O pessoal que arrisca uma fezinha nas bolsas de apostas em Londres pode anotar uma dica que não tem erro: toda vez que houver eleição na América Latina, é só jogar no candidato que a grande mídia brasileira, autodenominada "imprensa independente", está combatendo.
É incrível como este pessoal gosta de perder eleição. Desta vez, foi no Equador, onde o "inimigo" Rafael Correa se reelegeu no domingo com 40 pontos de vantagem sobre o adversário mais próximo, o ex-banqueiro Guillermo Lasso.
Em eleições anteriores no Brasil, na Argentina, na Venezuela, na Bolívia, no Paraguai, no Uruguai, por todo canto, não deu outra. São os colunistas e blogueiros "independentes" de um lado, e a maioria dos eleitores do outro. O neoliberalismo praticamente foi varrido do mapa da América do Sul nos últimos dez anos e só sobrevive em setores da velha imprensa.
Até os termos empregados para qualificar os candidatos que eles querem derrotar, achando-se ainda capazes de definir uma eleição, são os mesmos: "populistas", "assistencialistas" e "autoritários".
Na festa da vitória em Quito, com uma multidão comemorando na Plaza Grande, em frente ao Palácio do Governo, o vitorioso Rafael Correa foi à forra: "Aqui já não mandam mais os países poderosos, os meios de comunicação. Aqui manda o povo equatoriano".
Lá como cá, a situação é bem semelhante, como o presidente reeleito fez questão de destacar em seu discurso, antecipando uma prioridade do novo mandato.
"A imprensa mercantilista, ligada a grandes grupos de interesse, que se dedicou a conspirar, é uma das grandes derrotadas desta eleição.Queremos uma verdadeira comunicação social, e não ser manipulados por meia dúzia de famílias. Vamos lutar agora, com a maioria do Congresso Nacional, por uma lei de comunicação que permita uma imprensa mais decente no Equador".
Vamos ver em quem os porta-vozes da nossa grande imprensa vão apostar nas eleições no Vaticano para escolher o sucessor de Bento 16, um dos seus gurus.
Qualquer um que ganhar, eles poderão se considerar vitoriosos. Afinal, ao contrário do que acontece na América Latina _ onde, por sinal,vive quase a metade dos católicos do mundo _ no conclave formam maioria absolutíssima os cardeais conservadores, todos eles nomeados por Bento 16 e João Paulo 2º.
+ Leia mais sobre a vida de repórter de Ricardo Kotscho no R7 Livros
"No Equador, a mídia grande perde mais uma"
18 de February de 2013 às 12:09 - Postado por rkotscho
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Banqueiro é anti-candidato por excelência em qualquer lugar do mundo.Só chega ao poder,como na Europa,se nomeado pelo FMI,Banco Mundial,Morgan,por aí.
O Lula está ditando moda na América do Sul e no mundo todo e o povo já viu que a elite terá que mudar pois afinal a idade média já vai sumindo na bruma dos tempos. O povo não quer mais saber daquela vida de mendicancia em que vinha vindo há mais de 500 anos e não dá mais para voltar atráz. Para eles, os exploradores, terão que buscar uma nova receita para enganar o povo porque a que vinham usando não dá mais. Como este caso de Honduras ainda teremos muitos deles acontecendo, isto é, se ainda sobrar algum governo no estilo neoliberal prá contar a história.
Gostei da estrategia do Everaldo sobre provocar o cansaço do PIG e pedir para sair. O negócio é este, passar todas as bolas de fundo para eles dispararem e logo veremos um palmo de lingua de fóra. Eu estou com o colega Everaldo e não acredito que eles tem tanto fôlego e pernas para tanto. Vamos fazer o mesmo que fizeram com o gordinho Tovar, isto é um luxo, sem briga, ele mesmo vai ver que não vai dar prá continuar. RRRRSSSSSSS...he,he,he,heeee.....
"E essa *onda pode chegar aqui no Brasil*,pois a barra está sendo forçada de todos os lados". Bom enquanto o PT diga- se Sr.LULA estiver reinando, tu RICARDO(pois tu tambem és mídia) não tens com o que se preocupar isto é *enquanto tu estiveres não falando e nem escrevendo absolutamente nada contra o PT diga - se Sr.LULA tu tens trânsito livre. Mas tu já pensastes que se *outro partido* tomar conta do poder ou melhor *PUDÊ* e gostar da censura da mídia(não precisa necessariamente ser o tal do PSDB,esse vai demorar muitos anos para se recompor se é que algum conseguirá)*tu* corres o risco de sofrer represálias,salvo se tu virares de lado. O ruim da censura é esse,os *outros partidos podem *TAMBEM* gostar da brincadeira.
Mas que salada vocês fazem. Quando não há argumentos e, se alguém pegar pesado, lá vem os "ilustres" só tentando desqualificar os comentários alheios. Yoani era prisioneira sim. Tentava há anos sair e não podia. Toda opinião sobre esse assunto já mereceu uma boa "trabalheira" do governo cubano para "preparar" o terreno dessa moça pelo mundo. Ela foi "agredida" no Brasil por pessoas "plantadas" que não tinham o que fazer lá. Com certeza (eu nem queria acreditar) mas ela deve estar sendo monitorada porque não deixariam que pudesse manchar a reputação assassina dos dirigentes de seu pais. Victor. Precisa chamar o Enio? Tem sempre que apelar para os "nós" que você sempre cita nos teus textos? Tem que, numa constância excessiva, clamar pelos meus amigos que eu admiro e respeito? Não consegue "militar" sozinho? Seria esse o complexo de insuflar massas para obter as glórias às custas dos outros que os esquerdistas tanto gostam? Não vejo os chamados, direitistas contrários aqui formando quadrilhas. Não é do feitio daqueles que se ponderam pela coerência e não desviam do assunto. Sr Gardner, (sim, eu conheço o filme) então a intenção da blogueira é essa? Tem certeza? É isso que os seus excelentes neurônios podem atribuir a ela? A volta de Fulgêncio? Acredita nessa possibilidade? Mas que coisa interessante. Eu nunca imaginei que essa menina tivesse esse poder tão nefasto. Deve ter um ódio da humanidade, talvez ela possa até ressuscitar Hitler, ou quem sabe Lenin e Stalin, loucos para repetir os episódios Ucranianos. Que bom que seus neurônios possam estar tão privilegiados para atentar para essa possibilidade. Afinal, é preciso ter "muitos" e de boa qualidade para "pensar" algo assim. Parabéns aos dois. Para mim, fico feliz que alguém que não cometeu crimes ganhou a liberdade e é só. Infelizmente, outros não a deveriam ter mas usufruem. Deixa-se um rastro de sangue em seu País, mas é agasalhado pelo nosso enquanto outros inocentes tentando fuga são rapidamente deportados. Alvíssaras aos "pensadores" do Baláio. Robson de Oliveira
Edurado querido, ninguém, em momento algum, teve ou tem a intenção de controlar a mídia brasileira. O que vários seguimentos da sociedade desejam, é REGULAR os meios de comunicação, como é feito em todos os países capitalistas do mundo, a exemplo dos EUA, Inglaterra, França, Portugal, Espanha, e tantos outros. Somente aqui, onde a mídia manda mais do que os três poderes da República, juntos, é que pessoas menos informadas, e a própria mídia, quer continuar mandando, manipulando, distorcendo, e fazendo o que bem entender para defender os seus interesses, que não são poucos. É preciso um basta nessas farras midiáticas em defesa dos seus patrimônios.
Kotscho, permita-me aproveitar que a Helena/Santo André (em post anterior) elogiou de forma justa, oportuna e merecida os magnificos e impagáveis textos do Everaldo, pra lembrar outro gigante do Balaio, pois "folgaríamos" muito em ler a opinião do Enio B Filho sobre a reeleição de Correa. E, aproveitando que o Robson trouxe a baila o tema Yoani Sanches, também algumas linhas sobre a ilustre blogueira cubana, que segundo o PIG, não está em viagem turistica pelo Brasil, mas incomunicável em alguma masmorra cubana. /// Nilo 20h09, perfeito seu comentário. Só faltou dar destaque ao apagão da urubóloga Eliane Catanhede. //// Robson, leia a última frase do texto do Nilo: "Poderiamos citar umas 50 previsões, claro todas pessimistas e não acertaram uma. O pior é que tem gente que ainda acredita nessa gente." Caiu a ficha, meu fíii ???? Ótima terça-feira a todos do Balaio.
Belo texto, VH das 23:20... Pensar não dói; mas requer algo que esse tal de Robson jamais terá, neurônios qualificados. Uma blogueira que, no melhor estilo Lady Gaga, sai pelo mundo cantando sua ideologia. Que é qual, mesmo? Promover a volta dos cubanos de Miami para que eles coloquem um novo Fulgêncio Batista no poder e criem um polo alternativo da jogatina a Las Vegas num autêntico "back to the future"... Francamente...
"Aproveitando o ensejo, quero dar as boas vindas à querida cubana Yoani Sánches pela liberdade finalmente conquistada". Robson, Yoani já teve oportunidade de sair de Cuba e morar por mais de 2 anos na Suiça. Mas preferiu voltar a "antiga prisão" e continuar denegrindo a propria Pátria, papel infame para o qual recebe 6.000,00 dólares mensais da imprensa internacional. Ou voce acha que as viajens pelo mundo e ao Brasil desta turista cubana, que, segundo voce é prisioneira em "Guantânamo", são custeadas pelo governo cubano ??? Robson, pensar não dói não, meu fíii. Eu mereço !!!
...o Tovar era o dono da bola, não jogava nada o infeliz, mas...tinha lugar garantido no time, por ser o dono da bola. Além de ruim, era um pouco gordinho, não tinha pique, de maneira que eu tinha que correr, por mim e pelo p.rra do Tovar. Para ficarmos logo livre do Tovar, certo dia, tive a seguinte idéia. Chamei o Pirrôcha e o Surubim, nossos volantes, e disse-lhes: -Olha, temos que fazer alguma coisa, assim não dá, vamos, nos primeiros minutos do jogo, passar todas as bolas para o Tovar, passes longos, pois ele logo cansa, pede pra sair e deixa a gente continua com a bola. Não deu outra. Daquele dia em diante, em menos de dez minutos, ficavamos livres do Tovar, que além de deixar sua vaga para o Ziquita, um negrinho bom de bola pacas, ia atuar como nosso gandula. Tem hora que é assim que eu vejo a situação desta imprensa. Esta em um processo de esgotamento, de exaustão. Cansada de correr atrás do poder perdido, e vendo que não mais será recuperado, como o peste do Tovar, logo-logo vai sair de campo. Acho até que, pela forma medíocre como se comporta, pede mesmo para ser expulsa por uma Lei dos Meios. Nossos deputados poderiam logo votá-la como um ato de compaixão.
É este grupinho esta ficando para traz e cada vez menor e mais revoltado, quando leio os comentários dos leitores dos blogs do Augusto Nunes e Reinaldo Azevedo da Veja, percebo um grau de agressividade cada vez maior tanto dos blogueiros como dos leitores, afinal de contas é mesmo revoltante saber que o resultado de um esforço esta sendo inversamente proporcional ao seu empenho.
Populismo, bla bla bla... Comunismo, bla bla bla... Corrupção, bla bla bla... Mensalão, bla bla bla... De bla bla bla em bla bla bla o PIG virou um grande bla bla bla e ninguém dá mais a menor pelota...
Se fosse só palpite de eleição que eles analisam com o fígado e erram todas taria bom. Alguém diga uma que eles tenham acertado desde a posse de Lula. Por ex em 2003 Brasil vai quebrar, se aumentar salário volta inflação, PAC não existe, minha casa minha vida não funciona, febre amarela, não pode baixar juros.... etc. Poderiamos citar umas 50 previsões ,claro todas pessimistas e não acertaram uma. O pior é que tem gente que ainda acredita nessa gente.
Boa noite Ricardo Sendo eleito democraticamente não há o que se discutir. Assim é a democracia. Tanto aqui, como no Equador, na Colômbia, Peru, Bolívia etc etc etc. Desde que o mandatário assuma cumprir e "cumpra" sua própria constituição, tudo bem! Quanto à imprensa, se agindo dessa forma, tem mais beneficiado do que prejudicado, qual o problema? Por que tanta perseguição? Existe alguma mídia independente afinal? Interesses todos tem. Alguns recebem por eles, outros já não. Aproveitando o ensejo, quero dar as boas vindas à querida cubana Yoani Sánches pela liberdade finalmente conquistada. É isso aí Yoani, nas democracias a gente vê esses tumultos dos contrários mesmo. Fico feliz que tenha gostado mesmo disso. Seja feliz. Lerei seus escritos assim que puder. Ficarão juntos de outras obras, como "Veias abertas da América Latina" de Galeano, " Contra toda a Esperança" de Armando Valadares, etc. Numa democracia podemos, diferentemente de tua antiga prisão, lêr os dois lados. Robson de Oliveira http://ecoblog-blogeco.blogspot.com.br/ Parabéns ao povo equatoriano então!
Esta derrota da mídia no Equador, mostra como a mídia está sem credibilidade. Já se foi o tempo que um Globo elegia um candidato e nomeava Ministros. Hoje as decisões são dos votantes.
Que legal, não é mesmo ? Mas aqui na terrinha, já estamos no caminho certo - desde que deixei de ver a Globo e passei a assistir a TV Brasil, estou muito mais (e melhor) informado... Era esse o objetivo da criação da EBC, não era ? Agora só falta criar uma revista semanal e um jornal, que nos façam esquecer as Transamazonicas do PT, o derreter da Petrobrás e a entrega do nosso patrimônio nas privatizações envergonhadas, hahaha...Não percamos por esperar !!
Kotscho, como o Balaio é Cultura acima de tudo, permita-me endossar a sugestão de leitura de nosso amigo Divaldo: 1808 de Laurentino Gomes. Divaldo, acredite: a sequência, 1822, é ainda melhor. Senão vejamos: quando Pedro I ficou viuvo, sua situação financeira era catastrófica e não havia possibilidade de conseguir uma pretendente com dote financeiro à altura do trono brasieiro. Então, Pedro recomendou a seu AAM (assessor para assuntos matrimoniais) que conseguisse uma candidata que primasse pela beleza. Sua recomendação foi cumprida com tanta competência que o "noivo", apesar de mulherengo inveterado, sofreu um desmaio ao contemplar a beleza da Princesa (austríaca, se não me engano) Amélia pela primeira vez. Quando Pedro precisou retornar definitivamente a Portugal, deixou aqui seus filhos do primeiro casamento com Lepoldina (Pedro II não contava 5 anos) e partiu sabendo que não os veria outra vez. O sentimento de profunda tristeza era compartilhado por Amélia, que a essa altura já lhes dedicava verdadeiro e incondicional amor maternal. Impossível não se emocionar. Desculpe, Kotscho. Abração a todos Balaeiros.
A SIP e o partido da dona Judith,devem estar desolados .Não emplacam nenhum.Até o neo liberalíssimo, presidente do Chile, cobaia da escola de Chicago,perde popularidade e tem pela frente a recondução de Bachelet como certa. Noblat,Miriam Leitão e Merval,vão escrever para quem? Possivelmente para os tais dezessete leitores que costumam rondar a mediocridade literária.
Kotscho, seu texto magistral lava a alma de todos os que clamam por justiça no Brasil, na América do Sul e no mundo. Os caluniadores do PIG sulamericano impingiram sofrimentos e privações indescritíveis aos pobres deste continente. Mas "nossa" America está mudando, caro Kotscho e amigos do Balaio. Que venha a Lei dos Médios !!! Viva o Equador !!! Viva o Brasil !!!
Tudo indica que a mídia de um modo geral - Perderá muito mais!.Existe real possibilidade de controle da mesma naquele país.Da Argentina, veio o exemplo - Os demais países tendem a acompanhar.Com certeza,voce R. Kotscho, como bom jornalista e democrata - Não fica satisfeito com o "ENSURDECEDÔR!, silêncio a ser imposto á mídia.