DilmaRousseff1 CNI/Ibope: Dilma fica acima das crises

Foto: Roberto Stuckert Filho

A nova pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta sexta-feira mostra que a maneira de governar da presidente Dilma Rousseff bateu novo recorde, chegando a 78% de aprovação, o maior desde o início do seu mandato, em meio ao bombardeio da mídia contra o PT e seus principais dirigentes.

Além e acima das crises que se multiplicam no noticiário, a avaliação positiva do governo Dilma se manteve estável com 62% de "ótimo" ou "bom". Para apenas 7% dos brasileiros, o governo é considerado "ruim" ou "péssimo".

Embora a pesquisa tenha registrado um aumento de 14% para 18% das notícias mais desfavoráveis entre setembro e outubro, e uma queda de 29% para 24% das favoráveis, nada disso atingiu a popularidade da presidente.

Entre os assuntos mais lembrados pelos entrevistados nestes três meses estão o julgamento do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal, a redução do custo da tarifa de energia, a operação Porto Seguro e a CPI do Cachoeira.

Nada disso foi capaz de abalar a popularidade da presidente, que é superior mesmo à do ex-presidente Lula que no mesmo período do seu primeiro governo tinha 41% de "ótimo" e "bom".

Para 59% dos pesquisados, o governo Dilma é avaliado como sendo igual ao de seu antecessor após os primeiros dois anos.

Diante desses números, pode-se esperar mais pancadaria contra o governo Dilma, o ex-presidente Lula e o PT. Como mostram os números, a opinião pública já não está obedecendo aos antigos formadores da opinião pública.

Espalhe por aí:
  • RSS
  • Live
  • Twitter
  • Google Bookmarks
  • Digg
  • Facebook
  • Netvibes
44 Comentários

"CNI/Ibope: Dilma fica acima das crises"

14 de December de 2012 às 12:53 - Postado por rkotscho

* preenchimento obrigatório



Digite o texto da imagem ao lado: *

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Comentários
  • divaldo
    - 17 de dezembro de 2012 - 09:20

    Viva Lula e Dilma, nossos POP STARS mundiais de Presidentes. Onde estão, há uma multidão pedindo autógrafos, com muitos flashes pipocando e muitas homenagens com titulos honoris- causa de gente sábia que reconhecem os seus esforços como gente de bem. Para os de vida mansa, que governam ou governaram no mais puro deleite, deixamos as páginas da história como os apenas riziveis que ocuparam a cadeira da Presidencia sem contudo honrrá-la. caso de Drs. como FHC et catervas que deram para os amigos as banesses do trabalho quase escravo deste povo varonil que pouco a pouco construiram as nossas riquezas em forma de empresas que foram leiloadas a troco de bananas nanicas, as mais baratas do mercado. Crises ? Elas existem apenas para aqueles que fazem dela um motivo para perpetuarem seus ganhos através da exploração humana.

    Responder
  • Cleudecir PSOL
    - 17 de dezembro de 2012 - 00:09

    Eu entendo bem sua decepção. Mas, com relação aos malfeitores que foram defenestrados pela Dilma, acredito que esta postura de lamentar a perda de colaboradores está mais no plano de diminuir a pressão do partido e evitar o chamado fogo amigo. Com relação ao que o Lula já fez no governo, eu entendo que o que ele fez de melhor foi manter as conquistas do Plano Real que tem como maior responsável o ex-presidente Itamar Franco, não meter o estado a fazer na economia o que deve ser feito pelo setor produtivo dando segurança para os investidores nacionais e estrangeiros respeitando contratos e dando regras claras para a economia como lutar contra inflação, manter o cambio flutuante e buscar a diminuição do déficit fiscal. O problema foi ele ter aceitado a corrupção em seu governo, como se fosse um mal necessário para manter o poder.

    Responder
  • J. Leite
    - 16 de dezembro de 2012 - 19:42

    Claudecir. Não faço parte de nenhum partido politico. O unico partido politico que investi muito para transformar neste gigante que é hoje foi o PT. Depois do fiasco que o PT nos fez hoje não acredito em partido politico nenhum. Claudecir. Pelo que voce escreveu parece que voce não le os noticiarios politicos e nem assiste na televisão ou radio. se voce acompanhase os noticiarios voce saberia que a presidente Dilma não demitiu nenhum ministro acusado de corrupção. Ela apenas se limitou a lamentar a perda de grandes colaboradores. Os ministros acusados foram forçados a pedir demição devido a acusações diarias que saia nos jornais que, colaboram muito para combater a corrupção. Confeço que até agora não vejo nenhum motivo para endeusar a presidente Dilma. Até agora ela ainda não começou a trabalhar. Me aponte alguma grande obra feita nos 10 anos de governo do PT?. A unica grande obra do governo Lula é a transposição do rio são Francisco. Esta la parado. A parte que ja fez esta com o acimentado todo rachado. se não for feito tudo de novo a Água que for passar por ali vai infiltrar tudo na terra. O povo nordestino está sofrendo muito com a falta de agua. milhares de cabeças de gado está morrendo de cede e fome.

    Responder
  • Cleudecir PSOL
    - 16 de dezembro de 2012 - 18:40

    Vitor Hugo se você deseja mesmo ser um socialista, saia do PT. Enquanto você ainda pode fazer isto. Não deixe a corrupção deste partido te envolver totalmente. E por favor, me rebata com argumentos não com ofensas pessoais senão eu vou parar de respondê-lo. Pelas coisas que você escreve, seu tipo de argumentação, demonstram que você ou é muito jovem e inexperiente tentando falar de coisas que não entende ou um quarentão imaturo cuja evolução cultural e social parou nos quinze anos de idade, de qualquer modo já me cansei de sua falta de recursos para me responder. Se informe melhor, leia aqueles livros que você disse que leu e mais alguns de filosofia e lógica. E saia do PT. Quem está neste partido hoje não tem a mínima condição de ser socialista e você não será exceção. O PT dos tempos atuais, está mais para um partido de direita reacionário do que de esquerda ou socialista. E eu também não te quero mal, por isto tenho gastado tempo com você, mas tudo tem um limite.

    Responder
  • Victor Hugo
    - 16 de dezembro de 2012 - 18:03

    Cleudecir, sou apenas um eleitor socialista. Perceba que não o acusei de defender corrupção, mas de ser indiferente e se sua insistência em acusar-me de defende-la deixou-me em dúvidas quanto a sua sanidade mental, suas ofensas estapafúrdias (ao final de seu comentário 15h58) dissiparam todas as minhas dúvidas. Espero que voce encontre a ajuda de que precisa, pois não lhe desejo mal.

    Responder
  • Cleudecir PSOL
    - 16 de dezembro de 2012 - 15:58

    Victor Hugo, se você acha que sou anti-PT é porque na verdade sou honesto e detesto corrupção. Se o meu partido fosse tão sujo quanto o que você defende é, e ao invés de tirar os corruptos do quadro ele obrigasse os partidários a engolir esta sujeira toda e ainda por cima defendê-los, eu sairia deste partido imediatamente. Mas o que você faz? Fica neste antro de corrupção e sujeira e ainda tem o displante de defendê-lo, mesmo sabendo que ele erra e muito. Com relação a Dilma Rousseff, o fato dela existir e ser honesta, não tem nada a ver com o Lula, mesmo que sua indicação o tenha. É também notório que Lula, vaidoso como é, queria mostrar a todo mundo, que elegeria quem quisesse, mesmo que seu próprio partido achasse que seu indicado fosse um poste. Você acha que ele respeitou a Dilma? Você acha que ele acreditava nela? Que tinha visto nela algo que ninguém viu? Seus chefes sabem que não, tanto é que ele teve que enfrentar o partido para impor sua vontade. E digo-lhe mais, até este mar de lama ser descoberto, eu admirava muito o Lula, e estava satisfeito com seu governo. Nele, eu estava vendo mais do que um político, eu estava vendo um estadista. Por alguns anos, eu fiquei feliz de ter um presidente como ele. Mas aí, veio o Mensalão, e dele eu esperei uma atitude firme de enfrentar o mal e a corrupção dentro de seu partido que se dizia anteriormente ético. Mas, infelizmente ele se dobrou aos ditames do partidários, e começou a defender monstros imorais. Eu não sou anti-PT, eu sou contra o que ele se tornou. Eu achava que este partido era sério, que entretanto se mostrou uma pocilga moral pior até do que a ARENA e seus filhotes demoníacos que vieram depois. Na época em que o mensalão mineiro surgiu (Que vocês copiaram e aperfeiçoaram depois) o PSDB juntamente com o Fernando Henrique Cardoso se tornaram também uma decepção para mim, eu pensei: ' Vou votar no Lula. Se ele não fizer um bom governo, pelo menos por ser do PT não haverá corrupção, como vejo agora no PSDB'. Isto na primeira vez que seu deus foi eleito. E deu no que deu. Minha raiva vem da decepção de ter sido enganado. É isto que odeio. Se o seu partido voltar à honestidade voltarei a respeitá-lo, porém aprenda uma coisa, já que você ainda não entendeu por causa de sua ingenuidade: O Brasil não é habitado por militantes petistas, e nós verdadeiros representantes do povo não somos obrigados a defender este partido, a aceitar tudo o que nos ordenam, como você é. Se a mídia, STF e outros querem destruir o PT, então querem também destruir o DEM, já que mostrou as sujeiras de seu mais destacado político, o PMDB que é outro que vive sendo também criticado pela grande mídia, o Sarney, aliado do momento do PT, Maluf e Collor. Todos estes também são atacados pela mídia que quer 'derrubar o PT'. Então chego a seguinte conclusão: Se o PT faz o que para os outros é corrupção, para vocês está certo, porque foi o PT que fez, então pode. Criança se eu fosse indiferente à corrupção como você diz eu estaria do seu lado defendendo o PT e como um lunático dizendo que estava todo mundo contra ele. Acorda rapaz, antes que seja tarde demais para você se tornar um homem justo e honesto.

    Responder
  • Victor Hugo
    - 16 de dezembro de 2012 - 12:36

    Em tempo: Cleudecir, se Lula é tão desprezível, como poderia impor ao Partido uma candidata tão extraordinária (segundo seu texto aí embaixo) como Dilma Roussef ? Que contradição, Cleudecir !!!!

    Responder
  • Victor Hugo
    - 16 de dezembro de 2012 - 12:23

    Cleudecir, quando voce afirma que defendo corrupção (imundicie), deixa-me preocupado com sua sanidade mental. Ao contrário de voce, Robson, Vannelder, Velho, Dum, etc . . . abomino corrupção, pouco importando se é demotucana, midiática, legislativa, executiva, juduciária (STF), de Esquerda ou de Direita. Mas só cegos não conseguem ver que o Partido dos TRABALHADORES, desde sua fundação, tem sido vítima de corrupção e não o contrário, como vimos agora nas manipulações explicitas no julgamento do Mensalão pra atender interesses inconfessáveis. Cleudecir, voce e os demais anti-PT's do Balaio são indiferentas à corrupção. Odeiam o Partido dos TRABALHADORES e só. Lamentável !!!!!

    Responder
  • Mr. Chance (Muito Além do Jardim...)
    - 16 de dezembro de 2012 - 05:43

    Cantei essa bola aqui no final da eleição passada... Que o Datafolha voltaria dizendo que a torcida do Corinthinas já era a maior do Brasil. Resultado: Não deu outra. Vão ser previsíveis e canalhas assim lá na Rua Barão de Limeira...

    Responder
  • Maria
    - 16 de dezembro de 2012 - 03:57

    Acima das crises e abaixo da moral, ao fechar os olhos (ou fazer que fecha) para tudo aquilo que são muito mais do que evidências. Quantos dos brasileiros que lhe conferem tamanha popularidade acompanham diariamente as notícias ligadas ao seu partido, desde ?

    Responder
  • Cleudecir PSOL
    - 16 de dezembro de 2012 - 02:10

    J Leite, se você for 'Peessedêbista' e por isto falou esta bobagem (78% que não lê nada mais do que a página de esportes dos jornais e só assiste novela são os que aprovam a presidente Dilma) eu tenho que lhe dar meus pêsames, pois seu PSDB é tão fajuto quanto o PT. Se você disse isto, não por partidarismo e sim por decepção com a hipocrisia do PT, eu lhe digo, não faça mais isto. Mesmo estando decepcionado com o Lula e este partidinho vagabundo, entendo que Dilma Roussef é reconhecida por setores da sociedade que leem, estudam e sabem muito bem perceber e discernir certas coisas, como por exemplo, que Dilma não compactua com a corrupção e podridão de seu partido. Ela é honesta e mesmo cometendo alguns erros pontuais na condução da economia (Ela tem feito um administração com uma mão forte do estado um pouco mais além da conta), só por ser uma pessoa de brio, honesta e muito corajosa (Imagine como o PT deve estar pressionando-a a parar de lutar contra a corrupção que é o que tem mantido o partido no poder) ela merece seu crédito. Inclusive, se você for do PSDB (Argh! que nojo) seu mentor mor o Fernando Henrique Cardoso, a admira muito. E Victor Hugo, você agora está usando outro bordão: Eu mereço. Cara só por defender tanta imundície você merece isto e muito mais. Você merece por exemplo ficar preso uma semana em uma sala na companhia das seguintes pessoas: Fernando Collor de Melo, José Sarney e Paulo Maluf. Espero um dia lhe dar este presente. E isto porque gosto de você senão era uma semana com a Heloísa Helena apanhando todo dia para ver se você enxerga a luz.

    Responder
  • everaldo
    - 15 de dezembro de 2012 - 20:27

    http://www.brasil247.com/pt/247/poder/88121/Esc%C3%A2ndalos-n%C3%A3o-abalam-imagem-de-Dilma-ou-Lula-Esc%C3%A2ndalos-n%C3%A3o-abalam-imagem-Dilma-Lula.htm?ls-acm0=20&acid=291533 ...e isto porque estamos em um ano em que a economia não vai bem, imagina o ano que vem quando ela estiver bombando !? ...eles não aprendem, quanto mais batem em LULA mais ele se fortalece. Será que eles acreditam que o nosso povo vai trocar LULA/DILMA, por Aecim pinga ni mim, Joaquinzão Doidão, Marina blábláblá, só porque eles querem ??? É piada mesmo...

    Responder
  • Victor Hugo
    - 15 de dezembro de 2012 - 20:17

    Robson de Oliveira disse 17h05: "a Presidente Dilma ainda mantém a graça popular. Graça essa alcançada por justamente ela ACREDITAR nas publicações e acusações VERDADEIRAS da revista que tanto perseguem." /// Só faltou o Robson dizer que Dilma derrotou Serra porque acreditou no FALSO "dossie de Dilma Roussef" divulgado pela Folha de São Paulo na última eleição presidencial. Eu mereço !!!

    Responder
  • Robson de Oliveira
    - 15 de dezembro de 2012 - 17:05

    Boa tarde Ricardo! Realmente, embora a economia já não esteja tão embalada, a Presidente Dilma ainda mantém a graça popular. Graça essa alcançada por justamente ela ACREDITAR nas publicações e acusações VERDADEIRAS da revista que tanto perseguem. Não fosse assim, certamente não teria demitido tantos Ministros (6) em função das acusações publicadas pela revista. Outro ponto que converge nesse sentido é que ela disse claramente que não aceita opinião de nenhuma revista "estrangeira", deixando implícito que só irá agir, se a revista NACIONAL em questão, fizer a tal matéria. O mensalão não prejudicou as eleições pelo simples fato de o povo já estar sabendo direcionar melhor as culpabilidades. Não mistura atos de "bandidos de partido" com os partidos. Isso é bastante salutar. No mais, a imprensa que forma opinião é diferente hoje em dia. Antes, não haviam os blogs e a internet não era tão popular. O mundo vai evoluindo, o povo vai aos poucos se conscientizando. Percebe-se até pela quantidade de abstenções nos pleitos. Não é que falta interesse não. Vão escasseando as credibilidades na raça política. Principalmente na tupiniquim. Abraços. Robson de Oliveira http://ecoblog-blogeco.blogspot.com.br/

    Responder
  • Santi
    - 15 de dezembro de 2012 - 16:43

    No desespero o PIG Vai para o tudo ou nada mas entre as pessoas sentimos que tudo é apenas o odio da Elite que estava acostumada a ganhar sem fazer nada. São sem duvida grandes mentiras alias como de costume do PIG/PSDB mas o povo tá esperto com eles.

    Responder
  • Vannelder
    - 15 de dezembro de 2012 - 15:43

    Prezado Alex - 15/12/2012 - 01h01. Estarrecedor essas informações obtidas pelo ator e ativista político Zé de Abreu. Faço aqui um apelo à PF e ao MP: é importante se investigar a fundo essas gravíssimas denúncias! Também faço mais 2 apelos às autoridades competentes: 1 - Por favor, combatam a venda indiscriminada nas farmácias de remédios para neuróticos, esquizofrênicos e psicopatas. O excesso de tais medicamentos tem afetado a mente de pessoas públicas, que andam vendo miragens, ouvindo vozes do além e ovn´s. 2 - Reforcem a campanha de combate ao alcoolismo, em virtude do alto percentual da população, incluindo figuras públicas, dizerem e escreverem absurdos sob o efeito da "maldita". Remédios psicotrópicos misturados a muita cachaça produzem efeitos desastrosos, principalmente em mentes fracas que passam a acreditar até em quem diz ter visto mula sem cabeça, boitátá, matinta perêra, saci perêrê, pomba gira, tranca rua e o elvis presley jantando em restaurante de Brasília.

    Responder
  • Dias
    - 15 de dezembro de 2012 - 15:07

    Não a toa Dilma atinge sua maior popularidade enquanto o partido da mídia faz sua mais torrencial ofensiva, o povo já sabe quem está do seu lado, o resto é corte e costura, mais corte que costura. Enquanto isso temos que aguentar a medíocridade crítica, do mais do mesmos, aqui no blog do Kotscho, que substituem o matusalênico "vamos esperar o bolo crescer para reparti-lo" pelo cerebral "reformas que podem parecer impopulares mas que a longo prazo tenderão a mordernizar o país, tornando-o mais produtivo e contribuindo para o seu crescimento". Só rindo com tal acuidade visual, né?

    Responder
  • Yane
    - 15 de dezembro de 2012 - 12:25

    O Brasil rumo ao abismo, inclusive institucional, e os viajantes aqui em um eterno sonho!! Como disse o "populista" mor "o povo não precisa de esmola". Mas que essas BOLSAS e ações meramente populistas ajudam na popularidade ninguém discute. Agora reformas que a primeira vista podem parecer impopulares mas que a longo prazo tenderão a mordernizar o país, tornando-o mais produtivo e contribuindo para o seu crescimento; destas nem se fala. Dou muita risada com essa idolatria cega.

    Responder
  • Julio Cesar Montenegro
    - 15 de dezembro de 2012 - 12:16

    na ditadura foi semanalmente publicado 1 opinião censurado agora há produção privatizada marinhofriasmesquitacivita de opinião um tal grau de apropriação que nos restou cada um cultivar sua própria opinião

    Responder
  • Cláudio José
    - 15 de dezembro de 2012 - 11:27

    O BRASIL MUDOU (Cláudio José) Os derrotados não assumem que foram apagados pelo poste Os derrotados ficam choramingando pelos cantos Os derrotados buscam desculpas esfarrapadas Os penas e antenas de alugueis acoitam mentiras O baronato queria outro resultado Só que o povo é o soberano das urnas Penas e antenas de alugueis acordem! O Brasil mudou para melhor! Lula vai continuar iluminado o Brasil, e o povo ao seu lado! Obrigado guerreiro do povo brasileiro! Obrigado por amar e defender o meu país!

    Responder
1 2 3