22 dez as 13h55

Como o amaldiçoado 21/12/2012 já se foi, de vez (nas ilhotas do Taiti, em Samoa e no Havai o dia só terminou às sete da manhã de hoje, horário brasileiro de verão), só resta nos resignar com a idéia de continuar por aqui, enfrentando o trânsito natalino, encarando as filas do supermercado e assistindo os são-paulinos comemorarem (ainda!) o contestado título da segunda divisão do futebol sul-americano.

Fico intrigado, de todo modo, com o fascínio das profecias escatológicas.

O Apocalipse de São João – com os quatro sinistros cavaleiros que lembram o implacável quarteto Barbosa-Fux-Mendes-Mello do Supremo Tribunal de Brasília – é de arrepiar mas pelo menos não marcou data para o final dos tempos.

Na virada do primeiro milenio, o ano 1000, hordas de desesperados vagaram pela Europa em busca de um refúgio contra aquilo que imaginavam vir a ser uma chuva de fogo e de enxofre.

O pavor milenarista se manifestou também na virada do ano 2000, ainda que com intensidade bem mais branda e na versao high teck do Y2K, o chamado bug do milenio. Um fracasso de  tragédia.

Videntes, profetas, adivinhos e oráculos religiosos vira e mexe anunciam a proximidade do Juízo Final – embora até hoje o mundo tenha teimado em contrariar as previsões.

Mas é injusto culpar as crendices pelo intermitente pânico do Fim. A ciência também costuma botar lenha nessa fogueira.

Lembro-me, por exemplo, de uma dupla de renomados astrofísicos norte-americanos, John Gribbin e Stephen Playman, que produziu espanto e medo nos anos 70 ao prever um cataclismo cósmico devido ao alinhamento de todos os planetas com o Sol. O fenômeno aconteceriam em março de 1982 e de suas catastróficas conseqüencias, diziam os bambambãs da ciência, nenhum ser humano haveria de escaper.

O alinhamento aconteceu – e nada.

No Jornal da Record News de sexta, Heródoto Barbeiro me provocou: “me explica por que, apesar da tão falada profecia maia, o mundo não acabou”.

Não acabou e nem vai acabar tão cedo, respondi a ele. O calendário lá do alto não tem nada a ver com os nossos calendários aqui de baixo. Simples assim.

Veja mais:
+ R7 BANDA LARGA: provedor grátis!

+ Curta o R7 no Facebook

+ Siga o R7 no Twitter

+ Veja os destaques do dia

+ Todos os blogs do R7

Espalhe por aí:
  • RSS
  • Live
  • del.icio.us
  • Twitter
  • Google Bookmarks
  • Digg
  • Facebook
  • Netvibes
Comente

"Descubra aqui por que o mundo não acabou"

22 de December de 2012 às 13:55 - Postado por drdelima

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.