AS ESCOLAS TÉCNICAS FEDERAIS

Escola Técnica Federal de São Paulo 300x169 AS ESCOLAS TÉCNICAS FEDERAIS

Escola Técnica Federal de São Paulo - Modelo para ensino em todos os níveis da Educação brasileira.

Olá.

O PNE - Plano Nacional de Educação - prevê para os próximos anos a multiplicação das escolas técnicas de nível médio. É do que mais precisamos: formar profissionais qualificados em curto prazo.

As escolas técnicas federais apresentam um alto nível de ensino. Muitos dos formandos, em vez de entrarem imediatamente no mercado de trabalho, preferem prosseguir estudo em Escola Superior. Eu acompanhei, durante muitos anos, o desempenho de alunos da Escola Técnica Federal de São Paulo. Em nada ficam devendo a alunos dos melhores colégios particulares de São Paulo.

Temos esperança de que, um dia,  escolas públicas de Ensino Médio funcionem com a mesma eficiência da Escola Técnica Federal de São Paulo.

Um pouco de história: o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP), antigo Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo (CEFET/SP) e antiga Escola Técnica Federal de São Paulo, é uma instituição que oferece educação de níveis superior, básico e profissionalizante.  Foi criada em 1909, voltada para a formação de operários e contramestres. Entre 1960 e 1990 formou técnicos de nível médio para as áreas de Mecânica, Edificações, Eletrotécnica, Eletrônica, Telecomunicações, Processamento de Dados e Informática Industrial.  A partir de 2000 houve expansão da oferta de ensino e atualmente, tem aproximadamente 8.000 alunos matriculados.  Atua nos seguintes níveis e modalidades: Ensino Médio Integrado, Cursos de Engenharia, Cursos de Tecnologia, Cursos de Licenciatura, Cursos de Pós-Graduação e Cursos Técnicos. Em 2009 foi considerada a melhor escola pública do Estado de São Paulo, de acordo com sua classificação no ENEM.

Abraço.

Ir para a home do site
Todos os direitos reservados - 2009- Rádio e Televisão Record S/A
exceda.com