" Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil"

IMG 4086 300x300 REDAÇÃO DO ENEM 2016: NOVA POLÊMICA

Este foi o tema da prova de redação do ENEM 2016, realizado neste domingo, dia 6 de novembro.

O tema dividiu opiniões. Enquanto muitos adoraram a proposta, por conta de tratar de uma questão social importante; outros já não gostaram, pois se sentiram na obrigação de escrever uma argumentação da qual não concordavam.

Em minha opinião, há dois pontos importantes a se considerar.

O primeiro é positivo. Entendo que dialogar sobre a intolerância é fundamental para a sociedade acabar com o culto ao ódio. Não se pode odiar alguém pela simples diferença de opinião religiosa, política ou social. Então, fazer com que um adolescente reflita sobre os problemas gerados pelo ódio gratuito, com certeza, é muito importante.

O ponto que, em minha opinião, poderia ser melhor trabalho é propiciar ao aluno o desenvolvimento de outros pontos de vista. Os dados passados na prova já apontavam que a intolerância existe e que, portanto, precisa ser combatida. Para respeitar os direitos humanos, obviamente, o candidato deveria apresentar uma proposta de conscientização em relação ao tema. Veja na foto abaixo.

IMG 4091 300x203 REDAÇÃO DO ENEM 2016: NOVA POLÊMICA

Neste sentido, uma alternativa interessante seria abordar, por exemplo, alguma questão associada ao cenário político vivido pelo Brasil, em 2016. Isso poderia dar ao estudante diferentes opções de argumentação.

De qualquer forma, ao colocar em uma balança, entendo que o tema é positivo. O ódio nas redes sociais e nas ruas precisa acabar. O respeito ao próximo e às diferenças deve ser um princípio básico de cidadania. Não é possível tolerar qualquer tipo de agressão por conta da divergência de opinião e de escolhas.

Menos intolerância e mais respeito!

Qual a sua opinião sobre o tema de redação do ENEM? Mande seu comentário e vamos dialogar sobre a proposta.

http://r7.com/_kLI