01 ago as 15h47

jeanne Jeanne Moreau no colégio de padres

A atriz Jeanne Moreau

A primeira vez que vi um filme com Jeanne Moreau foi numa sessão especial no colégio em que eu estudava em Belo Horizonte.

O filme era Jules et Jim, de François Truffaut – tido como um dos mentores do movimento chamado Nouvelle Vague.

Até hoje é o filme de minha vida. Aquele que eu levaria, fácil, fácil, para uma ilha deserta.

Não consigo entender como o filme de La Moreau foi parar num colégio de congregação holandesa que recrutava severíssimos padres alemães e franceses.

Tem uma ménage à trois, aliás, à quatre, paixões pecaminosas e, ao final, um suicídio. Deve ter escapado à vigilância do feroz Padre Prefeito.

Jeanne estava especialmente encantadora enquanto enfeitiçava todo mundo à sua volta. E a platéia, irremediavelmente, quando abria-se naquele seu sorriso enigmático para cantar Le Tourbillon.

Ela foi a figura icônica do cinema francês do pós-guerra – mais até do que a Bardot.

Alguns anos atrás, em Paris, eu a vi, ao vivo, numa leitura de As Ligações Perigosas, de Choderlos de Laclos. Já na faixa dos 80, ela se sentou numa mesa e leu a peça, ao lado do ator Sami Frey.

Estava enfraquecida mas a voz trazia a força desconcertante de um mito. Que ela é e será, para sempre.

http://r7.com/7OYo

Espalhe por aí:
  • RSS
  • Live
  • del.icio.us
  • Twitter
  • Google Bookmarks
  • Digg
  • Facebook
  • Netvibes
Comente

"Jeanne Moreau no colégio de padres"

1 de August de 2017 às 15:47 - Postado por Odair Braz Junior

* preenchimento obrigatório



Digite o texto da imagem ao lado: *

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.