QUE TAL UM CURRÍCULO MÍNIMO PARA O ENSINO MÉDIO?

Decoração minimalista 300x179 QUE TAL UM CURRÍCULO MÍNIMO PARA O ENSINO MÉDIO?

Decoração Minimalista: os objetos devem ser poucos, essenciais e importantes. Currículo Mínimo: os assuntos abordados devem ser os mais importantes de modo a caberem num único período de aulas.

Olá.

Caro leitor, estamos examinando hipóteses no sentido de aperfeiçoar o Ensino Médio brasileiro. No último post analisamos a possibilidade de se oferecer aos alunos dois cursos distintos, como antigamente: Clássico e Científico. Recusamos essa hipótese por bater de frente com os principais vestibulares.

Hoje, apresentarei uma sugestão: currículo mínimo, todas as aulas num único período reservando o outro período para estudo em casa.

Você já examinou livros didáticos utilizados no Ensino Médio? Impossível um aluno médio assimilar o volume de informações neles contido. Os autores seguem o currículo e procuram fazer trabalho o mais completo possível para não se exporem a críticas. Nesse ponto, tem razão o ministro Mercadante: é preciso refazer o currículo. Como?

Toda disciplina tem uma teoria mínima construida sobre conceitos fundamentais para a sua assimilação. A ideia de teoria mínima foi exposta pela primeira vez pelo saudoso professor Carlos Marmo, meu irmão, em seu curso de Geometria Descritiva por volta de 1950.

Uma comissão de autores de cada disciplina tem competência para determinar a teoria mínima de sua disciplina, livrando assim os alunos da tortura de conhecer detalhes insignificantes(notas de rodapé). Até mesmo os professores, com a ansiedade de completar o programa, tratam em aula com a mesma importância assuntos fundamentais e detalhes da matéria. Dá para notar nas provas propostas aos alunos.

O currículo deve caber em um período de aulas. No período seguinte o aluno deve estudar as aulas do dia: aula dada, aula estudada. Insistindo:

Em aula, o aluno participa e...ENTENDE!

Em casa, faz e...APRENDE!

Claro, o ideal, como pensam os franceses, seria estudar na escola com apoio de professores. É um luxo com o qual não podemos sonhar. Eu já aprendi: faltam verbas.

Abraço.

Ir para a home do site
Todos os direitos reservados - 2009- Rádio e Televisão Record S/A
exceda.com