Atualizado às 8h55 de 25.7
Caros leitores,
no final deste post, vocês vão encontrar a "convocatória" enviada pelo nosso amigo Enio Barroso Filho para o encontro do próximo dia 11 de setembro, em que vamos comemorar os dois anos do Balaio.
É uma iniciativa do pessoal do "Boteco do Balaio", uma filial deste blog criada ano passado no Google por um grupo de leitores para tornar mais real este nosso mundo virtual.
Convido a todos, novos e antigos leitores, a participar da organização desta festa.
Bom domingo.
Abraços,
Ricardo Kotscho
***
É normal que dois institutos de pesquisa apresentem resultados diferentes, mesmo que os levantamentos tenham sido feitos na mesma semana. Estranho é quando apresentam resultados absolutamente iguais, tanto no primeiro como no segundo turno, como aconteceu recentemente com os empates apontados por Datafolha e Ibope.
Mas os mais recentes levantamentos divulgados na sexta-feira pelo Vox Populi (pesquisa encomendada por TV Bandeirantes e iG), e neste sábado pelo Datafolha, nos mostram números tão díspares que a gente começa a se perguntar o que estará acontecendo com os institutos na campanha presidencial deste ano. Tem alguma coisa errada.
Fora de qualquer margem de erro nas duas pesquisas, a diferença somada chega a 9 pontos, como podemos observar nos números apresentados:
Vox Populi: Dilma 41 X Serra 33 (margem de errro de 1,8 ponto)
Datafolha: Serra 37 X Dilma 36 (margem de erro de 2 pontos)
Ou seja: no Vox Populi, a diferença é de 8 pontos a favor de Dilma; no Datafolha, Serra aparece um ponto à frente, o chamado empate técnico. Pelos números do Vox, Dilma estaria a um passo de levar a eleição no primeiro turno.
Que se passa? O principal motivo sempre apontado quando aparecem números tão conflitantes é a diferença na metodologia utilizada pelos dois institutos. Acontece que, tanto Vox Populi como Datafolha, não mudaram suas metodologias, são as mesmas de sempre.
Enquanto o Datafolha faz seus levantamentos em lugares públicos de grande movimento, entrevistando aleatoriamente os transeuntes, o Vox vai às casas das pessoas, tanto nas áreas urbanas como nas rurais.
Pode residir aí o diferencial: ninguém vai mandar um pesquisador para o meio do mato onde não há circulação de pessoas. Nos pequenos municípios, que eu conheço bem, só há maior movimento nas áreas urbanas nos finais de semana, em dias de feira _ e os dois levantamentos foram feitos em dias úteis.
Mesmo assim, desta vez ficou muito grande o abismo que separa os dois institutos. Descarto a conclusão simplista feita por muitas pessoas de que um é pró-Serra e o outro pró-Dilma, até porque o faturamento destas empresas e a sua sobrevivência dependem basicamente da sua credibilidade.
Minha mulher, a pesquisadora Mara Kotscho, foi uma das fundadoras do Datafolha e eu fui testemunha da seriedade dos profissionais deste instituto nos muitos anos em que trabalhei no jornal. De outro lado, tenho o maior respeito por Marcos Coimbra, o responsável pelo Vox Populi. Daí a minha estranheza com estes últimos resultados.
Fora estes levantamentos que vêm a público, as campanhas dos principais candidatos dispõem de pesquisas constantes, o chamado "trakking", com um acompanhamento quase diário das oscilações dos números. Os candidatos e seus marqueteiros sempre sabem antes do que nós o que está mudando nos gráficos de intenções de voto. Por isso, eles mudam suas estratégias de acordo com o humor dos eleitores.
Foi o que aconteceu nos últimos dias, quando o candidato da oposição demo-tucana abandonou sua versão "Serrinha Paz e Amor", enaltecendo Lula quando vai ao Nordeste, onde ele é mais fraco, e batendo de leve no governo e na sua candidata quando vai ao Sul, seu principal reduto eleitoral.
A partir da desastrada entrevista do vice Indio da Costa no último final de semana, em que associou o governo e o PT às Farc e ao narcotráfico, Serra se viu na obrigação de defendê-lo e também partir para o ataque, saindo dos cuidados recomendados por seus marqueteiros para não bater de frente com a popularidade do presidente Lula.
Neste ponto, pelo menos, o Vox Populi e o Datafolha estão de acordo. Lula mantém 78% de aprovação no Vox, com apenas 3% de ruim e péssimo, e 77% no Datafolha, que dá 4% de ruim e péssimo. Na pesquisa espontânea do Datafolha, Lula ainda aparece com 4% das intenções de voto, "candidato do Lula" com 3 e "candidato do PT com 1 _ números que tendem a ser incorporados aos 21% de Dilma (contra 16% de Serra).
Também com seus números nas mãos, Dilma Roussef fez o caminho inverso: baixou a bola, viajou menos e colocou a campanha em banho maria, preparando-se para os próximos embates na televisão. Para ela, ao que parece, quanto menos marola, a esta altura da disputa, melhor.
Nos dois institutos, Dilma aparece na frente tanto na pesquisa espontânea como na projeção para o segundo turno, e com a menor rejeição (Serra tem 26% e, Dilma, 19%) _ três importantes fatores que pesam na balança a seu favor. Marina Silva, a terceira via, continua praticamente no mesmo lugar, desde que lançou a sua candidatura no ano passado: tem 8% no Vox e 10% no Datafolha. Os nanicos não passam de 2%.
Agora, só nos resta esperar pelo próximo Ibope para, quem sabe, desempatar esta guerra de números, a apenas nove semanas das eleições. Na opinião dos caros leitores, quem está certo: o Vox Populi ou o Datafolha?
Em tempo 1: a esta altura, mais de três da tarde do sábado, vocês já devem estar sabendo, mas não posso deixar de registrar. Depois toda a lambança feita pelo Ricardo Teixeira com o Muricy Ramalho na véspera, o Mano Menezes aceitou ser o novo técnico da seleção. Resta saber quanto tempo ele vai aguentar. A seleção virou mesmo brincadeira da CBF.
Em tempo 2: segue abaixo mensagem que recebi do amigo e leitor Enio Barroso Filho para darmos início à organização do nosso segundo encontro para comemorar os dois anos do Balaio, no próximo dia 11 de setembro.
CONVOCATÓRIA PARA A FESTA DE 2° ANIVERSÁRIO DO BALAIO DO KOTSCHO
"Datafolha X Vox: que se passa?"
24 de July de 2010 às 09:22 - Postado por admin
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
[...] Este texto foi escrito, originalmente, para o Blog do Ricardo Kotscho (Balaio do Kotscho) [...]
Ao RK. Ví hoje no ùltimo Segundo, que um candidato palmeirense, janta com um símbolo Corinthiano. O que é a política...Voce poderia, melhor que eu editar no blog, para o comentário geral. É apenas um ''palpite'', desculpe este intruso. Boa tarde e que Deus o abençoe.
Não é de hoje que as pesquisas eleitorais e suas metodologias não são iguais. O que se vê agora, é a tentativa desesperada de institutos claramente partidarizados de provocar confusão no eleitor. Empates técnicos fabricados com certeza não ifluenciarão o eleitor porque há diversos institutos de pesquisa e resultados para se comparar. Foi-se o tempo em que os ibopes e datafolhas eram os gurus das eleições. Até nisso o país está mais democrático. São resultados de pesquisas encomendadas para agradar os contratantes. É aquela história: O cliente sempre tem razão...
Interessante a baixaria nestas campanha, vi um ''índio'' dizendo que o PT é macumunado com as Farcs, ví um candidato dizendo que Lula se alia com o governo iraniano e que não tem as mínimas condições de governar o país. Só que se Lula estivesse disputando a presidência, seu oponente que o difama aleatóriamente, não teria chances de vitória, e ele sabe disso. Portanto acho melhor elevar o nível, mostando ao povo o que se pode fazer pelo país, se é que tem projétos.
A DILMA ESTÁ NA FRENTE HÁ MUITO TEMPO. ESSAS PESQUISAS NÃO MOSTRAM A REALIDADE.
AO PEDRO BORGES. SEU FIGURA!! O DATAFOLHA É TENDENCIOSO SIM.
Gostaria que alguém me explicasse como funcionam as pesquisas nos quesitos "estimulada" e "espontânea". Se já tenho candidata e me perguntam diretamente em quem vou votar respondo Dilma. Se me mostram uma lista com os nomes dos candidatos aponto novamente Dilma. Não entendo como no Datafolha na espontânea aparece Dilma 21 x Serra 16 e na estimulada Dilma 36 x Serra 37. As pessoas mudam de opinião ao ver a lista completa ou são induzidas de alguma forma pelos pesquisadores?
Sr. Ricardo, o Mino Carta foi um dos fundadores da revista Veja que já teve muita credibilidade e atualmente olha só no ela se transformou.
Proponho um projeto de lei para disciplinar as pesquisas, para que elas deixem de ser eleitoreiras e passem a ser simplesmente eleitorais: 1. Toda pesquisa so poderia ser iniciada, com a apresentação pública antecipada da metodologia detalhada a ser aplicada. 2. O TSE ficaria incumbido de diligenciar essa apresentação pública e submetê-la ao crivo de auditores especializados para aprovação. 3. Pelo menos dois institutos seriam sorteados para fazerem a mesma pesquisa, com a mesma metodologia, na mesma data/região. 4. Os resultados dos dois institutos seriam divulgados ao público, ao mesmo tempo em que o resultado combinado das duas pesquisas para diminuir a margem de erro. 5. Qualquer metodologia com margem de erro maior que 1% não poderia ser aplicada. Está aí a proposta. É só melhorá-la, votá-la e implantá-la. Isso daria credibilidade às pesquisas. Do jeito que está, não pode ficar !
Concordo com você kotscho, que a credibilidade é o maior patrimônio que um instituto de pesquisa pode ter. Mas ainda assim, acredito que todos eles sejam capazes de dar uma maquiada nos dados para terem o resultado desejado. Explicando melhor: Como a eleição ainda está muito distante, eles terão tempo de ir se ajustando à realidade sem precisar assinar o atestado de manipulação. Nesse momento é mais importante para o PSDB(datafolha e ibope), demonstrar aos investidores nas campanhas que eles ainda estão no páreo, do que para o PT(Vox Populi) provocar um oba-oba. Um oba-oba na campanha do PT, nesse momento não seria benéfico. Enquanto que o funeral da campanha do SERRA afugentaria toda e qualquer doação de campanha e até uma corja de aliados fajutos. Já a candidatura do PT não depende tanto assim do índice de Dilma nas pesquisas para receber doações, porque elas já estão garantidas pela máquina... Parece-me um raciocínio plausível. Para acabar com toda e qualquer especulação, só se todos os institutos de pesquisa se deixassem auditar por auditores independentes. Sem acesso amplo e irrestrito a toda a metodologia e banco de dados da pesquisa é impossível saber com exatidão o motivo do disparate. Mas com certeza, o motivo de tal disparate não pode ser creditado simplesmente ao acaso, ou à sorte de um ou outro instituto ter jogado uma moeda para cima 3000 vezes e em todas as vezes ter dado CARA(Serra) em vez da COROA(Dilma).
SÃO PAULO NA MERDA. MAIS QUATRO ANOS DE ALKMIN. PAULISTA NÃO SABE VOTAR MESMO!!
Segundo noticias aqui no ig o Sr Serra é contra todos os mandatários de nações que ele não simpatiza, quer ser presidente do Brasil e cortar relações com eles, não interessando se é bom para o País, fora Serra vai procurar sua turma vôce não nasceu para estadista.
Boa tarde Acredito que a Dilma será eleita presidente da república, por ser a melhor alternativa para dar continuidade ao bom governo que o Lula vem realizando, não vamos trocar o certo pelo duvidoso portanto vote Dilma, vote 13. VIVA A DEMOCRACIA VIVA O LULA VIVA DILMA. Reinaldo.
Dilma é o que temos no momento, chega de PSDB, só o povo de São Paulo não ver, datafolha é uma piada, Serra nunca devia ter deixado o governo, mais é muito ambiciodso, vai se candidatar a vereador em São Paulo.
Para o ex-doleiro. Continua uma maravilha para a CEF principalmente, a cobrança de juros de 9% a 12% no financiamento da casa própria. Os juros do SFH brasileiro, são um escândalo. Em vinte anos os coitados que financiam uma casa acabam pagando três, e isso ainda vai dar muito problema.
O BRASILEIRO NÃO GOSTA DO PT E PONTO FINAL...... ATÉ PORQUE O BRASIL È O QUE É HOJE, MOTIVADO PELAS MEDIDAS AMARGAS E IMPOPULARES MAS CORAJOSAS DO GOVERNO FHC, ONDE A POPULAÇÃO COMEÇA A ENTENDER QUANDO VER QUE O ATUAL GOVERNO APENAS SURFA NOS BONS NÚMEROS DO CAPITALISMO (QUE OS PTRALHAS NÃO ACREDITAM) PARA GASTAR E TOMAR MEDIDAS POPULISTAS QUE LEVARÃO O BRASIL NOVAMENTE PARA O BURACO, CASO A LOUCA DA DÍLMA VENÇA AS ELEIÇÕES.....O QUE SERIA UMA TRAGÉDIA
É fácil saber porque o datafolha divulga estes dados, ele só faz o que a folha manda, da mesma forma que o ibope, só faz o que a globo manda, só que Dilma já está na frente 13 pontos, eles manipulam a mídia o tempo todo., pensam que os brasileiros são bestas. O tempo mudou, ´É O TEMPO DO LULA.
Esquesito mesmo,mas pela postura da Folha acho que ai tem,abraços e Parabens pelo Blog
Eis a questão : O PIG CAIU EM DESGRAÇA,pesquisa do Data folha sem comentario é dificil de engolir...
Bacana o comentário deste ex-doleiro. O umbico dele é o mais importante. Pensemos nos 190 milhões de brasileiros e não no seu umbico. sds carlos