eduardo campos e lula Lula merece respeito, diz Eduardo Campos

Eduardo Campos e Lula na sede do Instituto Lula, em São Paulo. Foto: Ricardo Stuckert

Na mais veemente defesa feita até agora do ex-presidente Lula, que vem sendo atacado por setores da oposição e da mídia após a Operação Porto Seguro, na esteira das investigações sobre tráfico de influência de altos funcionários nomeados no governo anterior, Eduardo Campos, governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, pediu tratamento de respeito igual ao que é dado ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

"Vamos compreender o papel de Lula como o do ex-presidente FHC na história, de líderes que têm imperfeições, que cometeram erros, todos os dois, mas que legaram ao Brasil, cada um a seu tempo, algo que é importante para a vida brasileira até hoje, a democracia. Nós podemos ter divergências com o presidente Lula, mas ele merece o respeito do Brasil".

Campos deu estas declarações na segunda-feira, após o seminário "Novos Ventos na Política Brasileira", promovido pelo jornal "Valor Econômico, do qual também participaram o prefeito eleito de São Paulo, Fernando Haddad, do PT, e Eduardo Paes, do PMDB, reeleito no Rio de Janeiro.

Apontado pela imprensa, após as eleições municipais deste ano, como um dos possíveis presidenciáveis em 2014, Campos foi o primeiro entre os principais líderes da base aliada do governo a romper o silêncio, após o julgamento do mensalão e da Operação Porto Seguro, para falar do importante papel desempenhado por Lula na história recente do país:

"Ele, como um líder popular, viveu momentos difíceis na história, na ocasião em que faltava democracia no país. Depois, chegou à Presidência da República e teve o equilíbrio de garantir um rumo seguro para a economia brasileira, ganhou prestígio, inclusive no exterior. Além disso, legou independência à Polícia Federal, como se vê até hoje, nomeou oito ministros para o Supremo Tribunal Federal, que decidiram com isenção sobre um episódio que, no passado, jamais seria objeto de julgamento no Supremo. E estamos vendo um Ministério Público que não engaveta mais e que denuncia. Este é o legado que eu vejo do governo Lula".

O governador pernambucano pediu a punição dos culpados que usaram cargos públicos para fazer tráfico de influência: "É preciso que se apure tudo e os responsáveis sejam punidos com o rigor da lei. O Brasil tem mudado, não se aceita mais que uma carga tributária de quase 36% possa ser administratada por práticas patrimonialistas".

Ao contrário do PSDB, que não participou do seminário, e no mesmo dia ameaçou pedir uma CPI enquanto lançava a candidatura de um reticente Aécio Neves para a sucessão presidencial, Eduardo Campos deixou bem claro que não aposta no quanto pior melhor para viabilizar a sua candidatura.

"O que nós queremos é exatamente o contrário, é que o Brasil vá bem. Nós queremos ganhar o ano de 2013 e ajudar a presidente Dilma".

Para alcançar este objetivo, Campos defende mudanças no rumo estratégico do país. "O que é preciso fazer? É o momento de abrirmos o diálogo nacional, sereno, objetivo, colaborativo para ganharmos o ano de 2013".

Negando que seja, mas falando em tom de candidato, o governador deu a sua receita: "Precisamos alavancar o investimento, mas não é só isso. Precisamos melhorar a educação, investir em ciência e tecnologia, melhorar a infraestrutura. Tem uma pauta que não está tão clara como nos últimos anos".

 

Espalhe por aí:
  • RSS
  • Live
  • Twitter
  • Google Bookmarks
  • Digg
  • Facebook
  • Netvibes
23 Comentários

"“Lula merece respeito”, diz Eduardo Campos"

4 de December de 2012 às 11:15 - Postado por rkotscho

* preenchimento obrigatório



Digite o texto da imagem ao lado: *

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Comentários
  • Neto
    - 10 de dezembro de 2012 - 20:24

    Campos é sinônimo de traíra. É o Aécio do Nordeste. É o tucano do agreste pernambucano. E quem é EC para exigir o tal respeito? Respeito na política tem nome e endereço: voto e urna. Lula só tem um modo de exigir respeito e de se fazer respeitar: ser eleito presidente em 2014. Sem o que será chutado como cão sarnento o tempo todo. Já passou da hora de Lula dar-se conta dessa obviedade ululante, se é que não dissimulou tal movimento no tabuleiro para usá-lo no momento derradeiro.

    Responder
  • Carlos Alberto
    - 8 de dezembro de 2012 - 21:14

    Meu Caro senhor... quem merece respeito é o contribuinte brasileiro que esta cansado de ver na TV um homem(LULA) que não sabe de nada quando o assunto é a corrupção no seu governo e/ou do seu partido...mas, que adora da pitaco em tudo..quase um oraculo... Amigos, amigos ...a inteligência do brasileiro a parte...valleu

    Responder
  • spin
    - 8 de dezembro de 2012 - 06:53

    O primeiro ministro David Cameron tem dado declarações contrárias a propostas de regulação que avançam rapidamente – e que vão ganhando apoio da sociedade britânica – no sentido de regular até a imprensa escrita.(Eduardo Guimaraes) Perfeito. Num outro comentário dei a entender que a abertura do setor de mídias no Brasil poderia vir por exigência do mercado. Penso que não, até mesmo pq eles(capitalistas) se ajeitam e, no que diz respeito ao controle da população, abrem mão do mercado. Se a Inglaterra exigiu do Brasil a abolição da escravatura por imposição de mercados, com o setor mídias é diferente, neste caso só mesmo com pressão popular, com esclarecimento da população, pois é só tocar no assunto os barões sacam da cartola o velho discurso anti-comunista, aquele velhos blábláblá segundo o qual estão querendo censurar como se a censura não fosse pratica por eles(monopolistas da midia) que, como se sabe, não aceitam nem mesmo o direito de resposta as vitimas do pig.

    Responder
  • melo
    - 6 de dezembro de 2012 - 21:40

    -Lula merece respeito sim !. O único que não sabe disso é ele mesmo.Passou vergonha no nordeste e no norte, quando das eleições. Agora com esse problema da sua amiga (representante em são paulo). Ficar calado, escondido debaixo da mesa não é uma boa....!

    Responder
  • Eugenio L.da Costa
    - 6 de dezembro de 2012 - 12:31

    Se Eduardo Campos for candidato em 2014 não votarei nele, sou do Ceará mas não é hora para mudar, seria um grande risco. Mas de Eduardo que se colocar para 2108 eu acho valido, mas ai vem a frase "não se concorre para perder"

    Responder
  • Helena/S.André (SP)
    - 6 de dezembro de 2012 - 00:03

    É evidente que Lula merece todo nosso respeito. Esse pig já está cansando com essa história de querer a toda hora inventar maledicências sobre o Lula. Será que o PIG não percebeu que já está saturando a nossa paciência? Caraca, como são chatos ....

    Responder
  • Honorável Indignado!
    - 5 de dezembro de 2012 - 22:45

    Claudio, 5/12/12, 12h10 - Concordo com suas palavras, o momento é sério e merece reflexão, fiquemos atentos e vigilantes... Grato pela força, valeu! - Honorável

    Responder
  • Gersier
    - 5 de dezembro de 2012 - 20:43

    "Conheço cada vez mais gente que procura distância das más notícias, cancelando assinaturas ou esquecendo de abrir os exemplares deixados na soleira da porta, muitas vezes de graça." Sou um deles,aliás só de ver as capas, principalmente da "zóia" fofoqueira,já causa em mim uma vontade enorme de fazer vômito.Assistir o tal JM,jornal das mentiras,então nem pensar.

    Responder
  • J. Leite
    - 5 de dezembro de 2012 - 15:02

    Que o Lula merece respeito e inegavel assim como todo cidadão brasileiro mas. O Lula tem que fazer por merecer o respeito. Ficar se espondo em campanhas politicas, impondo candidtos contra a vontade da maioria dos menbros do partido é um motivo para os seus proprios parceiros politicos perderem o respeito para com o seu mestre. Como dizia o famoso filosofo "Vicente Mateus" quem sai na chuva é para se queimar. O Lula tem se queimado com as suas frequentes esposição ao publico e o confronto com as correntes que não concordam com o seu jeito de fazer politica. O melhor que ele teria a fazer seria aparecer de vez em quando, quando os seus seguidores ja não aguentam mais a saudade.

    Responder
  • Claudio
    - 5 de dezembro de 2012 - 12:10

    Honorával só uma questãozinha para corroborar seu texto impecável. Deixe Lula como está! Enquanto a "nobre imprensa" ofende, e os leitores destilam seu ódio, Lula ganha. O povo ja está cansado de ver tantas agressões ao ex-presidente. E isso cansou. Aqui mesmo percebe-se leitores que batem sempre na mesma tecla e sempre perdem. Agora eles , "os nobres e seus leitores" perceberam que se não dá ono Lula vamos atacar a Dilma! Ess já é mais fácil pois sendo presidenta, pode sofrer golpe.;; E ja está meio que na cara que estão tentando isso. A democradia no Braisl, infelizmente não é aquela que muitos dizem ser. Abre espaços para rancorosos que, por total impossibilidade de ganharem no voto, partem para o estilão paraguai. Fique de olho nisso amigo e perceba se estou errado, Felicidades e melhoras!!!

    Responder
  • antiprivata
    - 5 de dezembro de 2012 - 11:58

    Outra vez Vannelder e seu desespero...que tal vc liderar um golpe de estado Vannelder? Sabe, por que burro vc não é, que por votos não vai dar..DE NOVO! Junte a turminha e vá pra praça...

    Responder
  • Vannelder
    - 5 de dezembro de 2012 - 11:07

    Os últimos 10 anos de Governo Federal tem sido os mais trabalhosos para a PF, MP e STF em virtude da indecente quantidade de casos de corrupção e maracutaiais praticadas pelos mais diferentes tipos de membros do PT. Apenas no atual Governo - em menos de 2 anos - vários ministros precisaram ser exonerados pela descoberta de maracutaias e outras deliquências; enquanto que outros pegos com a mão na massa foram protegidos e não perderam seus cargos - e isso as custas da dissolução do Conselho de Ética da Presidência da República. Agora, na cozinha do ex-presidente se descobre uma rede de tráfico de influência assustadora. Enquanto isso, o PIB para esse ano já foi reduzido a 1%; a Petrobrás está sendo tratada de maneira leviana (a autosuficiência de petróleo já é coisa de um passado distante); a Eletrobrás sendo desvalorizada por conta de ingerência populista; a transposição do São Francisco se perdendo por incompetência do governo federal; a inflação aumentando cada vez mais; a saúde abandonada; a entrada de armas e drogas no país prosperando por abandono das fronteiras, enfim. O grande problema em se ter respeito pelo ex-presidente é que ele nunca foi humilde. Nunca reconheceu suas deficiências. Sempre achou que era o melhor em tudo. Que seu partido era perfeito. Está aí o resultado. Eduardo Campos pede respeito a ele. Por que precisa vir alguém de outro partido fazer isso? Onde está a Dilma que não pediu respeito pro Lula? Eu não respeito alguém que nunca se deu ao respeito. Sinto apenas pena de uma pessoa assim.

    Responder
  • Honorável Indignado!
    - 5 de dezembro de 2012 - 04:08

    Bom Dia, jornalista Ricardo Kotscho e Amigos Balaieiros! Ok, Lula merece respeito! Por sua história, trajetória, militância, realizações, etc... Pessoalmente eu precisaria mais tempo para justificar os motivos pelos quais entendo o quanto Lula merece ser respeitado e relatar meus tempos de novel advogado quando passei a observar o que aquele "barbudinho" tentava dizer e fazer numa época efervecente da vida nacional... Ditadura, greves, perseguições... Respeitosamente, peço mil perdões por deixar truncado este comentário, e, off topic, dizer que a emoção faz um dum, dum, dum, e uma certa inquietação aflige meu peito! Há tempos andei confundindo, hehehehe, a capa preta de Tanatus com o negra toga do JB; talvez o que as diferencie seja tão somente a qualidade da seda... Explico: é que meu coração pode ser arrebatado a qualquer momento pelo deus da morte, já JB não mais me espanta; os dois são máus no cumprimento do seu mister. Tanatus por ser "deus" da morte é máu (está na mitologia); já JB, é máu por opção, por escolher ser máu, está no seu âmago! Trago estas duas figuras para o comentário, pois, foram elas que me assombraram, cada uma a seu turno, enquanto estive aos cuidades médicos, e não pude acompanhar o resultado das eleições do Haddad, e o julgamento do stf. Meu médico temia que por um ou por outro eu batia as botas! Tanatus não tem escolha, deve cumprir seu destino no Olimpo: já JB por ser considerado um membro do judiciário comprovadamente competente, conhecedor das leis, porém, na vida privada é um homem amargo, truculento, duro no trato com semelhantes, chegado a esmurrar mulher (procurem na revistinha que a matéria está lá!), funcionário público desidioso, vaidoso e arrogante, deixou-se contaminar por exacerbada exposição, e relegou os elementares e comezinhos princípios constitucionais à vala do escárnio da menos valia para julgar os indiciados na ap 470. Constituição Federal, para muitos é só um livrinho para deixar na estante. Voltando ao tema do post, "Lula merece respeito"..., sugiro a leitura do comentário do Vardo Chaveiro, 04/12/12, 12h51, no post anterior "FHC lança Aécio e mostra PSDB sem rumo." Elencou todos os desmandos do nefasto período em que estes "horados senhores" estiveram no comando da coisa pública e que nos afetou e nos infelicitou profundamente... Leiam, instruam-se, reflitam profundamente, e antes de ofender e enxovalhar a rica biografia do nordestino Lula, tenham em mente que a "nobre imprensa" jamais ou raramente divulga os malfeitos do PSDB... Nos "malfeitos" petistas o tratamento diferenciado dispensado e dimensionado à estratosfera, tem o intuito, inequívoco, de abalar a cúpula do PT, e com dividendos, caso atinja o Planalto, só mostra o quanto Lula é merecedor de respeito! Quanta diferença, não? Antes que me esqueça, Vardo Chaveiro deixou de lado um episódio na sua longa lista, e tomo a liberdade de adicionar aqui um episódio para ser apreciado, pelo menos como um "gossip" - no que tange ao aspecto "privado" de FHC: "Filho de FHC com a reporter da Globo". "Clareando" a matéria, há um longo relato deste episódio no blog do Noblat, datado de 5/12/12. Boa leitura e divirtam-se. Seria cômico, não fosse trágico... Bom dia a todos! Honorável

    Responder
  • Robson de Oliveira
    - 4 de dezembro de 2012 - 19:39

    Boa noite Ricardo! Com certeza, todos merecem respeito. Não vejo como esse senhor pudesse dizer algo ao contrário. No entanto, não deixou de aceitar que "outros" também colaboraram para que hoje, alcançássemos essa posição. Durante o ano de 81, eu estava de guarda em uma guarita no QG lá no Ibirapuera, bem próximo do posto onde foi morto aquele jovem num atentado à bomba por amantes da democracia, quando o soldado do posto móvel que ficava próximo a mim, foi alertado por umas moças sobre um rapaz que estava assaltando os convidados de uma festa ali perto da Assembléia. Ele (o soldado) meu amigo, saiu correndo e conseguiu pegar e dominar o assaltante. No dia seguinte, já no quartel sede que ficava no Pq D Pedro, foi lida uma maravilhosa ordem do dia em que se prestou reverência ao soldado e ao seu ato de bravura intervindo à tempo de impedir o tal assalto. Logo em seguida porém, o distinto soldado, foi PUNIDO com 3 dias de XADRÊZ por ter abandonado o posto. Ficou então esta lição! Pra quem puder entender!...não vou desenhar!!!! Abraços! Robson de Oliveira http://ecoblog-blogeco.blogspot.com.br/

    Responder
  • Vannelder
    - 4 de dezembro de 2012 - 17:42

    ....Divina Providência, por tudo que é sagrado, pelos bons espíritos da Aruanda, pelos Pretos Velhos, Erês e afins, por toda falange do bem, por Xangô ( orixá da justiça ), e pelas orações de milhões de brasileiros....e mesmo assim o ex-presidente não consegue se proteger do próprio PT.

    Responder
  • Edna,2
    - 4 de dezembro de 2012 - 17:15

    "Concordo em grau,gênero e número com o Sr.EDUARDO CAMPOS,*MAS* é necessário para que tudo *isso* aconteça que as pessoas *TAMBEM* se respeitem e *TAMBEM* respeitem os seus semelhantes".

    Responder
  • alfie
    - 4 de dezembro de 2012 - 16:59

    O curioso é que só tomei conhecimento dessas palavras ponderadas de Eduardo Campos ao ler o Balaio. Os outros sites ignoraram. publicaram afirmações de Eduardo criticando respeitosamente alguns aspectos do governo de Dilma. Mas qualquer referência ao respeito que se deve a Lula passam em branco, nem aparecem na mídia. Em compensação, a ira de FHC que chamou Gilberto Cavalho de leviano por este lembrar " o engavetador geral Geraldo Brindeiero" (procurador geral no governop FHC) ganhou amplo destaque. Depois, a mídia diz ser objetiva e diz não carecer de regulamentão.

    Responder
  • Antonio Lyra Filho
    - 4 de dezembro de 2012 - 16:39

    Eduardo campos ao que me parece não está sendo leal a Lula. Defender Lula é mais de uma obrigação de que muito o ajudou a desenvolver Pernambuco. caso traia Lula, ficará uma mancha na sua história e se principalmente se juntar ao PSDB e DEM.

    Responder
  • Thomaz
    - 4 de dezembro de 2012 - 16:28

    Faz pouco tempo, o senador Ribamar Sarney enfiou o pé na jaca de novo e Lula fez o mesmo por ele, dizendo-lhe portador de um passado que o eximia de julgamento.

    Responder
  • Yane
    - 4 de dezembro de 2012 - 16:26

    Eduardo Campos também criticou a política econômica de Dilma. Vamos deixar de a todo escândalo que bate na barriga do Lula ficar justificando com a nova classe média feita na base do decreto!! Classe média com renda de 1.000,00 reais é piada de mal gosto.

    Responder
1 2