- Ricardo Kotscho - http://noticias.r7.com/blogs/ricardo-kotscho -

Não sei quem vai ganhar, mas a imprensa já perdeu

Postado por rkotscho em 04/10/2014 às 11:53 em Sem categoria | 8 Comments

essa Não sei quem vai ganhar, mas a imprensa já perdeu [1]

Por onde passei nestas últimas semanas e meses, lá vinha a pergunta inevitável: quem você acha que vai ganhar as eleições? Invariavelmente, respondia que não poderia responder com qualquer certeza, até porque, se soubesse, ficaria rico. O pessoal da jogatina na bolsa e no dólar pagaria qualquer preço para saber a resposta correta.

Nesta véspera da mais disputada eleição presidencial dos últimos muitos anos, estava nesta manhã cinzenta de sábado navegando pelos portais em busca das últimas informações, quando encontrei um texto de Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa, do grande Alberto Dines, que resume bem o que penso neste momento e me dispensa de ter que escrever muito, pois, confesso, estou cansado desta campanha, uma disputa de baixo nível, que em nenhum momento conseguiu mobilizar corações e mentes.

Sob o título "A verdade na boca da urna", meu amigo e vizinho Luciano foi direto ao ponto:

"Seja qual for o resultado da votação de domingo, pode-se dizer que a imprensa sai como a grande perdedora, porque não conseguiu colocar seu candidato predileto em condições de vencer a eleição. Até este momento, mesmo o mais otimista entre os adeptos da candidatura de Aécio Neves considera altamente improvável que ele consiga coletar os votos para superar o primeiro turno com potencial para levar consigo uma porcentagem significativa de apoios ente os adeptos de Marina Silva.

Na coluna "Panorama Político" do Globo (entregue ao competente e correto Ilimar Franco), lê-se que, se a ex-ministra não for para o segundo turno, seus correligionários vão se dividir, com uma parte aderindo ao PSDB e outra voltando ao ninho petista, onde as carreiras de Eduardo Campos e de Marina Silva foram geradas. Em  outra coluna do mesmo jornal, também se pode apreciar como a derrota iminente pode afetar o senso crítico, em um texto que dá voz a teorias conspiratórias e prevê uma grave crise institucional no próximo governo.

Embora possa parecer ocioso repetir as evidências de que as grandes empresas de comunicação agem como uma organização partidária, convém discutir o uso que fazem dos institutos de pesquisa, como referência de uma objetividade que de fato não existe. Uma coisa é a coleta de dados e a complexidade das análises que são produzidas por profissionais a serviço dessas organizações. Outra coisa é o conjunto de informações que os editores selecionam para levar ao público.

Observe-se, por exemplo, como, segundo o Ibope, a taxa de rejeição da presidente Dilma Rousseff caiu de 36% no dia 25 de agosto para 29% na quinta-feira. Se isso é real, trata-se de um fenômeno de comunicação. Na verdade, esse número sempre coincidiu com os 23% a 29% dos que consideram seu governo "ruim ou péssimo", que, no contexto brasileiro, é o critério mais confiável para definir o núcleo duro da oposição.

A mídia tradicional passou toda a campanha tentando ampliar esse campo, em sua cruzada contra o partido que governa o país desde 2003, mas falhou mais uma vez".

Volto eu. Agora, já no desespero, à beira de um ataque de nervos, leio que alguns porta-vozes do Instituto Millenium deram para desconfiar até da segurança das urnas eletrônicas, um sistema de votação e apuração respeitado em todo o mundo. Ridículo.

Só nos resta votar. Neste domingo, a partir das 16h30, estarei ao lado de Heródoto Barbeiro e Nirlando Beirão acompanhando a marcha das apurações na Record News (canal 78 na NET).

Até lá.

http://r7.com/B3Mr

  [2]
  [3]


Artigo impresso de Ricardo Kotscho: http://noticias.r7.com/blogs/ricardo-kotscho

Endereço do artigo: http://noticias.r7.com/blogs/ricardo-kotscho/2014/10/04/nao-sei-quem-vai-ganhar-mas-a-imprensa-ja-perdeu/

Endereços neste artigo:

[1] Imagem: http://noticias.r7.com/blogs/ricardo-kotscho/files/2014/10/essa.jpg

[2]  : http://noticias.r7.com/blogs/ricardo-kotscho http://noticias.r7.com/blogs/ricardo-kotscho/2014/10/04/nao-sei-quem-vai-ganhar-mas-a-imprensa-ja-perdeu//emailpopup

[3]  : http://noticias.r7.com/blogs/ricardo-kotscho http://noticias.r7.com/blogs/ricardo-kotscho/2014/10/04/nao-sei-quem-vai-ganhar-mas-a-imprensa-ja-perdeu//print

© 2010 R7.com. Todos direitos reservados.