Só a própria presidente Dilma Rousseff poderá responder à pergunta do título, pois é cada dia mais intrigante seu silêncio nestes 26 dias do novo governo. "Por onde andará Dilma?", perguntei aqui mesmo, quase duas semanas atrás, ao estranhar seu sumiço desde a posse. De lá para cá, a presidente só foi vista em público na Bolívia, durante a cerimonia de posse de Evo Morales, em que se recusou a falar com os jornalistas.
Uma boa oportunidade para Dilma responder a todas as dúvidas da população será nesta terça-feira, quando reunirá, pela primeira vez, seu novo ministério, em Brasília. Com as medidas de arrocho até aqui anunciadas pelo ministro Joaquim Levy, da Fazenda, promovido a porta-voz do governo, sem qualquer agenda positiva no horizonte, fica difícil saber aonde Dilma quer chegar, qual é o seu plano de voo para o segundo mandato, se é que tem algum..
Mais impostos e cortes nos benefícios sociais para fazer o "ajuste fiscal", que devem render cerca de R$ 20 bilhões aos cofres do governo, aumentos da gasolina e nas contas de energia, ao mesmo tempo em que uma crise hídrica sem precedentes ameaça o abastecimento de água e luz nas áreas metropolitanas, uma onda de demissões no rastro da Operação Lava-Jato: o conjunto da obra de más notícias cresce a cada dia.
Para completar o cenário negativo, que mais lembra final do que começo de governo, neste domingo teremos a reabertura do Congresso, com a eleição dos novos presidentes da Câmara e do Senado. Na Câmara, é quase certa a vitória do deputado carioca Eduardo Cunha, atual líder do PMDB, um desafeto declarado de Dilma, que promete complicar ainda mais a vida do governo nas relações já abaladas com os parlamentares da sua própria base aliada.
E ainda não é tudo: nas semanas seguintes, a Justiça e o procurador-geral Rodrigo Janot deverão divulgar oficialmente os nomes dos políticos denunciados no escândalo da Petrobras, que até agora só apareceram em depoimentos de delatores vazados para a imprensa.
A sorte de Dilma, por enquanto, é que a oposição partidária também sumiu, com Aécio Neves se limitando a divulgar notas para criticar as medidas anunciadas pelo governo e denunciar o "estelionato eleitoral". De fato, pelo que vimos até agora, o "pacotinho" restritivo de Levy, para colocar em ordem as contas do governo, faz exatamente o que os economistas tucanos planejavam e que a presidente tanto criticou durante a campanha eleitoral.
Por isso, a maior oposição a Dilma vem de setores do próprio PT e dos partidos aliados, insatisfeitos com a formação do novo ministério e os rumos da política econômica. Ao tentar agradar a todos para garantir maioria no Congresso, dando uma fatia da Esplanada a cada um, sem levar em conta critérios de qualificação e representatividade social, a presidente conseguiu arrumar mais inimigos do que parceiros, ficando cada vez mais isolada no Planalto.
Por que, afinal, Dilma lutou tanto pela sua reeleição? Já vou deixando bem claro que não fui e não sou adepto do "volta Lula", antes que alguém me interprete mal. Tudo na vida tem seu tempo, que não volta. Ao contrário : sou a favor da renovação de lideranças e da alternância no poder, desde que se apresentem, é claro, alternativas melhores e viáveis ao eleitorado.
Só queria saber o que move Dilma para enfrentar os duros quatro anos que terá pela frente, já que ela nunca teve um projeto político pessoal, e só chegou à presidência pela força das circunstâncias em 2010. Diante dos seus 39 ministros, amanhã, a presidente acidental terá agora a chance de clarear o horizonte, orientar a tropa e dizer o que pensa e o que quer para o país. Seria muito bom que o fizesse em transmissão ao vivo, convocando uma rede nacional de rádio e televisão, para que todos possamos saber o que nos espera.
Como um dos seus 54 milhões de eleitores, acho que tenho este direito.
Vida que segue.
"Será que Dilma já se arrependeu da reeleição?"
26 de January de 2015 às 10:36 - Postado por rkotscho
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
claro que não o negocio do pt e ficar no poder manipular a população com mentiras e roubalheira.
Ao que parece, por sua fisionomia, ela se arrependeu, sim. Ela é vítima dos erros cometidos em seu primeiro mandato. Desejo a ela melhor sorte com os novos rumos de seu governo.
...Com toda liberdade que nos dá: Ricardo!? Depois de ler o discurso de nossa presidenta http://www.brasil247.com/pt/247/poder/168010/Dilma-%C3%A0-equipe-travem-a-batalha-da-comunica%C3%A7%C3%A3o.htm será que tú não te arrependeu de ter escrito este pôste ???É preciso se considerar que ela tomou posse, mas ainda não é integralmente governanta sem antes se conhecer a direção do congresso.Acalmai irmão, a DILMA vai fazer um grande governo, bem mais revolucionário que o primeiro.
Seu comentário Ricardo,tornou-se ainda mais atualizado depois da fala da Presidenta.Nao se deu conta que ganhou a eleição.Continua em estado de morbidez.Pede aos ministros,uma penca de medíocres,que reajam ao bombardeio mafimidiatico.Nao soube dizer como,nem onde.Por onda anda o marqueteiro João Santana,para soprar no ouvido dela,que nesse momento,torna-se imprescindível ocupar,em cadeia nacional,TV'S,rádios ,e conversar com o povo.Explicar à população,as medidas tomadas pelo governo,e as que ainda serão tomadas.Assiste impávida, o desastre ferroviário que é esse governo.A propósito,uma locomotiva desgovernada com a tripulação ministerial esperando uma subida,para diminuir a velocidade,e saltarem do trem.Estaria esperando pelo São Lula?Esqueca.Esse que de bobo nada tem,sumiu,ninguém sabe, ninguém viu.Espera de camarote,o mar pegar fogo,para comer peixe frito.Esse Lula,esse Lula.Bem,esse deixo para Ricardo,conhece a peça bem melhor que eu.
Respondo a Carlos Eduardo- 27/01/15-16:34.Faltam a vocês adoradores da ave do bico grande,legitimidade para debater comigo.Segundo Osmarina Marina Silva,a que entre outros atributos,fala com Deus,o PSDB tem cheiro de derrota,concomitantemente,não costumo deblaterar com derrotados.
Os petistas como o Kotsho,que agora choram,estão nada mais nada menos que assinando um atestado de burrice.Cairam no conto da Dilmentira,alías,mentira é o combustível do PT,sempre foi,tudo em nome de um projeto criminoso de poder.Eu aqui do outro lado do mundo(Australia) já sabia disso e votei no Aécio pq quero um país melhor para meus parentes e amigos que não tiveram a felicidade/sorte/privilégio de morar num país legal como a Australia,mas sinceramente tô adorando a Dilma,principalmente o Joaquim Levy que tem que fazer o trabalho sujo junto com o Tombini e aumentar até agora 3 vezes os juros para combater a inflação que a Dilma e o PT deixaram reaparecer,enquanto isso eu curto bondi beach e as minhas NTN-Bs(pra quem não sabe titulos publicos atrelados a SELIC)não param de subir e os brasileiros trouxas daí vão me sustentando por aqui kkk, tô quase virando petista,valeu Dilminha!
...dentre várias outras coisas, que, infelizmente os setores de comunicação do governo não sabem divulgar ( seria difícil se criar um site com todas as obras fisicas ou não, realizadas pelo governo , e divulgar este site, até mesmo num blog como o balaio ???)...uma presidenta que colocou 15 000 médicos,. eu disse 15 000 ( QUINZE MIL ), para atender a nossa população mais carente e sofrida, não pode ser desconsiderada, por nenhum vagabundo, quer seja de direita ou de esquerda.
Caro Kotsho, tu tens tomado banho diariamente ou és acionista da sabesp e está ajudando o Alkimim? Todo Sábio tem sua hora de se isolar e pensar, ainda mais a Dilma que se vê obrigada a lidar com Ministros traidores, policia federal vasadora, dirigentes de estatais corruptos, mídia opositora rasteira, mentirosa , caluniadora e desumana. Por menos que isso o Aécio já tinha se internado para desintoxicação. O Ghandi se Isolou, se recolheu a sua inspiração, voltou e fez a maior revolução pacifista da história da humanidade. Ótimos governos, devem ter ótimos assessores e talvez daí saiam idéias iluminadas e decisões acertadas. Quero lembrar algumas palavras da Miriam Leitão. Quando o Palocci caiu a Miriam disse no BB " O Palocci cai e o Dolar atinge Níveis Extratosféricos " No outro dia o dolar não se sustentou e voltou a cair e a Miriam np BB disse. " O Dolar volta a Cair e Quem Perde com isso é o Agronegócio " É o tipo de reportagem, de postura jornalística de extrema-direita que tira sim o sono do governo. Se amanhã vierem notícias de algum aumentinho de imposto a Miriam vai dizer, A incompetência do governo afetará os pobres. Se disserem que vão taxar grandes fortunas, a Miriam vai dizer: " Porque a Elite Brasileira tem que pagar a conta do Brasil " Viu seu Kotsho, a Heliane Cantgnede nem banho toma mais, está racionando a água mineral comprada em sua casa, e mesmo assim não escreve nem uma linha sobre a SABESP. Rio e São Paulo estão a beira do Caos HÍdrico, porém não comovem a Globo, a Folha, o Estadão, a Veja, porém eu tenho certeza que estes serão castigados por São Pedro, no qual o Alkimim e a mídia supra-citada colocaram toda culpa da seca.
Caro jornalista: Avaliemos a política pelas forças que a dominam e seus objetivos, as personagens, neste caso a presidenta Dilma é mera formuladora de esses interesses. Sonhos temos os socialistas, tem os revolucionários, o PT é um partido conservador, conserva o capitalismo financeiro como eixo dos planteamentos políticos. Só resta ao PT a alegoria de ter sido faz muuuuito tempo um partido progressista. O esquema de arrecadação político pifou, em quaisquer momento chegam ao Lula como beneficiário ou mandante da histórica tramoia. Diga-se que Zé Dirceu, esse entreguista, era assalariado milionário das empreiteiras. A lutar pelo socialismo !!! Grande abraço e bom trabalho.
Ricardo...alguém aí em baixo disse que gosta de ler o seu balaio porque ri muito. Nós petralhas também rimos pacas, lendo os comentários destes eternos coxinhas perdedores, que vivem pela internet, procurando motivos para extravasarem suas imbecilidades com seus comentários medíocres contra o PT. Ficam todos ouriçados quando, uma pessoa como você, escreve algo, que aparentemente critica o governo da presidenta DILMA. Dentro de suas curtas potencialidades cognitivas, não distinguem a posição de um blogueiro frente ao seu público, e acabam misturando críticas com esperanças. Sentem vergonha de se defrontarem consigo mesmos, pois sabem que suas raivinhas infantis em relação à nossa presidenta, têm origem em sentimentos mesquinhos, como a de seus filhos terem perdidos as vagas nas universidades públicas para os filhos de nossas lavadeiras e costureiras...e continuarão perdendo.São uns doentes, e por isto tú vai acabar indo para o paraiso por lhes dar um pouco de alegria.Sobre o segundo governo de nossa grande presidenta digo: ACALMAI IRMÃO....NA GLÓRIA TUDO CESSARA...FALEI ???
Dilma calada e o ministro neoliberal fala como se tivesse nosso respaldo de eleitores que votamos contra Aécio. Pra falar e não dizer nada é melhor ficar calada. É desrespeitoso uma presidente que acaba de se reeleger com um país travado se calar e deixar uma equipe econômica agindo contra a vontade e a expressão dos votos que ela recebeu, pois votei nela pela continuidade de uma política econômica longe da neoliberal e não para colocar gente avessa às injustiças sociais cometidas por pessoas que ocupam cargos no Estado: mordomias, arrocho para o trabalhador enquanto os privilégios continuam (e tendem a aumentar). Considero covardia tirar do trabalhador e manter os privilégios. Dilma terá dificuldade para se recuperar politicamente e espraiará essa nódoa profundamente negativa a seu criador: Lula. Jacques Wagner não olha pra trás, então, pra que a presidente instituiu a comissão Nacional da Verdade? pra fazer onda, média? Por que a presidente chorou? Seriam lágrimas de crocodilo? E o ministro da justiça? Pífio. Mas continua porque a marca do governo da dita tecnicamente competente presidente é a ineficiência, é o faz de conta e a indiferença ao eleitor contribuinte. FORA DILMA.
Olá Ricardo,não diria prazer em conhece-lo,e sim prazer em revê-lo.Está corretíssimo seu comentário.Se a Presidente submergiu,imagine Lula com as pegadinhas de extremo mau gosto,feitas pela Da.Dilma,via Mercadante,o que dizer.Certo está ele,em não querer nem saber, o que passa e o que não passa, na cabeça da Presidenta.Salvo honrosas exeções,o Ministério mais medíocre que se apresentou ao País,pós redemocratização.A começar pelo próprio Mercadante,nada que o desabone,mas medíocre até a medula.Se,como tudo indica,o pau de galinheiro, passar a mão na Presidência da Camara,que DEUS,todo misericordioso,no infinito da sua glória, mesmo depois das intrigas de Marina ,se apiede de nós.Na terra,São Ricardo Lewandoswki,o único que se salva nesse mar de nulidades,também,venha em nosso socorro.A coisa está tão feia Ricardo,que conheço gente,que começou a chamar Urubu de meu Louro.
"O meu comentário sobre esse assunto ou *Por andará Dilma?,tomou posse e sumiu*." "Foi feito no *Post de 14 / 01 2015,respondi no dia 20 / 01 2015", *ela* está escondida atrás do Senhor Levy,quando *ela* estiver com coragem suficiente ela sairá das costas do Senhor Levy,por enquanto é o Senhor Levy que tem que soltar as *bombas* que ela escondeu dos seus eleitores,depois que *ele* soltar as bombas,os rojões,as mentiradas da campanha eleitoral,quando a(as) vaca(as) não conseguirem mais tossir...aí sim *ela* vai aparecer...numa nice!
Kotscho, se você ,eleitor declarado da presidenta, está frustrado e desencantado, como estará o não- eleitor que já antevia este cenário ???????
A única esperança do governo, é que o PMDB aceite ir para lama com eles. Defendendo-os na trincheira do Congresso Nacional, fomentado por mais de 300 deputados da "base". O problema é que o "orçamento do apoio" se esgotou. E convenhamos, quem foi adestrado sendo compensado por orçamento de uma Petrobrás irá reclamar quando passar a ser compensado com apenas promessas! Se bem que o leilão das outras autarquias (BB, Caixa, Furnas, BNDES e outras foi feita). Dizem, que todos ficaram de bico! E o PMDB ainda fica tentado pelo fato de ser o vice... Como o Michel Temer a princípio não está arrolado no Petrolão, a Dilma caindo (motivos não faltam), ou alguém acha que precisa de mais? Se Dilma cair, a presidência cai no colo do PMDB. (como ocorreu em 1985, com a morte de Tancredo.. e depois com Collor, com Itamar Franco). Com o PMDB não barrando o Cunha na presidência da Câmara, dá para se imaginar o "esforço" que o PMDB fará para defender Dona Dilma! Nunca fui fã do PMDB, (principalmente dos 20 anos para cá), mas convenhamos, entre a esquerda corrupta e corruptora, sustentada pela compra dos apoiadores, e/ou uma revolta popular (onde todos perdem, e geralmente aparece os militares com a promessa de botar a ordem na casa), fico menos insatisfeito com o Temer da Presidência... Assim, em 2018 teremos nova chance! Sei que muitos defenderão a volta do Lula, mas eu continuarei na defesa da "Volta meu Brasil democraticamente desenvolvimentista"
Com certeza deve ter se arrependido. Principalmente devido a herança maldita do antecessor. Ops...
Kotscho, o que a presidente, enquanto candidata, deveria ter feito é exatamente o que você cobra agora: dizer o que pretende. Levou a campanha com falácias e agressões à Marina e, ainda, arrotou que não precisava de plano de governo porque já estava no poder. O que quer que ela diga agora, de pouco vale. E essa pobreza de valores vai reduzir ainda mais a percepção dos brasileiros quanto a sua capacidade de gestão e, principalmente, capacidade de liderança. O silêncio constrangedor é tudo o que ela tem nesse momento.
De fato a esquerda cubana não consegue enxergar. Aliás, mesmo depois de enterrar seu povo no atraso por meio século, o próprio Fidel, ainda destila seu veneno contra os democráticos. Aqui acontece o mesmo jeito com um agravante ainda pior. Se o esquerdismo comunista é um retrocesso, ele se torna ainda mais maléfico quando para existir, se compra seus apoiadores, que costumam cobrar cada vez mais. Vale lembrar que o partido do Roberto Jefferson se vendeu por meros 4,5 milhões (um absurdo na época Lula). Passados 5 anos, o governo quebrou simplesmente a maior empresa brasileira para bancar o apoio. E o mais incrível de tudo, os esquerdista se mantém cegos (ou nem tanto), mas ao menos se mantém firmes e fortes defendendo o atraso. "Se o atraso comunista falido é ruim, pior fica quando ele precisa pagar existir"...
Eu afirmo categoricamente que não, mas a batata dela está assando, pois o impeachemant dela vai chegar logo. A população está cansada de sempre pagar por erros de governos anteriores. O esquema do PT com a PTrobrás e empreiteiras de corrupção, propinas, desvios, roubalheiras é que não deu certo. Ela tem que pedir pra sair que nem a fala do Cap Nascimento do filme da tropa de elite. Esse gosto amargo que o povo está sentindo nos supermercados, postos de gasolinas, aumentos de impostos e mais que vem por aí é que está sobrando desse governo mentiroso e traiu o povo no palanque. Mas a justiça de Deus vai pesar sobre eles, pois muitos pobres estão sendo massacrados por más gestões. Kotscho eu o admiro muito por não ter votado também no volta Lula/Dilma, as nossas consciências estão bem leves agora. Mais eu vejo uma luz no fundo desse poço chamado Brasil, chamado Joaquim Barbosa.
Olá Kotscho; Não acredito em “arrependimento”, pois ela tem sede de poder como todos os políticos. Com relação à situação no país, ele administra sua própria herança. Depois de seu governo arrebentar a com Petrobrás e gastar com “projetos” que nem de longe, são prioridade para o Brasil, agora ela tem resolver problemas como inflação, desemprego entre outros. Mas, neste segundo mandato, a definição de prioridades ainda é discutível, pois recentemente o governo pagou mais de 1 milhão de reais a advogados, para tentar impedir a execução daquele traficante na Indonésia. Ser a favor ou contra a pena de morte, é outra discussão. Eu por exemplo sou contra, mais respeito que pensa diferente. Outra coisa é gastar dinheiro público, com um sujeito que passou 25 anos transportando drogas para lá e para cá, nunca trabalhou, tinha apartamento até no Havaí, comprado com o dinheiro da cocaína e tratar isso como assunto de Estado. É demais!!! O problema desta presidente ou presidenta, não se limitar a escândalos, mais principalmente a má qualidade administrativa. Ela se esconde, por não ter o que dizer quando questionada. Seu governo é a sua cara, apagado e sem argumento. Kotscho, assim como você saber como será o futuro, eu que estou entre os 51 milhões também quero. O interessante é que 39 milhões ignoraram a eleição. O resultado desta equação é que 200 milhões pagam. Abraço