O reajuste da vergonha!

salario vereadores O reajuste da vergonha!

Tenho visto nos noticiários, sites e jornais de quase todo o país os aumentos de salário que as câmaras municipais tem aprovado para seus próprios vereadores. Em Campo Grande/MS foram 62%, em Valinhos/SP 79%, Aparecida de Goiânia/GO 60%, Araguaína/TO 54%, Campina Grande/PB 61% e por aí vai, na maioria dos municípios brasileiros. É aquela velha história que acontece a cada 4 anos, justamente quando esses senhores inomináveis - pelo menos uma parte deles - são reeleitos para continuar no cargo por mais um mandato.

Além da conduta execrável de aumentar os próprios salários - muitas vezes depois de vetar reajustes para as folhas de pagamento dos servidores públicos de suas cidades - os aumentos auto-concedidos beiram o exagero, e porque não dizer, a vergonha, com índices que extrapolam em 4 vezes ou mais a inflação do período. Diante dessa lamentável atitude, quero lhes dedicar uma carta de "agradecimento":

"Senhores vereadores, considerados a maior vergonha que os municípios podem ter em seu quadro de servidores...

Em primeiro lugar quero lhes parabenizar por essa atitude de coragem. Coragem de conceder a si próprios reajustes de salário tão absurdos e de dimensão tão vergonhosa quanto à miséria que muitas famílias vivem em suas cidades. Famílias estas que, por falta de formação, de escolas e de professores capacitados, não conseguem entender o tamanho da vossa malandragem. Quero congratular-lhes por, com esse reajuste inaceitável, terem contribuído para um aumento orçamentário tão absurdo que fará muitas prefeituras a cortar investimentos na saúde, educação, obras e segurança. Parabéns por cada doente que morrerá nos corredores de hospitais enquanto vossas senhorias comemoram com champanhe aumentos de até 80%. Parabéns por cada professor que deixará de pagar suas contas porque não conseguiram receber o merecido reajuste salarial. Parabéns por cada policial que morrerá nas mãos de bandidos porque não possuem armas novas por falta de verbas da segurança pública. Parabéns por cada criança que terá menos merenda, menos uniforme, menos material escolar, menos chance de ser alguém na vida por causa da vossa megalomania e safadeza. Quero agradecê-los ainda, senhores vereadores, pelos buracos de rua que deixarão de ser tapados e pelas moradias que deixarão de ser construídas para que o orçamento da prefeitura a qual vocês deveriam servir consiga suprir vossos valorosos salários. Afinal como nobres e poderosos da escória política, vocês precisam pagar suas mordomias. E não me esqueço também de elogiá-los pelo superfaturamento de obras públicas em suas cidades para que a propina que enche vossos bolsos possa continuar enriquecendo-os sem muito esforço. Enfim, os parabenizo por conseguir enganar tantos eleitores quantos forem necessários para que vossas senhorias possam continuar com suas falcatruas e atitudes vergonhosas, como aumentar os próprios salários, tornando os políticos do nosso país cada vez menos respeitados, mesmo aqueles que não compactuam dessa postura vil, mesquinha e egoísta. Parabéns vereadores por reforçar cada vez mais a imagem que temos de vossas senhorias, vistos como safados, inescrupulosos, desonestos e corruptos. É claro que não parabenizo a todos de vossa categoria, pois sei que há aqueles que não compactuaram com nada disso e continuam, sem muita esperança, tentando tornar esse país um lugar melhor para se viver.  Que bom (para vossas senhorias) que eles são minoria, não é mesmo?

Atenciosamente, eu, um eleitor."

Ir para a home do site
Todos os direitos reservados - 2009- Rádio e Televisão Record S/A
exceda.com