30 jan as 14h47

Foi um desses sábios populares do futebol (Neném Prancha, pode ser?) que dizia: pênalti é tão importante que quem devia bater era o presidente do time.

Lembrei da frase ao ver o imbróglio das delações da Odebrecht, que subitamente tinham caído no limbo com a morte inesperada do ministro Teori Zavaski, do STF.

Teori era o relator e tinha até o dia de hoje para homologar, ou não, as mais de 70 delações – uma bomba de alta megatonagem já que envolve toda a cúpula do atual governo, o presidente Temer incluído, e seus aliados do PSDB de mais alta plumagem, como o Aécio, o Serra, o Alckmin.

Pois bem: o prazo era hoje e a presidente do STF, Carmen Lucia, decidiu fazer o que Zavaski certamente faria: aceitar as delações.

Não foi uma mera decisão formal – afinal, a presidente do STF funciona como uma plantonista nos casos de urgência quando o tribunal está em recesso, como agora.

Carmen Lúcia podia ter enrolado, esperado a nomeação de um novo relator, a indicação do substituto dele pelo governo investigado. Não, ela tomou coragem e bateu o pênalti. As delações estão valendo.

O que está longe de significar que a partida está definida. As delações passarão a partir de hoje a circular pelos sombrios corredores da burocracia judicial, vão ser manuseados por uma quantidade monumental de magistrados, terão de pedir senha para avançar, ficarão soterradas nas gavetas interessadas em postergar o máximo o andamento das apurações.

As delações vão encarar o pó dos gabinetes, talvez o pó da História – já que aos atuais poderosos da República não interessa nem um pouco a revelação da verdade. E se, por descuido, a verdade aparecer, a, bem, Justiça sempre haverá de fazer dela um juízo seletivo: aos amigos, o esquecimento; aos inimigos, a lei.

Carmen Lúcia teve a coragem de bater o pênalti. Está 1 a 0 para os que buscam a Justiça com isenção e sem medo.

1 a 0, por ora. Temo que acabe 1 a 7. Como tem acontecido neste Brasil de derrota em derrota.

http://r7.com/S10L

Espalhe por aí:
  • RSS
  • Live
  • del.icio.us
  • Twitter
  • Google Bookmarks
  • Digg
  • Facebook
  • Netvibes
Comente

"Carmen Lucia bateu o pênalti"

30 de January de 2017 às 14:47 - Postado por Odair Braz Junior

* preenchimento obrigatório



Digite o texto da imagem ao lado: *

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.