Um aluno escreve: “hj, to em kza e c sds, qro mto q vc resp m msg, fmz?”

A “tradução” é: “Hoje, estou em casa e com saudades, quero muito que você responda minha mensagem, firmeza?”

Sem dúvida, a internet é uma ferramenta social importante para o uso da linguagem. É uma outra forma de comunicação, diferente da norma padrão culta, que completa a diversidade linguística do Português.

E os gêneros digitais fazem parte de uma mídia tão poderosa, que alcança jovens do mundo todo para discutir inúmeras questões pessoais, sociais e políticas. Então, por que não aproveitar essa forma diferente de escrever em aulas de Língua Portuguesa?

Por acaso, essa forma de comunicação é ruim para a Língua Portuguesa?

Assim como aprendemos a usar uma roupa social em um casamento, da mesma forma aprendemos a usar uma roupa íntima numa praia, por exemplo. Ninguém vai à praia, tomar sol, de terno e gravata. Assim como ninguém vai de sunga ou biquíni a um casamento formal.

Portanto, os profissionais da educação têm a missão de mostrar a cada aluno, a cada internauta, a cada usuário da Língua, que precisamos saber o momento certo para usar cada forma linguística, assim como aprendemos a usar cada tipo de roupa em determinadas situações.

Sou a favor deste “internetês”, desde que seja contextualizado em cada situação comunicativa. Esse tipo de comunicação está presente nas mídias, nas escolas e também na Literatura Contemporânea.

Por conta desse cenário, precisamos mostrar aos jovens qual é a forma de comunicação apropriada para cada situação. Além disso, é fundamental prepará-los para entender o mundo em que vivem.

Usar o “internetês” num ambiente formal é tão desastroso quanto usar a norma culta em um diálogo livre pelas redes sociais. Os padrões gramaticais são importantes. E precisamos preservá-los para efetivar a formalidade e manter o aspecto cultural do idioma.

Contudo, exaltar a criatividade linguística dos usuários é dizer um sonoro SIM para a vida de um idioma. A Língua Portuguesa normativa deve ser usada no momento adequado; e o “internetês”, também!

A foto abaixo é de uma turma de ensino médio de um colégio particular de São Paulo. São todos meus alunos. E a aula do dia foi: o internetês do português!

IMG 6090 300x225 AULA DE PORTUGUÊS OU DE INTERNETÊS?

http://r7.com/gRzN