HP20151005244 HP Deskjet GT 5822   Vale a pena acreditar nos tanques de tinta #review

Experimentar impressoras não é exatamente o meu hobby favorito, mas a gente tá aqui para testar o que vier. No último mês, recebi uma impressora da HP, o modelo DeskJet GT 5822. Esse é a primeira multifuncional da marca equipada com o sistema de tanque de tintas no Brasil.

Antes de começar a falar sobre o pacote em si, é importante ressaltar que esse modelo é focado em pequenas empresas e no uso pessoal. Até porque não me sentiria qualificado para analisar um modelo profissional, já que é um ponto bem fora da minha humilde curva de habilidades/conhecimentos.

Cartucho x tanque de tinta

Feito o meu mimimi habitual, após abrir a caixa e fazer a instalação - que, basicamente, significa tirar um monte de plástico protetor da GT 5822, você demora pouco tempo para fazer com que a impressora esteja ativa. A parte mais "arriscada" do processo todo é carregar os tanques com a tinta.

Ah, sobre esse assunto é interessante fazer uma rápida digressão. O modelo conta com um tanque de tinta ao lado da impressora, substituindo os famosos cartuchos. Um dos pontos positivos desse tipo de alimentação é a praticidade. Nem sempre os usuários sabem como trocar os cartuchos, por exemplo. Com esse tipo de abastecimento, é simples: tire o lacre da ampola, abra a tampa e mande ver!

A facilidade no processo é algo realmente surpreendente. Colocou a tinta? A impressora está pronta para ser usada, não é necessário configurar mais nada.

Outro ponto a favor dos tanques de tinta: você tem uma autonomia de folhas impressas maior (até 8 mil coloridas e 5 mil em tinta preta) do que os cartucho, além de ter uma indicação clara ou, ao menos, uma boa dica de a quantas anda o nível da sua tinta.

De acordo com a empresa, essas impressões resistem à água e ao desbotamento por - até - décadas. Na prática, a primeira diferença notável quando você manda ver no Ctrl + P foi o seguinte: um grande silêncio. A HP GT 5822 é absurdamente silenciosa - ao ponto de eu até duvidar que ela estava imprimindo! É sério.

Nem tudo é uma maravilha

Tanto "tranquilidade" no ambiente cobra seu preço, o que significa que imprimir fotos e documentos detalhados seja uma tarefa para quem tem paciência. O ritmo da impressora é devagar, silencioso e sempre.

HP20151005238 HP Deskjet GT 5822   Vale a pena acreditar nos tanques de tinta #review

Um ponto que preciso ressaltar quando falamos do reabastecimento com tinta: é mais fácil falar do que fazer. Apesar do processo ser simples, é bem complicado não ficar com os dedos sujos ao abrir os frascos ou mesmo durante o carregamento. Os frascos são até preparados contra acidentes, mas sempre sobra um pingo ou outro que será atraído por desastrados. Meu caso.

É um detalhe, eu sei, mas estamos aqui para isso, não é mesmo?

Ah, não acaba aí. Definitivamente, a HP GT 5822 não é à prova de erros no transporte. O sistema de tanque conta com uma trava para que você leve sua impressora de um lugar a outro, mas é essencial se lembrar de usar esse recurso. O que me faz pensar que nem sempre os consumidores vão "sacar" que é importante travar o tanque na hora do transporte. O modelo de teste que a HP enviou para a redação já tinha sinais de tinha vazada na caixa, por exemplo.

A minha indicação? Faça o transporte com o máximo de cuidado possível, mesmo após ativar a trava. Seria bom também se você fizesse esse transporte na caixa, com os suportes de isopor dando mais estabilidade para que nenhum acidente aconteça.

Conectividade e interface

Como toda multifuncional, a HP DeskJet GT 5822 é capaz de imprimir, fazer cópias coloridas, preto e branco e escanear documentos - os suspeitos habituais.

No entanto, o que chama mais a atenção no modelo é sua capacidade de conexão Wi-Fi. Mesmo que você não tenha uma rede sem fio, é preciso usar o Wi-Fi direto para conectar um dispositivo (computador, celular, tablet) à impressora e realizar o serviço.

Essa maravilha toda não acontece sem alguma fricção. O aplicativo HP All-in-One Printer Remote permite enviar um documento digitalizado para o seu e-mail ou até imprimir fotos e documentos do seu celular. No entanto, as opções de configuração da impressão são extremamente limitadas.

hp app HP Deskjet GT 5822   Vale a pena acreditar nos tanques de tinta #review

Coisas básicas, como incluir duas fotos em uma mesma folha são impossíveis no aplicativo da HP. O número de cópias que você pode fazer de um documento também é limitado, sem falar que por várias vezes as impressões ordenadas nesse sistema pararam sem nenhum motivo aparente. Essas dificuldades acabam afastando os usuários mais básicos e fazem com que o app seja mais um "quebra galho" do que necessariamente uma solução.

Para complicar um pouco mais a vida dos usuários, a HP resolveu colocar um display "minimalista" na impressora. De maneira geral, se você tiver qualquer tipo de problema na sua DeskJet GT 5822 vai receber uma simpática mensagem de "E4" ou "E2", que são as indicações de erros da impressora. Há ainda um sistema de códigos mais complexo: uma combinaçção de um código com "E4 + um ícone". Sério.

Isso fez com que eu tivesse que retornar várias vezes ao manual do produto, que, normalmente, é o último lugar onde um consumidor vai tirar suas dúvidas, para ser sincero. Basicamente, esse tipo de código faz com que o uso da impressora continue relegado ao "especialista" da casa ou escritório. O que não deveria ser algo aceitável para a tecnologia voltada aos consumidores em 2017.

HP20151005233 HP Deskjet GT 5822   Vale a pena acreditar nos tanques de tinta #review

Vale a pena?

A HP Deskjet GT 5822 tem consumo eficiente de energia e foi projetada para otimizar o consumo de tinta. Dois pontos extremamente positivos para quem já trabalhou com outra impressora da marca e está acostumado com isso. De forma geral, o processo de carregamento e impressão é simples e eficiente.

O resultado das impressões também é bastante satisfatório, o que pode ser o suficiente para os usuários mais avançados. Utilizando esse tipo de tinta, a economia vale a pena. Além disso, essa decisão do mercado é positiva por incentivar e tornar possível que os consumidores comprem frascos originais, já que o preço é bastante em conta.

Por outro lado, a interface e solução de impressão remota da marca ainda deixam a desejar. Ninguém espera que o modelo tenha a última versão do Android instalada - apesar de essa ser uma boa ideia. No entanto, a interface com o aparelho é confusa e causa algum desconforto por sua dificuldade de resolver problemas, fugindo do objetivo principal desse tipo de produto: a conveniência.

A HP DeskJet GT 5822 tem preço sugerido de R$ 1.099 e os frascos de tinta oficiais para esse modelo podem ser encontrados por R$ 59,90.

http://r7.com/d18X