- Ricardo Kotscho - http://noticias.r7.com/blogs/ricardo-kotscho -

O melhor do debate: as duas jornalistas

Postado por admin em 29/09/2008 às 10:54 em Blog | 49 Comments

A única novidade no debate com os prefeitáveis promovido pela TV Record de São Paulo, no domingo à noite, foi o formato adotado, que abriu espaço para a participação de duas ótimas jornalistas, Adriana Araújo e Cristina Lemos, em dois blocos do programa moderado pelo competente Celso Freitas.

O resto foi uma repetição pelos três candidatos que estão na disputa (Marta, Kassab e Alckmin) e os cinco figurantes dos mesmos slogans, promessas e clichês já exibidos nos dois debates anteriores na TV Bandeirantes e, durante um mês e meio, no horário de propaganda política.

Desta vez, as duas jornalistas deram vida ao debate. Não aceitaram o papel de coadjuvantes, apenas perguntando aos candidatos quais seus planos para isso ou aquilo, como costuma acontecer.

Foram contundentes o tempo todo, exploraram as contradições, jogaram um candidato contra o outro, perguntaram o que qualquer eleitor gostaria de saber nesta reta final de campanha. Foram boas repórteres, enfim.

Perguntaram, por exemplo, a um dos dois nanicos ou laranjas, nunca sei quem é quem nem consigo lembrar os nomes, se ele acha mesmo que vai para o segundo turno, não tendo chegado ainda a um por cento nas pesquisas.

A resposta indigente do sujeito que tropeçou ao mesmo tempo nas idéias e nas palavras, não conseguindo juntar uma coisa a outra, deveria ser transcrita e encaminhada ao Congresso Nacional para apressar a discussão de uma reforma política no país.

Não dá mais pra ficar brincando de democracia e achar que é normal esta salada de letras e siglas partidárias, que ninguém sabe o que significam, e a cada eleição reapresentam estas figuras grotescas, que só servem para atrapalhar o debate e prejudicar os eleitores.

Nem o sério e compenetrado Geraldo Alckmin suportou esta farsa, como reparou o Nelson de Sá em seu comentário na "Folha". A certa altura, antes de dar sua resposta, Alckmin perguntou:

"A quem serve Ciro Moura?".

Os eleitores, certamente, também gostariam de saber. Mas ele não respondeu.

Depois deste debate, se eu votasse em São Paulo, ficaria na dúvida entre Adriana Araújo e Cristina Lemos...

 

http://r7.com/A7wt

  [1]
  [2]


Artigo impresso de Ricardo Kotscho: http://noticias.r7.com/blogs/ricardo-kotscho

Endereço do artigo: http://noticias.r7.com/blogs/ricardo-kotscho/2008/09/29/o-melhor-do-debate-as-duas-jornalistas/

Endereços neste artigo:

[1]  : http://noticias.r7.com/blogs/ricardo-kotscho http://noticias.r7.com/blogs/ricardo-kotscho/2008/09/29/o-melhor-do-debate-as-duas-jornalistas//emailpopup

[2]  : http://noticias.r7.com/blogs/ricardo-kotscho http://noticias.r7.com/blogs/ricardo-kotscho/2008/09/29/o-melhor-do-debate-as-duas-jornalistas//print

© 2010 R7.com. Todos direitos reservados.