"A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira". Este foi o tema da redação do ENEM 2015.

IMG 0972 300x76 ENEM 2015: TEMA DE REDAÇÃO GERA POLÊMICA

Na internet, a questão está gerando polêmica. Especialistas defendem a escolha; enquanto determinados grupos chamam o Ministério da Educação de comunista. Em minha opinião, o tema foi muito bom.

O assunto abriu a oportunidade de os alunos apresentarem medidas práticas relacionadas à lei que tipifica o feminicídio no Brasil. O assassinato de mulheres decorrente de violência doméstica é considerado, desde março deste ano, um crime hediondo. Seria uma ótima maneira de demonstrar conhecimento sobre o assunto.

O estudante poderia, por exemplo, propor a aplicação efetiva da lei, como alguma medida protetiva para que o agressor se mantenha, obrigatoriamente, a uma certa distância da mulher. Era possível, ainda, apresentar opções de a mulher denunciar o agressor sem medo de represálias ou de constrangimento.

Somado a esse ponto, o material de apoio colocou diversos dados à disposição. Os alunos tinham, então, boas opções para seguir no desenvolvimento do texto.

IMG 0975 300x195 ENEM 2015: TEMA DE REDAÇÃO GERA POLÊMICA

Na conta do Twitter do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), o Ministro da Educação, Aloísio Mercadante, disse que a redação do ENEM 2015 contou com um tema muito relevante para a cultura do Brasil.

Mais do que ser a favor ou contra o tema; mais do que gostar ou não do assunto, todos os alunos devem estar bem preparados para escrever um texto dissertativo-argumentativo sobre qualquer questão social do país. Os elogios e reclamações sempre vão acontecer. Portanto, se o estudante quer mesmo entrar em uma ótima universidade, ele precisa estar preparado.

Amanhã, às 11h, estarei, ao vivo, no jornal Link Record News, para falar sobre o tema de redação do ENEM 2015. Espero por vocês! Mandem as opiniões para eu comentar.

Afinal, você aprovou ou não o tema da redação deste ano: "A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira"? 

A Record News está, ao vivo, no canal 78 da Net, no 179 da Sky, no 55 da Vivo TV, no 14 da Claro TV ou no Portal R7. Você escolhe!

http://r7.com/BNYj