O processo de transferência de profissionais da imprensa de papel para a internet vem acompanhada pela crescente migração de leitores. A multiplicação de brasileiros que já estão ligados à grande rede, que se aproxima de 50 milhões, ocorre no mesmo momento em que a circulação dos grandes jornais e das revistas semanais encontra-se congelada.

Os três grandes jornais nacionais _ Folha, O Globo e Estadão _, que muitos anos atrás chegaram a vender mais de 1 milhão de exemplares aos domingos, hoje estão estabilizados na casa dos 300 mil. Veja, a publicação de maior circulação, parou há muito tempo em 1 milhão de revistas vendidas por semana entre assinantes e venda nas bancas. 

Mais do que os grandes números, porém, o que a meu ver explica o fenômeno, que não é só brasileiro, mas mundial, é uma palavrinha-chave: interação.

Foi isto que mais me chamou a atenção desde a estréia deste Balaio, faz apenas cinco semanas: a cada dia, mais leitores entram aqui para comentar,  emitir opiniões, fornecer novas informações sobre os temas tratados. Parece que todo mundo agora não quer mais ser apenas receptor, mas também emissor de informações e opiniões. 

Em poucos minutos, logo após um novo post entrar no ar, começa o debate entre os leitores, muitas vezes até nem levando em conta o que escrevi, apenas se importando com o que eles próprios têm a dizer sobre o tema tratado. Mais do que apenas se informar, sinto que o leitorado quer participar do jogo da comunicação.

O ranking semanal que Folha e a Veja publicam sobre os assuntos mais comentados da semana, que acabei de ver agora, me levou a fazer um levantamento do Balaio. Fiquei bastante feliz com os números encontrados e, ao mesmo tempo, assustado com a dimensão que a coisa vem tomando.

Em mais de 40 anos de carreira, nunca tinha acontecido nada parecido comigo. Nos tempos em que a comunicação do público com os jornalistas só se dava pelos correios ou por telefone, acho que a vida toda não recebi tanta correspondência, quer dizer, tanto feedback dos leitores, como diziam meus professores na ECA.

São estes os números do Balaio comparados com os da Folha e da Veja sobre os três temas mais comentados pelos leitores na última semana (12 a 19 de outubro de 2008), até as 9h30 de hoje:

Balaio

Eleições _ 904

PM X Polícia Civil _ 786

Rádio Saudade FM _ 29

Total _ 1719

Folha

Eleições _ 370

Crise financeira _ 85

PM x Polícia Civil _ 43

Total _ 498

Veja

Crise global _ 20

Eleições _ 14

Lya Luft _ 9

Total _ 43

Como o leitor pode verificar, este jovem e modesto Balaio teve um retorno dos seus leitores muito acima do que os comentários somados recebidos pelo maior jornal e pela maior revista em circulação no país _ os dois juntos, diga-se.

Quem tiver alguma outra explicação sobre o que está acontecendo nesta migração das velhas mídias de papel para as novas mídias eletrônicas, por favor, sinta-se à vontade para comentar aqui mesmo.

Da minha parte, só tenho que agradecer a cada um em particular e a todos os leitores que desde o dia 11 de setembro fazem deste Balaio o seu espaço de discussão. Valeu, muito obrigado!

 

 

 

http://r7.com/y6Fg