INCLUSÃO COM MÉRITO

PIMESP INCLUSÃO COM MÉRITO

Parabéns ao Governo do Estado de São Paulo pela criação do Programa Inclusão com Mérito para ingresso nas universidades públicas paulistas.

Olá.

A eficiência de uma escola depende de vários fatores, entre eles a qualidade dos alunos que recebe. Programas de inclusão social de alunos carentes nas universidades são propostos em vários Estados brasileiros. O governo federal conseguiu aprovar no Congresso a Lei de Cotas, que desconsidera o mérito dos alunos para efeito de ingresso nas universidades federais.

O Governo do Estado de São Paulo pode se orgulhar por manter três universidades classificadas entre as melhores da América Latina: USP, UNESP e UNICAMP. Resolveu aderir à Lei de Cotas criando um programa de inclusão exemplar para o País: Programa de Inclusão com Mérito no Ensino Superior Público Paulista (PIMESP).

Trata-se da criação de um colégio pré-universitário especial denominado Colégio Comunitário, com as seguintes características:

- Os alunos que concluirem o Ensino Médio poderão optar pelo Colégio Comunitário em função de suas notas no ENEM e no SARESP;

- Dois anos de curso;

- Terminando o primeiro ano o aluno poderá prestar vestibular utilizando a bonificação tradicional;

- Formação abrangente com disciplinas tradicionais e específicas, como Ética e Filosofia;

- Concluindo o curso o aluno receberá diploma de Ensino Superior de Curso Sequencial, podendo participar de concursos e, ainda, cursar mais um ano no Centro Paula Souza e obter o diploma de tecnólogo;

- Finalmente, com o certificado em mãos, o aluno poderá se engajar no curso pretendido da universidade, agora com conhecimentos suficientes para acompanhá-lo.

O governo pensa em estender esse programa para FATECs e ETECs.

Enfim, um Programa de Inclusão com Mérito que está sendo elaborado em conjunto com os três reitores. Claro que precisará de verbas especias, inclusive para sustentar o estudo de alunos carentes. É assim que se faz, governador: em primeiro lugar, o planejamento e depois a execução.

Senhor ministro Mercadante, somos vários Estados mas um único País. Um por todos, todos por um. Por favor, observe o Programa de Inclusão com Mérito do Governo do Estado de São Paulo. É um programa de difícil execução. Acredito que será realizado para a frustração dos Maias.

Parabéns governador Alckmin!

Abraço.

Ir para a home do site
Todos os direitos reservados - 2009- Rádio e Televisão Record S/A
exceda.com