Acabou o verão, entramos no outono, faltam pouco mais de seis meses para as eleições presidenciais, e nada mudou no primeiro Ibope do ano divulgado na noite desta quinta-feira. Dilma continua com os mesmos 43% de novembro do ano passado, Aécio passou de 14 para 15% e Eduardo Campos continua empacado com 7% das intenções de voto. Em qualquer cenário, a presidente seria reeleita no primeiro turno.
Algumas anotações sobre os números da pesquisa:
* Somando os que declararam votar nulo ou em branco (22%) com os que não sabem quem escolher ou não quiseram responder (10%) constatamos que um em cada três eleitores ainda não tem candidato, um número bastante alto a esta altura do campeonato em que apenas três nomes disputam para valer a sucessão presidencial.
* A liderança folgada de Dilma deve num primeiro momento acalmar os ânimos dos rebelados da base aliada e arrefecer os movimentos da turma do "volta Lula".
* A aliança de Eduardo Campos com Marina Silva, saudada como o grande fato político de 2014, que ainda não resultou em casamento, não foi um bom negócio para nenhum dos dois até agora. Marina caiu mais 4 pontos de novembro para cá (foi de 16 para 12%) e Eduardo não consegue agregar os votos perdidos por sua parceira, ficando no mesmo lugar.
* Aécio Neves continua ainda bem abaixo do patamar alcançado por José Serra nesta mesma época da eleição presidencial de 2010. Com Marina no lugar de Eduardo, Dilma e Aécio caem apenas um ponto.
* Pela primeira vez, o Ibope incluiu cinco nanicos no levantamento, mas eles não alteram quase nada o cenário: com eles, Dilma teve 40% das intenções de voto, Aécio ficou com 14% e Eduardo com 6%. Dificilmente a entrada de qualquer outro candidato vai mudar este quadro, a não ser que Joaquim Barbosa, o presidente do STF, mude de ideia e se lance agora, o que é cada vez menos provável.
* Caso haja um segundo turno, qualquer que seja o adversário, pelos números atuais a reeleição de Dilma será um passeio: 47 a 20 contra Aécio, 45 a 21 contra Marina, 47 a 16 contra Eduardo.
* Só bater em Dilma e no governo, com a sempre prestimosa ajuda da mídia grande, em lugar de os candidatos de oposição apresentarem um programa de governo ou pelo menos algumas propostas para o país, até agora não comoveu o eleitorado a ponto de mudar seu voto.
* Parece que a campanha eleitoral deste ano será bastante curta, já que até agora o assunto só tem motivado políticos e jornalistas, limitando-se a disputa a uma troca de ofensas entre comentaristas nas redes sociais.
* Ao que tudo indica, só um fato novo grave e absolutamente imprevisível pode levar a mudanças radicais nas próximas pesquisas, que devem ficar no piloto automático enquanto se mantiverem os atuais índices positivos de emprego e renda como os divulgados esta semana.




"Um em cada três eleitores ainda não tem candidato"
21 de March de 2014 às 09:58 - Postado por rkotscho
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Caro Ricardo Kotscho Boa tarde! O título deste post é o mote que eu queria para escrever alguma coisa sobre a última pesquisa da campanha presidencial. Se um em cada três eleitores ainda não tem candidato, eu diria que apenas um entre três candidatos tem eleitores definidos e dicididos a dar seu voto nas próximas eleiçoes:A Presidenta Dilma. E lidera com folga. Aécio e Campos(ou Marina Silva) continuam descendo ladeira abaixo nas pesquisas. E não é pra menos. Os três se apresentaram ano passado como compositores de um mesmo samba: o de uma nota só. A letra do samba, entre outras baboseiras, fala de uma " nova política" a ser praticada no Brasil. O que se vê é um fracasso de " vendas " de CDs, DVDs e acessos no YouTube. Eles vão ter que gastar muito mais dinheiro do que já gastaram, pagando " jabá " nas rádios, emissoras de TV, jornais e revistas, para ver se o tal samba decola no gosto do povo. Terão também que contratar mais e mais jornalistas-colunistas, travestidos de empresários de show ou de críticos musicais, para divulgar e elogiar o "sambinha de uma nota só" nos veículos de comunicação que sustentam as candidaturas deles. E olhe que são todos os grandes canais de TV, os maiores jornais do País, as maiores revistas e os maiores portais de internet. Não é pouca coisa. Haja Programa do Faustão, Jornal Nacional, Bom DiaBrasil, SBT Notícias, Jornal da Band, Jornal da Record ( este vc conhece de perto)e até o Esporte Interativo etc. E a turma tá pegando pesado. Esta semana Danilo Gentilli entrevistou um cara e o entrevistado mandou Lula e Dilma tomarem no c... Jorge Kajuru xingou a Presidenta Dilma de sem-vergonha, também no programa de Gentilli. E só para ajudar as vendas do " sambinha de uma nota só ". Resumindo: A cantiga de Aécio e Eduardo Campos com sua vice Marina Silva é de tamanho mau gosto que o povo não quer nem saber de ouvir e muito menos pagar pra ver. Em outro comentário falarei sobre uma festa de debutante que aconteceu em nossa Bahia de todos os encantos, precisamente em Salvador. Aécio Neves e Eduardo Campos debutaram na pior pista de dança da política baiana e brasileira: Geddel Vieira Lima e ACM Neto, com participação especial de Eduardo Cunha. É a nova política brasileira. Concordam????
A Dilma continua firme, porque: DÁ RESPOSTA AOS QUESTIONAMENTOS DO POVO e tem plano de governo. Situações estas que "mesmo não sendo as realmente MAIS ALMEJADAS PELOS BRASILEIROS", são de fato as "melhores diante das da oposição QUE NÃO NADA TEM", visto que os oponentes da Dilma "SE NEGAM A DAR EXPLICAÇÕES e não têm planos de governo". Semana passada, a imprensa bombardeou os noticiarios, com O VOTO da Dilma, na epoca presidente do conselho da petrobras, favoravel a compra de uma refinaria de petroleo nos Estados Unidos. Um caso que NEM PRECISOU da hoje presidente Dilma se manifestar, porque a mesma imprensa que denunciou a operação se contradisse ao informar uma outra compra de refinaria no Japão, nos MESMOS MOLDES da compra da refinaria nos Estados Unidos,e que aparentemente foi um bom negocio. Tese derrubada também diante das evidencias de que, DA MESMA FORMA que: o presidente do STF com seu voto não pôde condenar os mensaleiros sozinho, bem como o presidente da camara não pode aprovar projetos de Lei sozinho; pois SÃO APENAS UM VOTO, a presidente do conselho da petrobras, Dilma Rousseff, era também apenas MAIS UM VOTO, que divide a culpa de um negocio errado, com outros membros do conselho,que assim também votaram a favor; onde O MAIOR CULPADO é sem duvida o PERITO, pago pela petrobrás para avaliar a lucratividade e os riscos do negocio; e ainda, com a verificação da apresentação de um outro negocio, a refinaria no Japão, informada pela mesma imprensa, da ocorrencia de compra nos mesmos moldes, porém OMITIDA A INFORMAÇÃO por parte da imprensa, de que esta refinaria japonesa, DEU LUCRO. Parece que é mais um "PLANO BOATO", que não se sustentou diante do "plano de governo da DIlma".
Ricardo...sinceramente, ontem no Nova Edição tinha mais gente do que nas marchas destes aloprados, quem sabe se inovarem convocando o povo para um forró, reunam mais pessoas. Estes idiotas, em seus desesperos, estão sim fazendo um grande desserviço à nossa democracia: primeiro foram incapazes de estruturarem uma oposição de valor, e por fim estão desmoralizando um democrático direito do povo, os movimentos reinvidicatórios, as passeatas, etc. ÔÔÔ povinho imprestável. Sabem que morreram, mas insistem em não serem enterrados. Uma coisa já está clara e certa...vai ter copa e não vai ter golpe. VIVA LUUUULA O LIBERTADOR !!!
Tanto o comentário do Sergio 23h02 quanto o reconhecimento do Kotscho 08h35 são dignos de serem aplaudidos de pé e nos dão a certeza de que, enquanto existir, o Balaio será uma trincheira intransponível na defesa dos interesses mais legítmos do sofrido e injustiçado povo brasileiro. Então, peço licensa ao Kotscho e ao Sergio pra estendermos esse aplauso a todos os Balaieiros. Ótimo domingo a todos.
Kotscho, das 08:35: "Não perdoam, não esquecem e não aprendem" Se eu fosse o Fannelder, enfiava o rabinho entre as pernas e voltava correndo pro Blog do Reinaldo Azevedo...
"Com o passar dos dias, e graças a leitores como você, vai ficando mais claro que "tentam tensionar o ambiente político ao sabor dos seus interesses e aos interesses dos rentistas". Caro Kotscho, este pequeno parágrafo resume o sentimento dos seus participantes de primeira hora aqui do Balaio. Muito obrigado e que não fiquem dúvidas, para os oportunistas de sempre, que se valem do espírito democrático do dono do Balaio para disseminar seu ódio e truculência, de que não enganam ninguém... Um ótimo domingo e cuide bem desse seu valioso braço direito.
Logo após o término das "Marchas" de ontem, é bem possível que o Dr. Otavinho tenha ligado para algum Mesquita (ou quem está tocando aquela joça hoje...) e perguntado: "Onde foi que nós erramos, desta vez?"... Poucas vezes ter-se-á visto no Brasil tão grande multidão na rua, para exprimir em ordem um ponto de vista comum, um sentimento que é de todos, como o que ontem encheu o centro da cidade de são Paulo (…) Ali estava o povo mesmo, o povo povo, constituído pela reunião de todos os grupos que trabalham pela grandeza da pátria. (Folha de S. Paulo, 20.03.1964) Meio milhão de paulistanos e paulistas manifestaram ontem em São Paulo, em nome de Deus e em prol da liberdade, seu repúdio ao comunismo e à ditadura e seu apego à lei e à democracia. (O Estado de S. Paulo, 20-03-1964)
Balanço final das Marchas pela volta dos Militares, Brasil afora: 500 pessoas em são paulo, 150 no rio, 50 em belo horizonte, 20 em belém, 9 em natal, 6 em recife, 3 em floripa. Somente duas celebridades compareceram: Fennalder em São Paulo e Luiz Carlos Velho (com o abadá da Klu Klux Klan) no Rio. Lembrou-me um livro maravilhoso que li há muito tempo atrás, da autoria de Irwin Shaw, "Deus esteve aqui mas saiu cedo".
Kotscho, acho bom o amigo dar uma repaginada sobre o caso da Petrobrás tão explorada pelos reacionários de sempre. Chegam a babar. Porém, se o prezado jornalista procurar bem as informações, verá que o "problema" não é tão feio assim. Veja a entrevista completa do Gabrielli (sem a montagem da Globo) e os comentários do Gerdau, do Agnelli, até do diretor da OIA, componentes do Conselho da Petrobrás, só para citar alguns, desmentindo as insinuações proferidas por essa imprensa leviana, pensando assim desacreditar a presidenta do país. Ledo engano. Não têm a menor credibilidade e tentam tensionar o ambiente político ao sabor de seus interesses e aos interesses dos rentistas, como se viu no recente aumento da cotação das ações da empresa. Pura especulação. Averiguar a verdade faz parte do bom jornalismo.
Ricardo...esta é rapidinha...kkkk, vim fechar o computador, pois estou de saída pra ir dançar o meu forrozinho lá no Nova Edição, quando dei de cara com as notícias sobre a propalada Marcha da Famíla pela Liberdade, liberdade garantida pela volta dos milicos,...kkkk...estou pra morrer de rir,...meu deus do céu...o governo do PT tá deixando este povo totalmente doido, doidura total...kkkk...a cara do Bolsonaro...kkkk...
Tá feia a coisa pra oposição na luta pela não extinção da Casa Grande em 2014. No Balaio já se nota certa involução ao trocarem o contraditório consistente, pelo palavrório insistente, vagando no ar. Lá fora uma patacoada atrás da outra, com FHHC desesperado tentando frear o anunciado e certeiro tiro no pé tardio, ao mergulharem de cabeça (faça-se justiça, nessa até mestre Kotscho mergulhou) nas frias de Pasadena, enquanto no Balaio o "Velho, Luiz", visivelmente transtornado com o prejuízo do investido nas previsões que se mostraram furadas, feitas pelos urubólogos, anda a confundir, a inconfundível Turma da Bufunfa, com investidores, pode isso, Arnaldo? E o pior, compara a seco ranking de empresas, fingindo não saber que pesados investimentos estão sendo feitos agora, no pré-sal, para justamente até 2020, dobrar-se a produção diária da Petrobrás. De resto, nada a comentar, pois a turma antenada e vigilante já nadou de braçada nos quesitos. Gostaria apenas de tomar a liberdade de assinar embaixo, à justa preocupação de Mr. Chance quanto ao mestre balaieiro não deixar-se sequestrar pelo trololó mole do inimigo, pois de vez em quando, de fato dá mostras da síndrome de Estocolmo, aqui no Balaio.
Peço desculpas, Luiz Carlos Velho, mas só analfabetos de pai e mãe acreditam nessa baboseira sobre o numero de funcionários e valores de mercado da Petrobrás e Shell, como acreditaram que três pacotes de açucar de 5 kilos cada, cheios de dólares e reais estavam escondidas na cueca do assessor do irmão do politico do PT. A Petrobrás pertence ao povo brasileiro, assim como as reservas do pré-sal. E a Shell, Velho, como pode ser dona de uma fortuna incalculável como o pré-sal ? Tramando e financiando, com as demais empresas petroliferas dos países ricos, de invasões e pilhagens das reservas de países pobres como o Afeganistão ? Acorda, Velho !!! Lembra o trabalhão que voce nos deu pra provarmos que voce estava sendo, mais uma vez, ludibriado pela Veja e JN ? Mas voce não se emenda, nem com sucessivas reciclagens !!! Lembre-se que o Everaldo deu-se ao trabalho de calcular área e volume de uma cédula de real e dolar, multiplicá-la pelo numero de cédulas, novas e usadas pra provar que voce estava, como sempre, sendo feito de bobo ? É como disse aí embaixo: quando um adulto é tolo por opção, temos que respeitar. Mas revolta-nos a forma resignada e ingênua com que voce permite que abusem de sua inteligência. Sorry, Velho. Abração a todos do Balaio.
Agora tenho certeza: eduardo e aecio no segundo turno!
"Eu sou mulher e não voto nunca mais nela" Prezada Marcia, das 10:38, não vota mais na Dilma só porque é mulher? Vai votar em Aécio, que gosta de bater em mulher? Que mulher é você, minha filha? De malandro?
Placar da semana na grande Imprensa paulista: Pasadena 10 x 0 Cantareira.
"CAROLZINHA BERNARDEZ,a água é um assunto explosivo(apesar de ser água) onde encontram - se de mãos dadas *tanto o GOVERNO ESTADUAL E FEDERAL*,ambos por falta de investimentos". Na minha *opinião* a imprensa fala e escreve muito sobre o tema:é so tu procurares que tu encontras nos jornais,noticiários televisivos etc..etc... É que são tantas *asneiras cometidas pelos nossos governantes*,que a imprensa *NÃO* nem sabe por onde começar.
A grande Imprensa claramente prefere falar de petróleo do que de água... Por que será?
"Sr.J.LEITE,e desde quando alguem que está na Presidencia não se reelege independente de ser ou não *BOM OU MAL GOVERNANTE*." Vide o Sr.COLLOR DE MELLO:em termos político o que *ELLE* é hoje em dia? RESPOSTA:SENADOR,e tem o privilégio de pertencer a *base aliada da Presidencia da República,ou melhor do PT diga - se Sr.LULA. É isso aí.
"Encontro - me entre esses tres(3)". Nesse *exato momento:DOU UM PELO O OUTRO E NÃO QUERO TROCO*.
Prezado Kotscho. Algumas vezes comentei aqui que o crescimento da economia do Brasil na última década se deu, não pelas ações do PT, mas apesar do PT. Na semana passada um evento interessante na economia mostrou o que afirmo. Diante de boatos que a presidenta Dilma havia caído vários pontos nas pesquisas e que havia um quase empate com o segundo colocado, as ações da Petrobras tiveram expressivas altas, recuperando boa parte do valor de mercado. Para eleitores entender como funciona a economia, os investidores entendem que uma eventual troca de governo seria salutar e altamente desejável para a economia, uma vez que, certamente, a política externa sendo desideologizada, mudaria muito com a adesão de novos parceiros comerciais e o isolamento de economias decadentes e moribundas, como Cuba e Venezuela que o Brasil insiste em investir volumes substanciais de recursos, os quais, com certeza ,serão perdidos. O mercado não perdoa aventuras ideológicas. Veja: Há Cinco anos a Petrobras, era a 12ª maior empresa do mundo pelo valor de mercado. Um ano atrás, era a 48ª e hoje é a 120ª, com um valor de mercado de US$ 76,6 bilhões". Basta lembrar que a Holandesa Shell continua como a 1ª com valor de mercado de mais de 400 bilhões de dólares. A, sim, não custa lembrar que a SHELL tem 2 vezes menos funcionários que a PETROBRAS. Espero que os militantes entendam o ''apesar do PT e não por causa do PT''