem por objetivo aterrorizar as pessoas acerca desse problema, causando choque e desconforto, em lugar de realmente conscientizar.

Um dos principais problemas associados a essa questão é o de que a Lei só foi capaz de conter o avanço de acidentes de trânsito assim que implementada, quando havia uma fiscalização intensa nas ruas. Dois anos depois, o número de mortes no trânsito voltou a subir, pois o exame de bafômetro pode ser recusado pelo infrator e a população encontrou brechas na fiscalização, que tem horário para terminar e é facilmente burlada com aplicativos de celular ou twitter.

Entre as propostas de intervenção, seria interessante lançar uma que estivesse diretamente relacionada com o efeito da Lei Seca destacado pelo candidato ao longo de seu texto. Ele poderia propor que a multa, a retenção da habilitação e do veículo fossem aplicadas somente a quem se recusasse a fazer o exame de bafômetro; poderia sugerir que fossem retomados os acordos entre donos de bares e taxistas, para oferecer um desconto na corrida aos que ingeriram bebida alcóolica naquele recinto; ou poderia propor que o transporte público fosse oferecido durante a noite, uma medida realmente eficaz para a diminuição de acidentes causados por embriaguez.

Caros leitores vestibulandos: boa prova e abraço.

 

ENEM 2014: ORIENTAÇÃO SOBRE A PROVA REDAÇÃO – PARTE III

enem2 300x200 ENEM 2014: ORIENTAÇÃO SOBRE A PROVA REDAÇÃO – PARTE III

Redação é a disciplina mais valorizada nos principais vestibulares do País.

Olá.

Para falar da prova de Redação do ENEM convidei Dácio Antônio de Castro, professor de Português que atua há muito anos na área de vestibulares. Segue a sua orientação.

Ao se inscrever no ENEM, o participante deve estar consciente de que vai produzir uma Redação, no mesmo dia da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Neste dia – 9 de novembro de 2014, domingo –, ele terá 5h30 para responder as 45 questões da prova objetiva e escrever a Redação.

O tempo deve ser muito bem administrado, para que disponha pelo menos de 1h30 para ler, calma e atentamente, a proposta da Redação e os textos subsidiários, que podem ser   fragmentos de matéria jornalística, trechos de livro, reproduções de cartoons, quadrinhos, telas de pintura, objetos de escultura ou anúncios publicitários.

Definida a situação-problema levantada pela proposta, sugerimos que o participante releia os subsídios oferecidos, sublinhando passagens associadas ao tema e registrando, de imediato no rascunho, qualquer ideia despertada pelas leituras. Após este “aquecimento”, estarão aptos a produzir um texto dissertativo-argumentativo em prosa, a realizar uma reflexão escrita sobre o tema, que pode ser de ordem política, social ou cultural.

Na hora da Redação, os participantes têm que estar conscientes de que esse é o melhor momento para se mostrar a cara, confirmar a individualidade, revelar o grau de maturidade e a capacidade pessoal de expressão. Lembrem-se que os corretores são exigentes, passaram por um treinamento longo – em 2013, estendeu-se por um período de 136 horas, compreendendo a participação em módulos a distância e presenciais.

O que a Banca Examinadora espera dos participantes? Antes de tudo, que conheçam a Matriz de Referência para Redação, estabelecida em edital publicado pelo MEC-Inep. Esta matriz de referência está baseada em cinco competências e nos níveis de conhecimentos vinculados a elas. Vamos apresentar cada uma dessas competências em seu nível 5, considerado de excelência:

 I – Os participantes devem demonstrar excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e da escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.

II - Os participantes devem compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresentar excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

III – Os candidatos devem saber selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.

IV - Os candidatos devem demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Devem articular bem as partes do texto e apresentar repertório diversificado de recursos coesivos.

V - Os participantes devem elaborar muito bem uma proposta de intervenção para o problema abordado, detalhando-o, relacionando-o ao tema, articulando-o à discussão desenvolvida no texto e – muito importante – respeitando os direitos humanos.

Este é o ponto de partida para quem quer receber uma ótima avaliação na prova de Redação do ENEM.

Na próxima quinta-feira: comentário da prova de Redação do ENEM 2013.

Abraço.

ENEM 2014: REDAÇÃO – PARTE II

enem1 300x200 ENEM 2014: REDAÇÃO – PARTE II

Redação é a disciplina mais valorizada nos principais vestibulares do País.

Olá.

A inclusão de uma Redação entre as provas dos principais vestibulares do País gerou motivação para o ensino dessa matéria no Ensino Médio. No entanto, sendo prova de vestibular, é importante que haja precisão na apresentação dos resultados. Uma prova na forma de testes com 5 alternativas é corrigida com 100% de precisão. O mesmo não se pode dizer de uma prova de Redação. Embora os critérios de correção sejam bastante objetivos a aplicação de um critério tem um grau razoável de subjetividade. Dois corretores nem sempre dão a mesma nota para um mesmo trabalho.

A prova de Redação do ENEM é realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Trata-se de um órgão de grande competência que acumula muitos anos de experiência na área. Em 2013, corrigiu 4,9 milhões de redações.

Aproximadamente 7 mil avaliadores foram selecionados entre professores de português. Além disso, o INEP escolheu em torno de 600 professores com a função de supervisionar os trabalhos. Todas as redações são corrigidas por dois corretores independentes. Quando a diferença de notas for superior a 100 pontos a redação será levada a um terceiro corretor.

Parabéns ao INEP pelo excelente trabalho realizado no ENEM.

Na próxima terça-feira: orientação para a prova de Redação no ENEM.

Abraço.

ENEM 2014: NOCÕES GERAIS – PARTE I

enem 300x200 ENEM 2014: NOCÕES GERAIS – PARTE I

O ENEM é o vestibular mais importante do País.

Olá.

O ENEM atual é um exame vestibular muito bem elaborado pelo INEP, que visa selecionar os candidatos mais bem preparados para frequentar o curso superior. Seleciona alunos para as universidades federais, para o PROUNI, para o FIES, para o Ciência sem Fronteiras e, também, é utilizado nos sistemas de seleção das três universidades do Estado de São Paulo.

A orientação que iniciamos hoje será desenvolvida em 5 partes. Para começar, uma dica: para sair-se bem no ENEM basta estudar, estudar, estudar e ...aprender.

O ENEM se constitui de quatro provas com 45 testes cada uma e uma Redação, duas provas por dia.

Primeiro dia - 08/11

Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia).

Tempo: 4,5h.

Segundo dia - 09/11

Matemática, Redação, Linguagens e Códigos e suas tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira - Inglês ou Espanhol - Artes, Educação Física, Tecnologias da Informação e Comunicação).

Tempos: 5h30min.

Sugestões:

- Para revisão da matéria, estudar as três últimas provas do ENEM, que podem ser encontradas no site do INEP (www.inep.gov.br);

- Para enfrentar uma prova com 90 testes, no início da prova, se der "um branco, é normal. Respire profundamente 10 vezes e leia imediatamente a primeira questão, reflita sobre ela e resolva-a se for fácil para você, e passe para a segunda. Se for de dificuldade média e não conseguir engrenar o raciocínio, faça uma marca ao redor do número da questão e passe para a terceira. Se for difícil, faça nova marca e passe para a quarta e assim por diante, até a última questão. O seu cérebro permanecerá trabalhando nas questões marcadas. Numa segunda leitura, tente resolver as questões marcadas, consideradas por você de dificuldade média ou difíceis. Na terceira leitura, tente resolver as que restaram, as difíceis, procurando de forma inteligente cercar a alternativa correta quando possível. É como se fosse aquele joguinho, o Pega-Varetas:

a. De início, pegam-se as varetas soltas, as mais fáceis ( Primeira Leitura);

b. A seguir, as varetas apoiadas, de dificuldade média (Segunda Leitura);

c. Finalmente, as varetas bem presas lá no fundo, as difíceis (Terceira Leitura).

Na próxima quinta-feira: Redação no ENEM.
Abraço.

 

 

 

POR QUE FALTAM PROFESSORES?

Falta de professor 300x225 POR QUE FALTAM PROFESSORES?

Faltam professores porque o magistério é uma profissão desvalorizada.

Olá.

Pesquisa elaborada pelo Prof. José Marcelino de Rezende Pinto, da USP, revela que o número de professores licenciados nos últimos 20 anos seria suficiente para atender à demanda atual da rede pública, com exceção de Física, Ciências e Inglês. Em Ciências, as escolas quebram o galho com professores de Biologia e Inglês, com professores de Letras.

Pergunta-se: por que então, faltam cerca de 170 mil professores de Matemática, Física e Química na rede pública nacional? Respondendo: porque o magistério é uma profissão desvalorizada. Um professor licenciado quando toma conhecimento do salário oferecido pela rede pública, somente aceita lecionar se não encontrar outras alternativas de trabalho.

Ainda bem que os licenciados na área de Exatas e Biologia têm opções para trabalhar em bancos, pesquisas e laboratórios.

É preciso deixar claro: não faltam no País professores licenciados mas professores licenciados que se disponham a lecionar.

Acredito que um dia teremos Escolas de Formação de Professores e somente de Professores, com alta relação candidatos/vaga, consequência da valorização do magistério, que certamente virá.

Abraço.

OBRIGADO, ONG WORLDFUND

ThankYou 300x200 OBRIGADO, ONG WORLDFUND

Para motivar os alunos seria preciso mostrar-lhes como funciona a teoria na prática.

Olá.

A contextualização é um recurso de excepcional importância para os professores utilizarem nas aulas de Ciências Exatas e Biologia. Significa estabelecer ligações entre a teoria e o dia-a-dia do estudante, entender como funciona a teoria na prática. No entanto, para a sua correta utilização, é preciso cuidar da capacitação dos professores. É o que se propõe a fazer a ONG americana Worldfund: capacitar professores da rede pública brasileira para ensinar o conteúdo teórico do Ensino Médio com auxílio de experimentos práticos. Espera-se descobrir talentos nessas áreas.

Desde 2009, a ONG já capacitou em torno de 1,7 mil professores de São Paulo, Pernambuco e Rio Grande do Sul.

O investimento é feito com parceria de empresas privadas e, em 2014, atingirá cerca de 2 milhões de reais.

Só temos que agradecer à ONG Worldfund, mas existe uma solução consistente para resolver o problema do fraco desempenho do nosso Ensino Médio. Está em mãos dos governos. Qual seria? No nono ano do Fundamental, selecionar os alunos segundo o seu desempenho. Certamente a maior parte deveria ir para as Escolas Técnicas e a outra, para o Ensino Acadêmico. Seria preciso, evidentemente, que houvesse vagas para todos os alunos. Exatamente aí os governos deveria concentrar as suas verbas destinadas à Educação, na obtenção de mão de obra qualificada. Enquanto isso, nossos agradecimentos à ONG americana Worldfund.

Abraço.

O VESTIBULAR DA UNICAMP

UNICAMP 300x288 O VESTIBULAR DA UNICAMP

O vestibular da UNICAMP é um dos mais importantes vestibulares do País.

Olá.

Hoje fornecerei algumas informações importantes sobre o próximo vestibular da Unicamp.

- Inscrições até 11/09. Taxa de R$140,00;

- 3.320 vagas para 70 cursos;

- O ENEM pode ajudar. Não atrapalha;

- Primeira fase em 23/11, com 90 testes, seleciona para a segunda fase. Matérias: Língua Portuguesa, Literatura da Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Física, Química, Biologia, Inglês e Questões Interdisciplinares;

- Segunda fase e, 11/01, 12/01 e 13/01.

11/01: Redação, Língua Portuguesa e Literatura da Língua Portuguesa;

12/01: Matemática, História e Geografia;

13/01: Física, Química e Biologia;

Todas as questões da segunda fase são discursivas;

- Relação de obras Literárias: Já apresentada anteriormente, pode ser encontrada no site da Unicamp;

- Valor da primeira fase: 30% da nota final;

- Valor da segunda fase: 70% da nota final dos quais 20% destinam-se a Redação;

- Provas de habilidade Específica: Música (de 25 a 29 de setembro), Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Danças (de 19 a 22 de janeiro de 2015);

Boas provas.

Abraço.

 

 

DISCIPLINA NA SALA DE AULA

Palmatória 300x225 DISCIPLINA NA SALA DE AULA

Palmatória? O Brasil é campeão mundial de indisciplina nas salas de aula do Ensino Básico.

Olá.

De acordo com a Organização para a Cooperação de Desenvolvimento Econômico (OCDE), os professores brasileiros gastam, em média, 20% do tempo de aula para manter a disciplina na classe. Na pesquisa realizada pela OCDE o Brasil está classificado entre os países com pior nível de disciplina na sala de aula.

De quem é a responsabilidade pela disciplina na sala de aula? Dos pais, da direção da escola (diretor ou coordenador) e dos professores.

Os pais devem educar seus filhos ensinando-os a respeitar o próximo. Se o professor está falando para o aluno e este resolver conversar com seu colega, está caracterizada uma situação de desrespeito ao professor e a seus colegas que desejam aprender. Aluno mal educado, responsabilidade dos pais.

A direção da escola deve promover reuniões em separado com os professores, com os pais e com os alunos e deixar claro, com linguagem apropriada para cada grupo, que a escola tem a finalidade de ensinar o aluno que deve corresponder aprendendo. Estabelece-se uma regra de convivência na sala de aula: o aluno deve chegar na escola bem disposto, bem alimentado com o sono em dia e participar ativamente das aulas. Se tiver atitude inadequada atrapalhando a aula, deverá ser imediatamente encaminhado para a direção da escola que entrará em contato com seus pais.

Somente um comprometimento sério entre pais, direção da escola, professores e alunos permitirá acabar com a indisciplina na sala de aula.

Abraço.

FUVEST 2015

 FUVEST 2015

Uma dica: prepare-se bem porque as provas são muito bem elaboradas e, em geral, conseguem selecionar os melhores candidatos.

Olá.

O vestibular da FUVEST oferece vagas para os vários cursos da USP e para a Medicina da Santa Casa. A seguir, informações importantes sobre esse vestibular:

- Inscrições

De 28/08 até 08/09, exclusivamente pelo site www.fuvest.com.br. Taxa de R$145,00.

- Opções

O candidato somente pode optar por uma carreira, indicando por ordem de preferência quais os cursos deseja frequentar.

- Número de Vagas

11.057 vagas na USP e 100 na Santa Casa.

- Número de Candidatos

Somente será conhecido após as inscrições. No ano passado apresentaram-se 172.037 candidatos.

- Relações candidatos/vaga

Somente serão conhecidas após as inscrições. Não irão diferir muito das relações do ano passado, que poderão ser encontradas no site da FUVEST. No ano passado, a maior relação foi a de Medicina-Ribeirão Preto: 62,91.

- Provas

Serão realizadas em duas fases. A primeira selecionará candidatos para a segunda.

Primeira fase - 30/11, na forma de 90 testes envolvendo Português, Matemática, Física, Química, Biologia, História, geografia e Inglês. Haverá testes interdisciplinares.

Segunda Fase - 4,5 e 6 de janeiro de 2015, com questões discursivas.

Primeira prova: 10 questões de Português e Redação.

Segunda prova: 16 questões envolvendo Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia e Inglês.

Terceira prova: 12 questões. As disciplinas (duas ou três, variam em função da carreira. ver tabela no site).

- A relação de obras literárias (indiquei no post anterior) e as habilidades específicas podem ser encontradas no site da FUVEST.

Com essas informações pode-se ter uma ideia geral sobre o vestibular da FUVEST.

Boas provas.

 

Ir para a home do site
Todos os direitos reservados - 2009- Rádio e Televisão Record S/A
exceda.com