No mesmo momento em que o PT mostrava unidade no seu Encontro Nacional, nesta sexta-feira, em São Paulo, confirmando, por aclamação, a candidatura de Dilma Rousseff e afastando de vez o fantasma do "volta Lula", Aécio Neves e Eduardo Campos pareciam cada vez mais afinados num grande encontro de empresários promovido em Comandatuba, no litoral baiano.
"Não consigo ver o Eduardo como meu adversário, somos companheiros do mesmo sonho", abriu o jogo o candidato tucano, no segundo evento seguido em que apareceu junto com o ex-ministro de Lula e ex-governador de Pernambuco.
Nova pesquisa, desta vez do Sensus, publicada pela revista IstoÉ, mostrou mais uma queda de Dilma e o forte crescimento dos principais candidatos de oposição, indicando pela primeira vez a forte possibilidade de termos segundo turno. A presidente Dilma ficou com 35% contra 34,7% dos seus dois principais adversários (23,7% de Aécio e 11% de Eduardo).
Sabemos que o mais importante nas pesquisas não é o retrato do momento, mas a curva desenhada pelos índices das pesquisas _ é aí que reside o maior desafio de Dilma para conseguir a reeleição, que até o início do ano parecia fato consumado.
A cinco meses das eleições, a curva de Dilma aponta para baixo, em todas as pesquisas divulgadas nas últimas semanas, quase na mesma proporção em que a da dupla Aécio Eduardo sobe, ao contrário do que aconteceu em 2010, quando o tucano José Serra aparecia folgado na liderança e a petista vinha bem distante, mas não parando de crescer até as curvas se cruzarem, não mudando mais até o dia da eleição.
Desta vez, dois outros indicadores colocam obstáculos no caminho da presidente: seu índice de rejeição (42%) é o mais alto entre os candidatos competitivos, superando em sete pontos o de intenção de votos. E a avaliação negativa do seu governo(31,9%) supera pela primeira vez o de aprovação (29,6%), abaixo do piso de 34% apontado como mínimo necessário para os candidatos à reeleição.
A unidade mostrada pelo PT em seu Encontro Nacional pode ter chegado tarde demais, depois das rachaduras na base aliada e das críticas feitas à política econômica, que não mostra sinais de reação diante dos sérios problemas enfrentados pelo país neste campo.
Aécio Neves e Eduardo Campos se aproveitam disso para afinar seus discursos de oposição ao governo, que tanto agradam aos empresários cortejados por ambos nesta pré-campanha eleitoral, a ponto de já não se saber o que os diferencia.
A candidatura de Eduardo Campos, do PSB, que até o final do ano passado apoiava o governo do PT, tendo como vice Marina Silva, ex-petista e também ex-ministra de Lula, é o fato novo desta eleição em mais um embate que se desenha entre PT e PSDB.
Aécio até já falou numa aliança em 2015, cada vez animado com seu crescimento nas pesquisas, mas resta saber até que ponto Eduardo Campos aceitará o papel de linha auxiliar dos tucanos e em que momento ele terá que bater, não só no governo Dilma, mas também no seu atual parceiro, para conseguir uma vaga no segundo turno.
A semana que está terminando mostra que o cenário da eleição presidencial está cada vez mais imprevisível, com três candidatos se movimentando em direções opostas nas pesquisas. No discurso em que reiterou seu apoio à presidente e se colocou à disposição para trabalhar na sua campanha, Lula voltou a criticar a elite e a imprensa, mas quem definiu o tom da campanha daqui para a frente foi Dilma:
"Há forças políticas que detestam os programas que tiram pessoas da miséria, até porque nunca se preocuparam com elas. "Que acham que o caminho está no passado. Mas o povo não vai deixar. Dilma foi além e acusou os tucanos de serem movidos por "rancor e ódio" e significam "retrocesso, mesmo que travestidos de novidades".
O jogo está jogado: é Dilma com Lula, novamente em busca do apoio dos trabalhadores, como a presidente demonstrou no seu pronunciamento de 1º de Maio, contra Aécio em dobradinha com Eduardo, que ontem receberam, mais uma vez, o apoio do alto empresariado.
Façam suas apostas.



"Em queda, Dilma une PT contra dupla Aécio-Eduardo"
3 de May de 2014 às 11:26 - Postado por rkotscho
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Parabéns pelo seu comentário Dias, 04.05.14, das 20h12, em resposta a Lucas Freire. Mas já está explicado porque vaiaram Dilma. Nessa Expozebu só tinha simpatizantes do Deputado Federal Ronaldo Caiado, aquele que votou contra a PEC do Trabalho Escravo. Imagine se a "tchurma" de Caiado iria aplaudir Dilma.
De "gerentona" a Dilma só tem o apelido. É uma péssima administradora e como líder, nem falo. Vejam o que o FT disse. Abs
Olá. Não sabia que a Dilma tinha "acusado os tucanos de serem movidos por "rancor e ódio". Isso é desrespeito e desespero!!! E lamento pq só baixa o nível da eleição, como o Serra fez em 2010. Tava perdendo e se desesperou, começou a falar bobagem e esqueceram-se os projetos e ideias. Abs
QUEM ENTRAR NO site da revista ISTO É, vai ver A VERDADE sobre a pesquisa. Talvez por ingenuidade, visto que o instituto Sensus nunca mostrou má fé em suas pesquisas, como o Datafolha e o IBOPE por diversas vezes mostraram; fez na mesma pesquisa dois cenarios diferentes. Num cenário o instituto Sensus colocou apenas 3 candidatos: Dilma, Aecio e Eduardo Campos; e num outro cenário, o Sensus colocou TODOS OS CANDIDATOS. Então fica a pergunta: Qual cenario de pesquisa VALE MAIS: O que tem apenas os 3 candidatos: Dilma, Aecio e Eduardo; ou o segundo cenário onde apresenta todos os candidatos? Ao meu ver, o segundo cenário, porque é o que mais se aproxima do cenário da eleição, onde teremos mais candidatos do que os 3 principais: Dilma, Aecio e Eduardo. Então, na revista Isto é, que fez uma chamada de capa, COM TODO O SEU DIREITO para atrair o leitor e vender mais revistas, de que provavelmente a eleição terá segundo turno, mas na materia da revista isto é explicado melhor. Na pesquisa com apenas 3 candidatos, a Dilma tem 35% o Aecio tem 23% e o Eduardo Campos tem 11%. Já na pesquisa com TODOS OS CANDIDATOS, A Dilma tem 34%, o Aecio tem 19%, o Eduardo Campos tem 11%, o Randofe Rodrigues tem 1%, e varios outros candidatos têm 1% também. Isso mostra que, a Dilma NA REALIDADE CAIU SIM, mas que o Aecio não teve uma subida significativa, pois ele teria subido de 16 para 19%, o que estaria dentro da margem de erro da pesquisa. E' esperar o começo da CPI da petrobras, que deve começar nessa terça-feira, para ver até que ponto a CPI vai prejudicar a Dilma e não vai prejudicar também o Aecio.
Prezado Kotscho: Como você bem diz “O jogo está jogado: é Dilma com Lula, novamente em busca do apoio dos trabalhadores, como a presidente demonstrou no seu pronunciamento de 1º de Maio, contra Aécio em dobradinha com Eduardo, que ontem receberam, mais uma vez, o apoio do alto empresariado.” E aí quando o Lula entrar firme na campanha, esse retrato do momento das pesquisas se reverte e a Dilma começa a subir de novo para uma vitória no primeiro turno nas eleições presidenciais de 2014. É essa a aposta depois de ver o pronunciamento do tipo “fala-fala e não diz nada” dos candidatos Aécio e Eduardo neste último feriadão prolongado.
Caro Enivaldo, vamos levantar este baixo astral homem de Deus. Nunca deixe a guarda cair, ou posso dizer que este desanimo é proposital? Se voce se sente caidão, desesperançoso, pense no Lula que pegou um Brasil desmilinguido, um Haiti poderoso com tantos recursos naturais e botou fé na nossa gente, acreditou e levantou nossa querida nação. A oposição quer matá-lo porém Deus é brasileiro e vai te provar isto, espere só em outubro e corra pro abraço porque a vitória será da Dilma e do PT, mais uma vez. Se por mais uma vez estiveres tão abatido assim leia o decálogo das realizações PTistas nos seus tres governos, já somos quase lideres mundiais em tudo veja ai acima ou abaixo as razões pelas quais não devemos desanimar, analise o colorário das nossas vitórias, até nossos estaleiros estavam destruidos mas estão aí de volta, mlembras-te da Verolme, da Ishikawashima, da Mauá? Onde era só mato, hoje estão fabricando navios, plaraformas de perfuração de poços de petróleo em águar profundas. Vamos em frente, o bom brasileiro não foge à luta.
Me desculpe o PT mas com Nossa querida Dilma não vai mais , não ´por culpa dela mas do que inventarão contra ela se voces quiserem ainda continuar no comando do Brasil com certeza temos que colocar o nosso querido presidente LULA la de novo como candidato urgente. O povo clama por LULA lá. Do contrario teremos que amargar o Aécio por quatro anos e depois mais quatro que eles vão forjar a eleição como fizeram no tempo do FHC. Me desculpe mesmo faço parte da classe menos favorecida que vai voltar a não ser reconhecida mais como ser humano nas mãos do PSDB.
Difícil imaginar como Erundina, Roberto Amaral e outros nomes do PSB aceitam que o Campos sequestre o partido desta forma vil , sendo linha auxiliar do PSDB e artífices do retorno das medidas "impopulares" - como externado pelo próprio Armínio Fraga. Miguel Arraes está se revirando no túmulo...
Dilma conseguiu sozinha acabar com a popularidade nas nuvens em que recebeu o governo. Sozinha, por seus próprios méritos, fez um governo sem oposição e qual foi o resultado: tanta incompetência e inépcia produziu o desencanto da população que agora a rejeita de forma definitiva. Não haverá retorno disso. Dilma corre sério risco de nem pro 2º turno ir. É ladeira abaixo. O povo brasileiro se cansou. Já deu.
Parabéns Lucas Freire disse tudo...ainda bem que não se pode enganar a todos sempre, um dia a casa cai.
Atentai, petistas!!! Preparem os seus currículos pois a partir de janeiro vocês estarão desempregados. Bye bye Dilma. PS: apesar de pouco provável não podemos descartar um segundo turno entre Eduardo e Aécio. Dilma está derretendo e se ocorrerem problemas no transcorrer da copa essa hipótese não pode ser desprezada.
Discordo quanto ao "tarde demais" da reação do PT. Acho mesmo que demorou para reagir, mas agora parece que Dilma acordou, e mal humorada, o que é bom. Lembre-se de 2006, quando a imprensalona jogou Lula na lona e tomaram uma sova, e 2010, quando a vitória em 1º turno bateu na trave. Não será fácil. Mas, mesmo que haja 2º turno, a direita não leva, simplesmente porque Aécio é apenas um playboy de meia idade que acha que tem peso político. Mas, na disputa para a presidência, não haverá a irmã manietando investigações a respeito do caráter do Aecim. Creio que será Dilma mais uma vez. Mas ela precisa, e MUITO, melhorar as áreas de comunicação e política do governo. Foi ingênua achando que sendo apenas uma gerentona surfaria nos braços do povo.
"O jogo está jogado: é Dilma com Lula, novamente em busca do apoio dos trabalhadores, como a presidente demonstrou no seu pronunciamento de 1º de Maio, contra Aécio em dobradinha com Eduardo, que ontem receberam, mais uma vez, o apoio do alto empresariado". Petistas, como sempre, apostam na guerra de "nós" contra "eles". Acho, sinceramente, que dessa vez não vai colar e a Presidência vai acabar caindo no colo do Aécio. É o menos pior entre os que estão concorrendo.
Ricardo, aqui mesmo no seu blog você disse que Dilma cada vez mais isolada era a maior inimiga dela própria,nós humildes aqui na planíce já percebíamos o desgaste, e o maior responsável é a total falta de comunicação do governo da Presidente, será que agora ela acorda, e arruma a Secom, um dos mais importantes, ramos ( não sei se é ministério) do governo? A maioria da população não sabe o que o governo faz pensa que há enorme desemprego e que o pais está cada vez pior. Acorda Dilma!!!
Voto na Dilma. Agora esse papo de que parte da mídia é responsável pelas altas criticas ao governo é verdade, mas esse mesmo governo libera milhões para a rede Globo e outras que são oposicionistas abertas. Parece que o governo é masoquista.
divaldo - 03/05/14 - 19:46 Meu caro,vc tá por fora o alqueire mineiro só usado como medida em Goiás,nós mineiros usamos a medida do alqueire paulista em Minas,24.400m².Dá uma pesquisada.E não,na expozebu os grandões são minoria,a maioria é como eu e meu pai pequeno agricultor que gostamos de ver coisas novas e ralamos todo dia na roça pra pagar a SELIC de 11% ao ano que o PT usa pra controlar a inflação e os maiores impostos do mundo pra banca 40 ministerios e mensalões por aí.E mais 70% de tudo que é produzido vem de nós pequenos agricultores que é sangrado no banco toda vez que vai pedir um empréstimo.Vcs petistas e a Dilma tem que ficar de joelhos para nós que somos o único setor da economia que brilha no Brasil suando sangue todo dia na roça para ser roubado por esse governo corrupto,enquanto vcs sucatearam o setor industrial em 12 anos de bagunça.Graças a nós o pibinho não virou recessão.Gostou do meu texto?Então,eu tenho estudo,estudei a duras penas com o esforço dos meus pais e sem auxilio nenhum de governo algum,pra não ser enganado por nenhum desses que se acham os Messias da verdade e da política e só tapeiam o povo com suas "bolsas esmolas".Pra vc ver,nem os "jecas"aqui da roça dona Dilma e Lula enganam mais com seu populismo barato.Em Minas PT não ganha nem par ou impar,nosso cofre eles não vão meter o pé de cabra nem dinamite.E antes de tirar suas conclusões de onde quer que vc esteja,vem conhecer nossa expozebu,quem sabe vc fale menos bobagem da próxima vez.abraço.
Ricardo,só Deus e você sabem a razão,mas você está cada dia mais piguento.Um horror! Quem lhe viu e quem lhe vê...Agora,quando chegar 5 de outubro,à noite,e o TSE proclamar a vitória de Dilma,vai fazer 'mea culpa' ou pedir para esquecermos o que escreveu?
Sabemos que quem acredita no Sensus não usa o "bom sensus". Essa empresa de pesquisa há anos é ligada ao Aécio Neves. A única pesquisa que eu reconheço é a do Vox Populi. Sinto no texto do Kotscho uma colocação de grande perigo para Dilma. Sabemos pela conversa afiada que algumas empresas de pesquisa se reuniram para tratarem de como tratariam Dilma nesse período de eleição. Parece que já dá perceber. Até o mês de junho, tratarão Dilma como perdedora da eleição e, após isso, "Dilma voltará a crescer" .Esse é o período para que os brancos e nulos mudem seus votos para Aécio e Dudu traíra.
Dilma com os trabalhadores e Aécio + Eduardo buscando o apoio do alto empresariado ... sem esquecer que o jogo político e social não é preto e branco, nós e eles, bons e maus. O jogo político e social tem nuances, assim como o ser humano tem nuances. Lula ganhou as eleições em 2002 depois de modelar seu discurso às nuances da sociedade e buscou parceria com um dos maiores empresários do país para conquistar o apoio do empresariado.
Ricardo Kotscho sempre analisando os fatos com muita sabedoria e cautela e assim sendo cada vez mais admirado pelo profissional íntegro que és, então eu gosto bastante do bom presidente Lula que muito fez pelo nosso estado brasileiro como também pelo nosso povo,o nosso povo e o nosso brasil tiveram sim grandes conquistas no bom governo que fez o presidente Lula, mais entre a dilma e os seus dois opositores eu não só prefiro como voto na dilma,quanto ao Eduardo campos hoje aliado do tucano Aécio neves só posso dizer que o Eduardo campos não pode e nem tem como negar que o presidente Lula foi fundamental para eleger o Eduardo governador do PE como também deu suporte a sua administração como governador não só destinando as verbas que o referido estado precisava para ser o PE que hoje é como também o apoiando,o Eduardo campos bem sabe que o presidente Lula muito fez pelo nosso brasil e pelo nosso povo,que o presidente Lula foi muito bem na condução da economia brasileira em seu governo assim como executou bons projetos que levaram o nosso povo a hoje terem uma melhor e mais digna condição de sobrevivência,a inclusão social,enem e prouni, mais trabalho para o nosso povo, mais moradia popular, o bolsa escola,etc...então vamos observar se o Eduardo campos vai ter a coragem de bater pesado em cima daquele que foi o melhor presidente,bater no Lula é a mesma coisa que bater no nosso povo,pois tamanha é a aceitação e aprovação que tem o nosso bom presidente Lula, a presidenta dilma realmente é quem tem o privilegio de poder mostrar os bons oito anos do bom governo do presidente Lula, o Eduardo campos não vai poder usar o presidente Lula em seu guia eleitoral, não vai poder falar no presidente Lula em seus discursos, porém o Eduardo campos vai poder falar em seus novos aliados: FHC, Serra, Jorge bornhausenn, Ronaldo caiado,os Mendonça, Jarbas vasconcelos,etc...(todos a favor dos ricos e vaidosos e contra o melhor para o nosso povão).