- Ricardo Kotscho - http://noticias.r7.com/blogs/ricardo-kotscho -

Russomanno e Serra evitam ir a debate

Postado por rkotscho em 27/09/2012 às 12:31 em Sem categoria | 8 Comments

debate Russomanno e Serra evitam ir a debate [1]

Sem a confirmação de dois dos três principais candidatos _ Celso Russomanno, do PRB, e José Serra, do PSDB _ que ainda disputam com Fernando Haddad, do PT, para ver quem vai ao segundo turno da eleição paulistana, a TV Record decidiu cancelar o debate marcado para a próxima segunda-feira.

"Os responsáveis pela campanha de José Serra não responderam aos convites para a negociação de regras e acordos do debate", justificou a emissora, o que é verdade, pois acompanhei de perto nas últimas semanas o trabalho dos organizadores. Durante todo o tempo, o PSDB simplesmente ignorou o debate da Record.

"A Record cancelou o debate para proteger o Russomanno porque nós não nos negamos a participar", reclamou o candidato do PSDB, o que não é verdade, pois em nenhum momento seus assessores se dignaram a participar das reuniões que discutiram o formato e muito menos a confirmar a presença de José Serra.

Da mesma forma, Serra foi o único candidato que não participou das duas rodadas de sabatinas promovidas pela Record News e pelo portal R7, nem deu qualquer explicação para a sua ausência.

A assessoria de Celso Russomanno, que participou de todas as reuniões, em cima da hora  comunicou à emissora que o candidato não poderia comparecer porque "na mesma data, por previsão médica, deve nascer o seu filho".

Como o debate já estava marcado faz muito tempo para o dia 1º de outubro, e a data poderia ser negociada pelos assessores das campanhas, a verdade é que os dois candidatos desistiram de participar pelo mesmo motivo: não correr riscos na reta final do primeiro turno.

Tanto Serra como Russomanno não foram bem nos debates anteriores, em que se tornaram alvos principais dos adversários, especialmente pela falta de um programa de governo e por se limitarem a apresentar propostas genéricas sobre o que pretendem fazer caso sejam eleitos. Ambos prometeram exibir seus programas apenas no segundo turno.

No caso do candidato tucano, há um agravante: quanto mais ele se expõe e aparece na televisão, mais aumenta a sua rejeição, que já chegou a 40% no Ibope e a 44% no Datafolha, o índice mais alto de todos os candidatos.

O eleitorado de São Pauo já demonstrou que é difícil acreditar no que Serra fala, mesmo quando assina documentos, como aconteceu quando ele prometeu ficar até o final do seu mandato na campanha de 2004 e deixou o cargo um ano e três meses depois de ser eleito.

Por isso, Serra só se manifestou sobre o debate da Record depois que ele foi cancelado pelos organizadores, no dia seguinte à divulgação de nova pesquisa Ibope que mostra, pela primeira  vez, a ultrapassagem do candidato Fernando Haddad, do PT. Agora, claro, o tucano quer ir a todos os debates.

Os repórteres Catia Seabra e Lucas Neves informam na edição da "Folha" desta quinta-feira que "reservadamente, no entanto, tucanos comemoraram o cancelamento antes de saber que ele havia sido atribuído a Serra. Eles temiam que o candidato virasse alvo no encontro e hesitavam sobre sua participação".

Não só hesitavam como, em nenhum momento, se dispuseram a dar qualquer resposta aos reiterados convites feitos pela TV Record, que foram devidamente protocolados e registrados na Justiça Eleitoral, como determina a lei.

Quem mais se queixou do cancelamento, e com justa razão, foi o petista Fernando Haddad, o único dos três que compareceu a todos até agora (Russomanno não foi aos encontros organizados pela Folha/UOL e pela Arquidiocese de São Paulo).

"Achei muito ruim para a cidade. Se há da parte do Russomanno um impedimento, que ele já conhecia há muitas semanas, sabia da coincidência de datas, vamos tentar adiar um dia. Tenho certeza de que a Record toparia. O debate seria oportuno para ambas as candidaturas, já que os dois candidatos não apresentaram programas detalhados ou metas de governo para São Paulo", disse o candidato do PT.

E quem mais perde com isso é o eleitor, que jamais demonstrou durante uma campanha eleitoral tamanho desinteresse e desinformação sobre o que os candidatos pretendem fazer com a sua cidade, desde a redemocratização do país e a volta das eleições diretas nas capitais.

Faltam apenas dez dias para a abertura das urnas eletrônicas.

Em tempo: agradeço a todos os leitores e amigos que me enviaram mensagens sobre a conquista do Prêmio Comunique-se 2012.

http://r7.com/St2z

  [2]
  [3]


Artigo impresso de Ricardo Kotscho: http://noticias.r7.com/blogs/ricardo-kotscho

Endereço do artigo: http://noticias.r7.com/blogs/ricardo-kotscho/2012/09/27/russomanno-e-serra-evitam-ir-debate/

Endereços neste artigo:

[1] Imagem: http://noticias.r7.com/blogs/ricardo-kotscho/files/2012/09/debate.jpg

[2]  : http://noticias.r7.com/blogs/ricardo-kotscho http://noticias.r7.com/blogs/ricardo-kotscho/2012/09/27/russomanno-e-serra-evitam-ir-debate//emailpopup

[3]  : http://noticias.r7.com/blogs/ricardo-kotscho http://noticias.r7.com/blogs/ricardo-kotscho/2012/09/27/russomanno-e-serra-evitam-ir-debate//print

© 2010 R7.com. Todos direitos reservados.