- Ricardo Kotscho - http://noticias.r7.com/blogs/ricardo-kotscho -

Márcio 30 horas era o líder do “até aprender”

Postado por rkotscho em 20/11/2014 às 13:13 em Sem categoria | 13 Comments

marcio21 Márcio 30 horas era o líder do até aprender [1]

Marcio Thomas Bastos e Lula

Meu velho amigo e colega no governo Lula, Márcio Thomas Bastos era como esses bancos "30 horas" que nunca descansam. Dr. Márcio, como todos respeitosamente o chamavam, era incansável quando agarrava uma causa, e morreu como viveu: trabalhando, embora já estivesse há dias internado no Hospital Sírio-Libanês, tratando de um recorrente problema no pulmão. Em 2007,  ele fora obrigado a parar de fumar, mas nunca deixou de se atirar de cabeça e coração no trabalho.

Conheci-o assim, trabalhando muito, primeiro como advogado das campanhas presidenciais de Lula, desde 1989; depois, pude conviver diariamente com ele, já no governo do PT, em Brasília. Pensamos parecido sobre a vida e a política _ por isso, sempre nos demos muito bem.

Além da competência reconhecida, Márcio tinha bom humor, mesmo nas horas mais difíceis. Foi dele o batismo da nossa turma de assessores do então candidato Lula ao nos reencontrarmos na campanha de 2002, depois de três derrotas consecutivas nas campanhas presidenciais.

"Sabe como nós vamos ficar conhecidos, Kotscho? Como a turma do "até aprender", que não desiste nunca, até um dia ganhar..." Ganhamos naquele ano, e o Dr. Márcio teve um papel fundamental no governo, não só enfrentando e resolvendo crises, como evitando que elas acontecessem. Os problemas sempre saiam menores do que entravam no gabinete dele.

Por isso, fez tanta falta quando estourou o "Caso Larry Rohter", aquele correspondente do "News York Times" que escreveu um artigo leviano sobre o presidente da República (ver no texto do meu colega Nirlando Beirão [2]). Enfurecidos com o teor do texto do jornalista americano, alguns colegas de governo quiseram vingar o presidente Lula, não renovando o passaporte de Rohter, para que ele fosse obrigado a deixar o país.

Fui voto vencido, e fiquei isolado nas discussões. Num primeiro momento, Lula ganhara a solidariedade de quase toda a mídia nacional e até de líderes da oposição. Com a reação, inverteram-se os papéis: Rohter virou vítima e, o governo, o vilão.

Sempre parceiro nestas horas duras, em que era preciso ter calma, o ministro estava numa viagem de trabalho na Suíça, e custou a voltar ao Brasil. No mesmo dia em que retornou a Brasília, uma sexta-feira, em poucas horas Márcio entrou em contato com o advogado de Larry Rohter e acertaram os termos de uma carta que daria o assunto por encerrado, evitando maiores prejuízos ao governo, aqui dentro e lá fora.

Como relato no meu livro de memórias "Do Golpe ao Planalto", da Companhia das Letras (entre as páginas 277 e 289), tive uma discussão com o presidente Lula sobre os rumos tomados pelo episódio:

_ Tudo bem, eu entendo que você queira sempre defender os jornalistas, é a tua profissão, mas a minha autoridade está sendo questionada.

_ Presidente, não estou defendendo a minha profissão. Minha única preocupação nesta história é defender o governo. Nós já estamos apanhando muito.

Dr. Márcio foi Dr. Márcio "30 horas" até o fim, e esta lição ele não aprendeu, como registra a nota "Na ativa" publicada por Mônica Bergamo, em sua coluna na Folha desta quinta-feira:

"O ex-ministro e advogado Márcio Thomas Bastos driblou os médicos e chamou advogados de sua equipe envolvidos na Operação Lava-Jato para despachar ontem no hospital Sírio-Libanês. Levou uma bronca da família".

Somos todos, meu caro amigo, infelizmente, mortais, embora teus colegas insistissem em te chamar de "God".

http://r7.com/LFo5

  [3]
  [4]


Artigo impresso de Ricardo Kotscho: http://noticias.r7.com/blogs/ricardo-kotscho

Endereço do artigo: http://noticias.r7.com/blogs/ricardo-kotscho/2014/11/20/dr-marcio-30-horas-era-o-lider-do-ate-aprender/

Endereços neste artigo:

[1] Imagem: http://noticias.r7.com/blogs/ricardo-kotscho/files/2014/11/marcio21.jpg

[2] Nirlando Beirão: http://noticias.r7.com/blogs/nirlando-beirao/2014/11/20/dr-marcio-evitou-que-o-governo-pt-virasse-uma-piada-mundo-afora/

[3]  : http://noticias.r7.com/blogs/ricardo-kotscho http://noticias.r7.com/blogs/ricardo-kotscho/2014/11/20/dr-marcio-30-horas-era-o-lider-do-ate-aprender//emailpopup

[4]  : http://noticias.r7.com/blogs/ricardo-kotscho http://noticias.r7.com/blogs/ricardo-kotscho/2014/11/20/dr-marcio-30-horas-era-o-lider-do-ate-aprender//print

© 2010 R7.com. Todos direitos reservados.