proibido a entrada de animais" ou "É proibida a entrada de animais"? Qual a forma correta de acordo com os padrões gramaticais do Português?

Seja para o adjetivo permitido ou para o adjetivo proibido, a regra do Português é bem simples e fácil de entender. Então, vamos à prática. Veja um exemplo bacana pra você enteder essa questão de uma vez por todas.

Quando você diz "batata é bom", repare que está generalizando o termo batata. Neste caso, batata é um substantivo feminino, mas foi usado de forma geral e não específica. Por isso, a concordância com o adjetivo (bom) é no masculino com um valor neutro: "batata é bom"

Agora, se você especifica o termo batata com um determinante, como um artigo por exemplo, a estrutura muda. Coloque o artigo "A" antes de batata e faça a mesma construção.

O resultado é: "a batata é boa". Veja que, com o determinante "A", o adjetivo masculino "bom" flexionou-se para "boa" para concordar com substantivo feminino batata: "a batata é boa".

No caso de proibido e permitido, o raciocínio é igual. Veja como fica:

É proibido entrada de animais. (sem determinante, fica no masculino "proibido")
É proibida a entrada de animais. (com determinante "a", flexiona pro feminino "proibida")

É permitido venda de bebidas. (sem determinante, fica no masculino "permitido")
É permitida a venda de bebidas. (com determinante "a", flexiona pro feminino "permitida")

Resumindo. Se você generalizar, isto é, se você não usar um determinante, a concordância com valor genérico fica no masculino: "É proibido entrada de animais" ou "É permitido venda de bebidas"

Mas, se tiver o determinante, o verbo vai concordar, neste caso, com a palavra entrada. Portanto, flexiona para o feminino: "É proibida a entrada de animais" ou "É permitida a venda de bebidas".

Mandem suas dúvidas. Vamos dialogar sobre regras, usos, arcaísmos, oralidade e escrita. Nossa intenção é divulgar, cada vez mais, um ensino prático, real, interessante e vivo do Português.

http://r7.com/8EJB