26 abr as 13h54

Parece até que Marine Le Pen é a protagonista da eleição presidencial na França. Só se fala nela – e os mais paranóicos insistem em compará-la, com alguma apreensão, ao fenômeno eleitoral Donald Trump.

Não é nada disso, gente. Marine Le Pen foi um fracasso no primeiro turno e será demnolida no ballotage de 7 de maio.

Ele teve pouco mais de 21% dos votos. Perdeu para Emmanuel Macron. Dois outros candidatos, François Fillon e Jean-Luc Mélenchon, tiveram pouco menos de 20%, estavam ali nos calcanhares de Le Pen.

A França não se deixou levar pela mensagem de ódio, frustração e ressentimento que o Front National representa. A França que vive e mexe sofre as consequências de um ataque que o radicalismo islâmico reivindica, como aquele massacre em Nice, teve cabeça fria para rejeitar o primarismo das reações vingativas.

Trump mostrou que metade dos Estados Unidos é alimentado a ódio, ressentimento, vingança, bravata, conversa fiada. Os Estados Unidos são um país politicamente primário, ignorante, inculto, cujo único projeto de país é sair por aí lançando bombas contra inimigos reais ou fictícios.

Na França, tal tipo de primarismo é francamente minoritário. A França preza os valores republicanos e os princípios civilizatórios.

Esqueçam a Le Pen. A França é muito maior do que o ódio e a intolerância.

http://r7.com/XfDa

Espalhe por aí:
  • RSS
  • Live
  • del.icio.us
  • Twitter
  • Google Bookmarks
  • Digg
  • Facebook
  • Netvibes
Comente

"A França votou no bom senso"

26 de April de 2017 às 13:54 - Postado por tccardoso

* preenchimento obrigatório



Digite o texto da imagem ao lado: *

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.