22 fev as 14h44

kevin Sou corintiano e o que tenho a dizer é que estou morto de vergonha

Kevin Douglas Beltran Estrada morreu após ser atingido por artefato

Tolstoi – foi Tolstoi mesmo? – escreveu que nenhuma guerra, por mais justa que aparentem ser seus propósitos, justifica a lágrima de uma criança. A morte de uma criança, então… o que dizer?

Estou propenso a crer que os Gaviões nunca tenham lido Tolstoi, nem ouvido falar. Devem talvez achar que Totstoi é o nome de zagueiro do Shakhtar Donetsk, o time do Dentinho, coisa assim.

Eu me lembrei de Tolstoi depois da tragédia de Oruro, na Bolívia. Sou corintiano de fé, de suar nas mãos, de virar as costas quando tem pênalti a favor. Escrevi junto com o Washington Olivetto É Preto no Branco – uma versão bastante pessoal, para dizer o mínimo, da história do Timão.

Mas não consigo imaginar um só corintiano, não importe seu grau de fanatismo futebolístico, que não experimente nesse momento: a) vergonha; b) tristeza: c) indignação.

Não existe fatalidade. Existe imprudência. Não existe acaso. Existe irresponsabilidade.

A torcida encenou um lindo espetáculo nas finais da Copa do Mundo de clubes, no Japão. Até os decibéis a mais produzidos nas ruas, nas estações de metrô e nos sushi bars de um país que cultiva as virtudes do silencio e da delicadeza entram na cota do folclore.

Mostrou porque dizem que o Corinthians não é um clube que tem uma torcida e, sim, uma torcida que tem um time. Incendiou a equipe e trouxe o caneco.

Mas agora extrapolou. Torcidas, todas elas, vêm extrapolando faz tempo, na violência de graça e na confusão premeditada feita entre entusiasmo e grosseria. A do Corinthians vai pagar o pato. Mas tem de ser assim.

Sou contra a ideia de que a diretoria recorra da punição. Ela foi até branda demais. E serve de exemplo.

O bem que a torcida faz a um time pode, de repente, virar o mal. Não tem graça nenhuma. Nenhuma guerra faz sentido.

Veja mais:

+ R7 BANDA LARGA: provedor grátis!
+ Curta o R7 no Facebook

+ Siga o R7 no Twitter

+ Veja os destaques do dia

+ Todos os blogs do R7

 

 

Espalhe por aí:
  • RSS
  • Live
  • del.icio.us
  • Twitter
  • Google Bookmarks
  • Digg
  • Facebook
  • Netvibes
Comente

"Sou corintiano e o que tenho a dizer é que estou morto de vergonha"

22 de February de 2013 às 14:44 - Postado por fcdsantos

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.