O tempo corre... Ao olhar a folhinha, descubro que já entramos em agosto. Completo nesta segunda-feira três meses de trabalho aqui no R7 e na Record News. É hora de fazer um breve balanço.

Como ninguém me falou nada até agora, penso ter sido aprovado nos 90 dias de experiência. Vocês, não sei, mas, da minha parte, estou muito satisfeito com esta nova fase da vida profissional, depois de quase 50 anos de carreira e muitos crachás pendurados na parede.

No Jornal da Record News, ao lado do Heródoto Barbeiro e da Thalita Oliveira, trabalhando com um seleto grupo de comentaristas e editores, sinto-me novamente como parte de uma equipe, depois de passar muitos anos trabalhando em casa.

É muito bom voltar a conviver com os colegas no burburinho de uma grande redação (a última, em 2002, tinha sido a da Folha de S. Paulo), dar palpite em tudo, conhecer gente nova, acompanhar o fechamento de um telejornal.

Não posso me queixar da vida. Em tão pouco tempo, meu nome acaba de ser indicado pelos jornalistas que votam no Prêmio Comunique-se entre os 10 selecionados em duas categorias (blogs e mídia eletrônica).

Nas duas redações, no R7 e na Record News, reencontrei muitos jovens e veteranos que já trabalharam comigo ou com minha filha jornalista, a Mariana Kotscho, em outras empresas. Fui muito bem recebido em ambas. Outro dia, um colega comentou comigo: "Parece que você já trabalha aqui há vinte anos...".

Por isso, sou muito grato a todos, aos internautas do portal e aos telespectadores que acompanham o nosso jornal das nove da noite, já que a transmissão é simultânea.

Aos poucos, foram reaparecendo aqui no Balaio leitores/comentaristas que me acompanharam em outros sítios desde 2005, quando comecei na internet.

Leitores que já frequentavam o R7 juntaram-se a eles e logo voltaram as antigas e intermináveis polêmicas entre eles, um Fla-Flu de opiniões, às vezes repetitivas, que se tornam chatas.

Por isso, pedi a um por um _ e volto a pedir agora a todos_ que evitem estes bate-bocas virtuais e realmente contribuam para o debate dos assuntos levantados nos posts, trazendo novas informações e opiniões para o blog.

Caso os leitores tenham dúvidas ou queixas, ou mesmo elogios, não se acanhem: convido-os a participar amanhã, terça-feira, a partir das 16h30, do chat programado pelo pessoal do R7 (ver seção "bate-papo" na coluna da esquerda da home).

Muito bem-vindos velhos e novos leitores/comentaristas. Agradeço a participação de todos e a confiança do pessoal da Vale/África que patrocina este Balaio. Vida que segue.

http://r7.com/TrkP