Todos tivemos um professor que marcou nossas vidas e foi fundamental para sermos quem somos no mundo. Quem deu sorte na escola teve mais de um, como foi o meu caso, mas sempre tem aquele que a gente não esquece.
No meu caso, foi o padre José de Almeida Prado, na primeira série do ginasial no Colégio Santa Cruz, que não só me ensinou a falar português direito (até os seis anos eu só falava alemão), mas também a gostar de ler e escrever na nossa língua.
Quando nossa turma completou 40 anos de formatura, ele estava na festa e lembrou como eu lhe dava trabalho: "Você até que aprendeu direitinho a escrever, mas escrevia demais...". Até hoje, tenho este defeito, e padre José continua firme e forte no Santa Cruz, orientando almas e mentes.
Trago estas lembranças a vocês porque acabei de chegar da reunião do "Todos Pela Educação", movimento da sociedade civil do qual sou um dos fundadores, em que foi lançada a nova camnpanha de mobilização para a valorização dos professores.
Produzida pelo Grupo ABC, com a participação das equipes de Nizan Guanaes e Sergio Valente, a campanha "Um bom professor, um bom começo" será veiculada em todas as mídias, tendo como idéia mãe as boas lembranças que temos daqueles que nos ensinaram nos tempos de escola.
O objetivo principal do movimento "Todos Pela Educação" é garantir uma educação de qualidade para todos os brasileiros até 2022, ano do segundo centenário da nossa Independência. Para isso, ninguém é mais importante do que o professor, mas a tarefa de mobilizar os recursos possíveis pela melhoria do ensino é de todos nós.
É como diz a letra do jingle da campanha:
A base de toda conquista é o professor.
A fonte da sabedoria, um bom professor.
Em cada descoberta, cada invenção.
Todo bom começo tem um bom professor.
No trilho de uma ferrovia, um bom professor.
No bisturi da cirurgia, um bom professor.
No tijolo da olaria, no arranque do motor.
Tudo que se cria tem um bom professor.
No sonho que se realiza, um bom professor.
Cada nova ideia tem um professor.
O que se aprende e o que se ensina, um professor.
Uma lição de vida, uma lição de amor.
Na nota de uma partitura.
No projeto de arquitetura.
Em toda teoria.
Em tudo que se inicia.
Todo bom começo tem um bom professor.
Tem um bom professor.
Parece até coisa de Chico Buarque... Que, por sinal, também foi aluno do padre José de Almeida Prado e também escreve direitinho.
Se cada um fizer sua parte, é possível. Podemos começar pelo exemplo que dei acima: contando quem foram nossos bons professores para que eles possam servir de exemplo e estímulo aos que estão ralando nas escolas hoje plantando, com todas as dificuldaedes, as sementes de um Brasil melhor.
Faça a sua parte e conte aqui mesmo quem foi teu bom professor. Quem sabe, ele lê a tua mensagem e procura te encontrar. Dizem que recordar é viver. Pois ensinar é trabalhar por um país melhor para todos nós.
"Conte quem foi teu bom professor"
12 de April de 2011 às 11:51 - Postado por admin
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
COLEGIO COMERCIAL FREDERICO OZANAM / Rua Augusta/SP, Celeiro de mestres inesqueciveis que merecem justa homenagem pela competencia e dedicação ao ensinamento como: Prof. Zacharias (Port), Arantes(Hist),Ytiro(Mat)Scarlato(Geog),Jaziel(Ingl)Sergio Bambacci(Ingl)
fiquei emocionada ao ler o lindo elogio da querida Adriane Carrilho sobre nossa convivência acadêmica na geografia e na pos.Que você seja muito feliz na sua profissão e distribua o seu conhecimento e carinho na construção de um país mais íntegro e participativo. bjs vania gentil monteiro
Alguns marcaram bastante, Professor Regis de Geografia, Professora Toyoco de História, Todos na época da EEPG Profº João Maria Pires de Aguiar - Escola pública Estadual em Vila Campestre / Jabaquara -SP. Porem alguem se destacou por sua coragem e ousadia, Profª MARIA TEREZA FRANCHON, ministrava as aulas de Português entre outras Artes. Ela realmente tinha a percepção necessária de seus Alunos, que acredito que cuidava como se fossemos diamantes rústicos a serem lapidados. Conseguiu extrair dos mais tímidos aquilo que estava oprimindo seus sentimentos. Desenvolveu em todos a capacidade de ler e escrever, interpretar, criar e gostar disso profundamente. Acredito que aqueles que puderam vivenciar esses momentos preciosos e aproveitaram ao maxímo com certeza são hoje Profissionais excepcionais, bons Pais, Boas Pessoas. Por sorte ainda hoje encontro com ela e falamos sobre aquele tempo, nossa Turma e outros assuntos, sinto nela uma especie de Guru Espiritual, uma referência que sempre tem algo a acrescentar, de fato uma pessoa Iluminada. Agradeço demais a oportunidade de ver vivido ao lado desta mulher Fantástica. Obrigado MARIA TEREZA FRANCHON e que DEUS a abençoe sempre.
Prof.: Helio da Rocha Pitta. Pesquisador, Cientista, Matemático, Físico e autoditada. Educador nato. Suas aulas eram um verdadeiro show de didática. Seus alunos eram conduzidos suavemente ao conhecimento através de suas técnicas harmoniosas. Foi meu professor no Curso de Física na Universidade Iguaçu, na década de 70. Quero aqui perpetuar meu profundo respeito e especial admiração a este brasileiro especial que infelizmente, dada a inversão de valores da nossa sociedade, não recebeu as honras merecidas. Me lembro que numa de suas aulas um aluno o chamou de gênio... ele então retruncou: "gênios são vocês que conseguem aprender alguma coisa com certos professores..." É... ele tinha toda razão!!!
desculpe, esqueci de dizer que todos os professores que citei, Prof.Zacharias, Prof.Manoel, e outros que não me recordo foi na Escola Tecnica de Comércio Frederico Ozanan na Rua Augusta, quem estou e se lembra de mim envie email margaridapessotti@yahoo.com.br, temos muito a recordar
Estudei na Escola Tecnica de Comércio Frederico Ozanan, primeiro na Pça Rooevelt e depois na Rua Augusta, meus Professores, Prof.Manoel de Portugues, Prof.Zacharias de Portugues, Prof.Cipriano, Prof.Arantes, Prof.Baloon de Ingles, Prof.Ytiro de Matemática,todos merecem de minha parte o meu muito OBRIGADO por tudo que faziam para os alunos, ótimas aulas, ótimo ambiente, dirigida pelo Prof.Negrão excelente pessoa, se algum aluno daquela época quiser entrar em contato comigo estou a disposição estudei de 1963 a 1971
Se eu não tivesse tantos amigos eu poderia eleger meu melhor professor, mas por conta de tanto carinho, das pessoas com quem convive eu diria que foram eles,meus professores, meu coração esta com os mesmos,incluindo os que já se foram mas eu jamais os esquecerei.
Meu comentário é para Lavis! O nome da sua professora do primário, que vc mencionou como excelente pessoa e educadora, é Regina Vendramini! Ela é minha mãe! Fiquei cheia de orgulho em ver meus pais sendo mencionados como professores inesquecíveis neste blog! Eles com certeza são merecedores desse título! Muito obrigada!
O meu melhor professor foi sem dúvida a vida, e os companheiros com quem convive, Tereza Roman Luques, Evely Pieroni,Angela Maria Leite, Ivone Archila e Elisabete Sola Martins, Ademir Martins, João Mena, Raul Camargo e Helio Brasil
Admiro o meu professor Erivaldo Justino da Silva,primeiro pela segurança que ele passa a seus alunos,depois pelo grande esforço de levantar a bandeira da educação. Erivaldo é exemplo de coragem e determinação junto a educação do povo de São Francisco.
Tive vários bons professores, mas duas foram bem mais que bons professores. A primeira, foi minha professora no pré-escolar, a Maria Helena, foi ela quem me alfabetizou com muito carinho. Iracema foi a professora de história da 5ª à 7ª série. Com ela aprendi muito mais que história. Foi nessa época que decidi ser professora e fazer Ciências Sociais. Espero que tenha deixado boas lembranças em meus alunos também.
Meu querido Professor: Giselhe:1º ano fundamental Adilson: Senai Santo amaro Wagner:Telecentro vila rubi Abraços a todos do seu aluno: Cicero Gomes.
Sou de Congonhas - MG. A cidade dos Profetas de Aleijadinho.
Todo)a)s são merecedores do título de Professor(a). Mas gosto de lembrar do meu Professor de Português: Sr Juventino de Freitas. Na escola não havia biblioteca. Ele chegava carregando um monte de livros debaixo do braço, deixava na mesa e mandava que os alunos fossem escolher o que queriam ler. Eu sempre pegava o com maior número de páginas. Gostava de ler. Até hoje leio jornal velho, se ainda não li, para mim é novo em folha. O gosto pelo estudo, pela leitura aprendi com eles, mas meus mestres foram os melhores da cidade. Dona Lea, de Geografia, até hoje lembro-me dela na turma de 5ª série, ensinando por meio das imagens nos livros, eu tive que comentar sobre uma paisagem branca, cheia de neve. Fui substituí-la na escola, quando foi ter sua última filha, hoje já aposentei-me como professora de Geografia, não fui fazer Letras. Mas continuo lendo tudo que encontro. Tenho o maior carinho por eles. Abraços carinhosos se por acaso lerem esta mensagem. E que a Educação no nosso querido país melhore, valorizando seus professores!!!
Não posso fazer comentários, pensando em cometer injustiças com professores que passaram por minha vida e se dedicaram a momentos únicos, que nunca mais voltarão.Apenas vou me direcionar a alguns professores que fizeram parte da minha história. Todos estão guardados dentro do meu coração, não os esqueci de nenhum. Iniciei minha vida estudantil nos anos 70, numa escolinha de zona rural(E. E. Sítio São João), na cidade de Itaocara, localizada no interior do Rio de janeiro. Ali, encontrei-me com a esplendorosa e radiante mestra Jane França(itaocarense), a qual me ensinou a dar meus primeiros passos dentro do alfabeto e alocava-me no colo com muito carinho para que minhas dúvidas fossem sanadas. Naquela época, por volta dos meus 6 anos, já dizia que seria uma professora. Professora Jane França, ensinou-me a dar meus primeiros passos dentro do alfabeto. Com todo a minha ingenuidade de criança, sentia no ar, a vocação da professora e que a própria estava ali por vocação e não por falta de opção. Também marcou muito minha vida :professora Clarice M. Vieira Leite / 1ª 2ª e 3ª séries/ admirada e solidária;professora Vera Lucia P. Barcelos/ excelente tratamento e responsável /4ª série; professora Maria Luíza Vogas/ português/ 5ª série/extremamente rígida, inteligente, caprichosa e organizada; professora Clélia Bon Pinheiro/ Geografia/5ª série/educadíssima e agradabilíssima; a deusa de todos os tempos Rita Lannes Duarte/ matemática / 7ª série/ Lindíssima, inteligentíssima/ cheirosíssima e extremamente fashion; Rita Lontra Alves/Geografia/8ª série/ responsável e rígidíssima. Oh! quanto medo eu tinha de levar uma bronca da própria. Parti para o 2º grau e lá encontrei-me com várias celebridades, entre eles a saudosa Helenice Nara (Didática);Vânia de Castro Sarruf (Francês); Benigno Bairral (História). Indo para a faculdade encontrei-me com a magnífica professora de climatologia, Vânia Gentil Monteiro, a maior "estrela geográfica", reside em Niterói. O meu sonho é um dia poder encontrá-la para apenas abraçá-lá e dizer: muito obrigada! Partindo para a Pós-Graduação, novamente vou citar a professora Vânia, que além de ter sido coordenadora do curso, também foi minha professora. Fiz a Pós graduação, porque Vânia incentivou-me e tenho muito a agradecê-la por isso, pois moro no interior e com muita dificuldade cheguei até aqui. Aproveito para enviar um beijo e um abraço carinhosos para esta professora que não a vejo a muitos anos e dizer que penso nela todos os dias da minha vida. Muito obrigada a todos os meus queridos mestres e a "campanha tudo pela educação" a melhor campanha de todos os tempos), que me proporcionou esta oportunidade de voltar ao tempo e vivenciar os melhores momentos de minha vida, que foram os vividos numa sala de aula. Continuo numa sala de aula, mas agora estou emitindo tudo aquilo que aprendi com as "Pérolas da educação" que passaram na minha vida. Sou uma multiplicadora positiva; sou professora por opção e não por falta de opção; amo o que faço; meus alunos que os digam... Abraços...
Minha melhor professora foi Dona Jussara professora de Educação fìsica da Escola Estadual Conselheiro Fidélis, Aiuruoca/MG, marcou minha vida, pelo bom tratamento e compreensão, amiga, mulher guerreira e honesta, nunca vou esquecê-la!!!
Professora Nelma. Fapes
Meu melhor professor, foi o professor Milton de história da escola Sesi – 433, além do Milton ser um bom professor e um bom profissional, ele é um amor de pessoa, tem uma personalidade muito grande que não só eu, como todos seus alunos admiram, Milton te amamos, beijos.. Saudades! ♥ De: Letícia (a prima da loirinha da Bia) é que são tantas Letícias na escola Rsrs.
O melhor Professor que já tive chama-se Luiz Carlos Vaini.
Entre 1961 e 1967 estudei no Colégio Estadual Visconde de Cairu, no Méier, no Rio de Janeiro,onde fiz os Cursos Ginasial e Científico. Nestes 7 anos tive excelentes professores em todas as matérias. Mas um dos melhores foi o Martinho da Conceição Agostinho, de Matemática. Conhecedor profundo da matéria, uma didática brilhante, dedicado e empenhado em dar sempre a melhor aula possível. Exemplo de profissional qualificado e pessoa com qualidade. Uma menção muito especial também ao Professor Engenheiro Gustavo Bandeira de Mello, coordenador e mestre do curso de Engenharia de Telecomunicações da Escola de Engenharia da UFF, no início da década de 1970. Outra referência como professor e como gente de uma geração que se formou lá naquela época.