Aos leitores e colegas do portal iG,

como tudo na vida, blog também tem dia para começar e para terminar.

Após três anos e pouco de convívio quase diário, escrevo hoje para me despedir e agradecer a todos vocês pela boa companhia.

Escrever este Balaio do Kotscho foi um grande aprendizado para mim, veterano repórter mal acostumado com os monólogos da velha mídia e os pratos feitos servidos à freguesia.

Aqui aprendi que a palavra do jornalista é tão importante como a de quem lê e que no mundo interativo da internet somos todos ao mesmo tempo emissores e receptores de informações. Não tem mais dono da verdade.

A tal da democratização da comunicação já está acontecendo por aqui.

Agradeço a todos os que me ajudaram nesta travessia entre o passado e o futuro, a começar por Caio Túlio Costa e Ricardo K., que me contrataram em 2008 e apostaram no meu blog.

Sou muito grato também à jovem equipe do iG, que me ensinou alguns caminhos das pedras: em especial, Mariana Castro, brilhante chefe de redação, e os editores Fred Ferreira, Marcelo Costa e Luísa Pecora, em nome de quem mando um abraço a todos.

Os prêmios (Especial de Direitos Humanos da ONU, Top Blog e Comunique-se) e os bons resultados de audiência conquistados pelo blog neste período não seriam possíveis sem os milhares de leitores/comentaristas que participaram dos debates desde o primeiro dia e acabaram criando um espaço próprio, o Boteco do Balaio, no Google, só para bater papo.

Daí surgiu a ideia de promover dois encontros de leitores do Balaio que queriam se conhecer pessoalmente, organizados em São Paulo por Enio Barroso Filho e Aliz Castro Lambiazzi, em nome de quem mando também um forte abraço de despedida a todos.

À direção do iG e aos patrocinadores, meu reconhecimento e gratidão por poder trabalhar este tempo todo com absoluta liberdade.

Aos 63 anos e com 46 de profissão, acertei esta semana contrato de quatro anos com uma grande rede de televisão para a implantação de um novo projeto jornalístico no qual estarei trabalhando a partir de 1º de maio. É sempre bom poder encarar o desafio de recomeçar mais uma vez a carreira.

O Balaio do Kotscho passará a ser publicado no portal desta mesma emissora assim que o projeto estiver implantado, o que deve acontecer em duas ou três semanas. Vou pedir ao pessoal do Boteco do Balaio informar o novo endereço e a data.

Vida que segue. Espero vocês no novo endereço que será proximamente divulgado.

Mais uma vez, muito obrigado a todos.

http://r7.com/srSB