Caros leitores do Balaio,

está chegando o dia do Encontrão anual da turma do blog, marcado para o próximo sábado, dia 15.

Recebi e transcrevo abaixo a amável mensagem-convite enviada pela amiga e jornalista Aliz de Castro Lambiazzi, uma das criadoras do Boteco do Balaio, filial deste blog abrigado no Google, que há quatro anos transforma o virtual em real, reunindo ao vivo nossos leitores/comentaristas.

Oi Kotscho!

Preciso que você me dê uma forcinha na divulgação do 4º Encontrão de Aniversário do Balaio do Kotscho. Estou chamando o pessoal em sua área de comentários, mas acho que eles não estão acreditando que você vai mesmo. Devem pensar que eu estou blefando... ahahahah.

Como há muitos leitores novos aqui no R7, é natural a desconfiança. Nós que te acompanhamos desde o IG sabemos que você não só vai como dá a maior força para que esse evento tão importante para nós, seus leitores e fãs, aconteça todos os anos.

Essa é uma oportunidade valiosa. Além de podermos bater um papo ao vivo, quem ainda não conhece o autor das linhas que comenta e os companheiros de debate, tem a oportunidade de conhecer. E como eu tenho dito, isso acontece no melhor lugar do mundo: em volta da boa e velha mesa de bar.

Já estamos na 4ª edição do Encontrão e não deixamos a peteca cair. A cada ano conhecemos novas pessoas, tanto leitores novos que não têm receio de mostrar a cara, quanto aqueles que te acompanham sempre.

No Encontrão do ano retrasado, tivemos o prazer de conhecer sua esposa Mara, e isso foi muito legal, além de encontrar seu grande amigo Audálio Dantas, outro gigante do jornalismo, que foi a todos os encontros promovidos até agora com sua fiel escudeira Vanira e família, fora outros colegas de profissão que sempre aparecem e nos dão o prazer de conhecê-los de perto e, claro, a galera do Boteco do Balaio.

Ah... o Boteco do Balaio! Tudo começou com essa turma, lembra? Nos conhecemos na sua área de comentários porque fazíamos a maior bagunça por lá. Você sempre nos recebeu tão bem e teve muita paciência com esse bando de malucos idealistas... Nos tornamos amigos e criamos uma lista exclusiva que você até chama de filial do Balaio – o que nos enche de orgulho!

Hoje somos uma família, e nem posso dizer que virtual, porque muitos dos nossos componentes mais ativos já se conhecem pessoalmente. Parte deles conhecemos nos Encontrões; outra parte em encontrinhos que vamos promovendo por aí ou em visitas. É isso mesmo, Kotscho: a gente até vai na casa um do outro!

O Boteco do Balaio foi um presente que você nos deu! Durante esses anos de Balaio e de Boteco há muita coisa a se contar. Muita coisa bonita, engraçada, curiosa, espantosa e até triste _ afinal, tivemos algumas perdas ultimamente. Muito aprendizado, convivência, lição. Muito prazer!

E os Encontrões sintetizam isso, porque é onde vemos a coisa de um jeito mais concreto, mais palpável e, claro, com você. E é sempre uma delícia. Por mais que a pessoa não comente tanto no blog, não interaja, lá no encontro a coisa acontece de forma muito natural.

Ninguém se estranha, ninguém briga, ninguém fica fora de contexto. A integração é natural e muito alegre. Só tenho a dizer que vale a pena e que todos que têm comparecido deixam muito de si e levam consigo lembranças eternas.

Muita gente que te lê e gostaria de te conhecer fica com receio de ir porque pensa que é um evento para um grupo fechado ou só para o pessoal do Boteco. Bobagem!

Gostaria de dizer que o Encontrão é feito para todos que acompanham o seu trabalho, porque eles fazem parte da sua história profissional. Afinal, o que é um jornalista sem leitores? E um blogueiro sem seguidores? E um Boteco sem Balaio? E um Balaio sem um monte de gente pensando junto?

Então, querido Kotscho, estou ansiosa para te ver no próximo sábado e para fazer ainda mais amigos. E claro, ver os meus amados botequeiros e balaieiros. Porque essa gente que te segue, que te admira, acaba se unindo pelas mesmas motivações.

Deve ser  a simplicidade, a esperança, a humanidade, o senso crítico, a vontade, tudo que a gente vê que pulsa forte em você e que transcende nas letras que nos oferece todos os dias. Obrigada!

Bora lá, pessoal:

O 4º Encontrão de Aniversário do Balaio do Kotscho será no próximo sábado, dia 15 de setembro, a partir das 12 horas, no Bar do Justo (Rua Alferes Magalhães, nºs. 25/29, Santana – SP). É um bar super legal, com várias opções. Cada um paga o que consumir.

Basta chegar lá e dizer que veio para o Encontrão do Balaio que será muito bem-vindo. Quem chegar primeiro segura as mesas que eu reservei, tá? Peço que confirmem presença e número de acompanhantes até o dia 14/09 no meu e-mail: jornalizta@gmail.com, justamente para eu saber de quantos lugares precisaremos. Espero por vocês!

Beijo

Aliz

Aqui, algumas fotos dos encontros anteriores:

http://r7.com/_v1I