O que mais a Globo esconde?

vancouver abre O que mais a Globo esconde?

Inúmeros colegas da imprensa já deram o recado: a audiência dos Jogos Olímpicos de Inverno foi surpreendente. Quem achava que a Record ia entrar numa fria se deu mal.

O povo não é bobo. É capaz de ligar seu televisor para conhecer e se encantar com novidades. O brasileiro é curioso e tem bom gosto. Não é o estúpido que alguns barões da mídia acham.

O que me interessa discutir aqui não são as estranhas regras do curling ou do skeleton, mas as entranhas de outro jogo. O de esconde-esconde. Não aquele da infância de todos nós. Mas a brincadeira que a Globo faz com seus telespectadores.

A Velha Senhora detinha os direitos de transmissão dos Jogos de Inverno há anos. Mas o escondeu de todos nós. Pagou para não exibir. Nem deixar que outros exibissem. Encastelada no Jardim Botânico, decidiu o que uma nação gostaria ou não de acompanhar. Talvez porque nos julgue estúpidos demais.

Mas tão estúpidos que a Globo resolveu simplesmente ignorar os Jogos de Vancouver. Não deram um segundo sequer sobre esse fenômeno que tomou conta das nossas telinhas. Esconderam de novo! Em resposta ao Estadão, que no último dia 19 publicou a pergunta óbvia (por que vocês não falaram dos Jogos de Inverno?), veio a arrogância.

Descreve o jornal: "a emissora alega que não falou sobre o evento porque não viu fato 'relevante' (um competidor morreu em uma prova), não possui os direitos de transmissão - que foram da Globo até 2006 e agora são da Record - e porque não possui ninguém de sua equipe lá cobrindo. Opa: e a turma do Sportv?", conclui a colunista Keila Gimenez.

Traduzindo: em 2006 foram realizados os Jogos de Inverno de Turim, na Itália. Lembra? Não, ninguém pode lembrar, só os executivos mestres globais.

A morte do atleta georgiano, no luge, foi tão irrelevante que a imprensa mundial noticiou. Sobre a turma do Sportv, eles são da Globo, estão lá, dividem a cobertura de inúmeros outros eventos, vivem usando microfone com o logotipo das duas emissoras, mas neste caso... e agências de notícias? Coitada, a Globo não deve assinar nenhuma delas.

Esse esconderijo platinado é bem amplo, nele cabe um montão de coisas. Nesse esconde-esconde, ficamos sem ver as Diretas Já. Esconderam mais de um milhão de pessoas no comício do Anhangabaú. O Lula só apareceu quando virou presidente da República. Aí não dava mais pra esconder.

Leonel Brizola e Luís Carlos Prestes não tiveram a mesma sorte. Sumiram.

Precisaram morrer para aparecer. Aí já era tarde. Só de uma coisa eu não reclamo. A Glória Maria pode continuar escondida.

A Globo, pensando bem, escondeu o quanto pode a história do Brasil. Quem estudar nosso país pelos arquivos do Jornal Nacional nem vai saber que houve uma ditadura militar.

Por isso, temos que torcer para que a concorrência aumente. Para que não haja líder absoluto, concentração de poder, esconderijos.

Aí, sim, a Velha Senhora vai ter que se esconder. De vergonha.

Veja mais:

+ O oráculo da TV
+ Vancouver 2010
+ Todos os blogueiros do R7

Posts Relacionados

1201 Comentários

"O que mais a Globo esconde?"

22 de February de 2010 às 21:03 - Postado por aasousa

* preenchimento obrigatório



Digite o texto da imagem ao lado: *

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Comentários
  • pauli
    - 06/08/2010 - 14:10

    Olhei na TV RECORD, uma materia muito importante, no balanço geral com o otimo jornalista Willian Travasso, pela material do CEASA, Bairro de iraja. Senhora que sai de um local, viajando para pegar alimento direto do lixo. Alimento otimo para uso. Sei que a Ceasa tem otima coordenação para que os alimentos sejam entregues a pessoas necessitadas, mas alguns procuram realmente lixo. Não esta errado, isso porque ainda existe alimentos otimos para uso. Bela materia pegando resíduo de um ponto princiapal. Muito interessante essa materia. Senhor jornalista Willian do BALANÇO GERAL, continua esta materia, que ainda terá muito que mostrar, não acabou.

    Responder
  • Wesley
    - 25/06/2010 - 12:47

    Correção:(...Ditadura como reagiriam se um TV precisa da autorização do governo para funcionar. SE hove...)

    Responder
  • Wesley
    - 25/06/2010 - 12:41

    Ata, Todos Atacam a Globo em questão de ter "escondido" a ditadura, mas pensamos vcs em época de ditadura, olha só DITADURA com reagiriam sem uma TV que precisa da autorização do governo pra funcionar, se houve esse fato aposto que também houve por outras emissoras. Claro tem que atacar a Globo por que ela é simplesmente SUPERIOR,não vejo em outras a qualidade apresentada por Ela. AS outras são sim muito importantes, mas tem que aprender muito!!!!!

    Responder
  • Edy
    - 09/06/2010 - 01:18

    Bom, essa questão de ver qual a melhor é bobagem. Pois a maneira de pensar e opiniões de cada um é diferente! Mas, se falando da qualidade de jornalismo, programas a REDE RECORD é muito melhor! não que estou discutindo quem é a mais poderosa, pois a globo deixou faz tempo esse lugar de a grande, a superior! Sendo sincero, não assisto a mais nenhuma programação da globo! pois eu como jovem dessa nova era, sei distinguir o que é bom e o que não é! Então se alguém não gostar desse comentário! que responda e dê seu ponto de vista , afinal todos temos direitos e capacidade de concluir nossos próprios conceitos!------__---___-- vlw pessoal! até mais..

    Responder
  • gíanny
    - 06/06/2010 - 15:32

    a rede globo só fala o que favorece a ela e as vezes ela é séria d+

    Responder
1 2 3 4 5
Ir para a home do site
Todos os direitos reservados - 2009- Rádio e Televisão Record S/A
exceda.com