ALERTA: SUICÍDIO ENTRE JOVENS E ADOLESCENTES

ALERTA 150x150 ALERTA: SUICÍDIO ENTRE JOVENS E ADOLESCENTES

Suicídio entre jovens e adolescentes: é preciso falar sobre o tema.

Olá.

O tema Suicídio entre jovens e adolescentes tem estado em pauta, ou por conta do Jogo da Baleia Azul ( disputado nas redes sociais e que propõe desafios aos adolescentes tais como bater fotos ao assistir filmes de terror, automutilação, provocar doença e, na etapa final, cometer suicídio) ou mesmo pela apresentação da série de TV americana 13 Reasons Why (gira em torno de uma estudante que se mata após eventos provocados por indivíduos selecionados dentro de sua escola).

O índice cresce no país nas mais distintas faixas etárias.  A Organização Mundial da Saúde (OMS)  aponta que as causas mais frequentes que influenciam na retirada da própria vida são uso de álcool e drogas, perda ou luto e transtornos mentais, como a esquizofrenia. Na maior parte dos casos, as pessoas apresentam indícios de Depressão, independente de sexo, faixa etária ou qualquer outra característica.

Experiências de vida humilhantes (tais como fracasso na escola ou conflitos interpessoais, exacerbados por bullying ou até mesmo, cyberbullying, que é o bullying feito pelas redes sociais e internet), despontam como causas importantes relacionados às tentativas de Suicídio entre jovens e adolescentes.

Fica o alerta: jovens e adolescentes têm dificuldade de pedir ajuda. Pais e amigos devem estar constantemente atentos. A Depressão não diagnosticada pode ser confundida com agressividade por conta de uma fase difícil e as vezes, como não parece com os casos clássicos que levam as pessoas a ficarem na cama, pode passar sem ser percebida. Depressão é uma doença e pode ser tratada e curada. Ao perceber sinais de mudança de comportamento nos filhos e/ou amigos é preciso buscar ajuda de profissionais.

Abraço.

 

 

 

http://r7.com/nzYN