Maioridade penal não defende direitos humanos

prisao ok Maioridade penal não defende direitos humanos

O "pessoal dos Direitos Humanos" costuma ter razão, do meu ponto de vista, em quase tudo que defende. Mas a questão da maioridade penal, que a turma insiste em manter do jeito que está, é um erro tão brutal quanto os assassinatos que estamos cansados de ver praticados por menores.

Os argumentos que buscam a defesa da infância e da adolescência acabam diante da crueldade deliberada, consciente e, muitas vezes, premeditada que está se banalizando e tomando a forma de barbárie. Chega, pessoal. Chega.

Não estamos falando de furtos, roubos, uso de drogas ou pequenas infrações — mas de estupros, sequestros, tortura, assassinatos. Não é razoável (na verdade, é de uma ignorância assustadora) acreditar que uma pessoa só possa responder por crimes hediondos e contra a vida quando, num rompante cósmico, por uma força sobrenatural, completa 18 anos. Ofende a inteligência. Agride. Mata.

Esse tipo de humanismo ou iluminismo primitivo é um cântico de louvor à impunidade. Existe apenas para consolidar um instrumento maligno e nefasto que só tem servido ao crime organizado e aos psicopatas com hormônios à flor da pele.

A morte do estagiário Victor Hugo Deppman, infelizmente, é só mais uma que ficará nos anais dessa lei anacrônica, de um romantismo arcaico, que ignora os avanços da psicologia e da neurociência. O que tem de ser visto é a capacidade cognitiva, de entendimento do mal que um ser humano causa a outro. Isso não tem nada a ver com idade, origem econômica ou qualquer outro detalhe obscurantista que desvia o fato de pessoas estarem sendo mortas por assassinos que agem na certeza, sim, da impunidade (ou alguém acha que as medidas "socioeducativas" atenuam a dor da perda de um ente querido ou servem de exemplo para que novos crimes não sejam cometidos?).

Se há algo que a maioridade penal aos 18 anos não protege são direitos humanos. Se devemos reduzi-la, nesses casos extremos, para 16 ou 14 anos, como vemos em muitos países indiscutivelmente civilizados, é algo a ser debatido, sem ódio ou paixão. Mas chegamos ao limite. Não há mais tempo a perder. Muito menos vidas.

Veja mais:

+ R7 BANDA LARGA: provedor grátis!
+ Curta o R7 no Facebook
+ Siga o R7 no Twitter
+ Veja os destaques do dia
+ Todos os blogs do R7

14 Comentários

"Maioridade penal não defende direitos humanos"

12 de April de 2013 às 08:18 - Postado por jzorzato

* preenchimento obrigatório



Digite o texto da imagem ao lado: *

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Comentários
  • Anna Santos
    - 15/04/2013 - 12:29

    Concordo em parte com você. Uma análise que as vezes faço sobre este tema é: Ok, reduz a maioridade... E depois? O que acontece? Os bandidos passam a investir nas crianças de 12,13 anos como já acontece muitas vezes... Será que esta é realmente a solução? Ou será que o problema é muito maior e deveríamos atuar na raiz... Ou seja, nas escolas e famílias carentes? É só um contraponto neste questão polêmica...

    Responder
  • HERLON NERY
    - 12/04/2013 - 21:55

    pense comigo se um q se julga jovem com 16 anos tem o poder de votar para definir o futuro de uma naçao tambem tem o poder de definir com suas crueldades o futudo do seu pais!! so q com o voto ele define quem sera os proximo ladroes de brasilia e com as crueldades define quem sera os proximos marginas do brasil como diz em sua bandeira (ordem e progesso)

    Responder
1 2 3 4 5
Ir para a home do site
Todos os direitos reservados - 2009- Rádio e Televisão Record S/A
exceda.com