fhceaecio1 FHC lança Aécio e mostra PSDB sem rumo

Foto: JB Neto/10.06.2011/AE

Principal e cada vez mais única voz da oposição que se manifesta e é ouvida, Fernando Henrique Cardoso se antecipou ao PSDB e lançou a candidatura de Aécio Neves para a eleição presidencial de 2014, mas admitiu que o partido ainda não sabe que rumo tomar para definir um discurso de campanha.

Em entrevista a Fernando Rodrigues publicada nesta segunda-feira na Folha, o ex-presidente evitou ataques a Lula, ao PT e ao governo Dilma, que têm sido a única bandeira da oposição nos últimos tempos, e sugeriu ao PSDB promover, primeiro, "o que na esquerda costuma-se dizer  ‘fazer a autocrítica’".

FHC criticou, por exemplo, o discurso conservador em temas morais e religiosos empregado pelo PSDB nas eleições de 2010 e 2012, sem citar o nome do candidato José Serra: "Em termos de comportamento e de valores morais, o PSDB tem que se manter progressista. Quando não se mantém, não tem o meu apoio. Eu não vou nessa direção".

Este certamente foi o principal motivo para o ex-presidente optar desde já por Aécio, a quem desafiou a "assumir mais publicamente posições".

A dificuldade do ex-presidente em definir estas posições fica clara no papel que reserva tanto a Aécio como a Serra daqui para frente.

Embora admitindo que Serra "pode, de repente, ser candidato", recomenda ao ex-governador paulista, duas vezes derrotado pelo PT em eleições presidenciais, que dedique seu tempo a preencher "um papel grande político e social, escrevendo, pregando, fazendo conferência".

Pregando, no caso, deve ter sido uma ironia involuntária. Não é muito diferente, porém, da receita que dá a Aécio: "Falar, fazer conferência, viajar".

"Nossos políticos precisam voltar a tomar partido em bola dividida", pede FHC, mas ele mesmo deu mais conselhos do que fez críticas ao governo da presidente Dilma Rousseff pelo baixo crescimento da economia previsto para este ano.

"O PIB cresceu pouco por mil razões. O erro, que eu acho que houve, é que o governo se colou ao PIB. Não precisava. Não acho que se deva colar na presidente Dilma a queda do PIB. Ela é que pode se colar nisso. Aí fica mal para ela".

Aos 81 anos, de bem com a vida, uma década depois de ter deixado a Presidência da República, nota-se que FHC voltou a falar novamente mais como sociólogo que analisa a cena política brasileira do que como líder partidário do principal partido de oposição.

Por enquanto, a única coisa já decidida no PSDB para o próximo ano é a contratação de um bom marqueteiro, já que o partido atribui suas maiores dificuldades a falhas na comunicação. Quem sabe, assim, os tucanos consigam descobrir uma nova bandeira capaz de cativar os eleitores. Antes, porém, é preciso definir o que dizer.

Espalhe por aí:
  • RSS
  • Live
  • Twitter
  • Google Bookmarks
  • Digg
  • Facebook
  • Netvibes
34 Comentários

"FHC lança Aécio e mostra PSDB sem rumo"

3 de December de 2012 às 11:00 - Postado por rkotscho

* preenchimento obrigatório



Digite o texto da imagem ao lado: *

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Comentários
  • Jorge Moraes
    - 5 de dezembro de 2012 - 18:48

    Com essa dupla da foto, as chances de extinção dos tucanos aumentam consideravelmente. Penso na nossa biodiversidade. Felizmente, o José Serra poderá pregar. Sugiro que convide o Abel para formar a dupla sertanejo-bíblica ideal: Caim e Abel. Malafaia. Que droga!

    Responder
  • "Edna,2
    - 5 de dezembro de 2012 - 02:21

    "Entre *ELE* lançar o Sr.AÉCIO ou qualquer outra pessoa e a tal pessoa tornar - se verdadeiramente um candidato,existe uma enorme distância". Primeiro não está existindo unanimidade dentro da partido,*MAS* a oposição tem fazer alguma coisa,tem que se mexer. Ricardo o Sr.FHC já está tão velhinho que eu já nem levo a sério o que *ele* faz ou diz,como político nunca me agradou,não que o Sr.LULA me agrade,acho os dois muito iguais cada um do seu jeito,se colocarem os dois na balança:o peso vai ser igual. Um fica falando mal do outro,*MAS* tirando a politicagem continuam AMIGOS,se é que em politica existem amigos ou inimigos.rsrsrsrsr...

    Responder
  • Victor Hugo
    - 4 de dezembro de 2012 - 23:20

    Vannelder disse 13h04: "Acho importante essa autocrítica vinda do FHC sobre o PSDB. Isso é prova de maturidade pessoal e política. De fato o partido precisa definir prioridades e aguçar o debate sobre assuntos de relevância nacional . . ." Vannelder, veja no comentário do Vardo Chaveiro 12h51 que ótimos temas pra auto críticas tucanas. Podem até convidar pros debates a Yeda Crusius, o José Roberto Aruruda, o Demóstenes Torres, o Marconi Perillo, etc . . . Eu mereço !!!!!!

    Responder
  • veranis
    - 4 de dezembro de 2012 - 22:14

    seu vardo,o senhor é ótimo!

    Responder
  • vardo chaveiro
    - 4 de dezembro de 2012 - 12:51

    Sr. Ricardo, não sou muito de comentar pois sou ruim de escrita. Enquanto espero os fregueses, fico aqui em meu computadorzinho, lendo o que esta acontecendo. Leio o seu blog por indicação de um amigo que admira muito o Sr. Resovi colocar o comentario a seguir que vi em outro blog escrito pelo John J. e que achei muito interessante. FERNANDO HENRIQUE: "ESTOU CANSADO DE OUVIR LEVIANDADES DE QUEM ESTÁ NO GOVERNO E APROVEITA PARA LANÇAR PEDRA NO PASSADO". "VOCES PRECISAM RESPEITAR PASSADO". Vocês não respeitam a compra de votos para minha reeleição.Vocês não respeitam a privataria tucana. Vocês não respeitam a Lista de furnas. Vocês não respeitam o Mensalão tucano de MG. Vocês não respeitam as compras de votos na assembéia Legislativa de São Paulo Vocês não respeitam o mensalão da educação em São Paulo (Sumaré). Vocês não respeitam relações Alston x Metrõ x governo tucano em SP Vocês não respeitam a fazenda que eu e o Serjão ganhamos de presente Vocês não respeitam as viajens no avião presidencial para as férias de minha família. Vocês não respeitam a grana que liberamos para o Lalau ficar quietinho. Vocês não respeitam a minha querida filha que “trabalhava” em casa, para um senador amigo, mui amigo por sinal Vocês não respeitam o engavetador geral da república Geraldo distribuidor de brindes Vocês não respeitam o meu filho Paulo Henrique e os U$$ 20 da feira de Hannover. Vocês não respeitam O MEU FILHO Paulo Henrique e a Rádio Disney. Vocês não respeitam como extinguimos a comissão especial de investigação em 1995. Vocês não respeitam como executamos o projeto SIVAM. Vocês não respeitam inesquecível PROER que engoliu 3% do PIB. Vocês não respeitam o caso Marka/FontecindamVocês não respeitam quando em 2001 fizemos o povo economizar com racionamento de energia. Vocês não respeitam como extinguimos a SUCAM em vez de punir os ladrões. Vocês não respeitam como extinguimos a SUDENE em vez de punir os ladrões. Vocês não respeitam por afundarmos a maior plataforma da Petrobrás para justificar a sua privatização. Vocês não respeitam pelo apoio que demos ao ditador peruano Alberto Fujimori. Vocês não respeitam pela epidemia de dengue depois do Serra dispensar mais de 6 mil mata-mosquitos. Vocês não respeitam quando via BNDES doamos dinheiro para comprarem estatais. Vocês não respeitam porque a nossa comitiva era obrigada a ser revistada a entrar nos EUA. Vocês não respeitam porque, a pedido do Daniel Dantas, fizemos a intervenção na PREVI... ENFIM, VOCÊS NÃO RESPEITAM NOSSA VASTA EXPERIÊNCIA EM ‘TUCANAR’ O ERÁRIO SEM QUE A MÍDIA FAÇA ESTARDALHAÇO. VOCÊS PETISTAS SÃO CRIANCINHAS RECEM-NASCIDAS PERTO DE NOSSOS PHDS EM TUCANAGENS. NOS RESPEITEM TÁ !??? ASSINADO. FHC

    Responder
  • Yane
    - 4 de dezembro de 2012 - 10:30

    Luiz Carlos, muito bem colocadas suas palavras. É bom Dilma mudar as pessoas que a cercam, especialmente o Mantega, senão a coisa vai ficar pior em 2013. A média de crescimento no governo DiIma só foi menor que o verificado no governo Collor. Nos dois primeiros anos do primeiro e do segundo mandato de LuIa essa média foi de, respectivamente, 3,4% e 5,6%, e nos de Fernando Henrique Cardoso, de 3,2% e 2,3%. Já no de Fernando Collor de Mello, ficou em 0,25%. É muita incompetência !

    Responder
  • Elpidio Neves
    - 4 de dezembro de 2012 - 10:16

    O PRIMO AÉCIO NEVES TEM A MELHOR E MAIS CÔMODA OPORTUNIDADE PARA LANCAR-SE CANDIDATO A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA EM 2014. É SENADOR, SE PERDER VOLTA TRABALHAR NO OUTRO DIA NO SENADO E A PRÉ-ELEIÇÃO PARA 2018 FICA PRONTINHA...COMO DIZIA O TITIO TANCREDO, "O NEGÓCIO É IR ANDANO, FALANO E COMPONO". MAS É NECESSÁRIO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E ASSESSORIA DE MARKETING. ELPÍDIO NEVES, MESTRE ADM. E DEP. FED. SUPLENTE SANTA CATARINA

    Responder
  • Yane
    - 4 de dezembro de 2012 - 10:13

    Dias você é um tremendo de um déspota. Hitler, Mussolini e Stalin te amam!! Quanta bobagem escreveste seu ditadorzinho. Chaplin riria cântaros de ti.

    Responder
  • Luiz Carlos, o velho
    - 4 de dezembro de 2012 - 08:33

    Caro Kotscho. A última operação da PF acaba definitivamente com a falaciosa e mentirosa versão de que, os crimes e falcatruas do PT aparecem mais porque são mais transparentes. Grossa e descarada mentira. O PT fez tudo o que pode fazer para impedir ou atrapalhar investigações. Nesta última operação, por exemplo, ninguém do PT sabia de nada e se soubessem trabalhariam para impedi-la ,com certeza! Veja que, o ministro da Justiça, só soube que a Polícia Federal faria a Operação Porto Seguro por volta de 20h de 22 de novembro, véspera do início da ação. O diretor da PF telefonou para o ministro e avisou que haveria a operação no dia seguinte. Ou seja, nada mais poderia ser feito, contra ou a favor. Não deu tempo nem de correr! Há quem diga que a operação deveria ser batizada de ''batão na cueca'' ,ou ''boca na botija''. Se isso vai ou não influir na popularidade dos candidatos do PT ,isso é o de menos, mas, que eles todos estão na defensiva estão e, enquanto isso, as cabeças ficam ocupadas em arranjar desculpas e defesas, o que os impedem de ficarem tramando leis que censuram a imprensa, por exemplo.

    Responder
  • Humberto Alencar
    - 4 de dezembro de 2012 - 01:41

    Não sou muito de dar conselhos pra oposição, mas como sou um homem que presa a democracia vai um essencial para o PSDB, deixem de ouvir a mídia para levar adiante suas campanhas, Merval, Noblat, Dora Kramer entre outros não tem conhecimento suficiente para levarem um partido ao poder, a velha mídia pode ate ter esse engajamento, e um problema dela, agora a oposição deve seguir o seu propio caminho e se possível criticando essa propia mídia, cada vez mais desacreditada.

    Responder
  • Dias
    - 4 de dezembro de 2012 - 01:15

    Sexta-feira próxima é o 7D argentino, será chegada a hora pra globo de lá enfrentar a regulação dos médios. Aos poucos a américa do sul vai jogando suas elites do atraso e seus braços "armados", a mídia e a conservadora instituição jurídica, no lixo da história. No Brasil a casa grande resiste, para também não desaparecer do mapa, com a extinção gradual das desigualdades, seu vital oxigênio, desde que Cabral por aqui aportou.

    Responder
  • everaldo
    - 3 de dezembro de 2012 - 22:52

    ...Ricardo...ainda sobre seu Gógó e suas semelhanças com FHgá, além de ambos adorarem falar asneiras e sofrerem da "Síndrome de Senilidade Lancinante" que falei em meu comentário das 16:14. " ...a molecada gritava: Voa seu Gógó !!!, E seu Gógó saia batendo os braços pela rua como se estivesse voando. Eu gritava: -Mais alto seu Gógó !!! O velhinho ensaiava decolar, retirava os pés do chão e caia, por isto vivia todo machucado. ...kkkkkkkkkk...kkkkkkkkkkkkkkk... Reconheço que tenho muitos pecados a pagar devido as minhas molecagens. Só as maldades que fiz com seu Gógó, mesmo julgadas sob o domínio dos fatos e desconsideradas as tenualidades das provas, posso pegar, no mínimo, dez anos de inferno. Seu Gógó também tinha um problema grave de esquecimento, as vezes eu chegava perto dele, e ele perguntava: -Tú num é filho de Maroca ??? -Não seu Gógó eu sou seu neto, filho da Jacira ...ele então me abençoava, e me dava o que tinha no bolso para eu comprar picolé. Totalmente alzaimado o coitado do velho, pois era olteirão, não se lembrava se tinha neto muito menos quem era Jacira. O nosso FHgá, nosso não, deles, dos 5% que mal lotam numa Kombi, também esta alzaimado, talvez mais que seu Gógó, não se lembra mais de nada, acabou de dizer ali no JN, que em sua época, a PF tinha toda a liberdade de ação e o ministério público era mais do que independente. É o que eu disse: para o agonizante PIG, se não tem um, qualquer um serve. ÊÊÊÊ !!! Mundão véi discuncertado !!!...pra eles...pra nóis tá pra lá de bão...até amantes já arruamaram pro LULA !!!

    Responder
  • Antonio Lopes
    - 3 de dezembro de 2012 - 21:26

    Bom agora que estão no mato sem cachorro, eles descobriram que é preciso Ouvir o povo, isso mostra que antes eles não estavam nem ai pro Povo. Outra Coisa, será que o povo vai querer ser ouvido por eles que nunca deram ouvido Ao povo! Será que eles querem ouvir o povo para solucionar seus Problemas, ou Semente para montar um discurso de campanha! Será que se eleitos vão continuar Ouvindo esse mesmo povo! Ou será que vão fazer como fizeram quando estavam no governo.

    Responder
  • Vannelder
    - 3 de dezembro de 2012 - 21:08

    A História é imutável. A História de personagens como Getúlio Vargas, Juscelino, Jânio Quadros, João Goulart, dos presidentes militares, Tancredo, Sarney, Collor, Itamar, etc...ficaram para sempre registrados. Não há como mudar. FHC derrotou Lula duas vezes, em duas eleições, e sempre no primeiro turno. É História. Nem o mais raivoso petista poderá mudar isso. Stalin foi o único que - usando truques de montagem - tentou apagar das fotos a presença de Trotski da história russa. Os que hoje criticam FHC e o PSDB e exaltam Lula e o PT devem olhar para o próprio rabo e comparar a realidade: enquanto um discute o partido com muita franqueza, o outro defende corruptos e quadrilheiros condenados pelo STF, enquanto a cada dia se descobre cada vez mais falcatruas cometidas por gente da sua própria cozinha. A História vai dizer que FHC saiu do governo federal com baixa popularidade, mas a mesma História vai dizer que Lula saiu do governo federal com alta popularidade, tendo feito sua sucessora, mas marcado pelos maiores escândalos de corrupção nunca antes visto na história desse país. A menos que os petista queiram queimar os livros de História em plena praça pública, como alguns insanos já fizeram no passado.

    Responder
  • Pardalzinho
    - 3 de dezembro de 2012 - 19:19

    Escrevam aí e me cobrem futuramente... Serra se desliga do PSDB e sai como candidato no Partido do Kassab... É certo!

    Responder
  • divaldo
    - 3 de dezembro de 2012 - 18:43

    completando; no tempo em que governaram a nivel federal municipal e estadual. Não adianta, eles tem que acabar com tudo o que já foi feito e começar tudo de novo e nem assim poderão arrigementar os votos do povo porque seus rostos já são conhecidos dos eleitores e significa golpe.

    Responder
  • divaldo
    - 3 de dezembro de 2012 - 18:39

    Eu acho que o ex-presidente FHC só é ouvido pala elite e ela no cenário politico representa apenas os 5% de reacionários que escrevem aqui neste blog democrático. Não adianta, os tucanos não tem sitocômetro. e a todas as eleições sempre estão com as mesmas caras que já estão surradas de se expor ao eleitor. O povo já não aguenta mais ver as mesmas caras diante da TV pedindo seu voto e neste caso nem vale mais o ditado água dura em pedra dura tanto bate até que fura. O Aécio Neves, como o Serra, já deu o que tinha que dar, é cacho que já deu algumas bananas e agora está seco. E a renovação do quadro politico? Qual o jovem politico que quer por a cara prá bater num partido que está caindo ano a ano? Um partido que nunca apresenta um plano de governo com objetivo claro, que convença o povo a ter coragem de depositar o voto neles? O passado então? É extremamente nebuloso o seu passado e todos já sabem a matreragem que já praticaram no etmpo em q

    Responder
  • Honorável Indignado
    - 3 de dezembro de 2012 - 17:58

    Prezado Jornalista, Ricardo Kotscho. Amigos balaieiros, Boa tarde! Apesar de risíveis, tanto a proposta do PSDB quanto a entrevista de FHC, seu post mostra a situação acéfala da oposição. A última frase é a que mais me toca! Você tem uma pitada de Voltaire..., o que, diga-se de passagem, é salutar em retratar-se o momento atual. Como não ser irônico com a proposta: Aécio? não domina o próprio corpo (seus vícios!), não pode dirigir seu carro, vai dirigir o país?! Preparado como um administrador probo? Por ser neto do Tancredo, (por pouco não canonizado pelo PIG!) Pobre Aécio, pobre oposição! Terão que justificar muitas das páginas negras da cena política recente. Querem que eu enumere? Não precisa; todos sabemos, é só clicar nos blogs limpinhos e sujinhos, no google, na wikipédia, no youtube, nas suas biografias, etc... As falas de FHC? Mas que falta de assunto! Aproveita-se o quê do que ele disse? A não ser um certo temor velado, um certo cuidado na escolha das palavras. Ficou a impressâo de um balão de ensaio... Delicadamente enxotou JB, dizendo que não é sua pretensão... JB candidato à presidência? brincadeirinha do PIG! Um truculento no Planalto? é o mesmo que um elefante numa loja de cristais! Perdão, elefantes... O que ele, FHC e o PIG não disseram e não dizem: a próxima semana é e será crucial para a segurança das instituições pátrias. A questão sobre a perda ou não dos mandatos dos deputados federais condenados no stf... O stf se submeterá às normas constitucionais? Sim ou Não? Se enveredarem pelo Não... Adeus, tia Chica! Quanto a nós preparemo-nos para acompanhar o embate vigoroso entre stf e câmara federal. Será que JB e seus pares vão - novamente -enxovalhar a CF? Já o fizeram há pouco tempo! Será que seremos "mais ou menos" surpreendidos pelo "regime nazista" do Juiz é quem manda, típico de governos totalitários! Afinal, a CF é "só" um livrinho de capa verde! quem o lê? Boa tarde a todos! Honorável

    Responder
  • Décio Gil
    - 3 de dezembro de 2012 - 17:49

    Pronto...bem orquestrado...Detonam Lula e Dilma em uma semana...Na outra fazem entrevista com FHC e lançam Aécio...Só esqueceram, mais uma vez, de combinar com o povo...

    Responder
  • Jose Reis
    - 3 de dezembro de 2012 - 17:26

    Caro Ricardo, no adendo sobre o post do PT, dizes que não entendias por que querem atacar Lula e neste poste dizes que o PSDB está atrás de uma bandeira. Acho que as duas coisas se ligam. Na verdade FHC, ao dizer que o PSDB deve abandonar o moralismo das campanhanhs de Serra, e ao mesmo tempo dizer que Lula e o PT não sabem separa o privado do público, está lançando a raízes da campanha deles. Dourarão o moralismo, com o falso modernismo do Aécio. Por fim, para derrotar Dilma e o PT, é preciso derrotar Lula. Ainda mais, depois da eleição da capital paulista.

    Responder
1 2