TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO E CURSINHO?

Esgrima TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO E CURSINHO?

Ficando o dia inteiro, todos os dias, dentro de uma sala de aula, o estudante não completará o processo de aprendizagem.

Olá.

Aluno matriculado no terceiro ano do Ensino Médio provavelmente pretende ingressar numa escola superior e, para isso, terá que prestar concurso vestibular. Conquistará a vaga desejada quem estiver mais bem preparado.

É natural, então, que um aluno pense em frequentar simultaneamente com o terceiro ano, um curso preparatório, ou seja, um cursinho. Cuidado ai!

Repito sempre que a aprendizagem se processa em dois tempos: em classe, participando ativamente da aula e em casa, estudando. Ora, como é possível estudar em casa 11 ou 12 aulas por dia? Conclusão: o processo de aprendizagem não se completa, fica pela metade e o aluno estará completamente esgotado por assistir a tantas aulas num único dia.

Muitos colégios perceberam que seus alunos teriam pouca chance nos vestibulares sem uma revisão dos assuntos do primeiro e segundo ano. Procuram concluir o programa em dois anos e meio para realizar sua revisão no segundo semestre do terceiro ano, em parceria com um cursinho por muitas vezes. É o melhor que pode ser feito em termos de preparação. E em relação àqueles colégios que não adotam essa estratégia? O que fazer? Seus alunos devem se concentrar no estudo das matérias do terceiro ano, darem uma espiada nas últimas provas do ENEM e nos vestibulares da USP, UNESP e UNICAMP. No final do ano devem participar das revisões que os cursinhos oferecem.

Os alunos do terceiro ano devem estar muito conscientes de que, pretendendo uma vaga muito disputada, irão concorrer com gente que já frequentou por um ou mais anos cursinhos. Nesses casos o primeiro vestibular lhes dará uma experiência valiosa. Provavelmente, com mais um ano de preparação em cursinho, conseguirão a vaga desejada. É preciso ter sempre em mente que vestibular é concurso. Agora, os alunos não tão ambiciosos na escolha da vaga poderão ter sucesso logo em seu primeiro vestibular.

O importante é ser feliz!

Abraço.

Ir para a home do site
Todos os direitos reservados - 2009- Rádio e Televisão Record S/A
exceda.com