Santa Maria luta contra o tempo

kiss Santa Maria luta contra o tempo

Santa Maria poderia estar localizada na região serrana do Rio de Janeiro. Trinta dias após o incêndio na boate Kiss, a impressão é que as vítimas em breve vão cair no esquecimento, assim como as centenas de vidas arrastadas pelas enchentes de 2010.

É dessa forma, tristemente, vergonhosamente, que lidamos com nossas tragédias: à espera da próxima, após velarmos nossos mortos em silêncio, ou sob protestos que cairão no vazio.

Num primeiro momento, a mídia e as autoridades sempre se engalfinham num espetáculo mórbido e oportunista. Uns empunham câmaras e microfones acusatórios e saqueiam as emoções das vítimas até a exaustão. Outros, em discursos inflamados, se eximem de culpa e anunciam providências tardias que jamais serão implementadas.

No caso da segurança em baladas e casas noturnas, assim como na reconstrução das áreas destroçadas pela chuva, tudo conspira para um jogo de cena que se repete há séculos, numa protelação macabra: se depende do poder público, se não é possível transferir a responsabilidade para cidadãos honestos, então, pode anotar, nada acontecerá.

Fiscalização custa muito esforço e dinheiro e, tirando a da Lei Seca, ninguém vê. Portanto, não espere que um exército de servidores faça algo além da simulação das últimas semanas. Leis existem aos borbotões, mas só pegam aquelas que nós mesmos colocamos em prática no cotidiano. E pessoas sem mandatos não têm poder para mudar a segurança de clubes ou pocilgas. No máximo, pagamos para entrar nesses lugares, acreditando que nossas vidas serão poupadas.

Este não é um discurso derrotista. Lamento informar, mas é assim que as coisas funcionam. Podem aprovar uma nova regulamentação, rigorosíssima, no Congresso. Podem fazer um escarcéu na mídia. Seja no fogo, seja na água. Na terra ou no ar. Neste País violento, corrupto, cínico, injusto, o tempo é implacável. É ele que enterra as tragédias. E as esperanças.

Veja mais:
+ R7 BANDA LARGA: provedor grátis!

+ Curta o R7 no Facebook

+ Siga o R7 no Twitter

+ Veja os destaques do dia

+ Todos os blogs do R7

2 Comentários

"Santa Maria luta contra o tempo"

27 de February de 2013 às 01:01 - Postado por homer7

* preenchimento obrigatório



Digite o texto da imagem ao lado: *

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Comentários
  • Andre Luis
    - 28/02/2013 - 10:04

    Como sempre você foi perfeito em sua cronica, mas infelizmente eu vejo que ainda há neste país um bando de baba ovos do país, acham que isto aqui está a mil maravilhas, exaltam que aqui não há furacão, terremoto, etc, esta gente ufanista já deu o que tinha que dar, estão fora de moda mas insistem neste discurso politicamente (chato) correto, ou quem sabe deve ser algum parente de politico que vive às custas da corrupção.

    Responder
  • Alfredo Brasil
    - 27/02/2013 - 12:04

    Sr provocador, se acha que o Brasil e´tudo isso que o senhor falou, por que nao se muda para CUBA ?

    Responder
Ir para a home do site
Todos os direitos reservados - 2009- Rádio e Televisão Record S/A
exceda.com