AgenciaBrasil270911RNA0141 João Paulo é primeiro político condenado

Os votos de Cezar Peluso e Gilmar Mendes pela condenação, como já era esperado, tornaram João Paulo Cunha, candidato do PT a prefeito de Osasco, o primeiro político a ser condenado no julgamento do mensalão.

Em seu voto de despedida, Peluso foi além e anunciou também a pena que atribuiu ao ex-presidente da Câmara: seis anos de reclusão em regime semi-aberto.

No final da tarde desta quarta-feira, no momento em que escrevo esta nota, quando o placar já estava 6 a 2 pela condenação de João Paulo, ainda votava o ministro Marco Aurélio de Mello, mas já se confirmava o rolo compressor apontado na sessão de segunda-feira, com todos seguindo quase na íntegra o voto do relator Joaquim Barbosa, que pede a condenação de todos os réus.

A condenação do deputado federal João Paulo Cunha, antes mesmo que entrasse em julgamento o chamado núcleo político do processo, sinalizou para os advogados de defesa, já bastante pessimistas desde a última sessão, que a tese de "caixa dois" para financiar campanhas eleitorais foi derrotada no STF. João Paulo pode ter sido apenas o primeiro.

http://r7.com/k7v8